Download PDF
ads:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
CENTRO DE EDUCAÇÃO TÉCNICA DE JEQUIE BA
ASSUNTO
RECONHECIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
PARECER Nº 374/93 GAMARA OU COMISSÃO
C
ESU
APROVADO EM 03/06/93
PROCESSO Nº 23013.002178/92-51
I - RELATÓRIO
0 Diretor do Centro de Educação técnica de Jequié encaminha a este
Conselho pedido cie reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado
pela Faculdade de Ciências Contábeis de Jequié, instalada em Jequié-BA.
0 curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto ns 96.542, de
23/08/88, nos termos do Parecer CFE nº 602/88, com 50 vagas totais anuais.
Peia Portaria nº 147/92-SENESu/MEC, foi designada Comissão Verifi
cadora composta pelos professores Anastácio Gomes Lamounier e Celso Luiz Ta
vares, ambos na Universidade Federal de Uberlândia e pela TAE Regina Lúcia
Moura Muzell Faria, da DEMEC/BA, para verificar as condições para o reconheci
mento do curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos nos autos e no relatório da Comissão
Verificadora, informamos o que segue:
1- Dados sobre a Mantenedora
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
0 Centro de Educação Técnica de Jequiê-CETEJE é uma sociedade civil
ie responsabilidade limitada, que tem por finalidade a prestação de serviço
no setor educacional, mantendo o ensino em todos os seus ramos de 1º e 2°
graus e superior e outras atividades correlatas (cf. fIs.079 do vol. princi
pal).
A Comissão Verificadora informa que "no presente momento o CETEJE
está em dia em relação ã parte fiscal e parafiscal".
1.2. Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam os
seguintes indicadores:
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
EXERCÍCIOS
ITENS
1988
1989
1990
- Indice ae Liquidez (Geral)
- -
3,02
-Grau de Endividamento
1,10
10,63
0,15
- Grau ae Imobilização
1,00
1,00
0,58
-Patrimônio Liquido (fim Cr$ 1.000,00)*
7
1.391
26.146
— Ativo Permanente (Em Cr$ 1.000,00)*
90
144
17.394
(*) A preços ae OUT/92.
Pelas Demonstrações de Resultados do triénio considerado,
observa-se que:
- As anuidades e taxas representaram, em média, 100% da
receita total.
- A despesa com pessoal* docente e administrativo apresen_
ta-se de forma globalizada, não estando especificada a
despesa com docente.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
0 Centro de Educação Técrica de Jequiê-BA mantém apenas
a Faculdade de Ciências Contábeis de Jequié onde funciona o curso de
Ciências Contábeis (Aut.) - 50 vagas.
2. Dados sobre o curso
2.1. Infra - estrutura física
A Comissão Verificadora informa que a Instituição dispõe
de 04 salas convencionais, 02 salas ambiente e 01 laboratório.
Acrescenta, a Comissão que: "A Faculdade está localizada dentro do
perímetro urbano , com área de fácil acesso , em instalações próprias
e que são considera das razoáveis para a região."
2.2. Biblioteca
A biblioteca encontra-se instalada em áreas de 63 m
2
e
funciona das 7::00 ãs 11:00 horas e das 19:00 ãs 22:00 horas. Conta
com os serviços de uma bibliotecária e uma auxiliar.
Sobre o acervo, assim se expressa a Comissão:
O acervo da biblioteca é constituído de : 728 títulos 7706 exemplares 04 periódicos
ads:
Embora considere-se que, principalmente na área de Contabilidade o acervo seja razoável
pare a região onde este localizada c Faculdade,sugere-se a aquisição imediata de no mínimo
03 exemplares dos seguintes titulas:
- Contabilidade Básica - José Carlos Marion - Ed. Atlas
- Contabiiidaae Empresarial - José Carlos Marion - Ed. A t i c s
- Contabilidade de Custos - Eliseu Martins -Ed. Atla s
- Manual ae Contabilidade das Sociedades por Ações- FIPECAFI - Ed. Atics
- Analise ae Balanço - Sergio de Indicíbus - Ed. Atlas
2.3. Laboratórios
Com relação a este item, a Comissão registra:
0 curso conta também com um laboratório de informática, com 06 microcom putadores e
03 impressoras de marca SCOPUS, com funcionamento precário.
2.4. Outras Informações
A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes infor
mações sobre o estabelecimento de ensino:
- Atividades-fim (situação atual)
De modo geral como funcionam os cursos que são ministrados pelo estabe lecimento ?
Até que ponto alunos e professores estão satisfeitos com os resultados neles alcançados?
Das entrevistas realizadas com o Corpo Discente e Docente, verificamos que em geral,
há uma boa aceitação do trabalho que está sendo realizado pela Instituição.
Com relação ao Corpo Discente, observamos bastante entusiasmo e motivação. Que
atividades desenvolvidas pelos professores e alunos do estabelecimento podem ser
alinhadas como de pesquisa? Qual a relevância de tais atividades para o ensino e
desenvolvimento da comunidade local e do país? Que teme tica e mais incidente e
representativa das pesquisas realizadas?
Atualmente nao encontramos atividade regular de pesquisa envolvendo
alunos e professores do curso. Que atividades promovidas pelo estabelecimento
podem ser apontadas como sendo tipicamente de extensão?
Nao se constatou o existência de nenhuma atividade de extensão. '- Registros
Escolares (situação atual)
Os registros escolares sao arquivados em envelopes individuais .guardados em armário de
aço,sendo que a forma de organização e considerada razoável. Os dados controlados se
encontram atualizados, os usuários tem fácil acesso as informações a eles destinadas e a
secretaria conta com um secretario com nivel superior incompleto e uma auxiliar de nivel
médio. Verificou-se que a secretaria da Faculdade dispõe de uma boa estrutura física.
Organização e Gerencia
As relações entre a Mantenedora e a Instituição de Ensino se desenvolvem em clima de
respeito ãs respectivas atribuições.
Caracterizam-se pela normalidade, as relações entre a Direção do estabele_
cimento,professores e alunos.
Há um bom nível de integração entre a Faculdade e a DEMEC/BA, buscando-
se a melhoria e qualificação das ações administrativas e pedagógicas da lns_
tituiçao.
Os colegiados reunem-se de acordo com a periodicidade estabelecida no Re_
gimento,contando com ampla participação de seus membros. Os principais
assuntos tratados são de natureza administrativa-pedagõgica.
- Plano de Aplicação dos recursos financeiros em 1992
- livros e periódicos .
r
.....................................................
:
CrS 10. 000. 000,00
- qualificação de docentes ............................................... .- CrS 8. 000. 000,00
- equipamento de laboratórios e similares ................... ; CrS 53.500.000,00
- salário dos professores.................................................. .- Cr$ 16 6.300,413,00
- salário dos dirigentes e pessoal administrativo: CrS 49.847.813,00
- outras despesas.............................................................. .- Cr$ 16.000. 000, 00
Histórico e prospectiva
O estabelecimento nao sofreu, no decorrer de sua existência, qualquer pro vidência de
natureza corretiva,bem como,segundo seu Diretor não enfrentou nenhuma grave dificuldade.
3. Dados sobre o curso
3.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
O Curso de Ciências Contábeis foi autorizado pelo Deere
to n° 96.542, de 23.08.88, nos termos do Parecer CFE n° 602/88, com
50 vagas totais anuais.
Funciona no período noturno, seu regime de matrícula é
o seriado anual e a sua carga horária é de 2700 h/a, acrescidas de
.180 h/a de Estágio Profissional, 60 h/a de EPB e 60 h/a de EF, perfa
zendo um total de 3000 h/a, integralizáveis em 4 anos.
0 currículo pleno oferecido integra o Quadro I desta in
formação.
Sobre o funcionamento do curso, a Comissão presta as se
guintes informações:
— Total de alunos matriculados: 158
_ Total de concluintes : 27
— Tamanho das turmas: 1° ano : 53 alunos 29
ano : .34 alunos 39 ano : 44 alunos 4P ano : 27
alunos Valor da mensalidade do curso:
março/92 : Cr$ 76.000,00
novembro/92: Cr$tl7.600,00
Base de cálculo da remuneração do professor : Cr$ 38.436.00 (nº de
horas/aula semanais x 4,5 semanas) +1/6 repouso semanal Regime de
matricula : seriado anual. Alunado (situação atual)
índice de frequência as aulas (1991) : 72%
índice de aproveitamento escolar (1991) :73%
Nivel de participação nos Orgaos Colegiados da Instituição: Os alunos, através de seu
representante, tem assegurado a sua participação nas reuniões do Conselho
Departamental.
Nivel de participação no Diretorio Acadêmico: Pelas informações e observações, constatou-se
que ha um bom relacionamento com a Direção, bem como, uma participação ativa de
natureza cultural e so-cial na promoção de palestras e eventos de ordem acadêmica.
O Currículo pleno do curso foi assim apreciado pela Comissão:
Considera-se que que o Currículo Pleno em vigor, atende as exigências legais,
necessitando entretanto, de alguns ajustes, visando o aprimoramento na formação
profissional,tais como:
o) Escalonamento das disciplinas
Para o primeiro ano do curso não foi programada a disciplino Contabilidade Geral. Alem do
foto causar uma certa frustração nos alunos,traz dificuldades para a distribuição mais
adequada das demais disciplinas especificas do Curso de Ciências Contábeis. Como a
disciplina Contabilidade Geral é básica pare as demais disciplinas especificas do curso e ela
so está sendo oferecida no segundo ano, observou-se que houve um acúmulo exagerado de
disciplinas específicas no terceiro ano;
b) Cargo Horária das disciplinas
A carga horária das disciplinas de contabilidade tem uma participação satisfatória em
relação o carga horária total do curso. Por outro lado, sugerimos uma adequação no
sentido de aumentar a carga horária do disciplino Contabilidade Cerai com uma educação
da carga horária de Contabilidade Publica,Contabilidade "Bancário e de Processamento de
Dados.
c) Programas das disciplinas
Observa-se a necessidade de uma revisão dos programas de algumas dis ciplinas, no
sentido de atender a integração entre elas e uma melhor ade_ quação ao conteúdo
programático do curso, uma vez que constatou-se su perposição de conteúdo em algumas
delas: Técnica Comercial com Direito Comercial; Contabilidade Pública com
Administração Financeira Covernameri tal, Contabilidade Geral com Contabilidade
Comercial.
Além disso, faz-se necessário uma revisão em algumas bibliografias cujas in dicaçôes não
estão compatíveis com os conteúdos programáticos, ou sao insu-ficientes . Constatou-se,
que alguns livros não estão disponíveis na biblioteca .sendo que o correto é ter no mínimo,
um exemplar para cada livro in_ dicodo. As disciplinas do tronco contábil merecem uma
análise neste sen tido.
Todavia,considera-se que tais ajustes poderão ser feitos quando da reformu laçáo curricular
para atender ao disposto na Resolução n°3 de 05/10/92,que fixa os mínimos de conteúdo e
duração do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
3.2. Corpo Docente
Conforme relação apresentada pela Comissão o corpo do-
cente do curso é constituído por 20 professores, cujo perfil é o se-
guinte: 10 com Mestrado; 05 com Especialização e 05 com Graduação.
A relação do corpo docente integra o Quadro II desta in
formação:
Cabe ainda informar que não foi indicado professor res-
ponsável pelo Estágio.
Sobre este item a Comissão assim se expressa:
Cons,dera-se que de forma gera, o coroo docente que atua no Curso cons titu.do de 20
professores,satisfaz as exigências do Currículo Pleno a ser cumpndo, sendo que alguns
professores ainda estão sob diligência para autorização como substitutos na DEMEC/BA. "
A Comissão acrescenta:
Qualificação acadèmico profissional : satisfatória
Regime de trabalho e disponibilidade horária: todos os professores são horistas Remuneração:
todos os professores recebem o mesmo valor peia hora/aula
Cr$ 38.436,00 (novembro/92) Frequência ás aulas e outras atividades
previstas : boa Plano dequalificação progressiva: não há nenhum plano de qualificação dos do_
centes. Forma de seleção do corpo docente: É feita
através da análise do "Curriculum Vitae", e entrevista com o Diretor
4. Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos:
Fundamentada na analise do processo n£230l3.002178/92-51, em reuniões com
dirigentes da Instituição,professores e alunos,em visitas as suas ins talaçoes, e :
-considerando que a Faculdade dispõe de infra-estrutura física e organizacional de
secretaria, que atende as demandas da comunidade acadêmica;
-considerando que o corpo docente tem um nível satisfatório de qualificação acadêmico-
profissional;
considerando que de uma forma geral a Faculdade dispõe de meios satisfatórios para
desenvolver suas atividades acadêmicas;
considerando que o acervo bibliográfico necessário para o desenvolvimento do curso e
razoável;
considerando que o atual curriculo atende es exigências legais e para satisfazer as
necessidades na formação de um profissional em Contabilidade, os dirigentes e
professores da Faculdade, visando a melhoria da qualidade na formação deste profissional
acolheram os ajustes propostos que poderão ser feitos quando da reformulação curricular
(item 2.3)
considerando as peculiaridades da região, bem como a escassez de cursos superiores
na mesma e a demanda pelo curso que vem se registrando nos últimos vestibulares, c-
ainda a carência de profissionais de contabilidade ae nivel superior na região*
a Comissão Verificadora é de parecer favorável ao reconhecimento do
Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências
Contábeis de Jequié.
Com os anexos: Quadros I e II .
II - VOTO DO RELATOR
A Instituição, tendo atendido a ampliação da Biblioteca e de seu a-
cervo bibliográfico, permite que o Relator vote,em consonância com o Processo, favorá-
vel ao reconhecimento do Curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de
Ciências Contábeis de Jequié, com 50 vagas totais anuais, deixando a recomendação pere-
ne em busca sempre da melhor qualidade de ensino que a Biblioteca deve continuadamente
ser aperfeiçoada.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURRÍCULO PLENO
Série DISCIPLINA CATEGORIA ' Teórica
Carga Hor
Pratica
ária
Total
1ª Português
Relações Humanas
Estudos de Problemas Brasileiros
Introdução ao Estudo do Direito
Metodologia Científica
Matemática
Estatística
Economia Básica
Educação Física
Básica
Complementar
Complementar
Básica
Básica
Básica
Básica
Básica
Básica
8
4
4
4
4
4
4
4
2
2
2
120
60
60
60
60
120
120
60
60
2ª Contabilidade Geral
Direito Constitucional e Administrativo
Teoria Econômica Matemática Financeira
Sociologia
Introdução â Administração
T
écnica
Comercial Direito Comercial
Específica
Específica
Específica
Específica
Complementa:
Específica
Especifica
Específica
8
4
5
6
7
8
9
10
2
2
150
120
90
120
60
60
60
60
3ª Contabilidade Comercial
Contabilidade Pública Contabilidade
Bancaria Contabilidade Industriale
Agrícola Direito Tributário
Administração Financeira Técnica de
Processamento
Específica
Específica
Específica
Específica
Específica
Específica
Específica
4
4
4
4
4
4
4
2
2
2
2
2
120
120
120
120
60
60
120
4ª Contabilidade de Custos
Estrutura e Análise de Balanço
Direito do Trabalho e Previdência
Social
Processamento de Dados
Administração Financeira Govena-
mental
Auditoria
Estágio
Específica
Específica
Específica
Específica
Específica
Específica
4
4
8
4
4
8
2
2
2
120
120
120
120
60
120
180
Carga horária total exigida p/ integralização do currículo pleno
2700 h/a ( + ) 180 h/a de Estágio Supervisionado; (+) 60 h/a de EPB e
(+) 60 h/a de EF. Perfazendo um total de 3.000 h/a.
CORPO DOCENTE RESUMO DA
QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA-PROFISSIONAL
1. ANTONIO DE SOUZA RIBEIRO
D I S C I P L I N A ( S ) - CONTABILIDADE GERAL, CONTABILIDADE COMER_
C I A L E CONTABILIDADE PÚBLICA
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Contábeis, participou de vários
curses na área, aprovado pelo parecer 995/87, atua
na área Contábil dando assistência a várias Empresas
e Prefeituras da micro-regiao.
Aceito para este curso
2. ARMANDO LUIZ ANDRADE PEIXOTO
D I S C I P L I N A I S ] - MATEMÁTICA E MATEMÁTICA FINANCEIRA
QUALIFICAÇÃO:
Licenciatura em Matemática - UCSal., Pós-graduação "Lato Sensu"
curso de Especialização em Matemática
Superior - PUC -MC, Mestrado em Matemática Pura e Aplicada (em
fase de dissertação) - Instituto de Matemática - UFBA, participou de
congressos, jor-nadas e similares na área, possui experiência ma
gisterio superior; aprovado pelo parecer 995/87 -
C . F. E.
Aceito para este curso
3- CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA BORGES
DISCIPLINA (S) - EDUCAÇÃO F Í S I C A
QUALIFICAÇÃO:
Licenciado em Educação Fisica pela Universidade Cato-
lica de Salvador, participou de vários seminários,con
gressos e conferencias na área, possui vasta experiên
cia em magistério de 2º grau e superior, aprovado pe lo parecer 995/87
do C . F . E .
Aceito para este curso
4. CARLOS F A R I A S DE MACEDO
DISCIPLINAIS) - ESTUDOS DOS PROBLEMAS B R A S I L E I R O S E DIREI-
TO TRIBUTÁRIO
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Direito, Pós-graduado em Estudos dos
Problemas Brasileiros, possui vasta experiência no ma_
gisterio de 2º grau e superior, aprovado pelo parecer
995/87 - C . F . E .
Aceito para este curso
5.CARLOS HUMBERTO MENEZES DA S I L VA
DISCIPLINA(S) - DIREITO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
DIREITO COMERCIAL
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Direito, Consultor Jurídico do Município de Itagí,
gerente de Instituto de Terras da Bahia -Jequié, possui vasta
experiência na área Educacional, participou de vários cursos
avulsos, aprovado pelo
parecer 995/87 do Conselho Federal de Educação.
Aceito para este curso
6. CÉLIA GUIMARÃES NETTO DIAS
DISCIPLINA (S) - ESTATÍSTICA
QUALIFICAÇÃO:
Curso superior de Estatística - Escola de Estctísticc de Bahia -
Fundação Visconde de Cairú,curso de Ci ências Econômicas -
UFBA, Pos - graduação em Es tatistica - USP, curso de
Bioestatística - UFBA,ex-professora assistente aposentada do
Instituto ae Ma temática - UFBA, exerceu a função de vice - coorde
nadora do colegiado do curso de Estatística - UFBA, vários cursos
avulsos na área de Educação, possui vasta experiência no ensino
superior.
Aceito para este curso
7. EDSON CARDOSO FILHO
DISCIPLINA(S) - DIREITO COMERCIAL
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Administração, fez estágios e
possui experiência na área comercial (Es-
tágios na área econômica, na área de as-
sessoria técnica do comércio exterior; ex
periência profissional como administrador
técnico em comércio exterior e gerente do
polo comercial em Jequié, possui experiên
cia em magistério, aprovado pelo Parecer
Nº 995/87 - C . F . E
Aceito para este curso
8.EUCLIDES NUNES FERNANDES
DISCIPLINAIS) - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO, DIREITO
CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Contabilidade e em Direito, Pós-graduo
çao "Lato Sensu" em Planejamento e Pratica de ensi-
no pela Faculdade de Educação da Bahia, licenciatura
Plena em Disciplinas Especializadas do Ensino de 2º
grau, habilitado pelo curso intensivo de preparação
de professores secundários, vasta experiência em
magistério de 29 grau e superior, aprovado pelo pa
recer 995/87 - C . F . E . ....
Acerto para este curso
9.FERNANDO FLORIANO ROCHA
DISCIPLINAIS) - METODOLOGIA CIENTÍFICA
QUALIFICAÇÃO:
Licenciado em Geografia - UFBA, Mestre em Educa
çao - UnB, Pós-graduação - Aperfeiçoamento em
Metodologia do Ensino Superior UFBA, possui vários
cursos na área Educacional (conferências, palestras
e seminários) , vasta experiência no magistério su_
perior
Aceito para este curso
10.FLORENTINO CARVALHO PINTO
DISCIPLINAIS)- CONTABILIDADE INDUSTRIAL E AGRÍCOLA, ADMI-
N I S T RAÇÃO FINANCEIRA E ADMINISTRAÇÃO Fl
NANCEIRA E GOVERNAMENTAL
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Económicas, Pós-graduação Admi
nistroção de Empresa-Consultório Gerencial - UFBA/SU
DE NE, Pós-graduação Administração Agroindustriol-Fo
cu Idade de Ciências Contábeis e Administração São
Judas Tadeu - RS, fez vários estágios, cursos com_
plementares e pesquisas, participou de várias confe
réncias, seminários e congressos, possui experiência
no magistério superior; aprovado pelo parecer Nº
995/87 - C . F . E .
Aceito para este curso
11- JORGE DE JESUS ALMEIDA
D I S C I P L I N A I S ) - CONTABILIDADE DE CUSTOS, E S T R U T U R A E ANÃ
L I S E DE BALANÇO CONTABILIDADE BANCÁRIA
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Contábeis, Especialização em Con
tabilidade Decisória! - UFBA, Mestre em Ciências Con
tabeis pela Fundação Getulio Vargas -RJ, participou de
vários cursos na área, possui vasta experiência no ma
gistério superior. Aceito para este curso
12- JOSÉ ONOFRE GURJÃO B O A V I S T A DA CUNHA
DISCIPLINAIS) - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ADMINISTRAÇÃO
FINANCEIRA GOVERNAMENTAL TÉCNICA COMERCIAL
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre em Economia -UFBA, tem
trabalhos Publicados e fez vários cursos na área, possui experiência
no magistério superior ; apro
vado pelo parecer Nº 995/87 - C . F . E .
Aceito para este curso
13. JOSÉ RODRIGUES LUSTOZA
D I S C I P L I N A I S ) - SOCIOLOGIA
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Filosofia - UFPB, licenciatura em Filoso
fia - UFPB , Bacharel em Sociologia e Politica-Escola
de Sociologia e Politica da Bahia, Mestre em Ciências
Humanas - UFBA, Pos - graduação Planificação e De
senvolvimento em Ciências Humanas - UFBA, Fenome
noiogia da Compreensão em Ciências Humanas -UFBA,
curso de Sociologia Latino - Americano - Universidade
Católica do Chile, possui vários cursos avulsos, vasta
experiência no magistério superior. Aceito
para este curso
14. MARIA AFONSINA FERREIRA MATOS
DISCIPLINAIS) - PORTUGUÊS
QUALIFICAÇÃO:
Licenciatura Plena em Letras, Pós-graduação "Lato Sen
su" em Linguistica e Teoria da Literatura - Universida
de Federal de Viçosa - MG, Pós-graduação "Lato Sensu"
em Lingua Portuguesa - Redação -PUC - MG, Pos- pro
duaçao "Lato Sensu" em Linguistica Aplicada ae Ensino
do Português - PUC - MG, possui vários cursos no
área ae Educação, publicação de artigos e livro ( 0
Homem e um Mito) Editore Tropical -Brasilia - DF, vas
ta experiência no magistério superior; aprovada pelo
parecer 995/S7 C . F . E . Aceito para este curso
15.NELY DA SILVA BOENO
D I S C I P L I N A ( S ) - INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Administração - Federação das Escolas
Superiores de Ilhéus e Itabuna - BA, Licenciatura
em Ciências -Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia, Diretora do Departamento de Modernização A_
dministrativa - Secretaria de Planejamento da Prefei_
tura Municipal de Jequié, participou de vários se
minários na área de Administração , possui experiên_
cia no magistério superior; aprovada pelo parecer
995/87 - C . F . E . Aceito para este curso
16. OLIVAL FERNANDES DOS SANTOS
DISCIPLINA(S) - ECONOMIA BÁSICA E TEORIA ECONÓMICA
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Económicas, Pós-graduação "Lo
to Sensu" em Planejamento e Prática de ensino pelo
Faculdade de Educação da Bahia, participou de va
rios cursos avulsos na área, possui vasta experiência
no magistério de 2º grau e superior, aprovado pelo
parecer 995/87 C . F . E . Aceito para este curso
17 .REINALDO MOURA PINHEIRO
DISCIPLINAIS) - RELAÇÕES HUMANAS
QUALIFICAÇÃO:
Licenciado em Pedagogia, especialização "Lato Sensu "
em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade
Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestrado em Fase de
Dissertação - Filosofia da Educação - PUC, São Paulo,
participou de vários seminários, congressos e conferên
cias na área educacional, possui experiência em magis
terio superior; aprovado pelo parecer 995/87 C.F.E. Aceito para
este curso
18. SUDÁRIO DB AGUIAR CUNHA
.DISCIPLINAIS) - AUDITORIA E CONTABILIDADE DE CUSTOS QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Económicas e Ciências Contábeis
Pós-graduação em Auditoria para Mercado dê Capitais,
Mestre em Educação - UFBA, possui vários cursos a
vulsòs, membro Efetivo do CF. Contabilidade; aprova
do pelo parecer 995/87 C . F . E . Aceito para este curso 19.UAÇAI
DE MAGALHÃES LOPES
DISCIPLINA(S) - CONTABILIDADE BANCARIA E TÉCNICA COMERCIAL
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciências Contábeis, Mestre em Educação UFBA,
Graduação - UEFS, participou de vários semi nários, conferencias,
congressos, possui vasta experiéncia no magistério superior, atua na
área de Audi_
toria em várias Empresas Multinacionais. Aceito pa_
ra este curso
20.VICENTE MANUEL MOREIRA JÚNIOR
DISCIPLINAIS) - TÉCNICA DE PROCESSAMENTO E PROCESSAMENTO
DE DADOS
QUALIFICAÇÃO:
Bacharel em Ciência da Computação - Universidade Federal da
Paraíba, Mestre em Informático -"Especjalizaçao em Bancos de
Dados " Tese Detectando Am biguidade em Consulta Formais,
participou de vários
simpósios, seminários, congressos e conferências,possui
experiência no magistério superior. Aceito para este curso
SERVIC0 PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCACÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 03/06/1993, REALIZADA AS 10:00 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE........../1993.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 03 de junho de 1993.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 03/06/1993
I •
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo