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0 Curso esta programado para ser oferecido com a dura
ção de 08 semestres letivos, obedecendo a uma grade curricular
predeterminada, cujas disciplinas são definidas através de do-
cumentação específica anexada ao processo, contendo as respec
tivas cargas horárias, ementas e bibliografia básica. Com rela
ção ao conteúdo, as referidas disciplinas satisfazem os requisi-
1. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
Apreciado e aprovado na fase de carta-consulta pelo Pa.
recer nº 726/86-CAPLAN, que estabeleceu em 80 o numero de vagas
anuais, distribuídas em duas turmas de 40, o pedido e submeti
do, agora, a analise e avaliação dos principais elementos rela
tivos ao projeto proposto, após terem sido cumpridas as exigên
cias determinadas pelo Despacho de Câmara nº 73/87, relativas à
organização curricular, ã Biblioteca e ao Planejamento Econômi-
co-Financeiro.
A Fundação Social José Francisco de Paula-ES, solicita
autorização para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis a
ser oferecido pela Faculdade de Ciências Contábeis, novo estabe
lecimento de ensino superior isolado particular a instalar-se na
cidade de Vitória-ES.
Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa
Autorização (Projeto) para funcionamento de Curso de Ciências
Contábeis.
FUNDAÇÃO SOCIAL JOSÉ FRANCISCO DE PAUL
A
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tos legais e são organizadas em dois ciclos, a saber: um ciclo
orientado para uma formação básica e um ciclo orientado para a forma.
ção profissional específica.(ANEXO)
A carga horária do curso é de 2.760 horas-aula acrescidas de
60 ha. de EPB, 60 hs de Pratica de Educação Física e de 540 hs de Es-
tágio. A intensidade prevista para cada semestre letivo é constante,
com 360 ha. por semestre, sendo que nos 7º e 8º períodos essa carga
horária é acrescida das horas destinadas ao cumprimento do Estagio,
com 270 hs. por período. As aulas do curso, ministradas com a dura_
ção de 50 minutos cada uma, serão oferecidas no horário diurno de
2ª a sábado.
0 Estagio será realizado em "Laboratórios" da Instituição,
a saber: Laboratório de Sistemas Integrados para as aulas de Praticas
Gerenciais e Laboratório de Processamento de Dados do Centro Capixaba
de Informática, pertencentes a solicitante. A supervisão do estágio
estará a cargo de professores do curso.
2. CORPOS DIRIGENTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E DOCENTE:
0 Corpo Dirigente da Faculdade estará constituído por um Di_
retor: Professor Pedro Theodoro, formado em Direito; por um Vice-Di-
retor: Professor João Angelo Batista, contador; uma Secretária:Profa.
Ana Maria de Freitas, formada em Administração, e um Biblioteconomista:
Daniel Alves de Souza.
A relação atualizada do corpo docente proposto encontra-se
anexada ao processo em virtude de diligência cumprida por determina-
ção do DC nº 73/87 já mencionado. São 19 os professores indicados
para o curso, dos quais 01 tem o doutorado, 02 o mestrado e todos os
demais têm cursos de Especialização; 13 dos indicados já têm Parecer
do CFE e os outros 06 têm sua indicação aceita pelo Relator. (ANEXO)
3. INFRA-ESTRUTURA FÍSICA:
0 curso deverá funcionar em instalações localizadas ã Rua
Anselmo Serrat, 199, que apresentam as seguintes disponibilidades:
Blocos 1, 2 e 3 com 06 salas de aula cada um e Bloco 4 com 03 salas
de aula. A área media das salas de aula ê de 72 m . Em cada Bloco há,
ainda, salas destinadas a direção, secretaria e assessoria. Tais ins-
talações já são usadas, atualmente, pela Faculdade de Administração,
havendo ampla disponibilidade de espaço para o novo curso.
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A Instituição informa, ainda, dispor de um Laboratório de
Sistemas Integrados FAESA-Empresa, adequado para as aulas de Práticas
Gerenciais e um Laboratório de Processamento de Dados do Centro Capi_
xaba de Informática, estando o uso destes laboratórios assegurado aos
alunos.
4. BIBLIOTECA:
A Biblioteca que estará disponível para o curso possui um
acervo com 9.933 volumes, distribuidos pelos principais itens de in
teresse direto das diversas áreas curriculares - cerca de 200 títu
los - e por outros itens de áreas afins. 0 processo relaciona,ainda,
80 novos títulos da área em questão, que se encontram em fase de
aquisição.
O Horário de funcionamento da Biblioteca será das 07:00 às
12:00 h e das 14:00 as 22:00 h. 0 sistema de classificação adotado é
o CDU. De acordo com o regulamento da Biblioteca, todos os usuários
terão livre acesso a suas estantes.
As condições de funcionamento da Biblioteca são considera.
das adequadas.
5. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO:
A documentação pertinente, anexada ao processo em virtude
do atendimento a exigência feita por DC, apresenta o planejamento
economico-financeiro juntamente com o cronograma de implantação do
curso. Os valores apresentados podem ser considerados adequados, ha_
vendo previsão de investimentos a serem feitos na ampliação e atuali_
zação do acervo da Biblioteca.
6. ESTABELECIMENTO QUE ABRIGARA O CURSO:
A Faculdade de Ciências Contábeis que abrigará o curso em
análise esta caracterizada no ante-projeto de Regimento como um es-
tabelecimento isolado particular de ensino superior, apresentando a
seguinte estrutura organizacional: Diretoria, Departamentos,Conselho
Departamental e Congregação. A entidade solicitante já mantém, em
funcionamento, com a aprovação deste Conselho, uma Faculdade de Admi_
nistração.
II - VOTO DO RELATOR:
Considerando o que acaba de ser exposto, o Relator ê favorã
vel à aprovação do projeto do Curso de Ciências Contábeis a ser mi_
nistrado pela Faculdade de Ciências Contábeis, novo estabelecimento
de ensino superior isolado particular, a ser instalado na cidade de
Vitoria-ES, com 80 vagas totais anuais, distribuídas em duas turmas
de 40 alunos.
Sendo aprovado este parecer, o processo será submetido à
tramitação prevista pelos artigos 11 e 12 da Resolução no 5/2 em
consequência do que, homologado pelo Senhor Ministro da Educação,
caberá a interessada solicitar a SESu/MEC, a designação de Comissão
Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto do
Relator.
Sala das Sessões, em 30 de novembro de 1987
ANEXO CORPO
DOCENTE ACEITO PARA O CURSO
1 - ANTÔNIO JOSÉ PEIXOTO MIGUEL
Disciplinas:Introdução à Economia; Moedas e Bancos
2 - CARLOS MAGNO PEREIRA
Disciplinas: Contabilidade de Custos, Auditoria e Analise de
Balanços
'-3— GESSE LAURINDO DA SILVA
Contabilidade de Aplicações
4 - HÉLIO CARNEIRO
Contabilidade Geral
5 - ILTON ALMEIDA CONCEIÇÃO
Pesquisa Operacional
6 - INOCÊNCIO BARCELOS
Psicologia Aplicada e Sociologia Aplicada
7 - JOÃO ALVES CAMELO
Legislação Tributária
8 - JOÃO ANGELO BATISTA
Contabilidade Pública
9 - JOSÉ AMORIM SERVINO
Processamento de Dados e Sistema de Informação
10 - JOSÉ AUGUSTO DE A. SANTANA
Matemática
11 - JOSÉ CARLOS GOMES FERREIRA
Estatística, Moedas e Bancos
12 - NATHÁLIO DE QUEIROZ FILHO
Matemática Financeira e Comercial
13 - NEUZA MARIA SOARES LESSA
Português e Comunicação
14 - ROBERTO EDMUNDO MARTELI DOMINGUEZ
Análise de Sistemas, Métodos e Sistemas
15 - RÓMULO OLIVEIRA
Legislação Social e EPB
16 - THALES MARTINS
Administração Social e Teoria Geral da Administração
17 - TEOTÓNIO MADEIRA DIAS
Instituições de Direito Público e Privado e Legislação Previ
denciária
18 - WATSON DE ARAÚJO MONTEIRO
Administração Financeira e Orçamento Técnicos Comerciais
19 - WOLGANO NOGUEIRA
Contabilidade Comercial e Contabilidade Gerencial.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 02 de 12 de 1987.
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