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2.1. Condições jurídicas e Regularidade Fiscal e Para-Fiscal.
2. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
A Comissão Verificadora é composta pelos Senhores
Professores ANTONIO CARBONARI NETTO e JOSÉ NORBERTO COMUNE, DA
UNIVERSIDADE SAO FRANCISCO - USF e RONALD BRAGA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MINAS GERAIS, que são também membros consultores para a transformação das
Faculdades Integradas Ibirapuera - em UNIVERSIDADE IBIRAPUERA - UNIB - Portaria CFE
08/90 de 05 de abril de 1990.
O presente Parecer baseia-se nos dados constantes do
processo, no Relatório da Comissão Verificadora e na Documentação complementar, anexada nos
autos.
Educação e Cultura - APIEC, encaminha a este Conselho pedido para reconhecer o curso de
ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO COMÉRCIO EXTERIOR, ministrado pelas Faculdades
Integradas Ibirapuera - FIIB, Sao Paulo - Capital.
O curso em questão foi autorizado a funcionar pelo Decreto
Federal nº 95.897 de 05/04/88. O curso iniciou suas atividades em fevereiro de 1989.
I-R
ELATÓRIO
o Presidente da Associação Princesa Isabel de
RELATOR: SR. CONS.
RAULINO TRAMONTIN
RECONHECIMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO COMÉRCIO EXTERIOR,
MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS IBIRAPUERA - "FIIB".
INTERESSADO/MANTENEDORA
SP
ASSUNTO:
ASSOCIAÇÃO PRINCESA ISABEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APIEC
UF
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A Associação Princesa Isabel de Educação e Cultura - APIEC, foi
fundada na cidade de São paulo, Estado de Sao Paulo, em 03 de dezembro de 1969, na forma da Associação
de fins educacionais, Técnicos e Culturais, não econômicos. É uma sociedade civil de direito privado com
Estatuto registrado no 42 Cartório de Títulos e documentos de São paulo, no Livro "A" nº 25 sob nº 34.971 e
inscrita no Ministério da Fazenda CGC/MF nº 50,954.213/0001-20.
Quanto a sua regularidade Fiscal e Para-Fiscal encontra-se em plena
regularidade, não possuindo débito em nenhum órgão governamental, conforme documentos
comprobatórios.
2.2 SITUAÇÃO PATRIMONIAL E ECONÔMICO-FINANCEIRA.
O patrimônio da "APIEC" e demais bens foram formalmente
avaliados no 2º(segundo) semestre de 1991, atingindo a importância de Cr$ 1.160.545.834,24 (um bilo,
cento e sessenta milhões, quinhentos e quarenta e cinco mil, oitocentos e trinta e oito cruzeiros e vinte e
quatro centavos).
Quanto à capacidade econômico-financeira, balanços de (1988,
1989 e 1990), apresentam índices de liquidez satisfatórios conforme dados colhidos nos balanços
patrimoniais.
3. CURSOS MANTIDOS
As Faculdades Integradas Ibirapuera - FIIB. mantida pela APIEC,
ministram os seguintes cursos: ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO COMÉRCIO
EXTERIOR - autorizado ....................................................................... 80 vagas
PEDAGOGIA - reconhecido ........................................................ 140 vagas
LETRAS PORTUGUÊS - reconhecido .................................................. 130 vagas
HISTÓRIA - reconhecido ....................................................................... 50 vagas
GEOGRAFIA - reconhecido .................................................................... 50 vagas
CIÊNCIAS LIC. 1º GRAU E LIC. PLENA EM MATEMÁTICA,
QUÍMICA; FÍSICA E BIOLOGIA - reconhecido ....................................260 vagas
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
PROCESSAMENTO DE DADOS - reconhecido...............................100 vagas
CIÊNCIAS CONTÁBEIS - reconhecido................................................ 210 vagas
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - reconhecido................................. 210 vagas
MATEMÁTICA APLICADA E INFORMÁTICA - autorizado.. 70 vagas
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4. DADOS SOBRE A INSTITUIÇÃO/CURSO
4.1. CONDIÇÕES MATERIAIS
O espaço físico específico para o curso em
reconhecimento, ocupa 04 salas de aulas teórica(2 de 80.00m
2
e 2 de 90.00m
2
)sendo o total
de espaço físico de salas de aula 340.00m
2
-Bloco "A" - Campus I. As dependências para
apoio das Faculdades no Bloco "B" também no Campus I estão instalados os Setores de
Comunicação Visual, Sala para Análise Controle dos Estágios Supervisionados estando
equipado com 01 micro-computador; 01 máquina para datilografia, 01 reprografia, 02
projetores de slides, 02 retroprojetores e outros equipamentos necessários para o
desenvolvimento do curso; sala de Coordenadoria para assuntos acadêmicos, totalizando área
física de 360.00m
2
.As demais dependências, Secretaria, Diretoria, Controladoria, encontram-
se em condições adequadas às suas necessidades.
4.2. LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
A INSTITUIÇÃO já tem em funcionamento o Centro de
Informática, devidamente equipado com computadores de grande porte e
microcomputadores, formando uma rede NOVELL.
02 Vax - Digital - grande porte
12 Itautec - micro
24 Microengenho - micro
06 Macintosch - micro
06 Impressoras Laserjet
02 Scaner
14 Drivers Pawer Flex ACA
12 Micro PC XT AT
04 Estabilizadores com nobrake
recurso áudio-visual em laboratório CPD.
O laboratório de informática está também ligado, em
rede NOVELL, com setor administrativo e biblioteca com terminais.
4.3. INFORMAÇÕES QUANTO A ALUNADOS DO CURSO OBJETO DO
RECONHECIMENTO
Alunos matriculados em 1989 = 080
Alunos matriculados em 1990 = 127
Alunos matriculados em 1991 = 175
4.4 GRADE CURRICULAR
A organização Curricular atende aos mínimos exigidos
pelo CFE compreendendo o currículo pleno, disciplinas distribuídas em
quatro anos letivos, assim especificados:
1ª série 680 horas/aula
2ª série 748 horas/aula
3ª série 680 horas/aula
4ª série 958 horas/aula
TOTAL 3.066 horas/aula
EFI + EPB 372 horas/aula
TOTA CURSO 3.488 horas/aula
4.5. O estágio Supervisionado é obrigatório a todos os alunos a cumprirem, no mínimo, de 278
horas/aula;
*0 estágio para alunos do Curso de Administração é realizado em
Empresa Privada, Pública ou de Economia mista;
Caberá ao aluno escolher a Empresa em que pretende estagiar, podendo
as Faculdades, eventualmente, auxiliá-lo na escolha.
A duração do estágio é de 6 (seis) meses, contados a partir do início do
último ano letivo.
* As áreas que os alunos devem realizar o estágio são:
Administração de vendas;
Administração financeira;
Administração de produção;
Administração de produtos e materiais;
Administração de pessoal;
Administração de traders;
Administração geral.
Todos os alunos estão obrigados a elaborar um
trabalho específico de acordo com o roteiro sobre o perfil da empresa.
ATUALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS - O especialista em Ciências da
Administração Comércio Exterior, Prof. José Augusto Cortez, manifestou que a evolução na área da
importação e exportação é muito dinâmica. A programação deve ser revista no fim de cada período
para melhor adequação do curso e acompanhar a evolução do mercado altamente competitivo em
profissionais realmente atualizados.
MÉTODOS DIDÁTICOS - conforme foi verificado nos diários de
classe e programas, os métodos didáticos utilizados são aulas expositivas, interpretação de textos,
debates, fichamentos, estudo dirigido, seminários, trabalhos em grupo, aulas em laboratórios e soluções
apresentadas em cada aula sobre a evolução da área de importação, exportação e comércio
internacional.
RECURSOS AUDIOVISUAIS - A infra-estrutura é baseada em termos
de recursos didáticos audiovisuais, com salas de vídeo para projeção de filmes, além do anfiteatro
devidamente equipado com todos recursos eletrônicos, inclusive exibição de peças teatrais,
conferências, palestras e outros, com capacidade para 360 pessoas.
CONTROLE ACADÊMICO - O controle acadêmico é feito através de
computação eletrônica (Diário de Classe, Boletim de ocorrências, Notas e Faltas; Atas de Atos
escolares, Cartão Eletrônico Magnetizado de informações Acadêmicas, Leitura Ótica, Caixa
Automática para recebimento, Cronogramas de aulas dadas e outros). As Faculdades Integradas
Ibirapuera - FIIB, estão totalmente informatizadas através de rede NOVELL.
5. BIBLIOTECA
AS FACULDADES INTEGRADAS IBIRAPUERA - FIIB,
têm, 2 (duas) bibliotecas - Biblioteca Campus I - Ibirapuera - Biblioteca Campus II -
Moema, com as seguintes áreas:
Ibirapuera - Campus I 786.00m
2
Moema - Campus II 234.00m
2
1.020.00m
2
A classificação utilizada é CDU - o seu horário de funcionamento é, de
2§ à 6§ feira, das 9:00 às 22:00 horas e, aos sábados, das 09:00 às 17:00 horas.
Possui uma Bibliotecária Chefe e 07 auxiliares, está organizada dentro das normas técnicas e
parâmetros especiais. Possui um acervo geral entre o Campus I e II formado por 38.583 títulos
com 49.143 volumes. Assina 550 periódicos correntes e nao correntes para a área específica de
administração e contábeis - 8.570 títulos com 14.427 volumes de livros; são assinados 125
periódicos especializados, nacionais e internacionais.
6. ASPECTOS ADMINISTRATIVOS
A Diretoria Geral das Faculdades é composta de um Diretor
Geral, Prof. Jorge Bastos; Coordenador de Pós-Graduação - CPG, Coordenador de Pesquisa e
Extensão - CPE, e Coordenador de Processamento de Dados - CPD.
Quanto à estrutura organizacional das Faculdades, está constituída
de órgãos da Administração Superior - Conselho de Administração Superior - CAS - Conselho
de Ensino Pesquisa e Extensão -CEPE, Diretoria Geral e Departamentos. O regimento
unificado foi aprovado pelo Parecer nº 75/91.
Há os seguintes setores de apoio: Secretaria Geral, Setor de
Comunicações, Setor de Audiovisuais, Setor Reprográfico e de Publicações, Laboratório,
Tesouraria, Controladoria e Biblioteca.
7. CORPO DOCENTE
O Curso de Administração tem uma procura excelente para o
Doutorado e Mestrado; em São Paulo de cursos "STRITO-SENSU" e "LATO-SENSU", o
quadro docente apresenta boa qualificação, sendo formado por 19 professores: 04 são doutores,
08 mestres , 07 especialistas e 10 com Pareceres do Conselho Federal de Educação. Anexo ao
Parecer segue resumo com indicação da(s) disciplinais) por professor com a respectiva
qualificação.
8. CONCLUSÃO DOS CONSULTORES
Os Consultores, "após análises dos autos do processo e em função
das observações realizadas, durante a visita, e pelos contatos com os responsáveis pela
Instituição, opinam favoravelmente pelo reconhecimento do curso ADMINISTRAÇÃO COM
HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR.
9. CONCLUSÃO DO RELATOR
Tendo presentes as informações processuais, o relatório da Comissão de
Acompanhamento, o relator opina favoravelmente ao pleito de reconhecimento do CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO COM HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR, com 80(oitenta)
vagas totais anuais das Faculdades Integradas Ibirapuera - FIIB, mantidas pela ASSOCIAÇÃO
PRINCESA ISABEL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APIEC, com sede em Sao Paulo - Estado
de Sao Paulo.
10. CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR.
A CESU acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 04 de dezembro de 1.991
2-J.7 CURRICULO PLENO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-HAB. COMÉRCIO EXTERIOR - CH TOT: 3.066 H/A
SÉRIE DISCIPLINAS CH.TOTAL
1. Matemática I
2. Economia (introdução)
3. Teoria Geral da Administração
4. Instituições de Direito Público e Privado
5- Contabilidade Geral I
TOTAL
6. Educação Física I
1. Matemática II
2. Contabilidade Geral II
3. Estatística I
4- Psicologia Geral e Aplicada à Administração
5- Sociologia Geral e Aplicada a Administração
6- Legislação Social
7. Teoria Econômica
TOTAL
8- Educação Fisica II
1. Direito e Legislação Tributária
2. Organização Sistemas e Métodos
3. Teoria e Prática Cambial
4. Direito Comercial
5. Economia Internacional
6. Espanhol
7. Inglês
TOTAL
8- Estudos de Problemas Brasileiros
9. Educação Física III
1. Economia Brasileira
2. Transportes
3. Seguros
4. Mercadologia
5. Legislação Aduaneira Comparada
6. Sistemática de Comércio Exterior
7. Direito de Navegação
8. Processamento de Dados
9. Estágio Supervisionado
TOTAL
10. Educação Física IV
- não computadas na carga horária total do Curso
ADMINISTRAÇÃO HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR
MATEMÁTICA I e II
* NILO PASTORI
* LÚCIO MARCOS GONÇALVES PRADO
ECONOMIA INTRODUÇÃO
* NIVALDO CAMPOS CAMARGO TEORIA
GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
* MIGUEL ABBOUD
INSTIT. DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO
* ADHEMAR STRINGHER
CONTABILIDADE GERAL I e II
* FRANCISCO EMÍLIO NAPOLI
ESTATÍSTICA
* LÚCIO MARCOS GONÇALVES PPRADO PSICOLOGIA GERAL
E APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
* DARCY LEMOS
SOCIOLOGIA GERAL E APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
* IVAN ANTONIO DE ALMEIDA
LEGISLAÇÃO SOCIAL
* ADILSON BASSALHO PEREIRA
TEORIA ECONÔMICA
* NIVLADO CAMPOS CAMARGO DIREITO E
LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA
t FERNANDO ANTONIO CAVAGNA GAYA
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
* BERNARDINO LUIZ ANDREOZZI
TEORIA E PRATICA CAMBIAL
* ARMIN VILI BLUNTRIT
JOSÉ GUSTAVO CORTEZ
DIREITO COMERCIAL
* FERNANDO ANTONIO CAVGNA GAYA
ECONOMIA INTERNACIONAL
* LUIZ ALBERTO MERCHERT DE CARLHO E SILVA
* ADHEMAR STRINGER
ESPANHOL
* LILIANA MALTA FERNANDEZ DE MAZZONE INGLÊS
* LEONOR CARDOSO
ECONOMIA BRASILEIRA
* NIVALDO DE CAMPOS CAMARGO
TRANSPORTES
* GERALDO BEZERRA DE MOURA
SEGUROS
* MARIO GASPAR SACCHI
MERCADOLOGIA
* JOSÉ GUSTAVO CORTEZ LEGISLAÇÃO
ADUANEIRA COMPARADA
* GERALDO BEZERRA DE MOURA SISTEMÁTICA
DE COMERCIO EXTERIOR
* MARIO GASPAR SACCHI
DIREITO DE NAVEGAÇÃO
* GERALDO BEZERRA DE MOURA
PROCESSAMENTO DE DADOS
* BERNARDINO LUIZ ANDREDZZI
ESTAGIO SUPERVISIONADO
* MIGUEL ABBOUD
ESTUDO DE PROBLEMAS BRASILEIROS
* AZILDE DE LIMA
EDUCAÇÃO FISICA
* SEBASTIÃO MENEGUIM
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade
a conclusão do Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de 12 de 1991 .
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