ao abrigo do que dispõe o artigo 33 da lei nº 5.692/71".
É ainda,oportuno registrar que este Conselho já autorizou
a formação de especialistas em nível de pós-graduação lato sensu . Exemplos são
a Universidade de Santa Maria e as Faculdades Integradas da Católica de Brasília.
A proposta que ora se examina vem a este Conselho para a
provação do plano do curso, a fim de que "seus concluintes possam fazer jus ao '
competente registro para o desempenho profissional respectivo", conforme estabele_
cido no Parecer nº 604/82,
Isto posto, passa-se ao exame da Proposta. l Justificativa- Remonta a
necessidade de se repensar a base teórico-metodológica da formação de pessoal
para a Educação. Desenvolve, em linhas gerais, novo conceito de planejar e
administrar a educação, numa perspecti-va de mudança, deslocando o foco da
administração restritamente escolar para a administração educacional em papeis de
direção e/ou assessoramento nos diferentes níveis dos sistemas formal e não-
formal.
É bom ressaltar que, prudentemente, a Faculdade de Educa-
ção da Universidade de Brasília, através de seu Departamento de Planejamento e
Administração, vai implementar o Curso de Especialização em Administração da Edu-
cação, em caráter experimental, sem desativar a formação de administradores, ao
nível de graduação, propondo, ao contrario, uma intercomplementaridade entre as
duas modalidades para efeito de estudos e pesquisa na área da administração educa-
cional.
2.Objetivo. Dentro desses parâmetros, são objetivos do Cur-
so de Especialização:
a) Objetivos Gerais
Formar profissionais capazes de desempenhar papeis de
direção e/ou assessoramento nos diferentes níveis do sistema educacional formais'
e não-formais, numa ambiência sócio-econômica em permanente mutação.
Propiciar a habilitação legal a licenciados de outras
áreas, para exercerem as funções de administradores de forma inovadora.
Aprofundar, nos programas de formação de administrado-
res da educação, estudos sobre os aspectos políticos, econômicos e culturais da
comunidade, caracterizados como condicionantes do sistema educacional como um to-
do.
b) Objetivos Específicos
Caracterizar a administração da educação como processo
dinâmico que mantém elos de influência recíproca com a política governamental e a