permitindo também o início dos trabalhos de dissertação/tese já nos primeiros
meses de atividade.
Conforme os Consultores,
"Em relação à estrutura curricular a época do creden-ciamento,
houve um grande progresso, com a grande maioria das disci-plinas sendo,
atualmente, lecionadas por docentes permanentes do qua_ dro do INPA. A analise
destas ementas indicam adequação aos propósi-tos do curso, com as obrigatórias
oferecendo embasamento para o conhe_ cimento dos insetos e com as eletivas
permitindo aprofundamento nas áreas de opção de pesquisa, de acordo com a
especialização dos docen_ tes" .
A estrutura curricular e as ementas encontrou-se anexas ao
processo.
O corpo docente que ministra o curso é integrado por 15
professores permanentes e alguns poucos visitantes e participan-tes. Em relação
à época do credenciamento, o número aumentou conside-ravelmente, no que diz
respeito a docentes-pesquisadores.
A qualificação docente é boa, sendo que 93% apresenta o título
de doutor. A dedicação ao curso é integral e não apresenta dependência de
professores não permanentes, para orientação.
Quanto à publicação científica, em 1988 foram publica_ dos 18
trabalhos, com 248 páginas atribuídos a 7 professores permanentes e 2 alunos. Em
1989, 20 trabalhos, com 177 páginas, por 10 professores. Desse total, 15 foram
publicados no exterior. A produção total apresenta a média de 126 trabalhos e 1415
páginas por docente, em dois anos.
Cabe ressaltar que as linhas de pesquisa são adequadas à área
de concentração do curso e a produção científica coerente com as linhas de
pesquisas propostas.
O corpo discente atual é de 27 estudantes, sendo a maioria
mestrandos.
A Seleção para entrada no curso consta de análise de documentos,
entrevistas e provas, realizadas também em Brasília. A entrada é bi-anual para
10 vagas. Na ocasião da visita dos Consulto_ res, os dez alunos recém-admitidos
estavam cursando disciplinas e os demais desenvolvendo trabalhos com vistas à
obtenção do título, cujo