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2.4. Funcionamento e Estrutura Curricular
0 curso de Bacharelado em Informática foi criA-
do pela Resolução nº 02, de 24 de março de 1987, do Conselho Univer-
sitário, em substituição ao curso de formação de Tecnólogo em Pro -
cessamento de Dados, este já reconhecido pela Portaria nc 319, de 16
de maio de 1980.
Prevendo-se a extinção do curso de formação de
tecnólogos, a Resolução nº 48/86, do Conselho de Ensino e Pesquisa
determinou a transferência, à partir do Concurso Vestibular de 1988
das vagas oferecidas neste para o novo Curso de Bacharelado. Ao mes
mo tempo determinou que fossem realizados estudos do histórico esco-
lar de cada aluno, visando oferecer a possibilidade de opção para o
novo Curso. Com essa finalidade, o Colegiado de Curso definiu, atra.
vês de cuidadoso estudo, as equivalências de disciplinas de ambos os
currículos, ouvidos todos os departamentos envolvidos.
O currículo pleno de Informática foi estabele-
cido pela Resolução nº 49/86, de 27 de dezembro de 1986, do Conselho
de Ensino e Pesquisa, tendo por base a Resolução CFE n° 57/76 e con-
templando as ênfases em desenvolvimento de software e administração
de informática. A execução curricular compreende uma carga horária
de 3.300 horas, num total de 52(cinquenta e dois) créditos, a serem
integralizados em um mínimo de 4(quatro) e máximo de 7(sete) anos
letivos. A organização curricular ê semestral, com duas entradas
anuais de alunos, num total de 110 (cento e dez) vagas.
Na implementação do currículo pleno, além do
Departamento de Informática, participam os Departamentos de Econo -
mia, Administração, Contabilidade, Matemática e Linguistica, Letras
Clássicas e Vernáculas. O controle da implementação é exercido pela
Coordenação do Curso, desde a implantação do curso foi instituído um
Seminário de Avaliação, do qual já se realizaram pelo menos três edi
ções, resultando em um conjunto de recomendações relativas â organi-
zação curricular, utilização de instalações e equipamentos, ativida_
des de extensão e pesquisa.
A organização curricular ê apresentada em Ane-
xo ao presente parecer. Pequenas alterações de nomenclatura de dis-
ciplinas e de sequência de pré-requisitos podem ter sido aprovadas
enquanto este processo de reconhecimento tramitava, entretanto não
mudou a substância da organização aqui apresentada.
Até 1991, concluíram o curso 69 (sessenta e no-
ve) alunos e a previsão de conclusão para 1992 era de mais de 25(vin