CORPO DISCENTE
O corpo discente foi constituído por professores que
já haviam concluído a Licenciatura de 1º Grau, anteriormente ofe-
recida no Núcleo de Castanhal.
A partir de entrevistas com alguns ex-alunos do curso,
pôde-se constatar a validade do projeto, uma vez que a maioria dos
alunos já atuava nas redes municipal e estadual de 1º e 2º Graus,
e a complementação do curso contribuiu para a melhoria de desem-
penho desses professores, através de novas técnicas e conteúdos
apresentados. Todos foram unânimes em afirmar que, apesar do exaus
tivo trabalho e das condições, algumas vezes, precárias, o resul-
tado foi compensador.
Através do depoimento de alguns docentes que estive-
ram engajados nesse projeto, detectou-se que houve um grande inte-
resse, dedicação e esforço por parte do corpo discente."
A relação das disciplinas do currículo oferecido fi-
gura no Anexo II deste Parecer.
2.4. Corpo Docente
0 corpo docente que atuou no curso e constituído por 21 profes-
sores dos quais 17 são do quadro de magistério da UFPa, todos admitidos por con-
curso publico. Por isso, deixa-se de fazer a apresentação da sua titulação nos
termos da Resolução 20/77.
Segundo o Relatório da Comissão Verificadora, dos professores .
que ministram o curso, apenas 4 não pertencem ao quadro docente da UFPa. Foram
profissionais da comunidade que tiveram seus "currícula" aprovados pelo Departa-
mento de Língua e Literatura Vernácula, recebendo designação para ministrarem au-
las no curso através da Portaria nº 001/88 do Chefe do Departamento em questão.
Estes professores foram assistidos e acompanhados no desempenho de suas funções
pelos demais professores da UFPa.
A Comissão analisou os "Curricula Vitae" dos docentes envolvi -
dos no projeto verificando que apresentam a qualificação adequada, ressaltando
o fato de alguns já terem obtido o diploma de Mestrado e Doutorado. (Vide Anexo I)
3. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes ter-
mos:
"Ao concluir seus trabalhos de análise dos documentos relativos
ao curso de Licenciatura Plena em Letras - Complementação, de visita às instala-
ções onde funcionou o curso e diante das informações fornecidas e dos depoimen -
tos prestados por alunos que freqüentaram o curso, e considerando o relevante al-
cance educacional de mais esse trabalho que a Universidade Federal do Para pres-
tou às micro-regiões objeto do projeto, ratificaado, mais uma vez o seu papel de
contribuir decisivamente para o desenvolvimento socio-cultural do meio em que es-