1- Organização Acadêmica e Administrativa.
Em sua justificativa, a Universidade informa que o denomi-
nador comum às áreas de concentração i o interesse por "questões do uso
da linguagem colocadas na pratica, surgidas de problemáticas concretas
e complexas em contextos escolares, tangenciais à ciência da linguagem
mas centrais para a formação de professores e pesquisadores voltados pa-
ra o ensino de língua e tradução".
Em seu relatório técnico, a CAPES comenta, em relação á es-
trutura curricular, que as ãreas estão bem caracterizadas e que as disci-
plinas oferecidas sao relevantes para as áreas, sendo boa a relação
entre o número de disciplinas e o de ãreas, havendo suficiência e regu-
laridade na oferta de disciplinas.
A Comissão Verificadora informa que a organização curricu-
lar prevê quatro conjuntos de disciplinas sendo duas obrigatórias para
todos e outras duas também obrigatórias que podem ser escolhidas entre
4 disciplinas para o fornecimento de um embasamento teórico. De um le -
que de 20 disciplinas optativas, o aluno escolhe 4, cursando ainda uma
disciplina do Domínio Conexo, que pode ser escolhida entre qualquer
disciplina dos cursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
A Comissão acrescenta que as diciplinas tem ementas bem
montadas num nível de generalidade - especificidade equilibrado e os
programas dos últimos semestres evidenciam dinamismo na renovação temá-
tica e bibliográfica em sua maior parte.
Ainda segundo a Comissão, as áreas de concentração estão
bem delineadas e preenchidas, notando-se apenas um leve desequilíbrio na
área de Tradução; a questão das linhas de pesquisa ainda não está bem
definida.
A Comissão frisa a importância da área de concentração de
Tradução, por ser a única no País.
2- Corpo Docente:
Segundo a CAPES o número de docentes é adequado, sendo to-
dos doutores com dedicação exclusiva.
Sobre o item, a Comissão informa que a distribuição de do-
centes por área de concentração e equilibrada, notando-se apenas neces-
sidade de ampliar os docentes da área de Tradução; todos dao regularmen
te cursos na Pós-Graduação e mantêm orientados sob sua responsabilidade,
estando vinculados à pesquisa e apresentando projetos em andamento. Em
media, cada docente oferece 3 disciplinas por ano na Pós-Graduação, no-
tando-se um saudável costume de dar aulas em duplas, isto i, dois docen-
tes responsáveis por uma discip1ina. Observa-se ainda, a presença regu-