do de que seja estimulada a qualificação do corpo docente na área, de
preferência em outras instituições. Há de se corrigir, também, o repre-
samento de alunos.
Comparando-se as últimas fichas analíticas da CAPES, ob-
serva-se que o corpo docente, no período 86/87 foi o principal responsá-
vel pelo oferecimento de um curso de pós-graduação stricto sensu com de-
sempenho "regular", já no biênio seguinte - 88/89, verificou-se uma me-
lhoria do perfil do corpo docente traçado em relação aos requisitos e
desempenho em termos de pós-graduação stricto sensu, o que garantiu ao
curso ser inserido na situação de "atendimento bom".
Atualmente, em atenção ao DC 136/91, a composição e qua-
lificação do corpo docente é a seguinte: 18 professores, sendo 3 livres-
-docentes, 9 doutores e 6 mestres.
Em resumo, a trajetória do curso de pós-graduação em
Medicina Tropical foi sempre marcada pelo conceito C, o que significa
dizer que o curso esteve, durante todo o tempo, dentro dos padrões míni-
mos de qualidade. Seu credenciamento hoje é importante para o País, não
só pela potencialidade do Instituto de Patologia Tropical, como também,
pelas importantes atividades de pesquisa ali desenvolvidas.
A coordenação dos cursos de pós-graduação da Universida_
dade Federal de Goiás, assim como as coordenações da pós-graduação das
demais universidades brasileiras devem ficar atentas às normas contidas
na Resolução CFE-5/83, para que não mais ocorram intervalos excessivamen
te dilatados nos pedidos de credenciamento e/ou renovação de credencia-
mento dos cursos, evitando-se assim, imputar ao curso uma imagem negati-
va e afastar o clima de insegurança gerado naqueles que já o concluíram,
sem, porém, gozarem dos direitos do diploma com validade em todo o ter-
ritório nacional.
II - VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente ao credenciamento do curso de pós-
graduação em Medicina Tropical, em nível de mestrado, por um período de
5 anos, ministrado pela Universidade Federal de Goiás. Os efeitos deste
credenciamento devem retroagir ao ano de 1976. Recomenda-se,ainda, que a
Ins-tituição empenhe-se em melhorar o seu corpo docente para melhoria do conceito.