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0 Curso encontra-se, atualmente , estruturado em uma área de
concentração, História e Sociedade, com quatro linhas de pesquisas:
a) História e Instituições;
b) História e Mentalidades;
c) História e Movimentos Sociais e
d) História Regional.
1 - Organização Acadêmica e Administrativa
A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita" encaminha a
este Conselho pedido de credenciamento do curso de Pós-Graduação em Histó-
ria, com área de concentração em História e Sociedade, em nível de Mestrado.
0 curso iniciou sua atividades em 1980.
A visita ao curso, para fins de credenciamento foi realizada por
Comissão de Consultores integradas pelos professores Berenice Cavalcanti da
PUC/RJ e Braz Augusto Barcanato da PUC/RS, durante os dias 27 e 28 de junho
de 1991.
0 presente parecer é emitido com base nos seguintes documentos: Re_
latório Anual do curso - 1988/89; Castrasdo da Produção Científica -1988/89;
Relatório Técnico da CaPES - 1988/89 e Relatório da Comissão de Consultores
- 1991.
1 - RELATÓRIO
RELATOR: SR. CONS. Lêda Maria Chaves Napole
ã
o
do Rego
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em História, área de concentração
em História e Sociedade , em nível de Mestrado.
ASSUNTO:
UF
SP
INTERESSADO/MANTENEDORA Universidade
Estadual Paulista
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3 - Corpo Discente
A seleção dos candidatos ao mestrado é anual e consta de uma prova escrita
versando sobre tema relacionado com a Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato. Logo
após o candidato é submetido a uma entrevista na qual são discutidos o pré-projeto de
pesquisa, sua viabilidade dentro da proposta do programa e de execução.
A clientela constitui-se, basicamente, de graduados em História, muitos le-
cionam em instituições de 29 e 39 graus. Há, alunos que provém de outras áreas tais
como: teologia, arquitetura e sociologia.
- Distribuição de alunos:
- cursando e elaborando dissertação ............................ 20
- somente elaborando dissertação ............................. 33
- Dissertação entregue, aguardando defesa ..................... 01
- matrícula suspensa ....................................... 01
TOTAL 55
Desde 1985, quando foi defendida a primeira dissertação, até a presente da
ta foram apresentadas e defendidas 24 dissertações.
0 tempo médio de titulação se encontra em torno de 60 meses, que embora seja
próximo da média nacional se constitui, ainda em um tempo muito longo. A Comissão infor_
ma que comentou este problema com os professores e a Coordenação foi dito que estava
sendo buscada uma solução capaz de reduzir este tempo médio.
4 - Pesquisa e Produção Científica
4.1 - Docente:
A Comissão relata que examinando o processo e, de sua discussão com os docen-
tes e discentes do Curso concluiu que as linhas de pesquisa estão bem definidas e deli-
mitadas, apresentando coerência com a proposta do Curso.
4.2 - Discente:
Consta do Relatório da Comissão que a produção discente não tem sido muito
significativa, é de justiça que se diga que a partir de 1989 há um incremento de defe-
sas na ordem de 100% sobre o ano anterior e que a previsão de conclusões no corrente '
ano é que ocorra uma ampliação ainda maior, passando para 8 o número delas. Havendo ,
ainda, um indicativo de que nos dois próximos anos este número aumente para mais 12
dissertações/ano.
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Comenta a Comissão que esta formatação data da reforma de 1986/87 resultou das
discussões travadas pela Coordenação e pelos professores que integram o corpo docente
do Programa que incorporaram as experiências anteriores do Curso, desde sua cria_ ção em
1980, e as criticas e sugestões encaminhadas pelos Consultores da CAPES que vi sitaram
o Programa durante o periodo.
Comenta, ainda, que a aludida reformulação não é, nem pretende ser um produ-
to acabado, o grupo de docentes, demonstrou, claramente, na reunião com esta Comissão,
que reconhece a necessidade de seguir buscando solução para problemas ainda não resol-
vidos,no que respeita à estrutura curricular e elenco de disciplinas, convém ressaltar que
não há obrigatórias, podendo o mestrando completar a totalidade de seus créditos esco-
lhendo, com anuência do seu professor orientador, aquelas oferecidas pelo Curso.
Outro problema que o grupo de docentes tenta resolver, diz respeito a uma
certa fragilidade resultante da ausência de contornos definidos que diferencie as dis-
ciplinas da Área de Concentração de "Domínio Conexo" e de Articulação". Informa a Comi-i
são que discutindo o assunto na reunião com os docentes foi possível perceber a atenção
que atualmente vem sendo dedicada à sua superação. Exemplo disto se constitui o funcio-
namento das Disciplinas de Articulação por propiciarem encontros periódicos dos diver-
sos professores orientadores com os alunos o que leva a uma profícua discussão dos
projetos de pesquisa em andamento ampliando o intercâmbio de conhecimentos e experiên-
cias. Cumpre salientar que tal constatação é partilhada pelos alunos conforme comentá-
rios feitos na reunião que esta Comissão manteve com os mesmos.
1.2 - Organização Administrativa
0 Curso é dirigido pelo Conselho de Curso, integrado pelo Coordenador, pelo
Vice-coordenador, três professores do Curso e por um representante dos alunos, com man
dato de dois anos passível de uma renovação.
2 - Corpo Docente
No momento o Curso conta com 42 professores do corpo permanente, para um to-
tal, em junho, de 55 alunos matriculados, sendo que, no entanto, somente 23 dos profes
sores são orientadores. A relação docente/discente é baixa (1,30 alunos por docente)e,
se calcularmos a relação orientador/orientando, constata-se estar abaixo da média na-
cional, uma vez que é de 2,39 orientados por orientador. Todos os docentes tem didica_
ção exclusiva.
Consta do Relatório da Comissão de Consultores que o Curso não depende de
professores visitantes e participantes. Seu corpo docente permanente atende plenamente
à necessidades do programa.
Dos 42 professores permanentes, 12 são Livre-Docentes;20 são Doutores e 10
Mestres. Destes todos pesquisam e lecionam.
No que respeita à adequação das temáticas de dissertações às linhas de Pes-
quisa é compreensível que até a presente data tenha ocorrido uma certa diversificação,
uma vez que, como é sabido, o Curso em tela somente definiu suas atuais Linhas de Pes-
quisa a partir de 1988, logo seus resultados far-se-ão a partir deste e do próximo ano. |
5 - Infra-Estrutura Física e Financeira
5.1 - Física
0 Curso dispõe de uma estrutura física bastante boa, como o espaço perfeita-
mente demensionado às necessidades para o funcionamento adequado do Programa. Além das
salas de estudos em grupo, o Curso dispõe de gabinetes para todos os professores.
E de destacar ainda que o Curso dispõe de um Centro de Documentação - CEDRAU, e
um Núcleo de Estudos Antigos e Medievais, que possuem um acervo documental em franca
expansão e um razoável número microformas, tendo á disposição dos docentes e alunos 05
(cinco) modernas micro-leitoras.
Quanto a Biblioteca, a Comissão afirma que está equipada com um bom acervo ,
quer de livros, que de revistas especializadas, capazes de suportar com eficiência um
Curso de Pós-Graduação como este.
5.2 - Financeira
A Comissão comenta que o Curso depende orçamentariamente da dotação da UNESP, o
que não impede de buscar complementação através do convênio com Prefeituras, Por exemplo,
e projetos junto a várias agências financiadores, tais como CAPES,CNPq e FAPESP.
6 - Intercâmbio com outras Instituições e Cursos
0 Programa procura realizar intercâmbio com outras Instituições principalmente
através de professores visitantes e participantes de bancas examinadoras.
7 - Avaliação e Conceituação
A CAPES atribuiu ao Programa o conceito "B-". assinalando que tal conceito re-
flete na baixa produção discente.
8 - Principais problemas e perspectivas do Curso:
Comparando a situação atual do Curso com a indicada em relatórios anteriores,
se pode verificar que houve um real aperfeiçoamento da proposta inicial tornando-a mais
eficiente.
As perspectivas de crescimento do Curso parecem boas, principalmente, se ten-
do em conta a abertura que o grupo revela no sentido de repensar o desempenho acadêmico
do Curso como um todo.
II - VOTO DA RELATORA
Vota a Relatora favoravelmente ao credenciamento do Curso de Pós-Graduação em
História, com áreas de concentração em "História e Sociedade", a nível de Mestrado,
oferecido pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita/Assis, pelo prazo de
5(cinco anos) -
Esta Relatora recomenda a Coordenação do Programa que dê especial atenção às
recomendações feitas no Relatório Técnico da CAPES, no que diz respeito a reformulação
curricular e produção discente.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto da Relatora.
Sala das Sessões, em 3 de dezembro de 1991.