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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE PARANAENSE DE ENSINO E INFORMÁTICA
UF
ASSUNTO PR
Autorização para funcionamento do curso de Ciências Contábeis a ser
ministrado pelas Faculdades SPEI, mantidas pela Sociedade Paranaense de
Ensino e Informática.
RF.LATOR: SR. CONS. LAURO LEITÃO
PARECER NP
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu - 2º GRUPO
APROVADO EM
PROCESSO nº
23025.001152/90-86
1 - RELATÓRIO
Pelo Parecer no. 618/93, a CAPLAN/CFE aprovou a carta -consulta para
funcionamento do curso de Curso de Ciências Contábeis a ser ministrado pelas Faculdades SPEI,
mantidas pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática.
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o projeto do curso , de acordo com as
normas fixadas pela Resolução CFE no. 1/93.
Este parecer é elaborado, tendo presente o projeto referido e os demais elementos e
documentos constantes dos autos .
1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais c institucionais
O curso de Ciências Contábeis, a ser implantado pela Instituição, tem como base legal o
Parecer no. 267, de 5 de maio de 1992 ,e Resolução no.3 ,de 5 de outubro de 1992.
Foi concebido dentro da realidade atual, respeitando a legislação vigente.
0 cenário em que o curso será implementado é a cidade de Curitiba, capital do
Estado do Paraná, que está situada numa Microrregião que apresenta uma população de 1.975.624
habitantes.
2. Organização Curricular e Metodologia Adotada
Conforme definido
segundo regime seriado anual, com
(sessenta) vagas totais anuais. 0 currículo
NOS autos, trata-se de curso para funcionar no período noturno
duração mínima de 5 e máxima de 10 anos, com oferta de 60
pleno compreende uma carga-horána de 3.630 h/a.
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MEC/CFE PARECER Nº. PROC.Nº.
Consta do processo a descrição das disciplinas incluindo ementas e bibliografia básica,
cuja avaliação revela coerência com os objetivos e concepção do curso.A intensidade anual é adequada e a
carga horária é distribuída regularmente, de 2a. a 6a. feira, podendo ocorrer atividades aos sábados.
O Estágio Supervisionado está concebido nos termos da lei e o aluno deverá participar de
atividades nos Laboratórios de Informática e no Escritório Modelo.
O Currículo Pleno proposto pela Instituição compõe ANEXO I deste Parecer.
A metodologia adotada pela Instituição atende ao perfil de seu alunado, trabalhador e
noturno. Está prevista a utilização de técnicas modernas, auxiliadas por recursos audiovisuais, bem como
aulas expositivas, seminários integradores, etc.
3. Ementário das disciplinas e bibliografia básica
Encontra-se no projeto do curso o conteúdo programático, bem como ementário
apropriado refletindo consistência no estabelecido pelo currículo pleno em confronto com as matérias do
mínimo estabelecido pelo CFE.
A bibliografia básica foi apresentada juntamente com o ementário de cada disciplina, com
apresentação de títulos atualizados, guardando coerência com o conteúdo do currículo pleno proposto.
4. Corpo Docente
O Corpo docente, apresentado pela instituição, já está disponível para exercer o magistério
na IES e em sua maioria, já está contratado ministrando aulas em outros cursos. Nos termos da Resolução
1/93, foram apresentados os docentes do primeiro ano do curso.O perfil dos mesmos está descrito no
ANEXO II deste Parecer.São ao todo 06 Mestres. 18 Especialistas, num total de 34. sendo que 17 têm
Pareceres do CFE.
A Carreira do Corpo Docente na IES está prevista com quatro níveis: Professor Auxiliar
de Ensino.Assistente, Adjunto e Titular.
O regime de trabalho apresenta professores em tempo integral e parcial e a remuneração
prevê atividades de pesquisa e extensão, além das horas-aula. Consta dos autos uma proposta de Capacitação
docente, trata-se de um plano que proporciona incentivo à produção científica e intelectual dos professores,
como forma de valorizar o trabalho da pesquisa e da extensão, através de uma escala de referências, com
incentivos financeiros próprios da IES.
5. Organização administrativa e didtico-pedagógica
O regimento proposto das Faculdades SPEI está anexado ao processo, disciplinando sua
organização administrativa e didático-científica.
As decisões são emandas dos órgãos colegiados, tais como a Congregação e o Conselho
Departamental, que funcionam em nível de administração superior. A Diretoria é integrada pelo Diretor, um
Vice-Diretor e uma Secretária Geral.
Na sua base a IES apresenta os Departamentos e os Órgãos de Apoio.
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MEC/CFE PARECER Nº. PROC.Nº.
6. Biblioteca
A Biblioteca apresenta condições adequadas de funcionamento e
organização.A classificação adotada é o CDU. Funciona numa área total de 164 m2, distribuídos para o
acervo e atendimento ao usuário.
A Biblioteca é centralizada.
Possui um acervo bibliográfico total de 2.185 títulos e 5.380 exemplares.
O acervo de Periódicos é constituído de 18 títulos diversos e 883 exemplares,
que atendem plenamente ao curso solicitado , bem como aos demais em funcionamento na IES.
Está previsto no projeto uma bibliografia específica para o curso - básica e geral
- de 1.800 títulos, já em fase de aquisição.
O funcionamento da Biblioteca é de segunda às sextas-feíras, das 18 às 22 horas.
A atualização do acervo será efetuado, automaticamente,através do contato
direto com as editoras e pela indicação dos docentes.
7. Edificações e instalações
O Projeto contém informações sobre instalações e equipamentos destinados ao curso .As
instalações são de boa qualidade. Apresentam amplas salas de aula, bem como setor administrativo, cantina
e área livre para lazer.
Resumindo os dados, podemos citar:
As intalações destinadas ao curso estão em perfeito estado de conservação e trata-se de
um prédio de 5 pavimentos, com 20 salas de aula. Biblioteca, área de lazer e cantina.
8. Laboratórios
A Instituição mantém laboratórios de Informática, que estarão à disposição dos alunos
de todos os cursos. Para Ciências Contábeis, está previsto que o aluno do Curso utilizará os laboratório de
Informática, como Escritório Modelo.
9. Pesquisa
As linhas de ação referentes à Pesquisa estão explicitadas no Projeto. A IES apresenta suas primeiras linhas
de pesquisa ligadas à iniciação científica do; alunos e à Pós-Graduação.
10. Extensão
O programa de Extensão da IES apresenta eventos sistemáticos e alguns periódicos que
têm demonstrarão o envolvimento da IES com a comunidade local.
MEC/CFE PARECER Nº. PROC.Nº.
11. Planejamento Econômico-Financeiro
O planejamento econômico-financeiro apresenta equilíbrio na previsão orçamentária das
fontes de receita, bem como nas categorias de despesas e previsão de investimentos.
Os valores considerados foram apresentados em URV, tendo como receita a anuidade e as
taxas escolares.
Há previsões de investimentos efetivos em biblioteca, equipamentos, melhorias e
sobretudo na capacitação docente.
Para a capacitação do pessoal técnico-administrativo também estão previstos recursos.
12. Conclusões do Relator
Tendo presente o projeto do Curso Ciências Contábeis, entende o Relator que as bases
legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais são coerentes com a proposta da IES; o conteúdo
programático das disciplinas, a metodologia e a bibliografia básica atendem ao perfil profissional, ao
currículo proposto e à legislação vigente; as edificações e equipamentos são adequados, atendendo
plenamente ao curso ; o corpo docente indicado atende ao disposto na Resolução CFE no. 20/77; a
organização administrativa e didático-científica atendem ao disposto por este Conselho; será competência da
Comissão Verificadora analisar in loco as condições reais para a instalação dos cursos; ficará sob a
incumbência da DEMEC/PR apreciar a indicação dos professores, após o segundo ano do curso , nos termos
da Resolução 20/77 - CFE e Portaria CFE no. 5/86.
II - VOTO DO RELATOR
Considerando o atendimento das disposições constantes da legislação pertinente, em
especial na Resolução CFE no. 01/93, este Relator vota no sentido da aprovação do projeto do Curso
Ciências Contábeis, com 060(sessenta) vagas totais anuais,no período noturno,para funcionar nas
Faculdades SPEI, mantidas pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática-SPEIy
Nos termos da legislação em vigor, o referido processo deverá ser encaminhado à
SESU/MEC, para a designação de Comissão Verificadora, que analisará as condições de infraestrutura e
para o funcionamento do curso .
III-CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior subscreve o voto do Relator.
Sala das Sessões, de maio de 1994
MEC/CFE. PARECER Nº PROC. Nº
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Organização Curricular
lª. Série C/H
Matemática 150
Estatística 90
Teoria da Contabilidade e Sistemas Contábeis 90
. Lingua Portuguesa 120
Noções de Direito 120
Administração Geral 60
Economia 60
Educação Física 60
750
2ª.Série
Microeconomia 90
Direito Comercial 120
Direito do Trabalho 90
.Contabilidade Geral 150
Matemática Financeira 90
Introdução à Computação 60
Administração Financeira e Orçamento 150
750
3ª.Série
Contabilidade Aplicada (Empresas de Transporte, imobiliária e
Condomínios) 60
Contabilidade e Análises de Custos 180
Estrutura de Balanço 120
Contabilidade Pública 150
Análise de Demonstrações Contábeis 180
Computador e Sistemas de Informação 60
750
4a.Série
Ética Geral e Profissional 90
Noções de Ciências Sociais 90
Contabilidade Aplicada(Securitária e Sindical) 60
Direito Tributário 60
Auditoria 120
Metodologia de Programação em Informática 120
Contabilidade Gerencial 120
Contabilidade Bancária 60
720
5a.Série
Auditoria de Sistemas 120
Perícia Contábil 120
Contabilidade por Computador 120
Estágio Supervisionado 300
660
Total Geral de Horas-Aula do Curso.....................................................3.630
ANEXO II
CORPO DOCENTE
ADELCIO LUIZ VOLPI
Disciplinas: Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemática, 1985, PUC, Curitiba, Pr.
Pós-Graduação:
Mestrado em Engenharia da Produção, em defesa de Tese, UFSC, Flo-
rianópolis, SC.
Especialização em Engenharia Econômica, 1986, FAE, Curitiba, Pr.
Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior e Técnicas de
Pesquisa, 1987, FAE, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área de matemática, engenharia econômica,
treinamento e apresentação.
Experiência Profissional: desde 1982, como professor e instrutor
de treinamento
Experiência em Magistério Superior: Desde 1988 nas Faculdades
SPEI.
Regime de Trabalho: parcial de 24 horas semanais.
Pode ser aceito
EDGARD PEDROSO
Disciplina: Matemática
Graduação: Licenciatura Matemática, 1978, PUC, Curitiba, Pr.
Engenharia Química, 1983, UFPR, Curitiba, Pr.
Engenharia Civil, 1990, PUC, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área de matemática
Experiência Profissional desde 1979 professor do ensino de lº., 2º.
e 3º. graus.
Experiência em Magistério Superior:Desde 1988 nas Faculdades SPEI
Regime de Trabalho: horas-aula. Pode ser aceito para este
curso
ELCIO ORLANDO CALEGARI PAG.: 192
Disciplinas: Economia
Graduação: Ciências Econômicas. 1971, FESP, Curitiba, Pr Pós-
Graduação: Especialização em Comercialização Internacional,
1975, ONU/UNCTAD/GATT, OEA, CICOM, Lima e Peru.
Cursos frequentados na área econômica, administrativa, social.
Experiência Profissional: na área social, administrativa e índi-
ces econômicos desde 1965.
Experiência em Magistério Superior desde 1975 até a presente data
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação nº 5.683/78
Formação Econômica do Brasil nº 5.682/78 Economia
Internacional nº 4.873/78 Estudo de Problemas Brasileiros nº
725/90 Economia
no. 725/90 Estudo de Problemas Brasileiros
nº 302/92 Economia Brasileira
Estudo de Problemas Brasileiros
Teoria Econômica
Regime de Trabalho: horas-aula
Pode ser aceito
EUCI MARIA PAMPUCHE PÁG.: 215
Disciplinas: Administração Geral
Graduação: Administração, 1990, FESP, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área administrativa; financeira-orçamentá-
ria
Experiência Profissional atuando na área administrativa-financei-
ra-orcamentária e de análise de crédito desde 1973. Atualmente
analista de crédito pleno do Banco do Estado do Paraná S/A.
Experiência em Magistério Superior:
1992 e 1993 - Faculdades SPEI, Curitiba, Pr.
Regime de Trabalho: tempo parcial de 24 horas.Pode ser aceito p/este
curso
ANTONIO VIEIRA DE SOUZA
Disciplinas: Noções de Direito
Graduação: Direito, 1979, PUC, Curitiba, Pr.
Pós-graduação: E do Ensino Superior, specialização em Didática
1987, PUC, Curitiba, Pr. Cursos frequentados
na área de estudos juridicos e sociais. Experiência
Profissional advogado militante desde 1980. Experiência em
Magistério Superior de 1983 a 1985 - FADEPS, Curitiba, Pr.
- Instituições de Direito .Público e Privado
- Economia Internacional
- História do Pensamento Humano
desde 1988 - Faculdades SPEI, Curitiba, Pr
- to Introdução ao Direi
- Noções de Direito
- Direito Comercial
- Estudo de Problemas Brasileiros
Regime de Trabalho: tempo integral de 40 horas.
Rode ser aceito para este curso
ARNO VALBERTO GRAHL
Disciplinas:
Administração Geral
Graduação: Administração, 1986, FACE, Curitiba, Pr.
Pós-Graduação:
Especialização em Recursos Humanos, 1987, FAE/CDE, Curitiba, Pr.
Especialização em Marketing, 1992, FAE/CDE, Curitiba, Pr.
Especialização em Relações Intersindicais e do Trabalho. 1992,
FAE/CDE , Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área social, recursos humanos, administra-
ção, gerência.
Experiência Profissional: desde 1983 atuando na área administra-
tiva e relações interpessoais. Atuou no magistério de lº e 2º
graus de 1981 a 1983 e de 1990 a 1992.
Experiência em Ensino Superior: 1993-Faculdades SPEI, Curitiba,Pr
Regime de Trabalho: horas-aula.
Pode ser aceito para este curso
FÁBIO KLEINE ALBERS Disciplinas:
Administração Geral
Graduação: Administração, 1986, UFPR, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área de administração, relações humanas,
informática e computação.
Experiência Profissional na área de contabilidade, administração,
informática e computação desde 1985.
Experiência em Magistério Superior: Desde 1989, FADEPS, Curitiba,
Pr., - Introdução à Administração
- Teoria Geral da Administração
- Administração Financeira e Orçamento. Desde
1991, FESP, Curitiba, Pr. - Teoria Econômica
- Introdução à Economia
Desde 1992, Faculdades SPEI, Curitiba, Pr. Regime de
Trabalho: tempo parcial de 12 horas. Pode ser aceito
para este curso
FREDERICE SANIR PUGSLEI BRANCO PÁG.: 237
Disciplinas: Educação Física Graduação: Licenciatura em Educação
Física, 1974, Escola de Edu-cação Física e Desportos do Paraná,
Curitiba. Pr. Pós-Graduação: Medicina Desportiva. 1981, UFPR,
Curitiba, Pr
Cursos frequentados na área de Educação Física í Experiência
Profissional como instrutor e professor de Educação Fisica, além
da Desportiva. Experiência em Magistério Superior desde 1975.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº 528/87 - Educação Fisica
nº 684/87 - Prática Desportiva
nº 725/90 - Prática Desportiva
nº 302/92 - Prática Desportiva
Regime de Trabalho: horas-aula.
Pode ser aceito
JAIR FIORAVANTE BAGGIO PÁG.: 264
Disciplinas: Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemática, 1978, PUC, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área de matemática, mercado de capitaliza-
ção e economia.
Experiência Profissional na área desde 1974 atua na área econômi-
ca, Contábil, com utilização direta de métodos quantitativos e
matemáticos econômicos-financeiros. Experiência em Magistério
Superior
desde 1988 - professor de Matemática, Matemática Financeira e Es-
tatística nas Faculdades SPEI. Regime de Trabalho: Tempo
integral e dedicação exclusiva.
Pode ser aceito
JOÃO CARLOS DOMACOSKI
Disciplinas: Administração Geral
Graduação: Administração, 1974, FAE-PUC, Curitiba, Pr.
Pós-Graduação: Especialização em Análise Empresarial, 1975,
CEBRAE/BADEP. Curitiba, Pr.
Cursos e Seminários frequentados na área de executivos, projetos
e administração.
Experiência Profissional como executivo de 1962 a 1975, Analista
de Projetos de 1975 a 1986 e Administrativo Financeiro desde 1986
Experiência em Magistério Superior: Em 1978 e desde 1988
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº 528/87 - Teoria Geral de Administração
nº 302/92 - Administração Financeira e Orçamento
- Administração de Pessoal
- Teoria Geral da Administração
Regime de Trabalho: Tempo integral e dedicação exclusiva.
Pode ser aceito
JOÃO CARLOS WALTRICH
Disciplinas:
Língua Portuguesa Graduação: Licenciatura em Letras.
1974, PUC, Curitiba, Pr. Pós-Graduação: Mestrado em Educação -
Recursos Humanos e Educação Permanente. 1988, UFPR. Curitiba, Pr.
Cursos vários frequentados na área de letras, didático-pedagógica,
social e humanidades.
Experiência Profissional professor de lº, 2º e 3º graus desde
1974.
Experiência em Magistério Superior desde 1984. Possui
Parecer do Conselho Federal de Educação nº 302/92 -
Metodologia de Pesquisa em Administração
- Comunicação e Expressão - Português
Regime de Trabalho: horas-aula.
Pode ser aceito
JOSÉ FERNANDO BENTO ALVAREZ DE MELLO
Disciplinas: Administração Geral
Graduação: Administração,1984, FAE-PUC, Curitiba. Pr. Cursos
frequentados em desenvolvimento, treinamento e gerenciamento
administrativos.
Experiência Profissional desde 1978 atuando em serviços Contábeis,
administrativos e de análise. Experiência em Magistério Superior
de março de 1986 a março de 1989 na FADEPS. Curitiba, Pr. desde marco de
1989 nas Faculdades SPEI, Curitiba, Pr. Regime de Trabalho: Tempo parcial
de 12 horas.Pode ser aceito p/este curso
MARGARET GUIMARÃES NEDER
Disciplinas: Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemática, 1981, UFPR, Curitiba, Pr.
Pós-Graduação: Especialização em Processamento de Dados (Análise
de Sistemas). 1985, FAE-PUC, Curitiba, Pr.
Mestrado em Educação - Currículo, 1987, UFPR, Curitiba, Pr.
Experiência Profissional professora de lº, 2º e 3º graus e outros
Experiência em Magistério Superior de 1988 até a presente data. Possui
Parecer do Conselho Federal de Educação nº 725/90 - Matemática nº
302/92 - Matemática
- Introdução ao Processamento de Dados
- Sistemas Operacionais
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 12 horas.
Pode ser aceito
MARIA DE LOURDES CRUZ DE ALMEIDA
Disciplinas: Matemática
Estatística Graduação: Licenciatura em Matemática,
1985, Universidade do Rio Grande, Rio Grande, RS.
Pós-Graduação: Especialização em Ensino da Matemática, 1986, Gua-
rapuava , Pr.
Cursos frequentados na área da matemática
Experiência Profissional desde 1985 exerce o magistério de lº., 2º.
e 3º. graus. .
Experiência em Magistério Superior 1985 - FECLI, Irati, Pr 1987-1989
- UNIPLAC, Lages, Pr Desde 1990 - Faculdades SPEI. Regime de Trabalho:
Tempo parcial de 24 horas.Pode ser aceito p/este curso
MAURÍCIO DE PAULA SOARES GUIMARÃES
Disciplinas:
Noções de Direito
Graduação: Direito, 1986, UFPR, Curitiba, Pr.
Cursos frequentados na área jurídica. Experiência
Profissional desde 1987 como advogado. Experiência
em Magistério Superior desde 1989. Possui Parecer
do Conselho Federal de Educação nº 302/92 -
Direito Comercial
- Instituição de Direito Público e Privado.
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 12 horas.
Pode ser aceito
PAULO CELSO SAMPAIO .
Disciplinas: Estatística
Matemática
Graduação: Licenciatura em Matemática. 1978, PUC, Curitiba, Pr.
•Estatística, 1987, UFPR, Curitiba, Pr Cursos e
Seminários frequentados na área de Matemática e Estatística.
Experiência Profissional 1971 A 1977 - Técnico de Estatística do
IBGE, Curitiba, Pr. Desde 1977 Assistente Administrativo da
TELEPAR, Curitiba, Pr. Trabalhos Publicados:
1985 - Método para Cálculo de Grau de Atendimento em Serviços Es-
peciais. Gerador por Distribuidor Automático de Chamadas (DAC),
Revista Telebrás, Brasília, 9(2): 32-8.
1988 - Modelo para Cálculo de Probabilidade de Espera em Sistemas
Telefónicos Controlados.
1989 - Contagem de Tráfego Manual - uma exigência na Telepar
Co-autoria de Carlos Alberto Faria, Revista Telebrás, Brasília,
13(2); 44-9.
Experiência em Magistério Superior desde 1988.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº. 302/92 - Estatística
- Informática e Sociedade
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 12 horas.
Pode ser aceito
• PEDRO SALVADORI
Disciplinas:
Teoria da Contabilidade e Sistemas Contábeis
Graduação: Ciências Econômicas, 1973, PUC, Curitiba, Pr.
Pós-Graduação:
Especialização em Processamento de Dados. 1980, FAE/PUC, Ctba, Pr
Experiência Profissional desde 1965 na área de Contabilidade e
Processamento de Dados.
Experiência em Magistério Superior desde 1988.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº 528/87 - Contabilidade nº 684/87 -
Contabilidade
nº 725/90 - Contabilidade
nº 302/92 - Contabilidade
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 24 horas.
Pode ser aceito
ROSICLER REGINA BONN
Disciplinas:
Noções de Direito
Graduação: Direito, 1968, UFSC, Florianópolis, SC
Pedagogia, 1966, UFPR, Curitiba, Pr
Pós-Graduação:
Mestrado em Direito do Estado, 1988, PUC, Curitiba, Pr
Especialização Aprendizado e Controle do Comportamento Humano,
1973, PUC, Curitiba, Pr.
Especialização Psicologia do Excepcional, 1982, PUC, Curitiba,Pr
Cursos participou de vários na área pedagógica e jurídica
Experiência Profissional professora e advogada desde 1971.
Experiência em Magistério Superior desde 1971, na3 Faculdades de
Paranaguá, Positivo, SPEI, Direito de Curitiba Possui Parecer
do Conselho Federal de Educação nº 302/92 - Psicologia
Aplicada à Administração
- Sociologia Aplicada à Administração
3.255/75 - Psicologia da Educação
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº. 179/60 - Direito Tributário e Financeiro
- Psicologia Geral
nº. 08/84 - Direito Tributário
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 24 horas.
Pode ser aceito
VERA LÚCIA BUENO WEIDLICH
Disciplinas: Língua Portuguesa
Graduação: Licenciatura em Letras, 1973, Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Palmas, Pr.
Pós-Graduação: Especialização em Língua Portuguesa, 1983, Facul-
dade de Filosofia, Ciências e Letras "Dom Carlos", Santa Rosa, RS
Aperfeiçoamento em Comunicação em Língua Nacional, 1975, CETEPAR
- SEED, Curitiba, Pr.
Aperfeiçoamento em A Responsabilidade da Faculdade de Filosofia
na Implantação do Ensino de lº. e 2º. graus, 1974, PUC, Curitiba,Pr
Cursos vários na área de literatura, comunicação e expressão em
Língua Portuguesa.
Experiência Profissional desde 1976 professora e atuante no en-
sino de 1º, 2º e 3º graus.
Experiência em Magistério Superior desde 1980.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
325/82 - Lingua Portuguesa
- Linguística
- Teoria e Prática da Comunicação
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 24 horas.Pode ser aceito
VERA LÚCIA BUENO WEIDLISH
Disciplinas : Língua Portuguesa
Graduação: Licenciatura em Letras, 1973, Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Palmas, Pr.
Pós-Graduação: Especialização em Língua Portuguesa, 1983, Facul-
dade de Filosofia, Ciências e Letras "Dom Carlos", Santa Rosa, RS
Aperfeiçoamento em Comunicação em Língua Nacional, 1975, CETEPAR
- SEED, Curitiba, Pr. Aperfeiçoamento em A Responsabilidade da
Faculdade de Filosofia na Implantação do Ensino de lº e 2º graus,
1974, PUC, Curitiba,Pr Cursos vários na área de literatura,
comunicação e expressão em Língua Portuguesa.
Experiência Profissional desde 1976 professora e atuante no en-
sino de lº, 2º. e 3º graus.
Experiência em Magistério Superior desde 1980.
Possui Parecer do Conselho Federal de Educação
nº 325/82 - Lingua Portuguesa
- Linguística
- Teoria e Prática da Comunicação
Regime de Trabalho: Tempo parcial de 24 horas.
Pode ser aceito
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Saia Barreto Filho,em 9 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCACÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 09/06/1994, REALIZADA ÀS 10 HORAS.
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