ceberam reciclagem de dois professores da UNED(Universidade Nacional de
Educação à Distância de Madri/Espanha), Dr. Rogério Medina Rubio e Dra.
Carmem Gemenes Fernandes sobre esta Metodologia usada na UNED e a adap-
tação à realidade brasileira. As Faculdades levaram também os professo res
espanhóis para proferirem palestras no Conselho Estadual de Educa ção-RJ,
na Academia Internacional de Educação
no Congresso Internado nal de
Educação Comparada, em Santa Catarina, na UFSC, discutindo com diferentes
grupos de educadores brasileiros esta metodologia
.
Na fase de implantação do Projeto Novo Saber, a ASOEC fez um diag-
nóstico sócio-econômico de diferentes municípios brasileiros, levantan do os
problemas de evasão escolar, taxa de repetência, falta de inte -gração
entre a escola e a família, baixo rendimento escolar, etc. , cons tatando
que os professores não recebem treinamento permanente, nem periódico,
estando desta forma, totalmente desatualizado e à margem do \processo
educacional.
Hoje o Projeto esta funcionando no Distrito Federal, nos Estados do
Maranhão; do Rio de Janeiro, de Goiás, de Tocantins, do Pará, e sendo
implantado em outros Estado da Federação.
Durante os encontros diretos com os Doutores e Mestres em Educação,
os cursistas recebem orientação direta dos problemas que enfrentam em
suas classes, onde os alunos elaboram projetos com objetivo de melhoria
do ensino. Desta forma, o Projeto Novo Saber está contribuindo direta -
mente para o crescimento e aperfeiçoamento de nossos cursistas em parti
cular, como também para a educação dos Estados de
modo geral.
O objetivo do curso, conforme os dados abaixo, tem sido atingido
.
-
Dos alunos matriculados(2
.
778), concluíram o curso, cerca de 21,7%
e estão em curso 61,5%. A evasão foi de 16,8% que é perfeitamente acei
tável, tendo em vista as características em que se encontra o professor
principalmente no interior do Brasil;
-
Conforme pode ser observado na pág. 22, o curso de maior -índice
de procura tem sido o de Planejamento Educacional, e seus resultados
tem-se refletido no contexto do processo de educação;
-
Das págs. 23 a 27, há uma demonstração gráfica da situação dos alu
nos nos diferentes cursos.
Pela análise do relatório verificou-se que a Associação Salgado de
Oliveira de Educação e Cultura, mantenedora das Faculdades Integradas de
São Gonçalo, está atingindo sua finalidade principal que é levar a espe_