Comenta a Comissão que esta formatação data da reforma de 1986/87 resultou das
discussões travadas pela Coordenação e pelos professores que integram o corpo docente
do Programa que incorporaram as experiências anteriores do Curso, desde sua cria_ ção em
1980, e as criticas e sugestões encaminhadas pelos Consultores da CAPES que vi sitaram
o Programa durante o periodo.
Comenta, ainda, que a aludida reformulação não é, nem pretende ser um produ-
to acabado, o grupo de docentes, demonstrou, claramente, na reunião com esta Comissão,
que reconhece a necessidade de seguir buscando solução para problemas ainda não resol-
vidos,no que respeita à estrutura curricular e elenco de disciplinas, convém ressaltar que
não há obrigatórias, podendo o mestrando completar a totalidade de seus créditos esco-
lhendo, com anuência do seu professor orientador, aquelas oferecidas pelo Curso.
Outro problema que o grupo de docentes tenta resolver, diz respeito a uma
certa fragilidade resultante da ausência de contornos definidos que diferencie as dis-
ciplinas da Área de Concentração de "Domínio Conexo" e de Articulação". Informa a Comi-i
são que discutindo o assunto na reunião com os docentes foi possível perceber a atenção
que atualmente vem sendo dedicada à sua superação. Exemplo disto se constitui o funcio-
namento das Disciplinas de Articulação por propiciarem encontros periódicos dos diver-
sos professores orientadores com os alunos o que leva a uma profícua discussão dos
projetos de pesquisa em andamento ampliando o intercâmbio de conhecimentos e experiên-
cias. Cumpre salientar que tal constatação é partilhada pelos alunos conforme comentá-
rios feitos na reunião que esta Comissão manteve com os mesmos.
1.2 - Organização Administrativa
0 Curso é dirigido pelo Conselho de Curso, integrado pelo Coordenador, pelo
Vice-coordenador, três professores do Curso e por um representante dos alunos, com man
dato de dois anos passível de uma renovação.
2 - Corpo Docente
No momento o Curso conta com 42 professores do corpo permanente, para um to-
tal, em junho, de 55 alunos matriculados, sendo que, no entanto, somente 23 dos profes
sores são orientadores. A relação docente/discente é baixa (1,30 alunos por docente)e,
se calcularmos a relação orientador/orientando, constata-se estar abaixo da média na-
cional, uma vez que é de 2,39 orientados por orientador. Todos os docentes tem didica_
ção exclusiva.
Consta do Relatório da Comissão de Consultores que o Curso não depende de
professores visitantes e participantes. Seu corpo docente permanente atende plenamente
à necessidades do programa.
Dos 42 professores permanentes, 12 são Livre-Docentes;20 são Doutores e 10
Mestres. Destes todos pesquisam e lecionam.