60
Tabela 4 Distribuição das palavras da partição A2, da classe 5, por ordem decrescente de χ
χχ
χ2
Formas reduzidas
Formas associadas
χ
χχ
χ2
Dificuldade+
Dificuldade, dificuldades 92,45
Facilidade+
Facilidade, facilidades 57,64
Bairro+
Bairro, bairros 46,32
Encontr+
Encontra, encontrou, encontram, encontramos, encontrar, encontro 45,65
Lazer
Lazer 43,28
Esporte+
Esporte, esportes 39,31
Falt+
Falta, faltam, faltando, faltar, faltas, faltosos, faltou 38,83
Quadr+
Quadra 35,83
Participi+ Participa, participação, participado, participam, participantes, participar,
participe, participado 34,11
Espaço+
Espaço, espaços 31,26
Preocup+
Preocupa, preocupação, preocupado, preocupa, preocupamos, preocupante 29,48
Estrutur+
Estrutura, estruturada, estrutural 29,41
Estudos
Estuda, estudam, estudando, estudou, estudar, estudaram, estudo, 23,95
Teatro
Teatro 22,75
Danc+
Dança, dançam, dançando, dançar 21,63
Violência+
Violência 20,81
Atividade+
Atividade, atividades 17,59
Ocup+
Ocupação 18,75
Jovens+
Jovens 19,88
Limit+
Limitação, limitada, limitado, limita, limitando, limite, limites 15,20
Bola
Bola 15,00
Centr+
Centro, central, centradas, centrais 13,15
Gost+
Gosta, gostam, gostando, gostar, gostaram, gostavam, gosto, gostou 12,60
Educ+
Educada, educam, educamos, educando, educar 12,56
Perifer+
Periferia, periférica, periférico, periféricos 12,19
Valoriz+
Valorização, valorizada, valorizado, valorizam, valorizar 11,73
Cansado+
Cansado, cansados 11,32
A palavra dificuldade, nesse contexto, remete-se à situação social de vida dos
alunos. Ela, geralmente, aparece relacionada aos contextos escolares e sociais do aluno.
Percebe-se, através dos vocábulos bairro e periferia, que a preocupação dos jovens advém de
seu entorno social, já que eles não têm as mínimas condições de sobrevivência, e isso vai se
refletir, segundo os dirigentes, na escola.
A grande preocupação é com a sua vivência que é carência de tudo dentro de casa e
transfere para a escola. As nossas crianças, por ser escola de periferia, vivem com
problemas de ordem social. (Sexo feminino, coordenadora, formação: pedagogia).
As dificuldades desses jovens no bairro é que não existe uma infra-estrutura
adequada. A referência maior no bairro é a escola, não existe outra referência. Até o
comércio deixa muito a desejar. São alguns bares, não existe farmácia, açougue, não
existem outros ambientes. (Sexo feminino, coordenador, formação: pedagogia).
[...] no cotidiano os jovens vivem a insegurança no bairro, há muito vandalismo,
depredação. Além do que eles não têm uma infra-estrutura no bairro, por exemplo,
uma praça onde possam ter seu lazer, uma quadra onde possam praticar um esporte,