1. A conceituação global do Curso, em relação aos programas congéneres de sua
área, segundo o relatório técnico da CAPES de 90/91, é B, embora tenha mereci-
do conceito A com relação a 5 aspectos (corpo docente, atividade de ensino,
atividade de pesquisa, produção docente e fluxo de alunos) e conceito B com
relação ã produção docente. A Comissão de Avaliação, abordando o tópico da
conceituação geral do Curso, afirma: "Trata-se de um programa (mestrado e dou-
torado) consolidado, seguidamente merecedor do Conceito A da CAPES". No iní-
cio do relatório é também notado que "os cursos (mestrado e doutorado) mantém
o seu alto padrão de qualidade, tanto em si mesmo quanto em relação aos congé-
neres no país e no exterior,bem como a outros dentro da grande área de profis-
sões sociais ou mesmo de ciências humanas e sociais".
2. Corpo Docente
0 número de Professores, segundo o Relatório Técnico da CAPES, é de 24 profes-
sores permanentes, dos quais 21 com dedicação exclusiva, um com tempo integral
e 2 de tempo parcial, e, ademais, os professores visitantes e 3 participantes.
Dos professores permanentes, 18 são doutores ou livre-docentes e 6 são mes-
tres.
Nota a Comissão de avaliação que "o corpo docente caracteriza-se pela alta
qualidade, com um maior número formado em Letras, o que não se constitui numa
limitação, face ã natureza interdisciplinar do programa e ao fato de esses do-
centes terem uma larga experiência em diferentes campos da Comunicação".São
professores entre os quais, nota a Comissão de Avaliação, "se encontram nomes
nacionalmente reconhecidos".
3. Corpo Discente
Nos dados fornecidos pela CAPES constam 66 alunos, 28 concluindo disciplinas,
33 elaborando tese, 2 aguardando defesa e 3 com matrícula trancada. Nota a Co-
missão do corpo discente de avaliação que, "no geral, é de alto nível, inclu-
sive porque o acesso ao programa é dos mais difíceis e não é aberto a cada
ano, pelo menos para o programa de doutoramento".
A relação média orientando/orientador foi em 1991 de 3,56, com a mínima de 1 e
máxima de 11. Nota a Comissão de Avaliação que "existe uma grande concentração
de alunos que recebem orientação acadêmica de reduzido número de professores,
acarretando o pouco aproveitamento de professores competentes,, mas talvez sem
o prestígio que aureola alguns outros.0 tempo médio de titulação foi 74 meses,
com um mínimo de 49 e máximo de 102. Nota o último relatório da CAPES que no
que concerne ao Curso de Doutorado, em análise, quanto aos primeiros alunos do
Curso que terminaram o mesmo em 1991", o prazo médio foi alto (quase 7 anos).
4. Organização Acadêmica
0 relatório da Comissão Verificadora contém reflexões muito pertinentes e va-
liosas sobre os principais aspectos da organização acadêmica do Curso, seria
necessário que tais reflexões que foram objeto da acolhida e discussão por
parte da direção e dos coordenadores do Curso, continuassem a ser estudadas,
refletindo sobre decisões futuras.
Partindo do perfil multidisciplinar do programa, que, "é um dos fortes" do
mesmo, observa a Comissão que daí surgem também aspectos problemáticos, como a
falta de visibilidade "no plano interno e externo" das áreas abrangidas pelo
programa. "Reunidos em torno de "linhas de pesquisa, tais assuntos perdem-se
em sua variedade, impedindo ao programa de "captar para si toda a riqueza em-
butida nessa diversidade". 0 problema se reflete na variedade dos temas esco-
lhidos para as teses, na dificuldade de fazer funcionar as próprias linhas,
prejudicando a força de expressão que o programa poderia ter em âmbito nacio-