O curso não definiu disciplinas obrigatórias e eletivas, cabendo ao
professor-orientador, juntamente com a comissão coordenadora do curso, a programação
das atividades de ensino de cada estudante.
A dimensão do corpo docente permanente é adequado ao número de
alunos matriculados no curso. Em 1991 (dezembro) o curso contava com 42 professores
permanentes em regime de tempo integral, 12 professores visitantes e 22 professores
participantes. Considerando o aproveitamento de técnicos de excelente qualidade de outros
curso e mesmo de outras instituições, a situação do curso é privilegiada em relação aos
congêneres do pais.
A qualificação do corpo docente é excelente, visto que todos os
docentes possuem título de doutor. Existem docentes titulados em todas as áreas do curso.
Observa-se uma sólida política de reposição de pessoal.
O curso não depende de professores visitantes ou participantes, mas
estes desempenham importante função, apuando as atividades de ensino, orientação e
pesquisa.
A seleção dos candidatos é embasada no currículo dos mesmos. O
número de estudantes a serem admitidos depende da disponibilidade de orientação. No
Mestrado são admitidos principalmente Engenheiros Agrônomos, em geral, recém egressos
dos cursos de graduação. Os candidatos ao Doutorado são em sua quase maioria
professores e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa.
O tempo médio de titulação tanto para mestrado quanto para o
doutorado, respectivamente 52 e 55 meses, é alto, principalmente para o mestrado. Este
tempo médio elevado de titulação, deve-se ao fato dos estudantes poderem trancar o curso
em qualquer estágio do desenvolvimento do curso.
A produção científica é coerente com a proposta do curso e muitos
trabalhos representam uma contribuição ao avanço do conhecimento científico. As linhas de
pesquisa e projetos individuais são em número adequado e abrangem todas as áreas do
curso.