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A Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI) submeteu a este Conselho o
pedido de reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados,
ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu, que mantém na
cidade de Nova Iguaçu (RJ).
O referido curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto Presidencial nº 97137, de
24/11/88, com 80 (oitenta) vagas anuais, sendo 40 (quarenta) vagas por semestre letivo,
com um só vestibular, tendo sido implantado no primeiro semestre de 1989.
A instituição teve a sua Carta-consulta, para transformação das Faculdades Unificadas
de Nova Iguaçu em Universidade, pela via do reconhecimento, aceita pelo CFE, por meio do
Parecer nº 1/91, de 28/01/91.
Cumprindo a sistemática definida pela Portaria CFE nº 54/87, de 21 de agosto de
1987, a Comissão de Acompanhamento, designada pela Portaria CFE nº 1/91, de 31/01/91,
constituída pelos professores
- Dra. Doloris Ruth Simões de Almeida, da
Universidade Federal de Santa Catarina,
- Dr. Décio Botura Filho, da
Universidade Federal de São Carlos, e
- Dr. José Carlos Vinhaes, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, funcionou no
presente caso como Comissão Verificadora.
I-RELATÓRIO
RELATOR: SRª CONSª Zilma Gomes Parente de Barros
ASSUNTO:
Reconhecimento do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado
pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu, integrante das
Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu (UNIG).
RJ
UF
Sociedade de Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI)
INTERESSADO/MANTENEDORA
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Vale ressaltar que o Prof. Dr. Décio Botura Filho atua na área relacionada com o curso,
objeto do reconhecimento, o que levou a Comissão de Acompanhamento dispensar
assessoramento especial, para elaboração do seu relatório de avaliação das condições de
funcionamento do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados.
1. DADOS SOBRE A MANTENEDORA
Deixam de ser apresentados, uma vez que a instituição está em processo de
transformação em Universidade, pela via de reconhecimento, e que os mesmos foram
examinados e achados conforme na apreciação, pelo CFE, da respectiva Carta-consulta.
2. DADOS SOBRE O CURSO
O curso tem como objetivo a formação de profissionais especialistas, capacitados ao
trabalho nos diversos setores de processamento de dados, particularmente, nos de operação,
programação e manutenção de sistemas de gerenciamento operativo.
A proposta também busca preparar graduados qualificados para atuar no processo de
informatização da sociedade, desenvolvendo, na Baixada Fluminense, ações voltadas à seleção
de equipamentos e métodos adequados, planejamento de coletas e registro de dados, além de
criar condições de implementar e difundir centros de processamento de dados pela oferta de
mão de obra adequadamente qualificada.
O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados teve o seu primeiro
vestibular realizado em 23/01/89 (15 etapa) e 30/01/89 (2ª etapa), juntamente com os demais
cursos oferecidos pela instituição.
Nos quadros a seguir podemos observar o número de inscritos, a relação candidato/vaga
dos vestibulares realizados e a evolução do alunado, ao longo da ministração do curso.
ANO
Total de
Inscrito
A
RG Candid. ao
Curso de TPD
NS Total de
Vagai
C
NS de Vagas no
Curso de TPD
D
A/C B/D
1989
1990
1991
2.137
3.595
3.374
122
142
1.040
1.040
1.040
80
80
80
2.1
3.4
3.2
1.5
1.7
1.6
NÚMERO DE CANDIDATOS INSCRITOS NOS VESTIBULARES ?ARA 0 CURSO DE T.P.D.
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Série 2ª
Série
Série
EVOLUÇÃO DO ALUNADO 1990
A estrutura curricular apresenta-se periodizada em seis séries semestrais e o elenco das
disciplinas propostas pelo currículo, além de estar de acordo com a Resolução CFE nº 55/76,
contempla, de forma adequada, a formação específica do futuro profissional, bem como a sua
formação geral, conforme pode ser constatado no quadro abaixo, onde verifica-se o peso com
que as disciplinas contemplam as diversas áreas:
URSA
Disciplinas
Carga
Horária
Comunicação a Expressão
Matemática
Estatística
Administração
Direito
Economia Contabilidade
Informática
Estágio Supervisionado
Educação Física
Estudo Problemas Brasileiros
04
03
02
02
01
02
18
01
01
02
200
280
100
160
040
160
1.140
400
150
080
TOTAL 36 2.710
No total do quadro acima estão computadas as 150 (cento e cinquenta) horas/aula de
Educação Física e as 80 (oitenta) horas/aula de Estudo de Problemas Brasileiros.
Constata-se, segundo a Comissão de Acompanhamento, que os Planos de Ensino das
disciplinas estão bem elaborados, contendo, para cada disciplina, o objetivo, ementa, conteúdo
programático e referências bibliográficas. Quanto ao conteúdo programático desenvolvido em
cada disciplina pode-se constatar que, em sua maioria, possui uma boa adequação, com
sequência de matérias bem construída, estabelecendo um grau de aprofundamento crescente, em
busca dos objetivos propostos e, na bibliografia apresentada, constam referências recentes e
fundamentais.
A instituição tem incentivado o sistema de bolsa de monitoria remunerada, buscando,
com isso, melhor estrutura de atendimento às disciplinas de seu curso. Tem, também, procurado
desenvolver palestras, conferências e cursos de extensão na área de informática, com o objetivo
de mostrar aos seus alunos os mais recentes avanços nesse campo.
O Estágio Supervisionado está proposto para ser desenvolvido no último período do
curso, com uma carga horária de 240 (duzentos e quarenta) horas/aula, na própria Faculdade e
em empresas da Região, dando origem a um trabalho de conclusão de curso.
O Estágio é desenvolvido em área de interesse do estudante, relacionada com a sua
formação e é acompanhado por um coordenador e um professor-orientador, da área específica,
além de ser supervisionado pelo profissional da empresa onde se realiza o estágio.
O desenvolvimento do trabalho é periodicamente avaliado e orientado pelo professor-
orientador, a quem, quinzenalmente, o estagiário deverá apresentar relatórios sobre a pesquisa
realizada. O estagiário deverá apresentar, ainda, um seminário, com frequência obrigatória, para
todos os alunos concludentes do curso, no qual serão expostas as atividades por ele
desenvolvidas.
O estudante deverá apresentar, também, um trabalho de conclusão de curso, cuja
elaboração corresponde a um mínimo de 160 (cento e sessenta) horas/aula de trabalho. Esse
trabalho deve ser consubstanciado numa monografia, que será apresentada em defesa oral para
uma banca examinadora de três professores da área, sendo que o cumprimento dessa atividade é
indispensável para a obtenção do diploma de conclusão do curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados.
Apesar de algumas sugestões apresentadas pela Comissão de Acompanhamento à
Direção da Faculdade e ao Coordenador do Curso, a proposta curricular elaborada pela
instituição, segundo a Comissão, é adequada e garantirá, com certeza, uma formação sólida ao
futuro profissional egresso desse curso.
Encontra-se, no Anexo A, deste Parecer, a estrutura curricular do curso superior de
Tecnologia em Processamento de Dados.
3. DADOS SOBRE A INFRA-ESTRUTURA FÍSICA
O curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados é ministrado no Campus
das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu (UNIG), situadas a Avenida Abílio Augusto Távora,
2134, na cidade de Nova Iguaçu, parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Para as aulas teóricas são utilizadas salas localizadas no 39 pavimento do Bloco A, que
se encontram bem conservadas, ventiladas e com boa iluminação. As carteiras, bem como os
quadros negros, estão em bom estado de conservação.
As aulas práticas são ministradas no 29 pavimento desse mesmo bloco, onde se localiza
o Laboratório de Informática. Trata-se de um amplo laboratório, com 263,60m
2
, onde estão
acomodados os equipamentos computacionais para o curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados. Esse mesmo laboratório tem condições de abrigar os demais
equipamentos previstos na expansão mencionada no Plano Diretor de Informática, em análise
pelos membros da Comissão de Acompanhamento da transformação das Faculdades
Unificadas de Nova Iguaçu em Universidade.
A Biblioteca da Faculdade está localizada no pavimento térreo do mesmo bloco,
ocupando uma área de 369,00m
2
, sendo 199,20m
2
destinada ao acervo e 123,30m
2
para leitura,
além de 46,50m
2
para a parte administrativa da mesma.
4. DADOS SOBRE O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O Laboratório de Informática foi remodelado e ampliado e sua expansão é contemplada no Plano
de Implantação, assumido pela Direção da Faculdade, por ocasião da autorização do curso. Hoje,
o laboratório possui 20 (vinte) microcomputadores PC XT, SID 503, de 513 Kb de memória com
uma unidade de disco flexível de 5 1/4", com Winchester de 20 Mb e 4 impressoras RIMA XT
SID 551 de 180 CPS.
Esses equipamentos estão à disposição dos alunos do curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados para as aulas práticas que, segundo a Comissão, são suficientes para
atender à demanda solicitada pelas disciplinas do curso. Além dessas aulas práticas, o
laboratório pode ser utilizado, no período . da manhã, pelos estudantes, por meio de um
esquema de atendimento elaborado pelo responsável do Laboratório de Informática.
A instituição irá adquirir um equipamento AT-386 e mais 10 (dez) terminais, que serão
colocados nesse laboratório. Esse AT-386 servirá para gerenciar os 20 (vinte)
microcomputadores e os 10 (dez) terminais, permitindo, assim, a instalação de um sistema
operacional multiusuário, que será de grande utilidade aos alunos do curso.
A Faculdade possui, ainda, para atender a parte administrativa, diversos equipamentos
computacionais, com a mesma configuração das do laboratório, instalados no setor acadêmico,
biblioteca, departamento de pessoal, secretaria geral e escritório modelo. Para a contabilidade e
o CPD a instituição conta com equipamentos de maior porte, ou seja, um AT 286 e um AT
80486 DX, respectivamente.
A instituição elaborou um Plano Diretor de Informática (PDI), onde estão definidos a
política, as diretrizes e os objetivos a serem adotados para o setor, nos próximos três anos.
5. DADOS SOBRE A BIBLIOTECA
A Biblioteca é comum para todos os cursos das Faculdades, sendo o seu acervo geral
composto, atualmente, de 15.226 títulos, com 23.621 exemplares. Deste total, 1.198 títulos,
com 3.570 volumes, são destinados ao curso superior de Tecnologia em Processamento de
Dados. Possui, ainda, em seu acervo, 1.355 títulos de periódicos, abrangendo todos os cursos,
voltados para as matérias do ciclo profissional, dentre os quais onze são específicos para o curso
objeto deste reconhecimento.
Com relação ao acervo das áreas afins ao curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados, observa-se que o mesmo dá para atender as disciplinas do curso.
Quanto ao acervo específico na área de Informática, constata-se ser esse, atualmente, de 1.012
títulos que, ao ver da Comissão, satisfaz às necessidades do curso. Para a melhoria do mesmo, a
Comissão recomendou a sua constante atualização.
A Biblioteca está sob a responsabilidade de um bibliotecário habilitado e de três
auxiliares de biblioteca. O seu horário de funcionamento é das 8h às 21h30min, de segunda à
sexta feira, e, aos sábados, das 8h às 16h, que, também, atende à comunidade local.
6. DADOS SOBRE O CORPO DOCENTE
O corpo docente envolvido com o curso superior de Tecnologia em Processamento de
Dados é constituído, atualmente, por 21 (vinte e um) professores, sendo 7 (sete) com título de
mestre, um mestrando e 13 (treze) com especialização, em nível de pós-graduacão lato sensu.
Dos professores aceitos pelo Parecer-CFE nº 820/88, que aprovou o Projeto do curso, 5
(cinco) continuam envolvidos com o referido curso.
Mediante análise dos curricula vitae dos professores que, atualmente, estão ministrando
disciplinas do curso, a Comissão constatou que muitos deles, além de boa experiência
acadêmica, possuem experiências adquiridas em empresas cujas atividades se relacionam com
aquelas que são tratadas nas disciplinas da estrutura curricular, o que, certamente, não só
propicia aos alunos um ensino de boa qualidade, como, também, contribuem na sua formação
acadêmica.
O regime de trabalho do corpo docente é o de hora/aula ministrada, sendo que o
Coordenador do Curso e o Diretor da Faculdade sao contratados em regime especial. Com
a implantação do Plano de Carreira do Magistério
da futura Universidade esses professores serão contratados em tempo contínuo, permitindo, assim, que,
além de ministrar as aulas das disciplinas das quais são responsáveis, desenvolvam projetos de pesquisa,
contribuindo para as suas especializações e participação em programas de mestrado e/ou doutorado.
Segundo constatação da Comissão de Acompanhamento, a instituição tem incentivado o seu
corpo docente na participação de programas de pós-graduação e em atividades que buscam seu melhor
aperfeiçoamento. Este corpo docente, com certeza, propicia um ensino de boa qualidade, como, também,
contribui na parte prática específica do curso.
Encontra-se no Anexo B, deste parecer, a Relação dos Professores envolvidos com
o curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados, com a respectiva titulação e a disciplina
sob sua responsabilidade. 7. CONCLUSÃO DA COMISSÃO
A Comissão de Acompanhamento, após análise dos elementos constantes do processo,
comprovação in loco dos documentos, dados e informações fornecidos e, também, aquelas apresentadas
pela Faculdade, além da avaliação dos edifícios e instalações, laboratório de computação, biblioteca,
centro de processamento de dados, equipamentos, condições do curso (acadêmica e administrativa),
corpo docente, idoneidade da mantenedora, de seus dirigentes e responsáveis, concluiu que o referido
curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados teve funcionamento regular estando, portanto,
em condições de ser reconhecido.
II - VOTO DA RELATORA
Com base nos dados constantes do processo, na avaliação da Comissão de Acompanhamento,
nas considerações contidas no presente parecer e na constatação in loco, por parte da Relatora, das
condições satisfatórias do funcionamento do curso, vota pelo reconhecimento do curso superior de
Tecnologia em Processamento de Dados, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Nova Iguaçu, integrante das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu (UNIG), mantida pela Sociedade de
Ensino Superior de Nova Iguaçu (SESNI), em Nova Iguaçu (RJ), com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
em duas turmas.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto da Relatora, Sala das Sessões, em 5
de novembro de 1991.
ANEXO A - ESTRUTURA CURRICULAR
1ª SÉRIE - 1º SEMESTRE
Língua Portuguesa I .................................. 40
Matemática I ........................................ 120
Estatística I........................................ 60
Economia e Finanças .................................. 60
Inglês I............................................. 60
Linguagem e Técnicas de Programação I ................ 80
Introdução à Lógica .................................. 40
T O T A L ........................................... 4 60
Educação Fisica ..................................... 30*
1ª SÉRIE - 2º SEMESTRE
Língua Portuguesa II ................................. 40
Inglês II............................................ 60
Matamática II........................................ 120
Estatística II ....................................... 40
Sistema de Computação ................................ 80
Linguagem e Técnicas de Programação II ................ 60
Análise e Projeto de Sistemas II ..................... 60
T O T A L............................................ 460
Educação Fisica...................................... 30*
2ª SÉRIE - 1º SEMESTRE
Contabilidade..-- .............................................................................100
Análise e Projeto de Sistemas II...................... 80
Introdução à Sistema de Informações .................. 60
Computador e Sociedade .............................. 40
Tópicos Avançados em Programação I .................... 60
T O T A L ........................................... 3 40
E.P.B. I ........................................... 40*
Educação Física...................................... 30*
2ª SÉRIE - 2º SEMESTRE
Tópicos Avançados em Programação II ................... 60
Administração ........................................ 120
Armazenamento e Recuperação de Informações ............ 60
Tópicos Avançados em Processamento de Dados I ........ 80
Métodos da Pesquisa Operacional I .................... 60
Noções Gerais de Direito ............................. 40
T O T A L............................................ 420
E.P.B. II .......................................... 40*
Educação Física ..................................... 30*
3ª SÉRIE - 1º SEMESTRE
Organização e Métodos ................................ 60
Tópicos Avançados em Programação III .................. 60
Tópico* Avançados em Processamento de Dados II ....... 60
Métodos de Pesquisa Operacional II .................... 60
Teleprocessamento .................................... 60
Aplicações em Processamento de Dados .................. 60
Administração de CPD ................................. 40
TO T A L ............................................ 400
Educação Fisica ...................................... 30*
3ª SÉRIE - 2º SEMESTRE
Estágio Supervisionado em Processamento de Dados
e Projetos Experimentais ............................ 400
T O T A L ........................................... 400
* Carga Horária não computada no total.
ANEXO B - CORPO DOCENTE ENVOLVIDO COM O CURSO
MANOEL SOUZA NETO - (Especialização)
- Linguacem Técnica de Programação II, Análise e Projeto de
Sistemas II e Tópicos Avançados em Programação II.
ROSA AMELITA SA DE MENEZES DA MOTTA - (Especialização)
- Aplicações em Processamento de Dados, Tópicos Avançados em
Programação III e Projeto Final.
JUAREZ BARBOSA DA CUNHA - (Especialização)
- Linguagem e Técnica de Programação I, Sistema de Computação
e Introdução a Sistemas de Informações.
MARIA TERESA MARINO - (Especialização)
- Analise e Projeto de Sistemas I, Tópicos Avançados em Pro
gramação I a Armazenamento e Recuperação de Informações,
NILO KOSCKECK DAS CHAGAS - (Mestre)
- Métodos de Pesquisa Operacional I e II e Computador e Socie-
dade.
GRACIOSA RAINHA MOREIRA - (Especialização)
- Organização e Métodos, Tópicos Avançados em Processamento de
Dados I e
II.
ALLAN KARDECK DE LEMOS - (Mestrando)
- Teleprocessamento e Administração de CPD.
RODOLFO HENRIQUE KRAFT - (Mestre)
- Contabilidade e Administração.
WALDEMAR PEDRO ANTONIO - (Mestre)
- Lingua Portuguesa I e II.
ABRAÃO LINCOLN DE MELLO - (Mestre)
- Economia e Finanças.
FRANCISCO DE A. OLIVEIRA - (Especialização)
- Noções Gorais de Direito.
LUIZ CLÁUDIO BOTELHO MARTINS - (Mestre)
- Análise Projeto de Sistemas I e II e Teleprocessamento.
VERA MARIA P. DE CARVALHO - (Especialização)
- Inglês I e II.
LIKDOMAR GASPAR DE SIQUEIRA - (Mestre)
- Estatística I e II.
CÁTIA PORTUGAL SOARES - (Especialização)
- E. P. B. I e II.
DOUGLAS FRAUCHES ALVES - (Mestre)
- Noções Gerais de Direito.
SÉRGIO EDUARDO M. PEREIRA - (Especialização)
- Educação Física.
ARIOSVALDO V. DA SILVA - (Mestre)
- Inglês I e II.
EDUARDO ANTONIO B. SOARES - (Especialização)
- Introdução à Lógica.
I
IATAR DUTRA MEDEIROS -
(Especialização)
- Matemática II.
LUÍZ CARLOS DA SILVA - (Espacialização)
- Matemática I.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
o Plenário do conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade o conclusão do Câmara.
Sala Barretto Filho, em 7 de novembro de 1991.
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