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1 - Dados Sobre a Universidade
Pelas Portarias n ºs 419 e 420/89-MEC/SESu, foi designada
Comissão Verificadora composta pelas professoras Aglair da Cruz Colares e
Débora Rebelo Gomes, da Universidade do Amazonas, para verificar a
existência de condições para o reconhecimento dos cursos e apresentar
relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo e no relatório da
Comissão Verificadora, são sumariadas as informações que per_ mitem a
análise do pedido:
- Reconhecimento do curso de Esquema I, ministrado em
1986/87, e autorizado pelo Parecer-CFE nº 201/87.
- Autorização e reconhecimento de cursos de Esquema I, ministrados nos
períodos de 1974/75, 1976, 1977/78 e 1988/89 e de Esquema
II, realizado em 1977/78;
O Reitor da Universidade Federal do Acre encaminha a es te
Conselho pedidos de autorização e reconhecimento de Cursos de Graduação
de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo de Ensino de
2º Grau, Esquema I e II, conforme se especifi_ ca:
I - RELATÓRIO
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento de cursos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
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A Universidade Federal do Acre teve sua origem em 1964, com a cria ção, em setembro, do Curso
de Direito e em 1968 a criação do Curso de Economia. Em 1970 foi criada a Fundação Centro Universitário
do Acre jun tamente com a implantação das licenciaturas: Pedagogia, Matemática, Letras e Estudos Sociais.
No ano de 1971, a Fundação Centro Universitário foi transformada em Universidade do Acre. A sua
federalização aconteceu no dia 05/ 04/7 4.
A Universidade Federal do Acre ê mantida pela Fundação Universidade Federal do Acre, gozando
de autonomia didático-científica, financei -ra, administrativa e disciplinar, nos termos da legislação em vigor e
de seu Estatuto aprovado pela Portaria Ministerial nº 376, de 08/09/83.
Por se tratar de instituição vinculada ao MEC, deixam de ser analisados os aspectos referentes à
capacidade patrimonial e econômico-fi -nanceira, natureza jurídica e regularidade fiscal e parafiscal.
2 - Dados Sobre o Curso
2.1. Condições Materiais
A Comissão Verificadora informa que os cursos em sua totalidade funcionaram nas
dependências da Universidade Federal do Acre e apenas um curso funcionou no Centro de
Treinamento de Recursos Humanos do Estado do Acre.
2.2. Biblioteca
A biblioteca funciona de 2ª a 6ª das 7h às 20h, e aos sábados das 7h às 13h e conta com um efetivo
de 3 bibliotecários habilitados e 12 au_ xiliares de biblioteca.
A Comissão informa que a Biblioteca da Universidade Federal do Acre possui amplas instalações,
construída numa área de 3.605m² , com equi pamentos e estrutura necessárias às suas finalidades.
Durante a visita, a Comissão constatou a existência de exemplares específicos, utilizados
tanto nas disciplinas especializadas quanto na parte pedagógica, somando 46.000 volumes, dos
quais 3.590 são específicos da área de educação.
2.3. Funcionamento e Estrutura Curricular
Os Cursos de Graduação de Professores da Parte de Formação Espe -cial do
Currículo de Ensino de 2º Grau, Esquema I e II, realizados pela Universidade Federal do Acre,
em convênio com a Secretaria de Educação do Estado, tiveram como objetivo suprir as deficiências
SP Recursos Humanos no ensino de 1º/2º Graus, da rede oficial do Estado.
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Os projetos desenvolvidos pela Universidade Federal do Acre foram
norteados pela legislação vigente na época,
Os cursos objetivaram prioritariamente:
- habilitar professores de disciplinas especializadas para o ensi no de 2º grau;
- regularizar a situação funcional daqueles que estavam no quadro do magistério, sem
possuir a devida habilitação;
- oferecer aos bacharéis, que estavam engajados na docência, métodos e técnicas de
ensino atualizadas.
A Instituição prestas as seguintes informações sobre cada um dos curses realizados:
A- Curso oferecido em 1974/75 (Esquema I)
"-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
0 Curso de Formação de Professores de Disciplinas da Parte de Formação Especial do
Ensino de 2º Grau - Esquema I - ministrado no ano de 1975, foi estruturado com uma carga horária total de
615 horas-aula, assim distribuídas: 45 horas-aula de Estudo de Problemas Brasileiros; 90 horas-aula de
Estrutura e Funcionamento do Ensi_ no de 2º Grau; 90 horas-aula de Didática; 90 horas de Psicologia da
Educação e 300 horas-aula de Prática de Ensino.
Foram matriculados 47 alunos, em turma única, tendo concluído o curso, somente 24
alunos e 23 desistiram.
A Coordenação Pedagógica, o regime escolar e o controle acadêmico da vida escolar do
aluno obedeceram sempre o disposto no Regimento Geral da Universidade Federal do Acre e à Legislação
vigente, pertinente ao assunto.
A parte teórica, constituída das disciplinas: Estudo de Problemas Brasileiros, Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 2º Grau, Psicologia da Educação e Didática, foi desenvolvida nas próprias
dependências da Universidade Federal do Acre.
A parte prática, constituída do Estágio Supervisionado, foi desenvolvida no Complexo
Escolar de Ensino Médio - CESEME - do nosso Estado, assim como 6 alunos deslocaram-se para
Manaus-AM, onde concluíram seus Estágios na Escola Agrícola do Amazonas e na Escola Técnica
Federal do Amazonas.
-CURRÍCULO
O Curso teve duração de 615 horas-aula, sendo 315 horas-aula da parte teórica e 300 horas-
aula da Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado. O Currículo do curso foi estrutura do na
forma que segue:
Nº DE
CARGA
ORDEM DISCIPLINAS HORARIA
01 Estudo de Problemas Brasileiros 45
02 Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau 90
03 Didática Geral 90
04 Psicologia da Educação
05 Prática de Ensino sob a Forma de Estágio Supervisionado 300
TOTAL 615
-CORPO DISCENTE
O curso destinou-se aos portadores de Diplomas de graduação
em nível superior em Direito, Economia, Administração, Ciências Contá_
beis e Atuárias, Engenharia em seus diversos ramos, Enfermagem e Medi_
cina, visando a capacitação de recursos humanos, a nível superior, pa
ra atuar no ensino de 2º Grau, especificamente nas disciplinas espe-
cializadas de habilitações profissionais a serem implantadas no Estado
do Acre, nas áreas primária e terciária."
B- Curso oferecido em 1976 (Esquema I)
-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
o Curso de Formação de Professores de Disciplinas da Parte de
Formação Especial do Ensino de 2º Grau - Esquema I, ministrado no ano de
1976, foi estruturado com uma carga horária total de 615 horas-aula,
assim distribuída: 45 horas-aula de Estudo de Problemas Bra sileiros; 90
horas-aula de Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau; 90 horas-
aula de Psicologia da Educação; 90 horas-aula de Didática e 300 horas-
aula de Prática de Ensino.
Foram matriculados 50 alunos em turma única, sendo que so-
mente 16 alunos concluíram o curso, enquanto que 34 alunos desistiram
A Coordenação Pedagógica do Curso, o Regime Escolar e o con
trole acadêmico da vida escolar do aluno, obedeceram o disposto no Re
gimento Geral da Universidade Federal do Acre e a legislação vigente.
A parte teórica, constituída das disciplinas: Estudo de Pro-
blemas Brasileiros, Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau,
Psicologia da Educação e Didática, foi desenvolvida nas próprias de-
pendências da Universidade Federal do Acre.
A parte prática, constituida do Estágio Supervisionado, foi
desenvolvida nas escolas de 2º Grau do sistema Estadual de Educação.
-CURRÍCULO
O Curso teve uma duração total de 615 horas-aula, sendo que
315 horas-aula ficaram para a parte teórica e 300 horas-aula ficaram
para a parte prática, ou seja para a Prática de Ensino sob a forma de
Estágio Supervisionado. O currículo do curso foi estruturado da se-
guinte forma:
Nº DE
ORDEM
DISCIPLINAS CARGA-HORÁRIA
01
02
Estudo de Problemas Brasileiros 45
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau 90
03 Didática Geral 90
04 Psicologia da Educação 90
05 Prática de Ensino sob a Forma de Estágio Supervisionado 300
TOTAL 615
-CORPO DISCENTE
O curso visava "a capacitação de recursos humanos a nível
superior, para atuar no ensino de 2º Grau, especificamente nas dis-
ciplinas especializadas de habilitação profissionais, nas áreas pri
mária e terciária."
C- Curso oferecido em 1977/78 (Esquema II)
"-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
O curso foi ministrado de forma intensiva, funcionando na
Escola de 2º Grau Complexo Escolar de Ensino Médio - CESEME, utilizari
do-se 1 (uma) sala para as disciplinas teóricas, no período de maio de
1977 a dezembro de 1978. Para a Prática de Ensino, sob a forma de
Estágio Supervisionado, foram utilizadas as turmas dos cursos de Con-
tabilidade, Administração e Secretariado, oferecidos pela Escola su-
pra-citada.
Teve a duração de 1.495 horas-aula, 880 das quais destina-
das a disciplinas especializadas (área terciária), 315 horas de dis-
ciplinas pedagógicas e 300 horas de Prática de Ensino.
Foram selecionados 60 candidatos, dos quais 22 concluíram o
curso efetivando-se 38 desistências.
As disciplinas especializadas (área terciária) do curso fo ram divididas
em 03 grupos, conforme o que se segue: 1º Grupo: Contabilidade e Custo
Mercadologia
Organização e Normas Técnicas
2º Grupo: Direito e Legislação
Administração de Empresas
Organização de Empresas
3º Grupo: Técnicas de Secretariado
Economia e Mercado
Estatística
Parte Pedagógica:
Didática Geral
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Estudos de Problemas Brasileiros
Psicologia da Educação
Prática de Ensino
Os professores, para ministrar suas aulas, utilizaram como
material didático disponível: filmes, retroprojetor, transparências,
cartazes, livros, textos mimeografados e quadro de giz, conforme re-
latórios constantes da documentação existente.
-CURRÍCULO
Nº DE
OR
DEM DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
01 Administração Geral 90
02 Administração de Empresas 90
03 Economia 90
04 Matemática Financeira 100
05 Direito e Legislação 200
06 Técnicas de Secretariado 200
07 Organização de Empresas 200
08 Mercadologia 200
09 Organização e Normas Técnicas 200
10 Estatística 200
11 Contabilidade e Custos 200
12 Economia e Mercados 200
13 Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau 90
14 Estudo de Problemas Brasileiros 45
15 Psicologia da Educação 90
16
Didática Geral 90
17 Prática de Ensino 300
TOTAL 1.495
D- Curso oferecido em 1977/78 (Esquema I)
"O Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especia
lizadas para o ensino de 2º grau - Esquema II -, ministrado em 1978
foi estruturado com a duração de 1.495 horas-aula, em três blocos: o
primeiro bloco destinado às disciplinas especializadas do currículo (área
terciária), com uma carga-horária de 880 horas-aula. O segundo bloco, com
uma carga horária de 315 horas-aula, congregando as disciplinas
pedagógicas e, o terceiro bloco, com 300 horas, reservado para a Prática
de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado.
Dado que o bloco correspondente às disciplinas pedagógicas
oferecidas no Esquema II é idêntico às disciplinas e carga-horária o
fertadas no Esquema I, a Coordenação do Curso permitiu que os alunos
interessados em cumprir somente a parte pedagógica, correspondente ao
Curso Esquema I, bem como alunos que deviam algumas disciplinas naque_
le curso, pudessem matricular-se no curso oferecido em 1978, podendo
cursar somente as disciplinas pedagógicas.
Isto posto, 4 alunos do Esquema I de 1976 que não haviam
concluído algumas disciplinas naquele momento, bem como 7 novos in-
teressados matricularam-se no curso oferecido em 1978, sob os moldes do
Esquema II, para cursarem somente as disciplinas pedagógicas.
Destes 11 alunos que constituiram um curso Esquema I apro-
veitando a oferta do Esquema II, nove concluiram os créditos totais,
enquanto que um aluno desistiu antes do término do curso e um aluno
cumpriu somente duas disciplinas, conforme quadro constante às fls.
26/27 do vol. principal do Processo."
E- Curso oferecido em 1988/89 (Esquema I)
"-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
O Curso, conforme projeto (Anexo 5.4) e Convênio (Anexo 05),
foi ministrado no período de novembro de 1988 a agosto de 1989, com
carga horária de 840 horas de segunda a sábado, nos horários de 07:00h
às 13:15h tendo como objetivos, proporcionar aos professores do Sistema
Oficial de Ensino de 2º Grau, formação pedagógica complementar;
regularizar a situação funcional daqueles profissionais que estão no
quadro de Magistério, sem possuir licenciatura e, oferecer aos bacharéis
que estão engajados na docência, métodos e técnicas de ensino,
necessários a sua formação pedagógica.
Foram oferecidas 50 vagas, em turma única, sendo efetivadas 42
matrículas de candidatos portadores de diploma de 3º Grau bacharelado.
(ANEXOS 5.6 e 5.7).
O regime escolar, a coordenação pedagógica e o controle a
cadêmico da vida escolar dos alunos, obedece ao que dispõe o Regimento
Geral da Universidade Federal do Acre e ao que proscreve a le gislação
vigente.
A parte teórica do ensino funcionou nas dependências da
Universidade Federal do Acre que dispõe de amplas condições físicas,
de fácil locomoção, possuindo laboratórios, biblioteca, material au
diovisual e instrumental didático diverso.
A Prática de Ensino, sob a forma de Estágio Supervisionan-
do, funcionou nas escolas de 2º grau do Sistema Estadual, por ade-
quar-se às características do curso ministrado, como também aprovei
tar o local de trabalho e as turmas em que o aluno/professor exercia
a docência.
A Coordenação Pedagógica ficou a cargo da Universidade Fe-
deral do Acre/Departamento de Educação, sob a responsabilidade do
Professor Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto, nos termos da Porta-
ria nº 1.031, de 03.11.88 (Anexo 5.8).
A verificação do rendimento acadêmico foi realizada atra-
vés de aferições parciais (duas no mínimo) e a avaliação global no
término do Curso, obedecendo ao que dispõe o Regimento Geral da UFAC.
-CURRÍCULO
O Curso teve duração de 840 horas, sendo que a parte teó-
rica contou com 540 horas/aula e a Prática de Ensino, sob a forma de
Estágio Supervisionado, com 300 horas/aula, estando seu currículo es
truturado na forma que se segue:
Nº DE
OR
DEM DISCIPLINAS C/H
01
Introdução a Educação 90h/a
02
Psicologia da Educação 90 "
03
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau 90 "
04
Didática Geral 90 "
05
Avaliação Educacional 60 "
06
Orientação Educacional e Ocupacional 60 "
07
Metodologia Aplicada ao Ensino de 2º Grau 60 "
08
Prática de Ensino sob a forma de Est.Supervisionado 300 "
TOTAL 840h/a
-CORPO DISCENTE
O Curso objetivou, prioritariamente, capacitar professores
do Sistema Oficial de Ensino de 2º Grau, portadores de diplomas de
nível superior - bacharelado - sem a devida formação pedagógica, bem
como atender à regularização funcional desses docentes no Sistema de
Ensino do Estado".
F- Curso oferecido em 1986/87 (Esquema I)
Obs.: este curso foi autorizado pelo Parecer CFE nº 201/87.
"-ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
O Curso foi ministrado no período de 15.12.86 a 30.06.87,
compreendendo uma carga horária total de 915 horas-aula, sendo 600
horas destinadas às disciplinas obrigatórias ministradas nas depen-
dências da UFAC, e 315 horas destinadas à Prática de Ensino sob a
forma de Estágio Supervisionado ministrada nas Escolas: José Rodri-
gues Leite, Complexo Escolar de Ensino Médio, Escola Agrotécnica Ro
berval Cardoso, Lindaura Martins Leitão e Instituto de Educação Lou
renço Filho.
O objetivo do Curso foi proporcionar a 40 profissionais do
Sistema Oficial de Ensino de 2º Grau, a formação pedagógica necessá-
ria, em consonância com a Portaria Ministerial nº 396/77.
Foram oferecidas 40 vagas, em turma única, classificados e
matriculados 44 alunos, sendo de 31 o número de concludentes, 11 de-
sistentes e 02 alunos que não concluíram o Estágio Supervisionado do
Curso.
A seleção foi feita através da análise do Currículo Vitae
dos candidatos, portadores de diploma de Grau Superior obtido em
Curso de duração plena.
O regime escolar, a Coordenação Pedagógica, o Controle A-
cadêmico da vida escolar do aluno e o Sistema de Avaliação obedece-
ram ao Regimento Geral da UFAC.
-ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
As disciplinas que compõem o currículo pleno do Curso es
tão assim discriminadas:
Nº DE
O
R
DEM DISCIPLINAS C/H
01 Filosofia da Educação 90
02 Estrutura e Funcionamento do Ensino de 20 Grau
9
0
03 Psicologia da Educação
9
0
04 Orienta
ç
ão Educacional e Ocu
p
ac
i
onal
9
0
05 Didática
9
0
06 Metodologia Aplicada ao Ensino de 20 Grau
9
0
07 Prática de Ensino sob a forma de Est. Su
p
ervisionado
3
15
08 Estudo de Problemas Brasileiros 60
TOTAL 915
Para o desenvolvimento das disciplinas que compõem o Curso, foram
necessários 119 dias letivos, com semana de 5 dias, com quatro
horas/aula diárias.
-CORPO DISCENTE
O Curso objetivou, prioritariamente, atender a professores de
disciplinas específicas do currículo do Ensino de 2º Grau, portadores de
diplomas de nível superior, obtidos em cursos de duração plena, mas, sem
a necessária formação pedagógica.
A previsão do Curso foi atender, inicialmente, a 40 alunos
porém foram matriculados 44, tendo em vista a grande procura.
Dos 44 alunos matriculados, 31 o concluíram, havendo 11 de
desistências e 02 alunos que não concluíram o Estágio Supervisionado".
A Comissão Verificadora informa o que segue, sobre o fun-
cionamento dos cursos:
"-PROPOSTA CURRICULAR
Os Cursos de Esquema I, ministrados em 1974/75, 1976 e
1977/78 tiveram uma carga horária de 615 horas-aula, sendo 315 ho-
ras-aula de disciplinas pedagógicas e 300 horas-aula de Prática de
Ensino sob forma de Estágio Supervisionado.
O Curso de Esquema II, ministrado em 1987/88 teve a dura ção
de 1.495 horas-aula, sendo 880 destinadas às disciplinas especializadas
rea terciária), 315 horas-aula de disciplinas pedagogia cas e 300
horas-aula de Prática de Ensino, sob a forma de Estágio Supervisionado.
O Curso realizado em 1986/87 teve a duração de 915 horas/
aula, sendo 600 horas-aula destinadas às disciplinas pedagógicas e 315
horas-aula de Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado.
Finalizando, o Curso ministrado em 1988/89 teve uma dura-
ção de 840 horas-aula, compreendendo 540 horas-aula da parte teórica
e 300 horas-aula de Prática de Ensino sob a forma de Estágio Su-
pervisionado.
-RECURSOS HUMANOS
A Coordenação Pedagógica ficou sob a responsabilidade de
docentes integrantes do quadro de carreira da Universidade Federal do
Acre, com formação na área de Educação, Vale ressaltar, que cou be à
Secretaria de Educação do Estado do Acre a coordenação administrativa
dos Cursos.
-CORPO DISCENTE
O corpo discente dos cursos Esquema I e II, perfaz um to
tal de 263 alunos matriculados dos quais apenas 132 concluiram inte_
gralmente, valendo salientar que as desistências foram de ordem pes_
soal.
RECURSOS FINANCEIROS
Foram provenientes do CETEAM, CENAFOR e Secretaria de Edu
cação do Estado.
REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO
Todos os documentos que se faziam necessários para verifi
cação e análise, encontravam-se devidamente arquivado e catalogado no
Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de
Graduação da Universidade Federal do Acre, desde o primeiro curso
realizado em 1974, até o último, em 1989.
Os documentos são os seguintes:
a) Ficha individual do aluno;
b) Currículos dos professores;
c) Planos de Ensino;
d) Diários de Classe;
e) Relação de Notas;
f) Relatórios;
g) Pastas de Estágio; e h)
Mapa Geral de Notas."
2.4. Corpo Docente
O corpo docente que atuou nos cursos é constituído por 40
(quarenta) professores, dos quais 15 (quinze) têm Parecer do CFE e
25 (vinte e cinco) são submetidos à aprovação do CFE nesta oportuni
dade.
A relação dos professores com respectivas disciplinas,
qualificação e Parecer de aprovação do CFE, constitui o Anexo I deste
Parecer.
Sobre este item, a Comissão informa o que segue:
"O Corpo Docente do Curso foi constituído de professores
oriundos do quadro de carreira da Universidade Federal do Acre, com a
colaboração de alguns professores da Secretaria de Educação do
Estado, todos com titulação nas áreas em que ministraram as disci-
plinas."
3. APRECIAÇÃO FINAL PA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nestes termos:
"Após a análise detalhada da documentação, referente aos
cursos: Emergencial de Licenciatura Plena para Graduação de Professo-
res da parte de Formação Especial do Currículo de Ensino do 2º Grau -
ESQUEMA I e Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especiali
zadas para o Ensino de 2º Grau - ESQUEMA II, ministrados pela Univer-
sidade Federal do Acre, em Rio Branco, através de Convênio entre o
CETEAM, CENAFOR, Secretaria de Educação do Estado e Universidade Fede
ral do Acre, temos a considerar:
-Que os cursos objetivaram atender às necessidades regionais
com habilitação de profissionais que atuam na rede oficial de
ensino; -A Coordenação Geral do Curso e os professores muito
se empenharam para que os cursos se mantivessem num elevado
nível de funcionamento; -A Pró-Reitoria de Graduação também
não mediu esforços, dan do todo apoio a comissão que trabalhou
no resgate da memória dos cursos emergenciais, para a sua
devida autorização e reconhecimento; -Do ponto de vista legal,
os cursos foram privilegiados de
acordo com legislação vigente; -As salas de aula e
biblioteca muito contribuíram para um
melhor aprendizado dos alunos"; -Pela apresentação dos diários
de classe, planos de aula, currículo vitae e trabalhos
realizados pelos alunos, encontrados nos arquivos do
Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Pró-Reitoria
de Graduação da Universidade Federal do Acre, podemos
constatar que o corpo docen te estava devidamente qualificado;
-A Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado foi
desenvolvida no próprio local de trabalho do Cursista
(Estabelecimento de Ensino); -Durante a nossa permanência na
Universidade Federal do Acre, sentimos a preocupação dos
cursistas e da comunidade, quanto a regularização dos Cursos
ministrados.
Ressaltamos que deixamos de constar, no presente relatório,
as grades curriculares dos cursos, a relação de docentes bem como dis
centes, visto se encontrarem explicitados nos processos de autorização
e reconhecimento encaminhados ao Ministério da Educação e Cultura,
pela Universidade Federal do Acre, conforme consta do processo nº
23000.030755/89-11-SESU-CODESU.
Diante do exposto, somos de parecer favorável a autorização e
reconhecimento dos cursos postulados pela Universidade Federal do
Acre".
II - VOTO DA RELATORA
Tendo em vista os dados constantes do processo e com base no re
latório da Comiso Verificadora, a Relatora é de parecer favorável ao
reconhecimento dos cursos ministrados pela Universidade Federal do Acre, em
convênio com o CETEAM, CENAFOR e Secretaria Estadual de Educação, a seguir
especificados:
a) Cursos de Graduação de Professores da Parte de Formação Espe
cial do Currículo de Ensino de 2º Grau, Esquema I, ministrados nos pe-
ríodos de 1974/75, 1976, 1977/78. 1986/87 e 1988/89;
b) Curso de Graduação de Professores da Parte de Formação Fspe-
cial do Currículo de Ensino de 2º Grau, Esquema II, ministrado em 1977 e
1978.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 14 de março de 1991.
A N E X O I
CORPO DOCENTE
A- CORPO DOCENTE APROVADO
01. ÁLVARO SOBRALINO DE ALBUQUERQUE NETO
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Parecer CFE 201/87
02. ANA MARIA CURY ALEXANDRE DE OLIVEIRA
disc: Didática Geral
Parecer CFE 7627/78
03. EDILBERTO PARIGOT DE SOUZA FILHO
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Parecer CFE 3491/91
04. EDIR FIGUEIRA MARQUES DE OLIVEIRA
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Introdução à Educação Parecer CFE 7627/78
05. FLÁVIA DE BARROS PIMENTEL
Disc: Estrutura de Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Parecer CFE 7627/78
06. GILMAR DE CAMPOS
Disc: Prática de Ensino
Parecer CFE 201/87
07. LEDA BRAGA DE. ALBUQUERQUE
Disc: Psicologia da Educação
Parecer CFE 201/87
08. MANOEL SEVERO DE FARIAS
Disc: Filosofia da Educação
Parecer CFE 201/87
09. MARIA ANTONIETA DA SILVA NOGUEIRA
Disc.: Prática de Ensino
Parecer CFE 201/87
10. MARIA AUXILIADORA ARAÚJO SOUZA
Disc.: Didática Geral
Parecer CFE 201/87
ANEXO I (cont.)
11. MARIA DA GLÓRIA DE QUEIROZ OLIVEIRA
disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Parecer CFE nºs 201/87 e 201/86
12. MARIA DE FÁTIMA BARROSO DE ARAÚJO
Disc.: Didática Geral
Parecer CFE 201/87
13. MARIA GILSA PONTES SIMÕES
Disc.: Prática de Ensino
Parecer CFE 2690/77
14. MARIA RODRIGUES FARHAT
disc: Orientação Educacional e Ocupacional
Parecer CFE 201/87
15. ODINEA VIANA FONTES
Disc: Prática de Ensino
Parecer CFE 201/87
B- NOVOS INDICADOS
01. ADALBERTO FERREIRA DA SILVA
Disc: Economia
Qual.: Graduado em Economia - UFAC/75. Possui cursos de extensão e
treinamento. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
02. AFRA MARIA SILVA DE SOUZA
Disc.: Didática Geral
Qual.: Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar de 1º Grau -
UFMG/73 e Administração Escolar de 1º e 2º Graus - FUAC/77.
Especialização em Administração da Educação - FFCL Imaculada
Conceição, Santa Maria-RS e Metodologia do Ensino Superior -
UFCA. Possui experiência no magistério superior. PODE SER
ACEITA P/ ESTE CURSO.
03. ALUIZIO ROCHA DA SILVA
Disc: Organização e Normas Técnicas
Qual.: Graduado em Economia - UFCA/76. Possui cursos de extensão na
área. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
04. ARY PEREIRA DO NASCIMENTO
Disc.: Contabilidade e Custos
Qual.: Graduado em Contabilidade - UFPA. Possui cursos de extensão
na área. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
A N E X O -I (cont.)
05. CÉSAR ROBERTO LINHARES DIAS
Disc: Mercadologia
Organização de Empresas Qual.: Graduado em Economia - FCE de
Ribeirão Preto. Possui cursos de extensão na área e experiência
profissional. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
06. CLARA ELIZABETH SIMÂO BADER
Disc.: Prática de Ensino
Qual.: Graduada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar,
UFAC/75 e em Artes Plásticas, UFMG/72. Especialização em Me
todologia do Ensino Superior - UFAC/85 e em Métodos e Técni
cas de Ensino - UF Fluminense/81. Pós-Graduação stricto sen
so em Métodos e Técnicas de Ensino - UF Fluminense, em fase
final de dissertação. Possui diversos cursos de extensão e
participou de congressos e seminários e experiência no ma-
gistério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
07. ELIZANILDA MENDES ACÁCIO
Disc.: Estatística
Qual.: Graduada em Pedagogia - Administração Escolar/74. Especiali
zação em Estatística Educacional - UERJ/78 e em Métodos e
Técnicas de Pesquisa Histórica - UFAC/76. Possui diversos
cursos de extensão na área e experiência no magistério supe_
rior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
08. ENICE MARIANO COELHO
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Graduada em História - Univ. Santa Úrsula/72. Mestrado em
História - UFF/82. Possui diversos cursos de extensão, a-
tualização e especialização. Possui experiência no magis-
tério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
09. ENOCK DA SILVA PESSOA
Disc: Psicologia da Educação
Qual.: Graduado em Teologia - ABECAR/74, Mogi das Cruzes-SP e em
Filosofia pela Univ. de Passo Fundo-RS/76. PODE SER ACEITO P/
ESTE CURSO.
10. FRANCISCO BERNARDINO NETO
Disc: Administração Geral
Administração de Empresas Qual.: Graduado em Administração de
Empresas - EACE/75. Possui di versos cursos de extensão. PODE SER
ACEITO P/ ESTE CURSO.
A N E X O I (cont.)
11. FRANCISCO ONOFRE MATIAS
Disc: Psicologia da Educação
Qual.: Graduado em Pedagogia - FF Ceará/66. Mestrado em Sociologia
- UFPE. Especialização em Currículos, Planos e Progra mas -
Centro Regional de Pesquisas Educacionais Prof. Quei roz
filho/67-São Paulo e em Métodos e Técnicas de Ensino
Superior-UFAC. Possui diversos cursos de aperfeiçoamento e
treinamento, participação em congressos, seminários e sim-
pósios e experiência no magistério superior. PODE SER ACEITO.
12. IARA VIEIRA DE BRITO
Disc.: Orientação Educacional e Vocacional
Qual.: Graduada em Pedagogia - UFAC/70. Especialização em Métodos
e Técnicas do Ensino Superior - FUFAC/FUB e em Orientação
Educacional 380h UFPB. Possui diversos cursos de atualiza-
ção, aperfeiçoamento e extensão e participação em seminá-
rios, simpósios e congressos. Possui experiência no magis-
tério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
13. ILCE MARIA DE SOUZA REBOUÇAS
Disc: Prática de Ensino
Qual.: Graduada em Pedagogia UFAC 1980. Mestrado em Educação - á
rea Supervisão e Currículo - PUC SP 1982. Possui cursos
de extensão e frequência a seminários e simpósios. PODE SER
ACEITA.
14. JAINE MARIA DA SILVA QUEIROZ
Disc.: Psicologia da Educação
Prática de Ensino Didática Geral Qual.: Graduada em Pedagogia FFCL
ST Aquino Uberaba 1968. Especia lização em Métodos e Técnicas do
Ensino Superior UFAC 180h e em Planejamento, Controle e Avaliação
de Didática 480h UFAC/UnB. Possui diversos cursos de extensão e
atualização e experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA
P/ESTE
CURSO.
15. JOÃO CORREIA LIMA SOBRINHO
Disc: Matemática Financeira
Economia e Mercado
Qual.: Graduado em Economia UFPA 1976. Geografia —
UFPA 1975. Especialização em Planejamento Agríco
la para Amazônia UFPA 1978 - 720 h/a. Possui diversos cur-
sos de extensão. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
ANEXO I(cont.)
16. JOAQUIM LOPES DA CRUZ FILHO
Disc: Prática de Ensino-
Qual.: Graduado em Pedagogia UFAC 1974. Especialização em Métodos
e Técnicas do Ensino Superior UFAC. Possui experiência no
magistério superior. PODE SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
17. JORGETE NEMETALA DOURADO
Disc: Prática de Ensino
Qual.: Graduada em Pedagogia UFAC 1974. Mestrado em Educação (En-
sino) UFCE 1980 possui diversos cursos de aperfeiçoamento,
atualização e extensão e experiência no magistério superi-
or. PODE SER ACEITA.
18. MAGALY DE MATTOS AZEREDO
Disc.: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Qual.: Graduada em Pedagogia FF Itaperuna 1976 RJ. Mestrado em E-
ducação - área: Planejamento de Ensino UFS.Carlos SP 1984.
Possui cursos de atualização, aperfeiçoamento e extensão.
Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.
19. MARIA CORRÊA DA SILVA
Disc.: Avaliação Educacional
Qual.: Graduada em Pedagogia - Administração Escolar UFAC 1975.
Especialização em Planejamento Educacional UFPA/SUDAM 1976
360 h. em Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica UFAC
1976 120h. Mestrado em Educação área: Ensino UFRS 1979. Pos
sui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.
20. MARIA MADALENA CAVALCANTE BARBOSA
Disc: Prática de Ensino
Qual.: Graduada em Pedagogia UFAC 1975. Licenciatura Curta em
Ciências UFAC 1975. Especialização em Metodologia do Ensino
Superior UFAC 1981 375h, em Educação UFPB 1984 390h, em
Escola Fazenda Colégio Agrícola de Brasília 1972 144h.
Possui diversos cursos de aperfeiçoamento, extensão e a-
tualização e experiência no magistério superior. PODE SER
P/ ESTE CURSO.
21. MARIA MADALENA ALENCAR FRANCO
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Graduada em Geografia UFCE 1970. Possui cursos de extensão
e experiência no magistério superior, PODE SER ACEITA P/ ESTE
CURSO.
A N E X O I (cont.)
22. MARIETA ERVINA LOW
Disc.: Prática de Ensino
Psicologia da Educação Qual.: Graduada em Pedagogia. Cursos de
extensão universitária em Psicologia, Dinâmica e Ajustamento
Emocional e Introdução à Linguística Funcional. Possui experiência
no magistério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
23. MIRACELE LOPES BORGES
Disc: Técnicas de Secretariado
Qual.: Graduada em Direito UFAC 1972. Possui curso de aperfeiçoa-
mento em Metodologia do Ensino superior UFAC 1975 e outros de
extensão na área de direito, ampla experiência profissio nal
e no magistério superior. PODE SER ACEITA P/ ESTE CURSO.
24. PEDRO PAULO CASTELO BRANCO COELHO
Disc: Direito e Legislação
Qual.: Graduado em Direito UFAC 1976. Possui cursos de extensão na
área; experiência profissional e no magistério superior. PODE
SER ACEITO P/ ESTE CURSO.
25. VENÚSIA GONÇALVES DE MOURA
Disc: Metodologia Aplicada ao Ensino de 2º Grau
Qual.: Graduada em Pedagogia UFAC 1974. Especialização em Metodo-
logia do Ensino Superior UFAC 1980 373 h. e em Psicologia do
Ensino - Aprendizagem UFAM 1981 390 h. Possui cursos de
aperfeiçoamento, extensão e atualização. Mestrado em Educa
ção - área: Metodologia do Ensino Superior UFSMaria RS 1985.
Possui experiência no magistério superior. PODE SER ACEITA.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 04 de abril de 1991
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