nais daquela Coordenação, o CEPG resolveu extfingui-1a, transferindo
para o Departamento de Botânica a responsabilidade pela condução do mes
trado•
Enfrentando uma escassez crônica de recursos que cria-
dificuldades ao desenvolvimento de certas atividades, a põs-gradua çao
em exame consegui se manter graças ao apoio de algumas agencias
financeiras, das quais vale destacar a FINEPE através de convênio
celebrado no período 1978/1979. A previsão orçamentária para o triênio
82/84 abriga números mais alentadores a participação do CNPq.
0 curso funciona predominantemente no Museu Nacional,
utilizando-se dos laboratórios e equipamentos especializados dos
Departamentos de Botânica e de Geologia,de dependências do Horto
Botânico. Registem-se. e acréscimo de novas áreas de pesquisa como os
laboratórios de germinação, de cromatografia e de ficologia, alem da
ampliação do Herbário, enriquecido com as coletas feitas especifica -
mente para a realização das dissertações e material proveniente de
intercâmbio com instituções congêneres nacionais e internacionais. A
Comissão Verificadora observa a necessidade de urgente reforma no
edifício central do Museu e ampliação do espaço para professores e
alunos em tempo integral.
São muito bons os recursos bibliográficos para o pro_
grama que dispõe da Biblioteca do Museu Nacional, a de maior acervo na
América do Sul, especializada em Ciências Biológicas e Antropológicas.
Conta ainda com as bibliotecas do Jardim Botânico e do Herbarium
Bradeanum, ambas de renome internacional. 0 processo contem informação
detalhada sobre a ampliação do acervo da Biblioteca do Museu Nacional bem
como sobre o uso de métodos computacionais na publicação dos catálogos de
periódicos.
0 corpo docente é formado por professores de elevada
competência, amplamente conhecidos no campo da Botânica em nosso meio, com
produção científica apreciável. Além dos docentes responsáveis por
disciplinas e orientadores de dissertações, há um bom número de
colaboradores, portadores do título de Mestre e dotados de larga
experiência, particularmente no setor de Taximania. 0 programa se beneficia
de professores visitantes, quase todos residentes no Rio de Janeiro.
A organização didática sofreu modificações visando a
intensificar a produtividade do programa e regular o aproveitamento de