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Acreditam que o trabalho que desenvolvem, imbuídos de
que através de formas democratizantes do atuação e de Socialização do
conhecimento, estão democratizando a.sociedade matogrossens, enrique-
ce muito mais a UFMT do que o próprio universo alvo, na medida em que
saindo dos muros da Universidade, trazem para ela, como fonte de pos
quisa, a realidade concreta de seu Estado, com todas as suas contradi
ções. E isto lhes confere muita gratificação pessoal, muito mais do
que seus parcos salários, pois o crescimento qualificado* de seus alu-
nos na precariedade da existência ê uma experiência que não pode ser
remunerada materialmente."
2.5 ' Apreciação Final da Comissão Verificadora
A Comissão conclui seu relatório nos seguintes termos
"A Comissão designada para verificar "in loco" as con
dições para o reconhecimento do Curso de Pedagogia, Licenciatura Par-
celada, ministrado pela UFMT, no município de Alta Floresta,'examinou
cuidadosamente o processo em questão, bem como toda a documentação '
existente e disponível no Departamento de Educação da UFMT.
Ademais ouviu professores, alunos do Curso (aqueles que se encontra
vam em Cuiabá) e o Coordenador Geral do Projeto.
Pelos dados coletados, mediante depoimentos e regis-
tros, evidenciou-se a relevância do trabalho realizado^ não so pelo
produto constatado, mas, também pela clareza e convicção da necessi-
dade de a UFMT - enquanto única instituição pública federal no Esta
do - atender responsavelmente a qualificação indispensável ao exerci-
cio competente da docência e administração da educação no norte do
estado do Mato Grosso, região totalmente desprovida de condições con-
cretas de acesso ao domínio da norma culta e das formas humanas dig-
nas de trabalho necessário à produção digna da existência humana.
É necessário salientar, ainda, a relevância do traba-
lho realizado como prática de integração do 3º, 2º e 1º graus, (anexo
6), tendo o Departamento de Educação da UFMT a iniciativa c coordena-
ção na atitude de investigação cientifica de intervir no real que ne-
cessita ser transformado para melhor qualidade de seus habitantes, a
fim de que possam conscientemente educar e se organizar em niveis mais
humanos.
Há necessidade que este tipo de empreendimento educa-
cional, responsável e consciente; se reproduza como metodologia de
trabalho, das universidades em suas unidades federadas para que se
possa, através da socialização do conhecimento e da democratização '
das oportunidades, contribuir na superação das desigualdades sociais
no Brasil.
Embora as limitações c precariedades existentes, do
Ordem regional, local, e bibliográfica o empenho, de
dicação, e principalmente o profissionalismo da equipe do Departamen
to de Educação da UFMT suprem c superam estas carências, possibili-
tando assim a qualificação desejada, e, assim atingindo os objeti-
vos que so propuseram no projeto inicial. Tal avaliação, desta comis-
são, pode também se alicerçar no conteúdo do documentário "Proposta
de um Programa da interiorização" que decorre do êxito das
iniciativas anteriores, já desenvolvidas e que se propõem e se res-
ponsabilizam na realização de novos empreendimentos dessa nature-
za: a qualificação de profissionais, de modo a proporcionar mudanças
qualitativas na região onde atuam.
Pelo exposto, e pelo respeito ao trabalho verificado,
a Comissão considera o curso adequado as exigências legais de funcio-
namento, dando, por isso, parecer favorável ao seu reconhecimento."