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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO F EDER AL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENUDORA UF
SOCIEDADE CIVIL DE EDUCAÇÃO DO LITORAL NORTE SP
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Administração a ser ministrado pela
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do Litoral Norte/SP.
RELATOR. SR. CONS Margarida Maria do Rego Barros Pires Leal
PARECER N°
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu - 2° Grupo
APROVADO EM:
PROCESSO Nº 23.001.000.908/90-84
1 • RELATÓRIO
0 presente processo de interesse da Sociedade Civil de Educação do
Litoral Norte, com sede e administração na cidade de Caraguatatuba, Estado de São Paulo,
trata do pedido de funcionamento do curso de Administração, a ser ministrado pela Faculdade
de Ciências Contábeis e Administrativas do Litoral Norte
,
no municí
p
io de Cara
g
uaíatuba/SP.
Apreciado na fase de Carta-Consulta, pelo Parecer CFE nº- 686/93, o
pleito teve autorizado o seu prosseguimento, com vistas à apreciação do projeto de
implantação por parte da CESu.
Assim a solicitação deve agora ser considerada quanto aos aspectos do
Projeto, em conformidade com a Resolução CFE n°- 01/93, valendo registrar que o mesmo foi
apresentado pela Instituição no prazo fixado no Parecer n° 686/93.
1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
A Sociedade Civil de Educação do Litoral Norte, com sede na cidade de
Caraguatatuba, Estado de São Paulo, foi fundada em 28 de março de 1979, conforme Estatuto
publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 31/5/1979, pág. 1 e registrado no
Registro de Títulos e Documentos de Caraguatatuba, sob n° 447, livro B-18, fl. 22v, em
16/4/1979.
A Instituição que já mantém dois cursos na área da Educação (Letras e
Pedagogia), procura desenvolver o seu projeto pedagógico, ingressando na área das Ciências
Gerenciais, oferecendo os cursos de Administração e de Ciências Contábeis.
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MEC/CFE PARECER PROC.
Justifica a Instituição que esses dois eixos de atuação são
onde está localizada, dada a inexistência de cursos superiores na orla marítima do litoral norte de
São Paulo.
Segundo o Projeto, o Gerenciamento de Empresas e o Tratamento de Informações,
oferecem uma excelente oportunidade de trabalho para a região, destacando do mesmo, que o
curso de Administração proposto, destina-se a atender não só as necessidades reais do município
sede, como também da sub-região e de todo o Litoral Norte Paulista.
No que se refere aos objetivos do curso, o projeto define a formação de
profissionais em Administração, aptos ao exercício profissional, conforme as exigências do
mercado de trabalho e do pais, dotados ao mesmo tempo, de uma visão sociológica e humanística
que lhes confira uma capacidade de planejamento, com vistas ao bem estar coletivo e à promoção
do homem em suas múltiplas dimensões.
2. PERFIL PROFISSIONAL
O projeto define as atividades do profissional egresso do curso de Administração,
ressaltando que a ele compete planejar, organizar e controlar o funcionamento administrativo de
empresas particulares e públicas, visando aumentar a produtividade, rentabilidade e controle dos
resultados. Ao mesmo tempo, registra que também compete ao Administrador determinar
métodos gerais de organização e planejar a utilização eficaz de mão-de-obra, do equipamento, do
material, dos serviços e dos capitais, bem como cuidar da análise dos programas e métodos da
admissão e seleção de pessoal, da administração financeira e das relações públicas e industriais.
Ainda entre as atividades, ressalta-se a elaboração de rotinas de trabalho, tendo em
vista a implantação de sistemas que devem conduzir á melhores resultados com menores custos,
exigindo a utilização de organogramas, fluxogramas e outros instrumentos de trabalho.
Finalmente indica-se a prestação de serviços de assessoria e/ou consultoria e o
exercício de funções de direção.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS
A estrutura curricular proposta nos termos da Resolução CFE n°- 02/93, apresenta
uma carga horária de 3.108 h/a, acrescida de 72h/a de Educação Física, totalizando 3.180 h/a,
integralizada no mínimo, em 4 (quatro) anos letivos. O Currículo Pleno proposto para o curso
constitui O Anexo I deste Parecer, cora atendimento das recomendações efetivadas pela CAJ
O regime adotado será o seriado, com matricula semestral, oferecendo 80 (oitenta)
vagas totais anuais.
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PARECER Nº
PROC. Nº
O projeto define que a metodologia de ensino dos cursos a serem oferecidos,
resultará numa forma especifica e particular, devendo a metodologia aplicada sofrer variações
decorrentes da necessária adequação para o atendimento às exigências educacionais da
comunidade. Ressalta-se que a atuação do professor deve refletir também, a necessidade de
sintonia de sua didática com o perfil profissional traçado e a realidade pedagógica do educando.
Registra a Instituição que por via de consequência, nos cursos a serem oferecidos,
observar-se-á a busca permanente da aproximação da teoria com a prática, na medida em que
proporcionará no transcorrer dos cursos, oportunidades de vivenciar situações de aprendizagem
que extrapolam as exposições verbais em sala de aula, com a promoção de fóruns de debates,
seminários e com as primeiras experiências de prática profissional através do estágio curricular.
Informa também, que concomitantemente, o uso de laboratórios, oficinas, salas-
ambiente e escritório-modelo, propiciarão experiência profissional, por meio de trabalhos que
serão executados pelos alunos, e diz-se da possibilidade da atuação destes em projetos
desenvolvidos pela Instituição, integrando-a com a Comunidade.
Por outro lado, a Instituição considera que será preocupação constante, a
atualização e o aprimoramento do corpo docente no que tange à metodologia do ensino superior,
diagnosticando carências e programando treinamentos e cursos de aperfeiçoamento didático-
pedagógico.
Consta do processo o ementário e a indicação de bibliografia básica para as
disciplinas que integram a estrutura curricular.
4. CORPO DOCENTE
O corpo docente indicado para a primeira série do curso de Administração,
conforme o § 2
o
, do artigo 20, da Resolução CFE 01/93, é constituído de 11 (onze) professores,
qualificados na forma da Resolução n° 20/77, apresentando 01 (um) doutor; 01 (um) mestre; 06
(seis) mestrandos; 02 (dois) especialistas e 01 (um) graduado, destacando-se que são portadores
de experiência no magistério do ensino superior e sua relação constitui o Anexo II deste Parecer.
O regime de trabalho, obedecerá aos critérios definidos pela Instituição, que
privilegia os docentes com melhor qualificação acadêmica.
No Projeto, a Instituição relata que a politica de remuneração do corpo docente
adotará critérios definidos no seu Plano de Carreira Docente, de modo a estimular e incentivar a
carreira docente. A remuneração terá por base unitária de valor a hora/aula de trabalho e está
prevista no Planejamento Econômico Financeiro do curso. O Plano de Carreira Docente a ser
implantado, dispõe que o quadro do magistério da Instituição será constituído por: professor
titular, professor adjunto, professor assistente e professor auxiliar.
MEC/CFE PARECER Nº PROC
registro de que a mesma tem como princípios fundamentais:
a) Desenvolver relações harmônicas entre os membros de sua comunidade
acadêmica;
b) Estimular a criatividade e a participação de docentes e não-docentes nas
atividades da Instituição;
c) Estimular e apoiar a produção científica dos professores e as iniciativas
individuais;
d) Buscar elevados padrões éticos no desempenho profissional de docentes e não
docentes.
Informa também que será aplicado um Plano de Capacitação para Professores e
Funcionários.
5. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E SETORES
COMPLEMENTARES
As regras do relacionamento Mantenedora e Mantida estão disciplinadas no
Estatuto da Sociedade Civil de Educação do Litoral Norte e também no Regimento da Faculdade.
O Regimento estipulará que compete precipuamente à Mantenedora promover
adequadas condições de funcionamento das atividades da Faculdade, colocando-lhes à disposição
os bens móveis e imóveis necessários, de seu patrimônio ou de terceiros á ela cedidos e
assegurando-lhes os suficientes recursos de custeio. Á Mantenedora reserva-se o direito á
administração, controle orçamentário e financeiro da Faculdade, não interferindo nos assuntos
didáticos-académicos.
A estrutura organizacional adotará como órgãos de administração superior, uma
Congregação, um Conselho Departamental, um Colegiado de Curso e uma Diretoria.
O modelo contempla ainda os Departamentos como unidades acadêmicas, ligados
á administração central da Instituição, criando a figura do Colegiado de Departamento como
órgão deliberativo e a Chefia do Departamento como órgão executivo.
6. BIBLIOTECA
Considera a Instituçâo que a Biblioteca, como instrumento de apoio indispensável
ao desenvolvimento das funções da Faculdade, merecerá atenção especial, na adequação do seu
espaço fisico, no aumento e qualificação de seus recursos humanos, e na implantação de sua
informatização.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
de Informatização da Biblioteca prevê a sua completa informatizacão, ao
final de cinco anos.
A Biblioteca que já atende à Instituição, funciona de 2ª à 6ª. feira, das 9:00hs as
12:30hs e das 14:30hs às 21:30hs e aos sábados das 8:00hs às 13:00hs. Está sob a
responsabilidade de uma bibliotecária legalmente habilitada, que responde pela sua administração
e conta com dois auxiliares para prestar atendimento à comunidade acadêmica e externa.
Seu espaço físico é de 214.00m2, sendo que 143m2 se destinam ao acervo e à
administração e 71m2, à leitura e pesquisa.
O acervo está classificado de acordo com o Sistema de Classificação Decimal
Universal - CDU e atualmente possui 1.937 títulos, 2.709 exemplares e 16 títulos de periódicos
correntes. Para as áreas de conhecimento desenvolvidas no curso em apreço, o acervo já conta com
233 títulos de livros e 321 exemplares, sendo o acervo especifico, inicialmente constituído de 691
títulos, conforme relação anexa ao processo. A ampliação do acervo ocorrerá com o
desenvolvimento das séries iniciais do curso, bem como será atualizado constantemente, por
indicação dos professores, por solicitação dos dirigentes ou alunos da Faculdade e em razão de
novas edições ou lançamentos pelas editoras, dos temas objeto de estudos. Da mesma forma, o
acervo será enriquecido em decorrência do resultado das estatísticas de consultas, determinando
os títulos que exigem maior número de exemplares.
A Instituição tem convênio firmado para utilização da Biblioteca Municipal de
Caraguatatuba, cujo acervo geral é composto de, aproximadamente, 2.000 títulos.
A Instituição já possui 16 (dezesseis) títulos de periódicos, e para o curso em
apreço, o acervo inicialmente será constituído pela assinatura corrente de 13 (treze) títulos de
periódicos específicos, que será sempre ampliada de acordo com as indicações dos
Departamentos, docentes e alunos.
O planejamento econônrico-financeiro do curso contempla os recursos necessários
à ampliação do acervo bibliográfico, ao aumento e à capacitação do recursos humanos, á
informatização e à ampliação das instalações físicas.
A Instituição tem à sua disposição recursos audiovisuais conforme demonstrativo a
seguir:
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RECURSOS AUDIOVISUAIS QUANTIDADE
MATERIAL
SLIDES 600
FITAS DE VÍDEO
20
LAMINAS 50
TRANSPARÊNCIAS 200
EQUIPAMENTOS QUANTIDADE
RETROPROJETORES 04
PROJETORES DE SLIDES 04
PROJETOR DE FILMES 01
VIDEOCASSETES 02
APARELHOS DE TV 04
CÂMARA FILMADORA 01
7. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
A Sociedade Civil de Educação do Litoral Norte para abrigar os cursos superiores
mantidos, utiliza em regime de comodato, pelo prazo de dez anos, |nos termos da Escritura de
Comodato, lavrada no Cartório de 1
o
- Oficio de Notas de Caraguatatuba, livro 106, em
02/07/1985, prédio localizado à Av. Frei Pacífico Wagner, s/nº, no município de Caraguatatuba,
Estado de São Paulo. O Instrumento de Comodato prevê a prorrogação do período de vigência,
por prazo igual ao fixado inicialmente.
O imóvel consiste de dois prédios, sendo um com área de 342,86 m2 e outro de
1.185,92 m2 , além da biblioteca e um ginásio coberto com áreas de 214 m2 e 1.089 m2
respectivamente, fundados em um terreno com área de 5.100 m2.
Dos prédios constam: salas de aula, secretaria, Diretorias (Planejamento e Geral),
secretaria executiva, sala de tesouraria e contabilidade, sala de xerox, cozinha, almoxarifado, sala
de professores, sala de coordenação pedagógica, sala de audiovisuais, laboratório de ciências,
laboratório de línguas, sanitários, pátio coberto e cantina.
Para dar continuidade a seu plano de expansão, a Mantenedora possui aprovado
pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, projeto para construção de um prédio de 3
pavimentos, com área total à construir de 2.703,79 m2 e terreno de 1.919, 75 m2, assim
MEC/CFE
PARECER Nº PROC.
- Pavimento Térreo 1.030,00 m2
- Pátio Coberto 92,00 m2
-Pavimento
- 2º Pavimento
923,07 m2
658,72 m2
8. LABORATÓRIOS E OUTROS EQUIPAMENTOS
Para as atividades acadêmicas do curso, a Instituição prevê a instalação de um
Laboratório de Informática, em uma área de 80 m2, com os seguintes equipamentos:
- 20 microcomputadores PC/AT-386 com 704 Kbytes de memória RAM e 02
unidade de disquetes 5 1/4 um disco rígido de 30 megabytes para cada micro;
- 05 impressoras matriciais comutadas a cada 4 microcomputadores;
- 01 estabilizador de tensão.
Está previsto um Núcleo de Processamento de Dados para o desenvolvimento dos
serviços administrativos (de contabilidade, de tesouraria, de pessoal) e académicos (secretaria,
biblioteca e atividades departamentais).
Integra o processo relação dos equipamentos para o citado Núcleo de
Processamento de Dados.
Para o desenvolvimento das atividades de iniciação da prática profissional do
curso, o projeto considera a implantação de "Escritório-Modelo", a contar com: 20 escrivaninhas
com cadeiras, 05 máquinas de escrever, 20 calculadoras manuais, 01 mesa de reuniões com
cadeiras, 03 calculadoras eletrônicas de mesa, 04 terminais de computador, 04 arquivos de pasta
suspensa, 04 armários de aço e quadros-modelo de livros Contábeis.
9. PESQUISA
Entende a Instituição que para desenvolver competência nesta área, é preciso o
intercâmbio com instituições e profissionais detentores de experiência. Para tanto, procurará a
celebração de convênios de cooperação técnica e de suporte financeiro.
Enfatiza, que dentre as propostas operacionais, merecerá atenção o treinamento de
professores em métodos e técnicas de pesquisa, buscando consultoria junto àquelas Instituições.
Para o curso de Administração, estão previstas algumas atividades de Pesquisa,
com a participação de docentes e alunos, caracterizando a Iniciação Cientifica do alunado. Os
programas previstos compreendem:
a) - Diagnóstico dos Recursos Humanos das Empresas da Região;
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
b) - Estoque Mínimo e Máximo - Racionalização de Investimento nas Empresas da
Região;
c) - Prognósticos de Investimentos Plurianuais das Empresas e Recursos Humanos
e Materiais Necessários;
d) - Estudo dos Mercados Potenciais para as Empresas da Região.
10. EXTENSÃO
A Instituição entende a extensão, como o canal de comunicação da Faculdade com
a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa á realidade
circundante, através de diferentes métodos e técnicas.
Os programas de extensão estarão vinculados administrativamente à Diretoria, que
disporá de metodologias próprias para a coordenação e supervisão da execução das diferentes
ações planejadas.
As atividades de extensão previstas para o curso de Administração, incluem entre
outras, o oferecimento de cursos de Atualização em Marketing, Mercado Financeiro, Recursos
Humanos, bem como programas relativos à prestação de serviços de assessoria e consultoria junto
às empresas e programas de diagnóstico empresarial.
11. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Atendendo ao inciso XII, do artigo 16, da Resolução CFE 01/93, a Instirução
apresenta no projeto, planejamento econômico-financeiro para a implantação do curso, com a
indicação das fontes de receita e os principais elementos de despesa.
12. O presente processo foi encaminhado à SESu/MEC, nos termos da legislação
vigente à época, retornando à este Conselho.
II- VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, a Relatora vota favoravelmente á autorização (projeto) para
funcionamento do Curso de Administração, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências
Contábeis e Administrativas do Litoral Norte, mantida pela Sociedade Civil de Educação do
Litoral Norte, no município de Caraguatatuba, Estado de São Paulo, com 80 (oitenta) vagas totais
anuais, no turno noturno.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
Aprovado o presente Parecer, o processo deverá ser encaminhado à SESu/MEC
para designação de Comissão Verificadora, de acordo com o definido nos arts. 19 e 20, da
Resolução CFE 01/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior - 2º- Grupo acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, de junho de 1994.
MEC/CFE PARECER Nº PROC Nº
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CARGA
DISCIPLINAS/PERÍODOS HORÁRIA
1º SEMESTRE
Informática I ................................ 36 ha.
Teoria da Administração I .................... 72 ha.
Métodos e Técnicas de Pesquisa I .............. 36 ha.
Instituições de Direito Público e Privado ..... 72 ha.
Contabilidade Geral .......................... 72 ha.
Psicologia .................................. 72 ha.
360 ha.
Educação Fisica ___ .......................... 36 ha.
2º SEMESTRE
Informática II ............................... 36 ha.
Teoria da Admínistração II .................... 72 ha,
Métodos e Técnicas de Pesquisa II ............. 36 ha.
Economia .................................... 72 ha.
Matemática .................................. 72 ha.
Sociologia .................................. 72 ha.
360 ha.
Educação Fisica II ........................... 36 ha.
3º SEMESTRE
Organização, Sistemas e Métodos I ............. 72 ha.
Filosofia e Ética Profissional ................ 72 ha.
Matemática Financeira ........................ 72 ha.
Teoria Econômica ............................. 72 ha.
Estatística Aplicada ......................... 72 ha.
360 ha.
4º SEMESTRE
Organização, Sistemas e Métodos II ............ 72 ha.
Admínistração de Sistemas de Informações I ..... 72 ha.
Legislação Social ............................ 72 ha.
Contabilidade Gerencial ...................... 72 ha.
Contabilidade Comercial ...................... 72 ha.
360 ha.
5º SEMESTRE
Administração de Sistemas de Informações II .... 72 ha.
Recursos Computacionais Aplicados I ........... 36 ha.
Admin. de Recursos Materiais e Patrimoniais I ... 36 ha.
Administração Financeira e Orçamentária I ..... 72 ha.
Administração de Produção I .................. 72 ha.
Legislação Tributária ........................ 72 ha.
360 ha.
MEC/CFE PARECER
PROC. N°
6º SEMESTRE
Recursos Computacionais Aplicados II .......... 36 ha.
Admin.de Recursos Materiais e Patrimoniais II ... 36 ha.
Orçamento, Planejamento e Controle ............ 72 ha.
Administração Financeira e Orçamentária II .... 72 ha.
Administração de Produção II ................. 72 ha.
Direito Empresarial .......................... 72 ha.
360 ha.
7º SEMESTRE
Recursos Computacionais Aplicados III ......... 36 ha.
Análise de Balanços .......................... 72 ha.
Administração de Custos ___ ................... 72 ha.
Administração Mereadológiea I ................ 72 ha.
Administração de Recursos Humanos I ........... 72 ha.
Estágio Supervisionado I ..................... 150 ha.
474 ha.
8º SEMESTRE
Recursos Computacionais Aplicados IV .......... 36 ha.
Planejamento Estratégico e Politica de Negócios . 72 ha.
Administração e Análise de Investimentos ...... 72 ha.
Administração Mereadológiea II ................ 72 ha.
Administração de Recursos Humanos II .......... 72 ha.
Estágio Supervisionado II .................... 150 ha.
474 ha.
Carga Horária ............................ 3.108 ha.
Educação Física .......................... 72 ha.
TOTAL ................................... 3.180 ha.
MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº
ANEXO II- CORPO DOCENTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
01. CÂNDIDA MARIA PLAZA TEIXEKA
Disc: Psicologia Aplicada à Administração
Tit: Licenciatura Plena em Pedagogia - FFCL de Taubaté -1961.
Mestre em Psicologia Escolar - USP -1979.
Estágio de Complementação Especializada em Medicina Legal, Medicina
Social e do Trabalho - USP/SP -1983.
Parecer CFE n°-1116/73 - Psicologia Aplicada ao Trabalho.
Experiência docente lecionando na Universidade Braz Cubas as disciplinas
Psicologia Aplicada ao Trabalho; Psicologia Aplicada à Administração e
Psicologia da Aprendizagem.
Aceita.
02. CARLOS DE PAIVA ANDRADE
Disc: Matemática
Tit: Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológicas - UMC -1970.
Licenciatura Plena em Matemática - UMC -1974.
Curso de Topologia - UMC -1973 (300 h/a).
Especialização em Matemática - UMC -1983 (360 h/a).
Experiência docente lecionando Estatística, Cálculo Diferencial e Integral
e Matemática Financeira na Universidade Braz Cubas desde 1979.
Experiência profissional como Químico Industrial na Johnson & Johnson
do Brasil.
Aceito.
03. CATARINA DIAS NASCIMENTO
Disc: Contabilidade Geral
Tit: Bacharel em Ciências Contábeis - UMC -1977.
Bacharel em Administração de Empresas - UMC -1979.
Mestranda - concluiu 15 créditos do Programa de Pós-Graduação a nível
de Mestrado em Ciências Contábeis e Amarias - PUC/SP.
Experiência docente lecionando Contabilidade desde 1981. Coordena os
cursos de Administração e Ciências Contábeis da UMC.
Experiência profissional como Gerente de Contabilidade da Cia
Siderúrgica de Mogi das Cruzes 1985/1989.
Aceita.
MEC/CFE
PARECER N° PROC. N°
04. ELISEU CARLOS BÓER
Disc: Informática
Tit: Bacharel em Administração de Empesas - FAAP -1980.
Mestrando em Gerenciamento da Qualidade Total - UNICAMP -1992.
Especialização em Processamento de Dados - UNITAU -1989 (360 h/a).
Realizou Curso de Estrutura de Dados (ITA/CTA); Engenharia de
Sistemas (EMPE). Administração de Novas Tecnologias (ITA/CTA).
Experiência docente lecionando na Universidade Taubaté e na Fundação
Valeparaibano de Ensino.
Aceito.
05. DAISY EBOLICASELLA
Disc: Informática
Tit: Bacharel em Administração de Empesas - UMC -1987.
Curso de Especialização em Analise de Sistemas -1989 (480 h/a).
Realizou cursos técnicos em Processamento de Dados.
Experiência docente lecionando Administração de CPD e Análise de
Sistemas na Universidade Mogi das Cruzes.
Experiência protissional atuando como Analista de Sistemas.
Aceita.
06. FRANCISCO CLÁUDIO NOVAES
Disc: Economia
Tit: Mestrando em Economia (em fase de elaboração de tese) PUC/SP.
Bacharel em Ciências Econômicas - UMC - 1981.
Experiência docente lecionando Economia na Universidade Braz Cubas
desde 1986 e na Universidade de Mogi das Cruzes desde 1987.
Experiência profissional atuando na Cia Suzano de Papel e Celulose.
Aceito.
07. JAIR GONÇALVES DA CUNHA
Disc: Teorias da Administração
Tit: Bacharel em Administração de Empresas - UBC -1976.
Curso de Formação de Professores das Disciplinas Especificas do Ensino
de 2° Grau (Esquema I) - UBC/SP -1978.
Mestrando - concluiu os créditos do Programa de Pós-Graduação a nível
de Mestrado em Administração USP.
Parecer CFE nº. 524/89 - Administração Geral.
Experiência docente lecionando Administração na UBC. Ex-Chefé do
Departamento de Administração da UMC. Experiência profissional
atuando como Diretor Financeiro e Administrativo na Tektonika
Construção Civil; Diretor do Departamento de Recursos Materiais na Cia
de Desenvolvimento de Mogi das Cruzes.
Aceito.
MEC/CFE PARECER PROC
08. MARCELO BOSQUE PIRES
Disc: Educação Física
Tit: Licenciatura Plena em Educação Física - UMC -1984.
Aprovado pelos Pareceres CFE nºs 516/87, 841/88 e 222/91 - Educação
Física.
Aceito.
09. MARÍLIA GARCIA LEME DE BRITO
Disc: Instituições de Direito Público e Privado
Tit: Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês - UMC - 1978.
Bacharel em Direito - UBC -1984.
Mestranda em Direito do Estado - PUC/SP (concluindo os créditos)
Experiência docente lecionando Instituições de Direito Público e Privado
na Universidade de Mogi das Cruzes.
Aceita.
10. SÔNIA APARECIDA SCHUETZE
Disc: Sociologia Aplicada à Administração
Tit: Licenciatura Plena em Pedagogia -USP (1967).
Doutorado em Ciências Sociais -UNESP - Rio Claro (1974).
Aprovada pelos Pareceres CFE n° 222/91 e 291/93, para lecionar
Sociologia Geral e Sociologia da Educação na Faculdade de Educação e
Letras de Caraguatatuba.
Aceita.
11. TÉRCIO PAULO DE ALMEIDA
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa
Tit: Licenciatura Plena em Pedagogia - Faculdade de Guaratinguetá -1992.
Bacharel em Teologia - Sem. Teo. Presbiteriano Independente -1982.
Concluiu os créditos do Programa de Pós-Graduação a nível de Mestrado
em Ciências da Religião - área de concentração em Ciências Sociais e
Religião - IMS -1990.
Aceito
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário ão Conselho Federal de Educação aprovou,por
una-nimidade,a conclusão da Câmara.
Saia Barreio Filho,em 9 de junho de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE À SESSÃO PLENÁRIA
NO DIA 09/06/1994, REALIZA EM 10 HORAS
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