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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UNIÃO DAS FACULDADES DE ALTA FLORESTA
UF
MT
ASSUNTO
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis,
a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis e Tecnologia em
Administração Rural - FACRURAL.
RELATOR: SR. CONS.
IB GATTO FALCÃO
PARECER N°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu 2° Grupo
1 - RELATÓRIO
APROVADO EM
PROCESSO N°23001.000488/90-91
A União das Faculdades de Alta Floresta - UNIFLOR - mantene-
dora das Faculdades de Ciencias Contábeis e Tecnologia em Administra-'
ção Rural - FACRURAL, instalada na cidade de Alta Floresta, Estado de
Mato Grosso - MT, obteve através do Parecer-CFE nº 618/93, da CAPLAN /
CFE, aprovação da carta-consulta para funcionamento do curso de Ciênci-
as Contábeis, com 80 vagas totais, anuais.
A mantenedora submete agora, a este Conselho, para apreciação
o projeto do referido curso, de acordo com o que a Resolução-CFE 1/93.
1 - BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITUCIONAIS
Informa a requerente:
"Uma vez que a União das Faculdades de Alta Flores-
ta - UNIFLOR Mantenedora da Faculdade de Ciências Contábeis
e Tecnologia em Administração Rural FACRURAL aindao e-
xiste como criação jurídica autorizada pelo Conselho Federal de
Educação,o dispõe, por isso, dos textos e bases legais como já
existem para as Universidades e Faculdades em funcionamento.
Todavia, de imediato, as bases legais da União das
Faculdades de Alta Floresta e de sua respectiva Faculdade necessá-
rias para a constituição do presente Projeto resumem-se nos ter-
mos da Resolução CFE nº 01, de 4 de fevereiro de 1993 e remotamen-
te no Parecer CFE n° 518/92."
0 projeto atende à Resolução-CFE nº 1/93, conceituando adequa
damente as bases Filosóficas, Sócio-culturais e Institucionais do cur
so pretendido.
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-2-
2 - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Toda profissão e todo profissionalm seu perfil
com suas características, positivas e negativas, o mesmo aconte-
cendo, portanto, para quem segue ou fez o Curso de Ciências Con-
tábeis .
O município e a região de Alta Floresta, com ape-
nas 17 anos de idade e 66.734 habitantes, já é a quinta cidade
do Estado de Mato Grosso e polo regional de um território de
2
286.962 Km com 371.398 habitantes (Fonte: IBGE. Censo Demo-
gráfico. Resultados preliminares. Rio de Janeiro:IBGE, 1992), a
m de ser a cogitada capital do futuro Estado de Tapajós. Ora,
tudo isso representa um processo extraordinário que, seo for
ordenado e corretamente dirigido, tende a tornar-se um caos, tan
to maior quanto mais extenso e rápido for seu desenvolvimento.
Caracteristicas Terminais do Curso às Ciências Contábeis
Assim conceitua a requerente:
"O progresso nas coisas materiais, especialmente na
área financeira, comercial e industrial, só poderá existir c fru-
tificar se puder contar com o contador, formado pela Faculdade de
Ciências Contábeis, porque: 1º - o contador e os escritórios de
contabilidade, sobretudo hoje em dia com a informatização e suas
vantagens, é que irãor ordem nas atividades econômi-
cas e financeiras das pessoas físicas em todos os ramos do traba
lho humano: educação, saúde, transporte, indústria, comércio e
etc.; 2º - eles é que também irão ordenar as ativida-
des das pessoas jurídicas em todas as áreas; 3º - a zona urba-
na, sem o contador,o pode existir, uma vez que correrá o pe-
rigo de ir para a desordem nas suas atividades comerciais e in-
dustriais, atravancando, assim, o progresso social e a felicida-
de pessoal dos cidadãos; 4º - a zona rural, por sua vez, particu-
larmente no mundo de Alta Floresta com suas preciosidades pró-
prias como o ouro e o meio ambiente, necessita urgentemente do
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contador e do escritorio de contabilidade, ainda mais quando in-
formatizado, a firn de poder aproveitar de suas riquezas e infin-
dáveis potencialidades; 5º - as empresas - micros, médias ou
grandes - tanto as nacionais quanto as multinacionais, quandoo
bem organizadas em sua contabilidade, atestam, através de seu pro
gresso, como e quanto é importante o papel do contador e do Curso
de Ciências Contábeis; 6º - o tempo e as lições da História mos-
tram que os governos - municipal, estadual ou federal - e, portan
to, as nações só conseguem andar e progredir quando estão ancora-
das em sadia e extensa rede de organização contábil.
Modernamente, através do computador e dos progres-
sos da Informática, cresceram e de muito, tanto a importância quan-
to o perfil das Ciências Contábeis e do contador, contribuindo pa
ra realizar, de um lado, em minutos, operações e atividades que
antigamente eram feitas em dias, meses ou anos e, de outro lado,
2
ganhando espaço, ao colocar em mm papeis, pastas, gavetas e coi
sas que outrora tomavam muitos metros quadrados ou salas inteiras.
Assim se desenha o perfil profissiográfico do con-
tador, o bacharel pela Faculdade de Ciências Contábeis, constituí
do, desse modo, pelas seguintes qualidades: 1º - é pessoa possui-
dora de diploma de curso superior; 2º - é elemento que se encar-
rega de transformar em números as atividades econômico-financeiras
a fim de poderem, com mais rapidez e eficiência, serem posterior-
mente aproveitadas em benefício do progresso e da pessoa humana;
3º - é peça indispensável parar ordem nas atividades financei-
ras e comerciais de qualquer empresa, tornando-a capaz de andar e
progredir; 4º - a profissão de contador e sua respectiva função
- a Tesouraria -o elementos imprescindíveis em qualquer empre-
sa, particular ou oficial; 5º - hoje em dia foram acrescidas a
importância e a eficiência da profissão de contador e da Tesoura-
ria por causa da introdução do computador e das tecnologias da
Informática, tanto na Faculdade de Ciências Contábeis quanto na
profissão de contador.
Ora, este perfil profissiográfico do contador assu-
me no município de Alta Floresta e no norte do Estado de Mato
Grosso papel e destaque transcendentais porque, na imensidão de
2
286.962 Km , maior do que a superfície do Estado deo Paulo,com
uma população de 371.398 habitantes,o existe nenhuma Faculdade
de Ciências Contábeis, piorando ainda mais a lamentável situação
o fato de a cidade mais próxima com Faculdade de Ciências Contá-
beis ser Cuiabá, a 820 Km de Alta Floresta."
3 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Neste item, é apresentado o currículo
completo, por ano, do Curso de Ciências Contábeis, em cinco anos
acompanhada cada disciplina de seu respectivo número de horas de
aula, tanto teóricas quanto práticas, finalizando pelo número
total do curso cuja carga horária total geral é de 2.950 h/a.
A Mantenedora da Faculdade de Ciências
Contábeis de Alta Floresta tomou a iniciativa de, no currículo do
Curso, acrescentar quatro disciplinas: 1º - "Introdução à Filo-
sofia", com as finalidades de propiciar a seu universitário a
oportunidade de ter formação humana, de adquirir espírito críti-
co e de ser gente eo massa; 2º - "Iniciação à Pesquisa", com
o duplo objetivo, de um lado, de iniciar seus estudantes na prá-
tica da pesquisa e, de outro lado, de poder apresentar, entre ou
tros, um projeto com algo de pesquisa ao Conselho Federal de Edu-
cação, sobretudo em obediência à Resolução CFE nº 01, de 4 de fe-
vereiro de 1993; 3º - "Introdução à Computação"; 4º - "Legisla
ção Técnica do Imposto de Renda", estas duas últimas discipli-
nas por causa de sua atualidade, oportunidade e recomendação pe-
lo Conselho Federal de Contabilidade.
0 currículo pleno proposto encontra-se no ANEXO I deste Parecer.
- METODOLOGIA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Nestes termos orienta-se a requerente:
"A chamada "liberdade de cátedra" assegura ao profes-
sor, particularmente ao professor universitário, liberdade quanto
às suas metodologias de ensino. Contudo, como o sucessq de qual-
quer disciplina e, em conseqüência o sucesso de qualquer curso su-
perior depende de suas metodologias, estas acabam sofrendo embates
vindo dos alunos, da direção da Faculdade e dos próprios colegas
de magistério, de maneira que existem certas metodologias geralmen-
te usadas como: 1º - a aula expositiva; 2º - seminários; 3º - o
método socrático; 4º - visitas a escritórios de contabilidade;5º-
aulas práticas ministradas por um aluno; 6º - estágio supervisio-
nado.
Em virtude disso, o Artigo 20 do Regimento da Facul-
dade de Ciências Contábeis e Tecnologia em Administração Rural de
Alta Floresta diz competir ao seu Departamento:
"I. Distribuir encargos de ensino, pesquisa
e extensão entre seus professores, respeitadas as especialidades e
coordenar-lhes a atividade;
II. Aprovar os programas e planos de ensino
das suas disciplinas, fiscalizando o cumprimento e execução dos
mesmos;
III. Elaborar os projetos de ensino, de pes-
quisa e de extensão e executá-los depois de aprovados pelo Conse-
lho Departamental".
- EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS
Os autos trazem o ementário de todas as disciplinas do curso de
Ciências Contábeis, cada uma com sua respectiva ficha, onde se encontra:
1º - o nome da disciplina;
2º - o curso a que pertence;
3º - seu número de horas/aula;
4º - seus créditos, lembrando que cada crédito va-
le 15 h/a;
5º - seu programa;
6º - sua bibliografia.
4 - CORPO DOCENTE
A União das Faculdades de Alta Floresta, entidade
Mantenedora do Curso de Ciências Contábeis de Alta Floresta, tem
seu Projeto de Qualificação do Corpo Docente apoiado no desenvol-
vimento e aprimoramento de seus futuros recursos humanos, consti-
tuídos, primeiro, pelo corpo docente e, depois, pelo administrati-
vo, chamado de pessoal técnico-administrativo. Esse Projeto de
Qualificação visa fundamentalmente: 1º - a capacitação docente,a-
través do aperfeiçoamento do corpo docente; 2º - a expansão gra-
dativa do corpo docente, para atender às necessidades do ensino,
pesquisa e extensão; 3º - a integração do corpo docente, através
de um regime de trabalho que proporcionará ao professor tempo
suficiente para suas atividades de ensino, assim como para sua de
dicação à pesquisa e à extensão universitária; 4º - a capacita -
ção e aperfeiçoamento de seu pessoal técnico-administrativo, atra-
s de participação em cursos e estágios, proporcionando à Insti-
tuição a manutenção de uma estrutura básica de serviços que ofere-
cerá a toda comunidade acadêmica as condições ideais de organiza-
ção para o desenvolvimento de suas atividades.
0 corpo docente será constituído por: 1º - profes-
sores integrantes do quadro de carreira docente; 2º - professo -
res visitantes; 3º - professores instrutores.
A estruturação de carreira do magistério obedece-
rá aos seguintes níveis: 1º - professor titular; 2º - professor
assistente; 3º - professor auxiliar; 4º - professor supervisor
de estágio.
Os requisitos mínimos para ingresso ou promoção no
Quadro de Carreira Docente estão definidos nos Artigos 99 a 15 do
Regulamento do Magistério da Faculdade de Ciências Contábeis e
Tecnologia em Administração Rural, de Alta Floresta.
A Instituição, para melhor qualificar seu pessoal
docente, procurará: 1º - realizar cursos de extensão ou aperfei-
çoamento, nas diversas áreas em que ministra conhecimentos; 2º -
enviar professores para cursos de especialização, mestrado e dou
torado.
Tal política propiciará ao professor grande facili-
dade para fazer referidos cursos, ao mesmo tempo em que manterá
suas atividades no magistério e com um dispêndio muito menor por
parte da entidade mantenedora.
e
A realização de cursos de aperfeiçoamento, os in-
centivos aos docentes através de vantagens sobre o salário-base,o
envio de professores para outras Universidades e todo este conjun-
to de medidas trarão resultados em tempo restrito, propiciando, em
breve espaço de tempo, uma grande melhoria em relação à qualifica
ção docente.
O corpo docente será contratado pelo Regime de
Consolidação das Leis do Trabalho e receberá por hora/aula.
0 corpo docente do curso de Ciências Contábeis de Alta Flores
ta, é constituído por 21 professores. Para visualização global do corpo docente
apresenta-se, no Anexo II deste Parecer, um quadro geral com o nome, o título'
e a/ou as disciplinas de cada um.
5 - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
5.1 - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
"A organização administrativa do Curso de Ciências
Contábeis de Alta Floresta encontra-se nos Capítulos I a V do-
tulo II do Regimento da Faculdade de Ciências Contábeis e Tecno-
logia em Administração Rural de Alta Floresta, aqui no "13.6 Ane-
xo E", conforme segue:
Capítulo I
Capítulo II
Capítulo III
Capítulo IV
Capítulo V
Dos Órgãos
Da Congregação
Do Conselho Depar-
tamental
Da Direitoria
Dos Departamentos
o órgãos da Faculdade
I
II
Congregação
Conselho Departamen-
tal
III
IV
Diretoria
Departamentos
Suas normas de funcionamento encontram-se no Arti-
go 4º do mesmo Regimento.
O Conselho Departamental, constituído pelo Diretor
Administrativo, Diretor Técnico, Chefe de Departamento e um repre-
sentante estudantil, é o órgão de coordenação e assessoramento em
matéria didático-científica e administrativa (Art. 89) e sua com-
petência encontra-se no Art. 10 do Projeto do Regimento apresenta-
do.
"
5.2 - ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
Número de Vagas
80 (oitenta) vagas totais anuais.
Turnas
Haverá uma única turma.
Regimento para Integralização Curricular
No mínimo em 05 (cinco) anos letivos
e no máximo em 07 (sete) anos letivos.
Turno de Funcionamento
Funcionará no período noturno,
Regine Escolar e Didático
Está regulamentado no Regimento da Fa-
culdade de Ciências Contábeis e Tecno-
logia em Administração Rural de Alta
Floresta.
Estágios
Os Estágios Supervisionados constam
de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situação
real de trabalho. Cada aluno é obrigado a cumprir a carga horá-
ria do estágio, previsto no curriculo do curso.
Os estágioso coordenados pelos
respectivos Departamentos e supervisionados por docentes por ele
designados.
Os estágios estão previstos no Regimen-
to da Faculdade, nos Artigos 54 e 55 e sua operacionalização será
objeto de regulamentos próprios elaborados pelo Diretor e aprova-
los pelo Conselho Departamental,
"
Sistema de Avaliação
" A avaliação do desempenho escolar é
feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveita-
mento. O aproveitamento escolar é avaliado através do acompanha -
mento continuo do aluno e dos resultados por ele obtidos em exer-
cícios escolares, provas e exame final. A freqüência mínima exigi.
da é de 75% do total das aulas dadas.
A avaliação do desempenho escolar está
disciplinada nos Artigos 46 a 51 do Regimento da Faculdade. "
Registro e Controle Acadêmico
"
A Faculdade terá uma Secretaria de
cursos, dotada de recursos humanos e equipamentos necessários ao
atendimento dos alunos e será o órgão responsável pelo registro e
controle acadêmico, a verificação e o registro de freqüência do
aluno é de responsabilidade do professor, Artigo 47 § 2º do Regi-
mento da Faculdade de Ciências Contábeis e Tecnologia em Adminis-
tração Rural, de Alta Floresta."
Calendário Escolar
Compete ao Conselho Departamental orga-
nizar, anualmente,o Calendário Escolar (Artigo 10, ítem II do Re-
gimento). 0 ano letivo, independente do ano civil, abrange no-
nimo 180 dias distribuídos em dois períodos letivos regulares, ca
da um com, no mínimo, 90 dias de atividades escolares efetivas e
o computados os dias reservados aos exames (Artigo 32 do Regi -
mento da Faculdade de Ciências Contábeis e Tecnologia em Adminis-
tração Rural de Alta Floresta).
Órgãos Complementares
Doiso os órgãos complementares da organização
administrativa e didático-pedagógica da Faculdade de Ciências
Contábeis e Tecnologia em Administração Rural de Alta Floresta :
1º - uma Secretaria Geral; 2º - uma Tesouraria.
A Secretaria Geral será constituída de: 1º - um
Secretário Geral; 2º - um Auxiliar de Administração; 3º - um
datilógrafo; 4º - um operador de processamento de dados. A Te
souraria será constituída de: 1º - um Tesoureiro; 2º - um Con-
tador.
BIBLIOTECA
Consta dos autos:
O acervo da Biblioteca será composto, na sua maio-
ria, de obras de nível universitário, destinadas a suprir os inte-
resses e necessidades do curso mantido.
Os objetivos básicos são:
1º - tornar-se um campo de exploração e enriqueci-
mento cultural;
2º - difundir a boa leitura;
3º - divulgar o uso dos livros visando a pesquisa
e a educação individual;
4º - criar um ambiente favorável à formação do-
bito de leitura e estimular a apreciação lite
rária ;
5º - funcionar como um verdadeiro departamento de
extensão universitária, favorecendo a pesqui-
sa, incrementando conhecimentos e fornecendo
informação bibliográfica.
0
sistema de classificação adotado será o de Mel-
vil Dewey, com excessão das obras de Odontologia para as quais se-
rá usada a classificação de Arthur D. Blach.
Para individualização de nomes de autores, usar-
-se-à a tabela de Citter - Sanborn.
Para catalogação, seguem-se as normas internacio -
nais ditadas pela American Library Association - A.L.A.
Os livros estarão dispostos nas estantes por ordem
crescente de números de assuntos em forma relativa de acordo com
o 3º sumário de Dewey.
Hã um fichário em forma de Kardex para periódicos,
o qual fornecerá todos os dados necessários para os mesmos, como :
títulos existentes, periodicidade, fascículos, etc.
Hã um fichário para uso externo e interno:
a) 0 externo, para uso de consulentes, o qual é
feito em dicionário e subdividido em três par-
tes: Catálogo de Autores, títulos e assuntos
em ordem alfabética.
b) 0 interno para uso das bibliotecárias, os
quais usos sao:de ficha matriz, casa publica-
dora, livrarias, editoras e de assuntos; e
para uso de funcionários, os quais usos são:
de matrículas de alunos, de periódicos e em-
préstimo de livros.
0 Departamento de Circulação visa proporcionar o
maior uso possível dos livros e de outros materiais da Biblioteca.
0 serviço de consultas locais, empréstimo a domi-
cílio e de referências bibliográficaso as atividades mais
importantes da Biblioteca, as quaiso rigorosamente controladas
e atualizadas por regulamento que virá a seguir.
Assim que a Faculdade estiver em condições, a Bi-
blioteca e seus serviços serão informatizados.
A Biblioteca é privativa de professores, alunos
e funcionários da Faculdade.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta feira no
período das 8:00 às 22:30 hs, ininterruptamente e aos sábados,das
7:00 às 12:00 horas.
No período de férias escolares, o horário é o se
guinte: de segunda a sexta feira, das 8:00 às 20:00 horas e aos
sábados, das 8:00 às 12:00 horas.
A Biblioteca é organizada e administrada por uma
bibliotecária e dois auxiliares que ficam à disposição dos profes-
sores e alunos para qualquer informação ou pesquisa bibliográfica
e atendimento em geral.
0 acervo e a bibliografia do curso de Ciencias Contábeis
encontram-se no ANEXO 0 - Autos do Processo.
7 - EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
As edificações e instalações da Faculdade de Ciencias Contábeis e
Tecnologia em Administração Rural de Alta Floresta encontram-se no ANEXO D -
Autos do Processo - Edificações e Instalações, com as seguintes subdivisões e
seus respectivos documentos comprabatórios:
—Plantas das Edificações e Instalações
Fotos das Edificações e Instalações
---Cópia da Carta-Compromisso de Doação do
Terreno para o Campus
—Locação do Prédio
8 - PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
O Planejamento Econômico-Financeiro foi feito com
a projeção trienal abrangendo os exercícios de 199 3-1994-1995. A-
tendendo à orientação do Conselho Federal de Educação que solici-
ta "receita por fontes; despesas por elementos; memória de cálcu-
los", ficou dividido em seis itens: 1º - alunado e séries do
curso; 2 - contratação de professor; 3º - pessoal técnico-admi-
nistrativo: base da remuneração mensal; 4º - pessoal docente
base da remuneração; 5º - Anuidade; 6º - Memória de Cálculo.
II - VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, o Relator é de Parecer favorável a apro-
vação do projeto para funcionamento do curso de Ciencias Contábeis, a ser mi-
nistrado pela Faculdade de Ciencias Contábeis e Tecnologia em Administração
Rural, com 80 (oitenta) vagas totais, anuais, mantida pela União das Faculda-
des de Alta Floresta, instalada em Alta Floresta, Estado de Mato Grosso - MT.
Aprovado o presente parecer, o referido processo deverá '
ser encaminhado à SESu/MEC, para os procedimentos relativos à designação da
Comissão Verificadora, nos termos da Resolução-CFE nº 1/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
Relator.
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo acompanha o voto do
Sala das Sessões, em 03 de maio de 1994.
, Presidente e Relator
ANEXO I
Currículo do Curso de Ciências Contábeis
1a. Série
Disciplinas
Horas/Aula
Introdução à Administração
Iniciação à Pesquisa
Matemática
Introdução à Economia
Introdução à Filosofia
Contabilidade de Empresa.
Contabilidade Geral. I
Educação Física
Total
90
60
90
90
60
60
120
60
6 30
2a. Serie
Contabilidade Comercial. I
Contabilidade Geral. II
Estatística
Matemática Financeira
Direito Administrativo
Português
Contabilidade de Empresa. II
Total
120
60
90
120
90
60
60
600
MEC/CFE
PARECER N°
PROC. N°
3a. Série
Contabilidade Industrial. I
Análise de Balanço
Contabilidade Comercial. II
Organização e Métodos
Introdução à Computação
Contabilidade de Custos
Técnica Comercial
Total
90
90
90
60
90
60
60
540
4a. Série
Auditoria
Administração Financeira e Orçamento
Contabilidade Pública
Contabilidade Agrícola
Contabilidade Industrial. II
Direito Tributário
Economia Brasileira
Total
60
120
120
90
90
60
90
610
5a. Serie
Legislação Comercial e Bancária
Legislação e Técnica do Imposto de Renda
Legislação Tributária
Direito Comercial
Prática Contábil - Estágio Supervisionado
Total
90
60
60
60
300
570
Total Geral do Curso 2.950 horas/aula,
ANEXO II
PROFESSORES INDICADOS PARA O 1
o
ANO DO CURSO
1. CARLOS DE SOUZA PINTO
Disc: Educação Física
Qual.: Licenciado em Educação Física - Escola Superior de
Educação Física deo Carlos. Especialização em Voleibol -
FEFIMA. Especialização em Fisioterapia Aplicada à Educação
Física com monografia "Crioterapia no Traumatismo de
Joelho/1978.
Possui experiência no magistério.
2. ONIVALDO GIGLIOTTI
Disc: Contabilidade de Empresa I e Introdução à Economia
Qual.: Graduado em Administração de Empresas - Faculdade de Ciências
Contábeis e de Administração de Empresas de Marília-1975
Graduado em Ciencias Econômicas - Associação de Ensino de Ma-
rilia/SP-1975
Especialização a) Topics Of Economic Development - Boston Uni-
versity - U.S.A
b) Compras na Empresa Moderna - IDORT/SP
c) Administração de Almoxarifado - IDORT/SP
d) Organização e Métodos para Sistemas Adminis-
trativos - IDORT/SP
e) Curso de Especialização em nível de Pós-gra-
duação - Fundação de Ens. "Euripedes Soares
da Rocha" Marilia/SP.
Monitor do Departamento de Economia e Métodos
Quantitativos de 1971 a 1973.
Possui experiencia de magisterio.
Experiencia Profissional na area de Administra
ção Geral - Projetos e Diagnósticos.
3
. JOSE ANTONIO TOBIAS
Disc: Introdução à Pesquisa
Qual.: Bacharel em Filosofia - F.F.C.L. - "São Tomás de
Aquino" - Uberaba - 1952. Licenciado em Filosofia - F.F.C.L. -
"São Tomás de Aquino"- Uberaba - 1952. Doutor em Filosofia
- PUC/RS - 1964. Livre Docente - Filosofia - PUC/RS - 1964.
Mestrado em Filosofia da Educação - UNAERP - Ribeirão Preto
- 1990.
4. JOSÉ LUIS KURSIQUE
Disc.: Matematica
Qual.: Licenciado em Matematica - IME/USP. Mestre em Matemática - IME/USP
1970. Possui experiencia no Magisterio Superior
5. SÉRGIO NOUGUÊS NARGAFIG
Disc: Introdução a Administração
•Qual.: Graduado em Administração de Empresas - PUC/SP.
Especialização em Administração de Empresas - PUC/SP
Possui experiencia de magisterio superior
6. JOSÉ CARLOS MIGUEL DE MENDONÇA
Disc: Contabilidade Geral I
Qual.: Bacharel em Ciencias Contábeis - Fundação de Ensino "Euripedes Soa-
res da Rocha" - 1976
Especialização: a) Dirigentes Empresariais - 1976
b) Custos - 1979
c) Auditoria Contábil - 1978
d) Administração Aplicada a Organização Industrial
- 1979
e) Organização e Métodos - 1976
Possui experiencia de Magisterio Superior
7. ROSMAR TOBIAS
Disc: Introdução a Filosofia
Qual.: Bacharel em Filosofia - PUC/SP - 1962. Licenciado em Filosofia -
PUCAMP - 1963. Doutor em Educação - UNEP/Marília-1974.
Possui experiência de Magistério Superior.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenàrio do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 05 de maio de 1994.
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