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0 Presidente da Autarquia Educacional da Mata Sul enca-
minha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de História, licen-
ciatura plena, ministrado na Faculdade Formação de Professores da Mata Sul,
instalada em Palmares,PE.
0 curso foi autorizado pela Portaria Ministerial n° 473,
de 30.11.83, pela conversão via plenificação do curso de Estudos Sociais ,
com 140 vagas totais anuais, com base nos Pareceres CEE/PE n°s 329/80 e
114/81.
Pela Portaria n° 153/91-SENESu/MEC foi designada Comis
são Verificadora,integrada pelos professores Reinado Rossi, da Universidade
de Guarulhos e Holien Gonçalves Bezerra, da PUC/SP para verificar as condi-
ções de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados constantes no Relatório da referida '
Comissão converteu-se o processo em diligência - DC 12/92 para que a IES
tomasse providências relativas a biblioteca, laboratório e corpo docente. A
diligência foi cumprida adequadamente, estando agora o processo em condições
de ser analisado.
I - RELATÓRIO
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1. Dados sobre a Mantenedora
1.1 - Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
De acordo com o Estatuto, inscrito no Cartório do Ofício
da cidade de Palmares/PE, a Autarquia Educional da Mata Sul é pessoa jurídica de
direito público interno da administração indireta do município, dotada de autono
mia administrativa e financeira; foi criada pela Lei Municipal n° 671, de 24
de fevereiro de 1975, restaurada pela Lei Municipal n° 888, de 25/02/83 e altera
do pela Lei Municipal n° 940, de 07.11.84, com sede e foro na cidade de Palmares.
A Comissão Verificadora atesta a regularidade fiscal e para-
fiscal da mantenedora.
Informa ainda a Comissão a existência de um passivo jun
to ao INSS, em processo de parcelamento.
1.2 - Estabelecimento de Ensino Mantido
A Autarquia da Mata Sul mantém a Faculdade de Formação de
Professores da Mata Sul.que ministra os seguintes cursos:
- Ciências - 1° Grau (Rec); B,M (Aut.) - 280 vagas
- Estudos Sociais - 1° Grau (Rec); G,H (Aut.) - 280 vagas
- Letras - 1° Grau (Rec), P/I (Aut.) - 140 vagas.
2 - Dados sobre a Escola/Curso
2.t - Condições Materiais
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que a Faculdade
dispõe de instações físicas de construção modesta,mas funcional. Salas de aulas
amplas e arejadas, o conjunto se situa em lugar de vista privilegiada, ao lado
da Rodovia, distante da cidade aproximadamente três quilômetros
- n° de salas de aula convencionais: atuais - 36
Em construção : 06
- Salas ambiente - 03
- Laboratórios, oficinas, similares - 08
Em construção - 04
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2.2 - Laboratório
A Comissão Verificadora Registrou que as instalações gerais
do Laboratório são boas . Para o curso de História o laboratório dispõe dos se-
guintes equipamentos, em bom estado: TV, Vídeo Cassete, Projetor de Slides, Toca
disco, Retroprojetor, Tela para Projeção, Caixa de Som, Cavaletes, Fitas de
Vídeo, Slides.
Em atendimento ao despacho interlocutório , a instituição
informa que o laboratório possui uma área construída de 30 m2 e com as novas_
aquisições o laboratório conta com 25 Mapas Históricos, 64 slides (Pré-História),
235 slides (História do Brasil Colónia - 0 Descobrimento e 122 slides - História
Antiga e 05 Atlas Históricos. Possui, ainda, no Laboratório uma mini biblioteca
com livros básicos para consultas auxiliares.
2.3 - Biblioteca
De acordo com o Relatório da Comissão Verificadora. as
instalações são boas. Esta planejado o aumento do espaço físico , possibilitando
maior comodidade para sala de leitura e acomadação do acervo. 0 atendimento é
feito por uma bibliotecária habilitada e 03 auxiliares.
0 sistema de classificação adotado é o C.D.U.
A Biblioteca funciona no período vespertino e noturno.
Quanto ao acervo, comenta a Comissão que o número é pequeno,
talvez por falta de orientação; a aquisição de livros e periódicos não é frequen
te. Para suprir esta lacuna, a direção da Faculdade e o Presidente da Mantenedo-
ra se prontificaram a efetuar aquisições imediatas das obras mais importantes pa_
ra atender "a adequação do conteúdo programático dos cursos. Já em 199Z foram des-
tinadas verbas para aquisição de novos livros e periódicos.
Em cumprimento ao despacho interlocutório, a Instituição in-
forma que.no ano de 1991, conforme termo de compromisso assinado pela Direção da
Faculdade e pelo Presidente da Mantenedora, foram adquiridos 2.356 títulos de li-
vros, com 2.811 exemplares e foram feitas 11 assinaturas de periódicos. A relação
do referido acervo encontra-se na documentação complementar, anexada aos autos do
processo.
3 - Dados sobre o Curso
3.1 - Funcionamento e Estrutura Curricular
0 curso de História, licenciatura plena, foi autorizado pe-
la Portaria Ministerial n° 473,de 31/11/83, através da conversão pela via da
plenificação do curso de Estudos Sociais. São oferecidas, semestralmente, 70 va
gas em regime de matrícula por disciplina, no turno da noite. A carga horária é
integralizaria em 4 anos.
A estrutura do curso
apresenta-se bem formulado, propiciando ao aluno uma ampla visão de todos os
perío dos históricos.
Quanto a grade curricular aprovada em 01/processo 196/91 -
Parecer 120/91 - CESGS, sua distribuição nos parece equitativa. Não há so-
brecarga e qualquer imcompatibilidade com os objetivos gerais do curso.
- Programas
Os programas em questão abrangem de maneira satisfatória os
objetivos gerais do curso.
A Bibliografia apresentada resolve de maneira satisfatória
as questões propostas nos programas, sendo inclusive atualizada.
0 currículo pleno do curso de História, aprovado pelo Pare-
cer CEE/PE n° 120/91, em vigor a partir do corrente ano,encontra-se no Anexo II
deste Parecer. A carga horária do curso é de 2.430 h/a que, acrescidas das 90
h/a de EPB e EF, totalizam 2.520 h/a.
3.2 - Corpo Discente
A Comissão comenta que o índice de frequência às aulas si-
tua-se no âmbito da normalidade. Trata-se de uma Faculdade que segue os padrões
desejáveis de uma escola superior, comatividades regulares.
0 índice de aproveitamento escolar é bom. A relação entre
número de alunos que entram por semestre e os que se formam é de aproximadamen
te 70 para 50 (curso de História). 0 índice de evasão é aceitável, tendo em vista
as dificuldades de uma escola situada no interior do Estado, com alunos que via
jam todos os dias para frenquentá-la.
3.3 - Atividade- fim
Consta do Relatório da Comissão que:"É nítida a importância
deste centro de estudos/para a região, naquilo mesmo que a Instituição se propõe:
formação de professores. Sob este ponto de vista , a escola cumpre seu papel re_
gional.
Os professores têm preocupações de pesquisa que são mais am
pias, visando trabalhos académicos de titulação ou mesmo interesses e tendências
pessoais. Ressaltam-se: área de ensino, questões políticas de Pernambuco, Cultu-
ra, Ligas Camponesas, Inquisição, Questão Agrária."
- Atuaçao do estabelecimento em seus resultados e processos:
Alunos, Professores e Dirigentes avaliam positivamente o de
sempenho da instituição, tendo por base a contribuição que vem dando à região,na
formação de recursos humanos para o magistério, É uma percepção unânime. Há níti
da impressão de que a Faculdade vem melhorando nos últimos anos, graças à atuacao
da atual Diretoria e do interesse da mantenedora.
- Medidas previstas
. Adequação orçamentária e aplicação do novo "Plano de Cias-
sificação de cargos e Salários .
. Previsão orçamentária para biblioteca e laboratórios.
3.4 - Corpo Docente
0 corpo docente , objeto do DC 12/92, é constituído por 20
professores, cujo perfil académico é o seguinte: 09 com Parecer de aprovação do
CFE, 01 com Mestrado e 10 com Especialização. A relação do corpo docente aprova-
da encontra-se no Anexo I deste parecer.
II - Voto do Relator
Atendendo às exigências determinadas pelo despacho Interlo-
cutório e pelo DC 12/92, o Relator vota favoravelmente ao reconhecimento do curso
de História - licenciatura plena, ministrado na Faculdade de Formação de Pro-
fessores da Mata Sul, instalada em Palmares mantida pela Autarquia Educacional da
Mata Sul, com 140 vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CAMARA
A Camara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, em de março de 1992
ANEXO 1
Corpo Docente Aprovado: Com Parecer de aprovação do CFE.
01 . DJALMA AYRES PEQUENO NOGUEIRA
Disc: Educação FÍsica
Qual.: Licenciado em Educação Física - Funda_ ção
do Ensino Superior de Pernambuco . Cursos
de Extensão - Curso de Atuali-zaçã o para
.Supervisores - SE/PE. I Congresso Norte -
Nordeste de Educa_ ção Física - SE/PE.
I Jornada Interiorana de Educação Física-
SE/PE. Parecer-CFE: 192/92 (p/a mesma disciplina) -
aceito
02. GENALVA LIMA DE VASCONCELOS
Disc: Metodologia Científica I e II
Qual.: Licenciada em Pedagogia pela Universidade
Católica de Pernambuco - UNICAP Bacharel
e Licenciada em Filosofia -
Universidade Federal de Pernambuco.
.. Curso de Aperfeiçoamento e Especializa
ção em Metodologia do Ensino Superior
pela Universidade Federal Rural de Per
nambuco - UFRPE. Parecer-CFE 192/92 p/a mes
ma disciplina.
- aceita
03. HELENO VALDEVINO DA SILVA
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2° Grau
Fundamentos da Educação
Qual.: . Licenciada em Pedagogia pela Universi-
dade Católica de Pernambuco - UNICAP. .Curso de
Especialização em Preparação/
de Docentes em Técnicas Didáticas SE/PE
Curso de Extensão - Curso de Atualização
em supervisão Escolar - SE/PE. Parecer-
CFE 192/92 p/ a mesma disciplina - aceito
04. IDALINA CALLADO GUILHERME
Disc: Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° Grau
Qual.: . Licenciada em Pedagogia - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Carua
ru - FAF1CA.
Cursando Especialização em Metodologia
do Ensino Superior (1° e 2° Módulos concluídos) pela
Fundação de Ensino Su perior de Olinda - FUNESO
Cursos de Extensão - Curso de Atua l i z a çao em
SuperViTao Esco lar - SE/PE Curso de
A t ual i z a ç ã o para p ro f es so r es / a nível de
Regência de Classe e IV Encontro Nacional de.
Supervisores - SE/PE Parecer-CFE 192/92 (Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 1° Grau. - aceita
05. LUCIANO DA FONSECA LINS
Disc: Psicologia da Educação I e II
Qual.: . Licenciado em Psicologia peia Faculdade de
Ciências Humanas de Olinda - FACHO. . Curso
de Especialização em Parapsicologia pelo
Instituto Pernambucano de Pesquisas
Psicobiofísicas. Parecer-CFE 192/92 (Psicologia da
Educação) - aceito
06 . LUIZ ANTÔNIO DE ALMEIDA LINO JÚNIOR
Disc: Filosofia da Educação
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade
Qual.: de Filosofia, Ciências e Letras de Bras
Cubas - SP.
Curso de Especialização em Metodologia do
Ensino Superior pela Universidade Católica
de Pernambuco - UNICAP Curso de Extensão -
4° Encontro Nacio -nal de Didática e Prática
de Ensino -UNICAP e Dioática Especial e
Medidas Es_ tatística em Educação pela
Faculdade de filosofia, Ciências e Letras de
Santana S.P.
Parecer-CFE 192/92 (Filosofia)
- aceito
07 WILSON ALVES DOS SANTOS
Disc: Língua Portuguesa II
Qual.: Licenciado em Letras (Habilitação em
Português e Inglês) pela Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru—
FAFICA
Curso de Especialização em Língua Portu_
guesa pela FAFICA
Curso de Aperfeiçoamento de Inglês pelo
Centro de Cultura Anglo-am ericana.
Curso de Extensão - Estrutura Sintética
da Língua Portuguesa; Atualização em
Língua -Portuguesa pela Academia Pernam
bucana de Letras.
Parecer-CFE 192/92 (Língua Portuguesa)
- aceito
08. SEVERINA CORDEIRO DE BARROS
Disc: Prática de Ensino de 1° e
2° Graus - História
Qual.: Licenciada em Pedagogia
pela Universidade Federal
de Pernambuco - UFPE . Curso
de Aperfeiçoamento e
Especialização em
Metodologia do Ensino
superior pela Universidade
Católica de Pernam -buco -
UNICAP Curso de
Especialização em
Metodologia da Matemática
e Metodologia dos Estu -dos
Sociais para professores de
Escolas Normais pelo Centro
de Aperfeiçoamento João
Pinheiro - Belo Horizonte
Curso de Aperfeiçoamento
para Supervisores de Ensino
pelo Centro de Aperfei
çoamento de Nazaré da
Mata. Curso de Preparação
de Docentes em Tónicas
Didáticas - SE/PE. -
Parecer-CFE 192/92 (Prát. de
Ens. de 1°e 2° Graus) - aceita
09. MARIA DO CARMO COELHO
Disc: História Medieval/História do
Brasil/História Contemporânea
Qual.:- Licenciada e Bacharel em Ciências
Sociais pela Universidade Federal de
Pernambuco - UFPE, Licenciada em
História pela Universi dade Federal de
Pernambuco - UFPE. Curso de Pós-
Graduação a nivel de Especialização
em História pela Univer-sidade
Federal de Pernambuco - UFPE.
- Curso de Especialização - Preparação
de Docentes em Tecnicas Didaticas -
Projeto de Especialização em Recursos
na Área de Educação - Secretaria de E-ducação
de Pernambuco,
- Realizou viagem ao Japão oferecida pe -
lo Órgão do governo do Japão "The Ja-
pan Foundation " dentro do "Programa de
Estudos Dirigidos a Educado-res de nivel
ginasial e colegial " .
Parecer-CFE 545/86 p/as mesmas disciplinas. -
aceita
MEC/CFE
PARECER N°
PROC. N°
- Docentes aceitos com Mestrado:
10. Aluizio Franco Moreira
Disc: Antropologia Cultural/História das Ideias Políticas e Sociais, História
Moderna
Qual.: - Licenciado e Bacharel em Hiistoria pe la
Universidade Católica de Pernanbu-co -
UNICAP
- Curso de Mestrado em Historia pela
Universidade federal de Pernambuco -UFPE
- Coordenador do Curso de Pós-graduação em
Historia do Brasil da Universidade Católica
de Pernambuco - UNICAP
- Lecionou Historia Contemporanea no Curso de Pós
graduação da faculdade de filosofia,Ciénciá e Letras
de Caruaru
- FAFICA
- Estagio realizado no Departamento de
Sociologia do Instituto Joaquim
Rabu-co de Pesquisas Sociais.
- Trabalhos Publicadoe :
Artigo: "0 nordeste na Primeira
Republica" Revista Symposium,v 24
n°1, 1982.
- Artigo: "As ideias Socialistas e Clas
ses sociais em Pernambuco na Repu;
Velha" Revista Symposium, v 25,n°1,
1983.
- aceito
- Docentes com Especialização: aceitos somente para este Curso
11. Jarbas de Holanda Beltrão
Disc: Teoria da História/Metodologia da História/
Historiografia Brasileira Qual.: - Licenciado em Historia
pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE. "
Curso de Especialização em -Historia do Brasil pela
Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. -
Curso de Aperfeiçoamento para a Form ao de
professores para a disciplina niciaçao a
Informática",promovido pelo projeto EDUCAM da
Universidade geral de PE e Secretaria de Educação
Trabalhos Publicados:
Artigo: "Ecologia ev Educação" , Folha de
Pernambuco, 1990.
Artigo : "Ha! .. a Republica", Folha de
Pernambuco, 1990.
Artigo:"Educação Ambiental"- Diário de
Pernambuco.
Curso: de Extenção : III Seminario de
História Nordeste,Terra e Poder- Uni
versidade Catolica de Pernambuco -
UNICAP
Palestrante do Seminário - "100 anos de
aboliçao",e"Questoes Historicas e
íciolõgicas do Racismo''Faculdade de
Filosofia,Ciências e Letra de- Caruaru - FAFICA.
Conferencísta do Seminãrio de Historia "Cem
anos de Republica:Um balanço histórico - pela
Universidade Ca-tõlica de Pernambuco -
UNICAP.
Conferencista do I Seminário de Estudos
Históricos da Faculdade de formação de Profei res
da Mata Sul - FAMA SUL - "Coronelismo no
Nordeste".
- aceito p/este curso
12. ANA LÓCIA POTTES DE VASCONCELOS
Disc: Psicologia da Educação
Qual.: . Curso de Psicologia pela Faculdade de
Ciências da Administração de Pernambu
co - FESP'.
. Curso de Especialização em Administra
ção em Recursos Humanos pela Faculdade
de Ciências da Administração de
Pernambuco - FESP.
Cursos de Extensão - Curso de Forma -
çao em Grupo Triabdico.
Trabalho - 0 estudo da relação entre. a
descoberta de regras e o teste de
hipóteses - Supervisionado pelo pro -
fessor waldercyr de Araújo Pereira.
Estágio de 297 horas no Instituto Joa_
quim Nabuco de Pesquisas Sociais.
- aceita p/este curso
13. EDSON CUNHA DE MELO
Disc: História Antiga/História da América/Pré-História
Qual.: . Licenciado em História pela Faculdade de
Form. de Profs. de Nazaré da Mata-
FESP.
Curso de Especialização em Historia do
Brasil - universidade Católica de Per
nambuco - UNICAP. Curso de_ Extensão - 1
Encontro Estadual
de História - UNICAP
14 - FREDERICO JOSÉ SOARES MAESTRE YRAMOS
Disc: História de Penambuco/História do Nordeste Introdução
à Economia Política
Qual: Bacharel e Licenciado em Histó ria pela
Universidade Católica de Pernambuco -
UNICAP. Curso de Especialização em
História do
Brasil pela UNICAP. Curso de_ Extensão -
Curso de Iniciação
à Arqueologia - UNICAP
- aceito p/este curso
15 . MARIA LÚCIA FRANCISCO DAMÁSIO
Disc: Língua Portuguesa I
Oual • Licenciada em Letras (Hab. em Portu -Quês e
Inglês) pela Faculdade Olinden-se de
Formação de Professsores-FUNESO .. Curso de
Especialização em Linguística Aplicada
ao Ensino de Português pela Universidade
Federal de Pernambuco -UFPE. Curso de
Extensão - Literatura Compara_ da Luso-
Brasiieíra pela Faculdade de Filosofia
do Recife - FAFIRE. - aceita p/este curso
16 RINAL FARIAS DE VASCONCELOS
Disc: História do Nordeste
História de Pernambuco
História Contemporânea
Qual.: Licenciado em História pela Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul
" Curso de Especialização em História do
Brasil pela Universidaoe Católica de /
Pernambuco - UNICAP.
- aceito p/este curso
17 VILMAR ANTÔNIO CARVALHO DA SILVA
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Historia Moderna Historiografia
Brasileira
Qual.: Licenciado em História pela Faculdade
de Formação de Professores da Mata Sul
FAMASUL
Curso de Especialização em História do
Brasil pela Universidade Católica de
Pernambuco - UNICAP - aceito p/este
curso
MEC/CF
PARECER N°
PROC. N°
18. ZULMIRA MARIA BELTRÃO DE ARAÚJO
Disc: História Medieval
Historia de Pernambuco História
do Nordeste
Qual.: Licenciada em História pela Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul - FA
. Curso de Especialização em História do Nordeste
pela Fund. de Ens. Superior de Olinda - FUNESO.
- aceita p/este curso
19 . JOSÉ GLEIDSON LOPES DA SILVA
Disc.: História da Arte
Introdução aos Estudos Históricos
Qual.: Bacharel em Teologia pelo Seminário Teo
lógico-Batista do Norte do Brasil. . Bacharel
e Licenciado em História pela.
Universidade Católica de Pernambuco
UNICAP . Curso de Especialização em
História do
Brasil pela UNICAP.
- aceito p/este curso 20 -
Zezita Leitão Ribeiro Pinho
Disc: Metodologia Científica/Didática
Estrutura e Funcionamento do de 2° Grau.
Qual.: Lic. em Pedagogia (Hab. Magistério e Supervisão Escolar. Curso de
Especialização: Preparação Docentes em Técnicas Didáticas -
Especialização em Recursos Humanos na Área de Educação. Curso
de Atualização em Supervisão Escolar.
- aceita p/este curso
CÓDIGOS .
NOME DAS DISCIPLINAS
C/H CRED.
CO-REC.
PRE-REC.
DLET-2100
DH1S-3000
DFP -5200
DH2S-3200
DHIS-3100
DHIS-3101
DFP -5700
(LÍNGUA PORTUGUESA I
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS I
METODOLOGIA CIENTIFICA I
SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
PRE-HISTORIA
PRATICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
60
30
30
60
60
60
30
04
02
02
04
04
04
02
TOTAL
330
22
II- PERÍODO
DLET-2101
DHIS-3001
DFP -5201
DFP -5600
DHIS-3102
DHIS-3201
DHIS-3300
LINGUA PORTUGUESA
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS II
METODOLOGIA CIENTIFICA II FILOSOFIA DA
EDUCAÇÃO
TEORIA DA HISTORIA
ANTROPOLOGIA CULTURAL
HISTORIA ANTIGA I
60
30
30
60
60
60
60
04
02
02
04
04
04
04
P-DLET-210C
P-DHIS-3000
P-DFF -5200
P-DH1S-3200
TOTAL
360 24
III_ PERÍODO
DHIS-3301
DHIS-3310
DHIS-3400
DHIS-3620
DFP -5100
HISTORIA ANTIGA II
HISTORIA MEDIEVAL I
INIRODUÇAO A ECONOMIA POLÍTICA I
HISTORIA. DA AMERICA I
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
60
60
60
60
60
04
04
04
04
04
P-DHIS-3
3
0C
P-DHIS-3300
TOTAL
300 20
IV-PERI0DO
CÓDIGOS
NOME DAS DISCIPLINAS
C/H
CRED.
CO-REQ.
P
RE
-
R
EQ
DHIS-3311
DHIS-3621
DHIS-3401
DHIS-3500
DHIS-3600
DFP -5101
HISTORIA MEDIEVAL II HISTORIA DA
AMERICA II INTRODUÇÃO A ECONOMIA
POLITICA II
HISTORIA DO BRASIL I
METODOLOGIA DA HISTORIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
60
60 60
60
60
60
04
04
04
04
P-DHIS-33l0
P-DHIS-3620
P-DHIS-3400
P-DHIS-3620
DFP -5100
TOTAL
360'
24
V- PERÍODO
DHIS-3320
DHIS-3501
DHIS-3510
DHIS-3700
DFP -5300
HISTORIA MODERNA I
HISTORIA DC BRASIL II
HISTORIA DO NORDESTE
HISTORIA DAS IDEIAS POLÍTICAS E SOCIAIS
DIDÁTICA I
60
60
60
60
60
04
04
04
04
04
P-DHIS-3311
P-DHIS-3500
P-DFP -5100
C-DFP -5101
|
300
20
VI- PERIODO
DHIS-3321
DHIS-3330
DHIS-3502
DFP -5400
DFP-5301
HISTORIA MODERNA II
HISTORIA CONTEMPORÂNEA I
HISTORIA DO BRASIL III
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE
1° GRAU
DIDÁTICA II
60
60
60
60
60
04
04
04
04
P-DHIS-3320
P-DHIS-3370
P-DHIS-3501
P-DFP -5300
T0TAL
300 20
VII - PERÍODO
CODIGOS
NOME DAS DISCIPLINAS.
C/H
CRED
CO-REQ.
C
RE
-
R
EQ.
DHIS-3331
HISTORIA CONTEMPORÂNEA II
60
04
P-DHIS-3330
DHIS-3520
DHIS-3503
HISTORIA DE PERNAMBUCO
HISTORIA DO BRASIL IV
60
6
0
04
0
4
DHIS-3510
P-DHIS-3502
DFP
-5401-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO DE
2° GRAU 30
02
P-DFP -5400
DFP -5500
PRATICA DE ENSINO DE HISTORIA I 90
06
P-DFP -5301
TOTAL
300
20
VIII - PERÍODO
DHIS-
3332
DHIS-3550
DHIS-3540
DFP -5501
HISTORIA
CONTEMPORÂNEA III
HISTORIA DA ARTE
HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA PRATICA
DE
ENSINO DE HISTORIA II
60
60
60
90
04
04
04
06
P-DHIS-3331
P-DFP -5500
TOTAL
270
18
TOTAL
2.520
168
Carga horária(excluindo EPB e EF ): 2.430 h/a
XV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Concelho federal de Educação aprovou
por una nimidade a conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 1° de abril de
1992.
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