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0 processo de interesse da Junta de Educação da Conven
ção Batista Carioca trata de pedido de autorização do Curso de
Administração, com habilitação em Comercio Exterior, para funcio
nar nas Faculdades Batista Carioca, estabelecimento de ensino su
perior particular instalado no Rio de Janeiro-RJ.
Apreciado e aprovado na fase da Carta-Consulta pelo Pa
recer-CFE nº 48/90 o pleito é agora considerado nos aspectos
constitutivos da fase denominada de Projeto.
Através de Despacho Interlocutório o processo foi bai-
xado em diligencia para que a Instituição fornecesse elementos
sobre: organização curricular; biblioteca; planejamento econômi-
co-financeiro; corpo dirigente e técnico administrativo, corpo
docente; instalações; mobiliamento e cronograma de execução.
A interessada cumpriu satisfatoriamente o referido Des_
pacho e encaminhou a este Conselho os documentos solicitados, es
tando, agora, a matéria em condições de ser analisada.
1 - Da Caracterização Geral do Projeto
0 pedido de autorização em tela tem como objetivo o
Curso de Administração, habilitação em Comercio Exterior.
Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta, foram es-
tipuladas 80 vagas totais anuais, em 2(duas) turmas de 40 alunos
A previsão do pedido e de que o curso funcionara no pe_
ríodo noturno, com exames vestibulares realizados a cada
t
I - RELATÓRIO
RELATOR: SR.CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
ASSUNTO
Autorização do Curso de Administração, com habilitação em Comércio Exterior (exame
de projeto).
RJ
UF
INTERESSADO/MANTENEDORA
JUNTA DE EDUCAÇÃO DA CONVENÇÃO BATISTA CARIOCA
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letivo. O regime de funcionamento se o seriado semestral com matrícula por
período.
0 curso tem como objetivo formar o profissional da administra ção
publica ou privada, do comércio exterior. Pretende também manter o
estreito relacionamento com organismos nacionais e multinacionais para que
o aluno, desde sua fase de estágio, se integre perfeitamente com o mercado
de trabalho, por meio de projetos experimentais e verificações reais dos
envolvimentos nas importações e exportações.
2 - Da Organização Curricular
0 curso, programado com a duração de 7 semestres letivos, in-
tegralizáveis em, no mínimo de 3,5 anos, terá regime seriado semestral e
obedecera a grade curricular pré-estabelecida onde figuram para cada
semestre letivo as disciplinas que o compõem. A carga horária semestral
constitui o ANEXO I deste Parecer.
Pelo currículo pleno considerado o curso terá uma carga hora -ria
toda ela de caráter obrigatório, de 2.700 h/a acrescidas de 120 h/a de
EPB, 120 h/a de EF e 300 h/a de Estágio, perfazendo um total de 3.240
h/a. A carga horária prevista para cada período é de 420 h/a.
0 Estágio Supervisionado, terá a duração mínima de 300 h/a, e
será realizado na empresa, pelo aluno que atender, pelo menos,a um dos
seguintes requisitos: a) ter concluído integralmente do lº ao 5º período
curso; b) ter cursado as disciplinas indispensáveis ao acompanhamento da
área optada; c) estar trabalhando, quando do estágio, na área a estagiar.
As áreas oferecidas para a realização do estágio são: pessoal,
comercialização, mercadologia, financeira, pratica cambial,material e
sistema financeiro internacional.
No decorrer do estagio o aluno apresentará um relatório e no seu
encerramento outro, versando ambos sobre suas atividades desenvolvidas no
local escolhido para estagiar. Com base nos relatórios, o profes-sor-
supervisor emitirá parecer e fará a apuração do rendimento do aluno no
estágio através da atribuição de um único grau que esta compreendido entre
0 a 10.
3 - Dos Corpos Dirigente, Técnico-Administrativo e Docente
Neste item são apresentados, individualmente, os membros indi-
cados para integrar os corpos dirigente e técnico-administrativo que
atuarão no curso, com os encargos que se especificam. Sobre cada nome re_
lacionado estão em apreço os encargos conferidos, levando-se em conta a
qualificação acadêmico-profissional.
Diretor da Faculdade: Eber Mancen Guedes. Licenciado em .Geografia/72. Ex-
periência como professor e diretor de estabelecimento de ensino de 1º e 2º
graus, e diretor de unidades de ensino.
Secretária da Faculdade: Ilson Marinho. Licenciado em Filosofia/72. Bacha
rel em Direito/RJ. Cursando mestrado em Psicologia e possui experiência no
magistério de lº/2º graus.
Bibliotecária: Eliane Maria Teixeira da Cruz Silva Tristão. Bacharel em
Biblioteconomia/87. Bacharel em Teologia/91.
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O corpo docente e composto de 21 professores com o seguinte
perfil: 02 com Doutorado, 11 com Mestrado, 01 cursando Mestrado, 06 com
Especialização e 01 com Graduação. Da relação, 9 docentes possuem expe
riência no magistério superior e há professores indicados para todas as
disciplinas.
Todos os docentes apresentaram Termo de Compromisso, regime
de trabalho e disponibilidade de horário. A relação do corpo docente
constitui o ANEXO II deste Parecer.
4- Da Infra-Estrutura Fisica
O Caderno 5 dos autos apresenta as informações básicas.
A Biblioteca possui 210m
2
de área no térreo e 88m
2
de área no
Pavimento Superior.
A Instituição em atendimento à diligência do DC 96/91,enviou
relação de novos t€itulos de livros e periódicos que integrarão o acer
vo específico do curso, que então passará a constar c/ cerca 3.000 vol.
com assinatura, de 10 novos periódicos.
0 horário de funcionamento é de 2ª a 6ª das 8 às 22:30 e aos
sábados das 8 às 12 horas, e das 13:30 às 17:30 horas. Conta com 1 bi-
bliotecária habilitada, 1 assistente, 3 auxiliares e 1 servente.
5 - Do planejamento Econômico-Financeiro
No plano apresentado se destacam as fontes de receita, as cate-
gorias de despesas e os investimentos.
6 - Do Estabelecimento de Ensino que Abrigara o Curso Projetado
As Faculdades Batista, onde será instalado o Curso, se apre-
sentam caracterizadas no Anteprojeto de Regimento, sob a forma de esta-
belecimento isolado particular de ensino superior. Os órgãos formadores
da estrutura organizacional das Faculdades são: Congregação, Conselho
Departamental, Diretoria e Departamentos.
As instalações gerais previstas para o estabelecimento em apre-
ço encontram-se relacionadas nos autos. A Instituição informa que o cur
so utilizará prédios onde, durante o dia, funcionam cursos d lº/2º graus
Haverá espaços selecionados para uso exclusivo dos alunos do 3
2
grau,
assim como secretaria, coordenação, administração, etc.
De acordo com a documentação apresentada,3 prédios compõem as
instalações, constando dos autos a planta de um deles.
As condições de ocupação são de comodato por prazo indeterminai
do e consta dos autos a juntada dos documentos pertinentes.
7 - Organograma de Execução
A Instituição apresentou o cronograma de execução onde está
evidenciado o caminho que se percorrerá, ano a ano, destacando o que se_
rá adquirido, construído e ampliado.
II - VOTO DA RELATORA
Com base nos dados contidos no processo e tendo sido cumpridas
satisfatoriamente as exigências do Despacho Interlocutório, a Relatora
e de parecer favorável à autorização do Curso de Administração, com
habi litação em Comércio Exterior, para funcionar nas Faculdades
Batista, man tidas pela Junta de Educação da Convenção Batista
Carioca, com sede no Rio de Janeiro-RJ, com 80(oitenta) vagas totais
anuais em 2(duas) turmas de 40(quarenta) alunos cada.
Após a homologação deste Parecer, a Instituição deverá
solicitar a visita da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala
das Sessões, em 05 de novembro de 1991.
ANEXO I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1º Período
Matemática
Estatística
Contabilidade Geral
Teoria Econômica I
Direito Privado
Fundamentos de Administração
Estudos de Problemas B r a s i l e i r o s I
2º Período
Teoria Econômica II
Fundamentos de Administração II
Marketing Básico
Psicologia Aplicada à Administração
Mercadologia
Direito Público
Estudos de Problemas B rasileiros II
3º Período
Economia Brasileira
Teoria Geral da Administração
Política Externa Brasileira
Processamentos de Dados
Legislação Social
Língua Portuguesa I
Período
Economia Internacional Política Externa
das Grandes Potências Introdução às
Ciências Sociais Legislação
Tributária
Direito Comercial
Língua Portuguesa II
A N E X O I (cont.)
5? Periodo
Teoria e P rá t ic a Ca mbial
Relações Econômicas In ternacionais
'Sistema Financeiro Internacional
Arbitragem Internacional
Contratos Internacionais
Direito Comercial II
Inglês I
6º Período
Contabilidade Comercial
Sociologia Aplicada à Administração
Direito de Navegação
Direito de Comércio Internacional
Inglês II
Educação F ísica
7º Período
Sistemático de Comércio Exterior
Tópicos Especiais em Comércio Exterior
Transportes e Seguro
Legislação Aduaneira Comparada
Francês
Educação Física II
RESUMO GERAL
Disciplinas obrigatórias e eletivas
Estudos de Problemas Brasileiros
Educação F ís i ca Es t ágio
Supervisionado
ANEXO II CORPO DOCENTE
A) DOCENTES ACEITOS:
01. IZEQUIAS ESTEVAM DOS SANTOS
Disciplina: EPB Cap: Doutorado em
Ciências da Educação.
02. JOSÉ DE SOUZA GAMA
Disciplinas: Direito Publico/Direito de Comércio Internacional
Cap: Mestrado em Direito Penal e Doutorado na área.
3. ADALBERTO ALVES DE SOUZA
Disciplinas: Inglês/LÍngua Portuguesa
Cap: Mestrado em Lingüística
4. AGAMÊNNON ROCHA SOUZA
Disciplinas: Marketing Básico/Mercadologia
Cap: Administrador. Mestrado em EPB.
05. ANA ADELAIDE MOUTINHO DE AMORIM
Disciplinas: Psicologia Aplicada à Administração/Introdução às Ciências
Sociais Cap: Especialização em Psicologia e cursando Mestrado em
Educaçao(Su pervisão Escolar).
06. CLECYLDES MENDES PEREIRA
Disciplinas: Matemática Aplicada à Administração/Estatística Cap:
Bacharel em Ciências Estatísticas. Mestrado em Matemática Aplicada.
07. FLÁVIO MARTINS JODAS LOPES
Disciplinas: Direito de Navegação/Direito Comercial/Legislação Adua-
neira Comparada Cap: Bacharel em Direito. Mestrado em
Administração(Organizaçoes).
08. JACOB BINSZTOK
Disciplina: Relações Econômicas Internacionais
Cap: Mestrado em Educação
09. JOVELINO DE GOMES PIRES
Disciplinas: Política Externa Brasileira/Política Externa das
Grandes]
Potências Cap: Administrador e Economista. Mestrado em
Administração Publica.
10. MAURO RAMOS COELHO NEVES
Disciplinas: Direito Privado/Arbitragem Internacional
Cap: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Mestrado em Letras.
1
.
1. MILTON DE MATTOS DA SILVA
Disciplinas: Teoria Econômica/Teoria e Prática Cambial/Sistema Finan
ceiro Internacional Cap:
Economista. Mestrado em Administração.
12. SILVIO DO NASCIMENTO RUIZ JÚNIOR
Disciplinas: Economia Brasileira/Economia Internacional Cap: Bacharel em
Economia. Mestrado em Economia. Aprovado pelos Pare ceres nº 722/84 e nº
194/87 para Introdução à Economia e Microeconomia.
ANEXO II - CORPO DOCENTE(cont.)
13. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE
Disciplina: Estágio Supervisionado
Cap: Bacharel em Direito. Bacharel em Administração de Empresas. Mes_
trado em Administração Publica.
14. SEBASTIÃO FERREIRA
Disciplinas: Sociologia Aplicada à Administração/Legislação Social.
Cap: Bacharel em Direito. Mestrado em Psciologia/EUA.
B) DOCENTES C/ ESPECIALIZAÇÃO - P/ ESTE CURSO:
15. AMÂNDIO HENRIQUE DE OLIVEIRA
Disciplinas: Fundamentos da Administração/Teoria Geral da Administra
ção/Administração da Produção. Cap: Economista.
Administrador. Especialização em Didática do Ensino Superior.
l6. CÉSAR AUGUSTO AMARO
Disciplina: Francês
Cap: Bacharel e Licenciado em Filosofia. Especialização em Filosofia
Curso de Francês e Alemão.
17. GENÉSIO PEREIRA
Disciplinas: Contabilidade Geral/Contabilidade Comercial/Legislação
Tributária.
Cap: Bacharel em Direito. Especialização em Ciências Contábeis(Conta
bilidade e Auditoria).
18. JOSÉ SÉRGIO MINIKOWSKI
Disciplinas: Transportes e Seguros/Processamento de Dados
Cap: Administrador. Especialização em Analise de Sistemas.
19. MARLENE AZEVEDO DOS SANTOS
Disciplinas: Estatística/Processamento de Dados
Cap: Bacharel em Estatística. Especialização em Analise de Sistemas.
Aperfeiçoamento em Organização e Métodos.
20. GABRIEL SEGALIS
Disciplinas: Tópicos Especiais em Comércio Exterior/Sistemática de
Comércio Exterior/Contratos Internacionais. Cap: Arquiteto.
Especialização em Comércio Exterior. Especialização em Marketing
Internacional.
C) DOCENTE C/ GRADUAÇÃO E EXP. PROFISSIONAL - P/ ESTE CURSO:
21. FRANKLIN DA SILVA FILHO
Disciplina: Educação Fisica
Cap: Licenciado em Educação Fisica. Exp. profissional na área desde
1967.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade a conclusão do Câmara.
Sala Barretto Filho, em 7 de novembro de 1991.
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