ção diz surpreendentemente o seguinte: "O curso de doutorado encon-
tra-se em retrocesso, no decorrer dos últimos anos a sua qualidade
deteriorou-se rapidamente. Apesar do número e da titulação adequada
do corpo docente os problemas apontados em outras avaliações persis-
tem.
0 número de projetos de pesquisa (19) e as. publicações cien-
tíficas (11) foram extremamente baixos quando comparados com outros
cursos da área e considerando-se o número de 'professores permanentes
(69) e alunos matriculados (193).
0 curso de mestrado, encontra-se estacionario com proble-
mas semelhantes ao curso de doutorado " e nas recomendações da Co-
missão ao Programa recomenda:
"1 - Redução sensível no número de alunos a sereia admitidos, prin-
cipalmente para o doutorado, visando reduzir a massificação
observada no curso.
2 - Decisão a nível departamental o conselho do curso, no que
respeita à definição clara das linhas de pesquisa e vincula-
ção de projetos.
3 - Regularizar o oferecimento das disciplinas, do acordo com a
estrutura de admissão ao curso, a fim do que o candidato tan-
to a mestre couto a doutor possa completar o número de créditos
exicjidos em disciplinas afins ao objetivo do curso.
4 - Necessidade imprescindível de aumentar a produção cientifica-
de docentes o discentes para atingir níveis compatíveis com o
potencial do curso."
Estas considerações conflitam com avaliação procedida em
1983/1934, porquanto assim 5 anotado: "Com relação ao mestrado, o
curso se encontra consolidado, com elevado padrão de qualidade, e
situa-se dentre os melhores do País. Possui um corpo docente adequa-
do em número e titulação. A produção de dissertações foi excelente,
mas a do corpo docente foi um pouco abaixo da média em relação aos
demais cursos.
Para o doutorado: em relação á última avaliação, nota-se
um pequeno progresso. Entretanto, perduram alguns problemas que pode-
rão ser facilmente sanados a curto prazo, uma vez que o corpo docen-
te é adequado em número e titulação