A grade curricular e composta por 5 disciplinas fundamentais da
formação pedagógica(570 h/a) culminando com a Prática de Ensino (270 h/a),
perfazendo um total de 840 h/a, onde, além destas, constam EPB(60 h/a) e
EF(60 h/a).
A carga horária do curso foi distribuída em dois tipos de ati-
vidadesj a) aulas regulares em regime intensivo nos recessos e nas férias
escolares, perfazendo um total de 460 h/a; b) atividades orientadas ex-
tra-classe, de acordo com o perfil da clientela, já em exercício profis-
sional perfazendo um total de 500 h/a, conforme "Projeto Monlevade", diá
rios de classe, relatórios dos docentes, discentes e programas de ensino
analisados.
0 currículo pleno do curso compõe o ANEXO I deste Parecer.
A Comissão Verificadora analisou os planos de ensino de todas
as disciplinas do curso emergencial, considerando os objetivos, métodos
didáticos, ementas, unidades de ensino e respectivas distribuições e a
bibliografia utilizada, cotejando-se com os diários de classe que fornecem
indicadores do desenvolvimento de cada disciplina.
Dessa analise emergiram alguns pontos;
a) coerência dos planos em suas diversas especificações;
b) pertinência, relevância e atualidade dos assuntos tratados;
c) pertinência, relevância, atualidade e representatividade
das bibliografias utilizadas.
- Controle Acadêmico
a) forma de ingresso - dos 25 candidatos iniciais matriculados,
23 eram portadores de diploma de graduação e 2 com 2/3 de curso de gra-
duação, conforme comprovante constante da pasta de cada um.
b) assentamentos acadêmicos - foram verificadas as pastas indi-
viduais dos alunos, estando todas em ordem.
c) dispensa de disciplina - EF: todos os alunos foram dispensa-
dos por motivo de idade ou trabalho, com base nos dispositivos legais per
tinentes ao caso. EPB: todos foram dispensados por já haverem cursado a
disciplina em graduação anterior.
d) diários de classe - foram amplamente examinados, confrontan
do com os horários de aula, com os planos de ensino, estando completamen
te em ordem quanto aos lançamentos relativos à integralização da carga h£
rária, matéria lecionada, registro de freqüência e aproveitamento esco -
lar, incluindo os resultados finais.
e) Pratica de Ensino - além do diário de classe, há anotações
do desdobramento da prática de ensino nas disciplinas que serão objeto de|
solicitação de registro de professor, conforme Portaria Ministerial nº
399/89.
f) apuração de freqüência e aproveitamento escolar dos alunos-|
foi realizada e registrada de conformidade com os preceitos regimentais.
0 sistema de avaliação do curso emergencial seguiu regulamentação expli-
citada na Resolução CD 006/86 de 24.6.86 que aprova a Resolução nº 01/86
do CD-CEFET-MG, a qual dispõe sobre o sistema de avaliação do desempenho
escolar dos alunos do 3º grau do CEFET-MG.