Anexo I - Curriculum Vitae da Professora Maria da Piedade
Resende da Costa
Considerando sua formação acadêmica a prof. Maria da
Piedade licenciou-se em História Natural, Pedagogia, e Psicologia,
além disso possuí bacharelado em Psicologia e licença para atuar em
Fonoaudiologia. Ao nível de pós-graduação especializou-se em Educação
Especial e possui mestrado também na área, concluído em 1984 na
UFSCar, tendo defendido a tese "Um Programa para Alfabetização de
Deficientes Mentais: Primeiros Resultados".
Analisando suas atividades profissionais a professora
possui experiência docente em todos os graus de ensino, onde desta-
ca-se sua atuação na área de Educação Especial, tanto como professora
regente no ensino especial quanto na formação de recursos humanos para
a área.
Ao nível de ensino de graduação a professora possui uma
experiência de cerca de 10 anos nas áreas Psicologia e Educação
Especial.
A docente tem uma grande experiência ministrando disci-
plinas em cursos de especialização principalmente na área de concen-
tração Deficiência Mental, tendo orientado 12 monografias nos refe-
ridos cursos.
Ao nível de pós-graduação stricto sensu a professora
vem atuando desde 1985 como docente de programa de mestrado em Educa.
ção Especial da UFSCar, tendo participado em 5 bancas de exame de qua-
lificação para o mestrado.
Ressalte-se, ainda, os trabalhos de assessoria presta-
dos pela docente a diferentes instituições que atuam na área e sua
atuação enquanto palestrante em Seminários, Encontros e similares.
Considerando a produção científica da professora
Piedade observa-se que a mesma vem coordenando e executando inúmeros
projetos e estudos concentrados nas áreas de deficiência auditiva,
terapia ocupacional, intervenção precoce, alfabetização de deficiente
mental e da audio-comunicação, contando a maioria dos projetos com
quotas de bolsas de CNPq. Cumpre ressaltar que as investigações e
projetos refletem temas pouco pequisados no Brasil e que representam
áreas prioritárias.
A professora Piedade publicou um livro - Alfabetização