propostos. 0 acervo bibliográfico da ESALQ e mesmo o de alguns
docentes tem propiciado aos alunos condições favoráveis para
complementar o conteúdo programático das disciplinas.
O corpo docente envolvido no curso é integrado por
professores permanentes, com dedicação exclusiva e portadores,
no mínimo, do título de doutor. Verifica-se também, a
participação de docentes de outros departamentos da ESALQ nos
dois níveis citados anteriormente, que para o tipo de trabalho
que alguns alunos desenvolvem é de fundamental importância para
sua formação.
Participam também do programa docentes de outras
instituições: IME/SP, IMECC/UNICAMP e FCAUJ/UNESP, na
orientação de alunos e/ou responsabilidade por disciplinas.
Observa-se um bom fluxo de professores de outras instituições
tanto nacionais, quanto internacionais. Foram realizados 126
seminários com participação de convidados nacionais e
estrangeiros, abordando temas de interesse do curso.
A relação atual orientando/orientador mostra os
índices de 2.00 e 2.75, para Mestrado e Doutorado,
respectivamente, êste índice é considerado bom.
Quanto à produção científica, o curso propicia
condições de desenvolvimento dos projetos de pesquisa em várias
linhas da área de concentração, enfatizando sua importância na
área agronômica.
No período (1990/91) analisado foram realizadas 22
dissertações, 11 teses, 40 trabalhos apresentados em congressos
nacionais, 1 trabalho apresentado em congresso internacional,
23 artigos publicados em revistas nacionais, 4 artigos
publicados em revistas internacionais e 2 livros no País. A
dissertação de mestrado e teses de doutorado apresentam bom
nível, tendo havido evolução qualitativa em relação ao período
anterior.
A seleção de candidatos tem sido feita através de
provas escritas que abrangem conteúdos das áreas de Matemática
e Estatística, com ênfase em exemplos na área agronômica. A
grande maioria dos alunos, principalmente em nível de
doutorado, são profissionais ligados a instituições de ensino e
pesquisa com formação agronômica ou na área de exatas.