O presente parecer se baseia nas informações contidas na
seguinte documentação:
- Relatório anual do curso, 1986;
- Relatório Tecnico da CAPES, referente ao Biênio 1985/86;
- Relatório da Comissão de Especialistas 1989
- Documentação Complementar , DC nº 74/90
2 - Organização Acadêmica
A estrutura Curricular é formada por um conjunto de disci-
plinas obrigatórias e eletivas da área de concentração e discipli-
nas obrigatórias e eletivas do domínio conexo, sendo estas duas últi-
mas comuns para as duas áreas de concentração.
São tres as disciplinas obrigatorias da área de concentra-
§ (08 créditos) e seis as disciplinas obrigatórias do Domínio co-
nexo(l2 créditos). Cada área oferece quatro disciplinas eletivas es-
pecíficas, das quais o aluno deve cursar duas disciplinas (06 credi_
los) e < ze disciplinas eletivas do Domónio Conexo, das quais o
aluno deve cumprir . ete créditos.
Para completa o, o studante deverá cumjbrir 33 cré-
itos em di. ciplinas e 13 a 15 créditos para elaboração da disserta
ção. A oarv;v ior^ria atual atribui a cada cr dito 45 horas.
Em atendimento ao X n2 74/90 e acata .do as su^esto ..; fei.
tas pela Comissão de Especiali. t , a InstituiçSo informa que;
0 Pro rama de Pos-Oraduação em Zduc ção, a nível de mestra
i, da U'Pr, . u importante modificado . , dotadas no ;. entido de
roporci nar maior flexibilidade e oportunidade de atendimento á dji
versidade de tendências, conhecimento e interesse; do., me. trandos ,
com. inada e relevância científica e so. ial de sua produção.Desta for-
ma, as disciplinas obri ) I oram reduzidas à quatro: Correntes
Filosóficas da educação Contemporânea, Investigação Científica em
Edu : çao, Seminário de dissertação e uma disciplina da Área de Con
ce ~o. 0 Me: trando fará , ainda, uma lina optatia dentro
da área de conce ção.
Os créditos das disciplinas Foram ampliados, de modo a in-
po r o tempo de ded cação ao trabalho indi idual em cada uma de_
Ias •
A composição curricular e :eita de cordo com cada plano '
individual de estudo. - 0 mestrando escolhera os eontuedos que
de co .entar sua experiência prof ission- 1 e ' "rnica com o obje-
tivo de obter uma visão global da sua área de concentração.
As disciplinas e respectivas ementas foram revi tas. 7o-
r jn melhor explicitados os aspectos sóoio-político e econômicos dos
conteúdo s disciplinas.
3 - Organização Administrativa
0 curso é dirigido por urr Colegiado, compôs .o por um Coor-
denador e um ,'Vice-Coordenador, quatro professores doutores,dois Re-
presentantes de aluno. (um de cada área de concentração) e, como mem
frros natos os chefes dos tre. Departsventos do Setor de Educação.
\ ao de ESJB ciali-ita considera qu a estrutura
admi-
nistrativa esta adequada a alcançar seu. o \-oz .