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MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CURVELO
UF
MG
ASSUNTO
Reconheciemnto das Habilitações Plenas de Matemática
e Biologia, do curso de Ciências.
*
RELATOR: SR. CONS. SYDNEI LIMA SANTOS
PARECER N.°
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
I - RELATÓRIO
APROVADO EM
O Presidente da Fundação Educacional de Curvelo encaminha
a este Conselho pedido de reconhecimento das habilitações
plenas em Matemática e Biologia, do curso de Ciências,
ministrados pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo/MG.
As referidas habilitações foram autorizadas pela
conversão, via plenificação, do curso de Ciências-Licenciatura
de 1º Grau, através da Portaria Ministerial nº 628/89, nos
termos do Parecer CFE nº 658/89, com 80 (ointenta) vagas
totais anuais.
0 curso de Ciências, com habilitação em nível de
licenciatura de 1º Grau, foi reconhecida pelo Decreto nº
75.980, de 17/07/75, conforme Parecer CFE nº 1.813/75.
Pela Portaria nº 230/92-SENESu/MEC, foi designada
Comissão Verificadora composta pelas professoras ANA MARIA
MOD 5 - C F E
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COELHO CARVALHO e MARIA TERESA MENEZES FREITAS, ambas da Universidade
Federal de Uberlândia-MG, e a TAE ROSIMAIRY GOMES VIEIRA, da
DEMEC/MG, para verificar as condições de funcionamento para o
reconhecimento do curso e apresentar relatório conclusivo.
Com base nos dados contidos no processo, no Relatório da
Comissão Verificadora e na informação da CAE, formulamos o
nosso parecer.
1.DADOS SOBRE A MANTENEDORA
1.1. Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal
A Fundação Educacional de Curvelo é uma Fundação de
direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de
Curvelo, no Estado de Minas Gerais.
Seu Estatuto foi registrado sob o nº 198, fl. 353-Livro AN3, em
30/06/1969.
A Comissão Verificadora atesta a regularidade fiscal e
parafiscal da mentenedora.
1.2. Situação Econômico-Financeira
Os Balanços Patrimoniais dos três últimos exercícios revelam
índices estatísticos indicando a situação econômico-financeira.
1.3. Estabelecimentos de Ensino Mantidos
A Fundação de Curvelo mantém a Faculdade de Ciências Humanas de
Curvelo, onde funcionam os seguintes cursos:
- Letras - 1º Grau (Rec); P/I (Aut) - 50 vagas
- Ciências - 1º Grau (Rec); Biol; Mat (Aut) - 50 vagas
- Estudos Sociais - 1º Grau (Rec); Geo; Hist (Aut) - 50 vagas
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2. DADOS SOBRE A ESCOLA/CURSO
2.1. Infra-Estrutura Física
Sobre este item, a Comissão informa:
"0 Curso funciona em um prédio alugado ao mesmo tempo para um
grupo escolar, e para a Faculdade. As aulas do grupo acontecem nos
períodos da manhã e tarde e as aulas da faculade, à noite e sábado de
manhã e à tarde; sendo que a secretaria, diretoria e biblioteca desta
funcionam também a tarde.
Conforme já relatado, a escola funciona em um prédio alugado e
há necessidade de expansão de laboratórios, biblioteca, salas de
aula, salas de professores, secretaria, sala de xerox. 0 contrato de
aluguel é renovado anualmente e a próxima renovação deverá ocorrer em
janeiro/93.
0 presidente da Fundação e a diretoria da escola acreditam que a
nova sede estará em funcionamento em 1994; o local tem toda a infra-
estrutura necessária ao funcionamento da Faculdade."
Em seu relatório a Instituição informa que está em fase de
construção a sede própria da Faculdade. "0 terreno onde se situa o
edifício-sede em construção possui 32.503,62 m
2
de área. 0 prédio
está sendo construído com o fim específico de servir ao ensino
superior, possui 3.400,32 m
2
, com espaços próprios para salas de
aula, sala de professores, biblioteca, diretoria, secretaria,
departamentos, laboratórios, oficinas, administração da entidade
mantenedora, almoxarifado, mecanografia, contadoria, tesouraria,
diretório estudantil e cantina. Será edificada, no terreno, a parte
desportiva, com campos de futebol de salão/basquete/volei, etc."
2.2 Laboratórios
A faculdade, atualmente, conta com um laboratório
multidisciplinar Biologia, Física e Química bem equipado e utilizada
permanentemente. Com a construção da sede própria a Faculdade passará
a contar com 02 laboratórios; 01 de Biologia e 01 de Física e Química
e salas especializadas para Geologia, Cartografia e audio visual."
A Comissão acrscenta que:
"Existe apenas um laboratório multidisciplinar, para as aulas de
Biologia, Química e Física, sendo que algumas aulas práticas de
Físicao ministradas no laboratório de uma escola ao lado.
No laboratório existem vidrarias, reagentes, balanças e outros
materiais necessários as aulas de Biologia, há invertebrados em
álcool a 70%, alguns animais vertebrados empalhados, Clades com peças
humanas para aula de Anatomia, lâminas montadas para aulas de
Citologia e Histologia, coleções de insetos a seco e microscópios
ópticos. Nas aulas de Botânica os alunos organizam mini-herbários."
Em seguida acrescenta que:
"Está sendo construído um prédio para instalações da escola, já
em fase adiantada de construção (fomos visitá-lo) e que provavelmente
estará concluído até final de 1993, de acordo com a diretoria.
No mesmo, existe amplo espaço para laboratórios bibliotecas,
salas de aula etc.
A escola participa com uma barraca na festa da cidade, "Forro" e
a renda é revertida na melhoria do laboratório e da biblioteca."
2.3. Biblioteca
A Biblioteca ocupa uma área de 93,60 m
2
, com 46,80 m
2
destinados
ao acervo, 32,00 m
2
ao ambiente de leitura e 14,60 m
2
a elaboração
técnica. Na nova sede (em construção) a biblioteca é ampla conforme
se observa na planta baixa anexada ao processo.
A Biblioteca é administrada por 01 bibliotecária, devidamente
habilitada, e 02 auxiliares.
0 acervo geral é composto por 8.946 títulos, com 28 assinaturas
correntes de periódicos, estando assim distribuídos, especificamente:
Habilitação em Matemática e Biologia 1.398 títulos
Habilitações em História e Geografia 1.692 títulos
Letras - Português/Inglês 2.430 títulos
Comuns a todas as Habilitações 3.426 títulos
TOTAL 8.946 títulos
Conta, ainda, a Biblioteca com obras de referência, tais como.
Catálogos, dicionários, enciclopédias.
A ampliação do acervo é constante e nos últimos anos a
Instituição investiu na aquisição de títulos, no valor global de Cr$
12.052.018,75, conforme se comprova nos balanços financeiros anexos
ao processo.
A Biblioteca é atualizada, servindo simultaneamente a todos os
cursos ministrados pela Instituição.
A Comissão Verificadora assim se manifesta sobre a Biblioteca:
"As instalações e o espaço físico da bibliotecao razoáveis,
dispondo de mesas para estudo individual e de grupo. 0 acervo total
de livros é de 8.946, distribuídos principalmente nas áreas de
Matemática, Biologia, História, Geografia e Letras.
Os títuloso adequados ao conteúdo programático das
disciplinas, mas a maioria dos livros considerados básicos nas
diferentes disciplinaso encontrados em número apenas de 3 ou 4
insufucientes para a utilização da demanda real em um mesmo período
letivo. Os professores acham que a biblioteca é adequada e que supre
as necessidades das diferentes disciplinas, ao ser as professoras
da área de Pedagogia, que acham os livros desta área deficitários.
A biblioteca recebe 28 títulos de periódicos, sendo 6 específico
da área de Ciências e Biologia; possui 1966 periódicos.
0 horário de funcionamento é de 2º a 6º feira, de 18:30 às 16:30
horas.
Quanto aos recursos humanos, conta com uma bibliotecária
formada que dá assistência de 15 em 15 dias ou quando necessário e
para atendimento diário, com um funcionário que está sendo orientado
pela mesma.
0 mecanismo de atualização da biblioteca é através de listagens
elaboradas pelos professores e entregues à diretoria, que se
encarregua de compar os livros, na medida do possivel."
2.4. Outras Informações
A Comissão Verificadora, em seu relatório, presta as seguintes
informações:
"- Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
- Total de alunos matriculados por turno: a escola só funciona
a noite e tem 3 cursos: Ciências-Literaturas Plenas em Biologia e
Matemática: Letras-Licenciaturas Plenas em Português e Inglês e
Estudos Sociais - Licenciaturas Plenas em História e Geografia. Em,
1991 havia 168 alunos matriculados do Cuso de Ciências, 93 em Estudos
Sociais e 116 em Letras.
Nao há alunos concluintes, pois os três cursos estão em fase de
reconhecimento.
As maiores turmaso do Curso de Ciências, que tem um maior
número de vagas e uma maior procura no vestibular.
0 valor da mensalidade cobrada é a mesma para todos os cursos.
A base de cálculo para a remuneração do professor (valor do
salário hora/aula) é determinada pela conversão entre o Sindicato de
Estabelecimento de Ensino de Minas Gerais e o Sindicato dos
Professores. Valor pago atualmente pela escola é de 20% acima do
valor estipulado.
0 valor da hora/aula atual é de 54.598,00; a frequência dos
professores às aulas é praticamente 100%. Nas reuniões
departamentais, a frequência é bem menor. As reuniõeso
remuneradas, para incentivar o professor a participar, quando é fora
do horário de aula do professor.
o existe um plano de qualificação progressiva, mas os
professoreso incentivados a cursas pós-graduação, principalmente a
nível de especialização, na Pontifícia Universidade Católica em belo
Horizonte.
Os cursoso realizados nas férias, em módulos e geralmente os
professoresm ajuda de custo da PUC.
0 ingresso de professores é feito apenas através de uma análise
de currículo e de entrevista. Há um período probatório de 6 meses.
Os docentes dos 3 cursos já estão aprovados pelo DEMEC.
ALUNADO
0 alunado da Faculdade; de maneira geral, é frequente às aulas e
tem bom aproveitamento escolar. Segundo opinião dos professores, os
alunos trabalham e custeiam o próprio estudo, o que faz com que
valorizem mais o curso. Cada classe tem seu representante estudantil
eo existe 2 representantes de alunos na Congregação, 2 no Conselho
Departamental e 1 em cada Departamento.
ATIVIDADES-FIM (SITUAÇÃO ATUAL)
Os cursos queo ministrados pelo estabelecimento funcionam no
período noturno e encontram, como principais problemas, na má
adequação do espaço físico e a falta de professores capacitados
oriundos da própria cidade, o que causa problemas na organização do
horário e despesas para a direção.
o existe nenhuma atividade de pesquisa desenvolvida por alunos
e professores; os alunos trabalham (a maioria) e os professores que
o de fora apenasm ministrar as aulas; os queo da cidade
também trabalham em outros locais, o que dificulta a disponibilidade
para a realização de pesquisa, além da falta de espaço adequado.
Quanto às atividades de extensão,o existe um projeto ou programa
específico.o realizadas atividades abertas à comunidade, como: uso
da biblioteca; palestras; seminários; concurso de contos e poesias
para alunos de 1º e 2º graus; desenvolvimento de trabalhos sobre
epidemias, endemias e de qualidade de vida, cursos de: "Cartografia",
"Construtivismo em História", "Como trabalhar Estudos Sociais nas 4
primeiras séries do 1º grau", "Reciclagem de Professores", existe
também o grupo de "Grutas e Cavernas."
Acreditamos que tais trabalhos devam ser relevantes para a
comunidade local, maso houve como comprovar isto.
REGISTRO ESCOLARES (SITUAÇÃO ATUAL)
Os registroso efetuaods na secretaria, que conta com uma
secretária e uma auxiliar. Todo o serviço é realizado em livros, um
para cada situação, organizados da seguinte maneira:
- Livros ou Registros de Atas do Concurso Vestibular;
- Ata ou Registro ou Matrícula;
- Ata de Resultados Final ou Aproveitamento;
- Ata de Concurso Vestibular;
- Pasta de Relatórios do Concurso Vestibular.
A forma de organização está atendendo as necessidades da
Instituições e os registros estão regularizados e atualizados. Os
livros permanecem na secretaria, guardados em armário deo fechados
e de fácil acesso.
0 registro de ensino é feito através dos Diários de Classe, pelo
professor e controlados pela secretaria e Direção. Permanecem na
secretaria, guardados no escaninho. A documentação do aluno é
organizada em pastas individuais, por curso e série. As pastas ficam
na secretaria em arquivos feito gaveteiro, oferecendo boas condições
de segurança.
A análise dos diários de classe e documentação dos alunos, por
amostragem aleatorias, mostrou que estão sendo atendidos os aspectos
legais, exceto em alguns casos de alunos que necessitam completar
documentação junto a secretaria, e a mesma foi informada dos nomes."
ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA
A percepção que temos sobre o controle exercido para entidade
mantenedora sobre a escola é de que existe um relacionamento amigável
e franco entre a presidência e a diretoria da escola. Ambos estão no
momento unidos em torno de um ideal comum, que é a construção do
futuro prédio.
0 relacionamento existe entre:
a) diretores e alunos: muito bom
b) diretores e professores: ótimo
c) diretores e mantenedores: ótimo
d) diretores e DEMEC: o suficiente e necessário
e) professores e alunos: muito bom
0 funcionamento dos colegiados previstos no Regimento se
caracteriza por reuniões da Congregação, do Conselho Departamental e
do Departamento. 0 primeiro, tem reuniões ordinárias previstas para a
semana que atende o início de cada semestre letivo; o segundo;
reuniões ordinárias bimestrais e o terceiro, reuniões mensais. As
datas das reuniões sao previstas no calendário escolar e o registro
das mesmas ocorre em livros próprios.
A análise dos registros mostrou que a Congregação e o Conselho
Departamental tem atendido os preconceitos regimentais quanto a
periodicidade das reuniões e adequação dos assuntos tratados. As
reuniões acontecem com mais frequência do que o previsto no
regimento. As falhas constatadas são:)o há representante da
comunidade nas reuniões (embora determinado pelo regimento).) a
participação dos representantes de alunos acontece raramente.
As reuniões do Departamentoo estão sendo mensais; o espaço
entre uma e outra varia de 2 a 4 meses eo há registro de presença
de aluno.
A Coordenadoria didático-pedagógica dos cursos se realiza
principalmente através dos 3 Chefes de Departamentos, que cumprem 8
horas na escola para atender às necessidades do curso. Também a
Diretoria coordena e supervisiona todas as atividades da Faculdade.
PLANO ANUAL DE RECURSOS FINANCEIROS
Em 1992, a destinação dos recursos financeiros, que pudemos
detectar foi:
- Livros e periódicos: Cr$ 10.608.779,12 (de janeiro a outubro)
- Qualificação de docentes: Cr$ 1.200.00,00 (em janeiro)
- Equipamentos dos laboratórios e similares Cr$ 5.409.344,40
(janeiro a outubro)
- Salário dos dirigentes: Cr$ 26.680.662,40
- Salário dos administrativos: Cr$ 71.579.793,09
- Outras despesas (vídeo e filmagens): Cr$ 1.083.000,00
- Encargos Sociais (até outubro).
HISTÓRICO E PROSPECTIVA
Esta Faculdade foi fundada em 1968, como extensão da Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais.
Em 05/02/85, a Sociedade Mineira de Cultura, mantenedora da
Universidade acima referida, passou os encargos técnicos e
pedagógicos dos 3 cursos da Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
à Fundação Educacional de Curvelo.
0 Parecer 658/89 de 03/08/89 e a Portaria Ministerial nº 628 de
22/11/89. aprovaram o plenificação dos atuais cursos de Licenciatura,
antes ministradas em curta duração e autorizaram o funcionamento dos
mesmos.
A Instituição, no seu todo,o sofre nenhuma sindicância,
inquérito ou intervenção; apresenta-se como uma Faculdade organizada,
séria e preocupada com o nível de qualidade dos seus cursos.
Na percepção de alunos, professores e dirigentes, o principal
problema é o espaço físico. A curto prazo, com o término da
construção da nova sede, o problema será sanado.
A avaliação sistemática da instituição, tanto da parte acadêmica
como administrativa é realizada a partir das várias reuniões da
Congregação, Conselho Departamental e Departamento; e organizado um
relatório muito completo e complexo.
Analisamos o relatório de 1991 e verificamos que de acordo com
as atividades desenvolvidas, forma feitas várias projeções para 1992.
É louvável este tipo de trabalho realizado pela diretoria da
escola."
3. DADOS SOBRE O CURSO
3.1. Funcionamento
As habilitações plenas em Matemática e Biologia, do curso de
Ciências, foram aprovadas pela conversão, via plenificação, do curso
de Ciências-Licenciatura de 1º Grau com habilitações em Biologia e
Matemática, através da Portaria Ministerial nº 628/89, com base no
Parecer CFE nº 658/89 com 80 vagas anuais, em duas turmas de 40
alunos.
Funciona no período noturno das 19:00 às 22:35 horas e aos
sábados das 13:00 às 16:30 horas. Suas atividades foram iniciadas no
ano letivo de 1990.
0 regime de matrícula é anual.
3.2. Organização Curricular
A carga horária exigida para integralização do currículo pleno
tanto para a habilitação plena em Matemática quanto para habilitação
plena em Biologia é de 3.196 horas/aula, acrescidas de 34 h/a de EPB
e de 68 h/a de Educação Física. Os três primeiros anoso comuns às
duas habilitações e o último específico para cada uma das
habilitações. A integralização é feita no mínimo de 04 (quatro) e, no
máximo, de 07 (sete) anos letivos.
0 currículo pleno das habilitações em análise foi assim
apreciados pela Comissão Verficadora:
"As disciplinas listadas atendem ao currículo mínimo disposto na
resolução nº 30 do CFE, de 11/07/74. De uma maneira geral, estão
organizadas ao longo dos anos obedecendo a uma evolução lógica da
maturidade do aluno e a complexidade dos assuntos, com as seguintes
ressalvas: as disciplinas Psicologia da Educação, do 1º ano e
Didática, do, ficariam melhores alocados no 3º ano visto que os
conhecimentos adquiridos nas mesmas serão aplicados no 4º ano, no
Estágio Supervisionado. A disciplina Elementos de Geologia poderia
passar do 1º para o 2º ano, no lugar da Didática e também para
diminuir a carga horária do 1º ano que, juntamente com o 4º ano,o
mais sobrecarregados. A distribuição de horas/aula ao longo dos anos,
é a seguinte:
ano: 850
ano: 714
ano: 714
4º ano 1020, totalizando 3.196 h/a, 396 horas acima do mínimo exigido
por lei (2800)o sendo, no entanto, um aumento excessivo. A carga
horária das disciplinas pedagógicas atende a Resolução 09/69 do CFE,
que determina que o menos 1/8 do currículo mínimo seja de disciplinas
pedagógicas.
Entendemos que o 4º ano, época em que o aluno deverá realizar o
Estágio Supervisionado, ficou com carga horária muito elevada. A
grande maioria dos alunos trabalha e embora a sistemática de
realização do estágio esteja bem planejada, acreditamos que haverá
dificuldades para o aluno realizá-lo de maneira conveniente.
o é possível uma opinião mais embasada em fatos concretos,
visto queo foi possível avaliar o 4º ano do curso, pois o mesmo só
ocorreria a partir de 1993. Existem atualmente 27 alunos no 3º ano,
que optarão pela Licenciatura de Biologia ou de Matemática.
Quanto aos problemas das disciplinsa, encontram-se coerentes com
os objetivos das mesmas. 0 cumprimento ouo do programa foi
analisado por meio das matérias lançadas nos diários de classe e de
maneira geral. Alguns diários estão incompletos e em outros, há
inversão de conteúdo ouo abrangência de alguns itens do programa.
Detectamos os seguintes problemas no conteúdo das disciplinas:
de acordo com a indicação do CFE nº 46 de 07/06/74, do currículo
mínimo da parte comum, na matéria Matemática, deve ser abrangida
cálculo diferencial e integral; álgebra das matrizes e probabilidade
e estatística. Estes dois últimos conteúdoso fazem parte do
programa das disciplinas Matemática I, II, III e nem mesmo da
Matemática Aplicada do 4º ano da Plena de Biologia (Bioestatística e
essencial aos Biólogos) e nem do 4º ano do Curso de Matemática. É
necessário uma reorganização do conteúdo das 3 primeiras disciplinas
para que o assunto probabilidade e estatística seja abordado. Esta
mesma indicação do CFE estabelece que a matéria Biologia, da parte
comum, deve abordar conhecimentos de Botânica, Zoologia e ecologia e
na Biologia I, II, III o assunto Ecologiao é abordado; assim, os
alunos que optarem pela Licenciatura Plena em Matemática e que
poderão também ser professores de Ciências,o estarão preparados
para lecionar Ecologia, assuntoo importante atualmente. Estes
mesmos alunos tambémo terão visto nada de animais vertebrados,
assunto que desperta grande interesse nas aulas de Ciências. Embora a
Resolução do CFE, que fixa o Currículo Mínimo do Curso de Ciências,
esteja sendo obedecida, acreditamos queo abordagem dos conteúdos
acima trarão dificuldades profissionais aos egressos."
3.3. Corpo Docente
A Instituição apresenta uma relação de 22 professores, e a
Comissão relaciona 20 docentes. Como há uma divergência entre as duas
listagens, optou-se pela lista da Comissão chegando-se a um corpo
docente constituído de 20 docentes, com o seguinte perfil:
- 01 com mestrado;
c
- 06 com especialização;
- 03 cursando especialização;
- 10 com graduação.
A relação do corpo docente, extraído do Relatório da Comissão,
integra o Quadro II desta informação.
Sobre o corpo docente, cumpre observar que:
- Os professores de nº 02, 03, 08, 09 e 11o informaram as
Instituições onde concluíram os cursos e os anos de sua conclusão;
- os professores des 01, 05 e 11, estão indicados,
genericamente; para disciplinas específicas de Biologia e Matemática
do último ano. Informação da Comissão;
o professor de nº 12, foi indicado para a disciplina
Metodologia do Ensino Superior, onde nao consta da grade curricular;
e
-o foram indicados professores para as seguintes disciplinas:
. Da Habilitação Plena em Matemática
- Cálculo Diferencial e Integral
- Algebra
- Análise Matemática
- Geometria Analítca e Descritiva
- Matemática Aplicada
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
- Prática de Ensino de Ciências-Matemática (Estágio Supervisionado)
. Da Habilitação Plena
- Biologia Geral
- Genética e Evolução
- Botânica
- Zoologia
- Ecologia
em Biologia
- Bioquímica
- Biofísica
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
- Prática de Ensino de Ciências-Biologia (Estágio Supervisionado)
Sobre o corpo docente, a Comissão assim se expressa:
"0 corpo docente consta de 17 professores atuantes e mais 3 que
começarão suas atividades no 4º ano do Curso, em 1993. Todos já
submetidos à aprovação quando do pedido de autorização de
funcionamento da escola. As seguintes disciplinas: Estrutura e
Funcionamento do Ensino de 1º Grau, Física II, Física III e
Funcionamento de Ciências Sociais foram aprovadas para serem
ministradas por outros professores queo os atuais; no entanto, os
professores que estão ministrando tais disciplinas já foram aprovados
para a área e portanto possuem formação condizente com as disciplinas
que ministram. Dos 20 professores, 1 possui mestrado, 9
especialização e 10 graduação. 0 professor Geraldo Lopes de
Figueiredo filho é o único que foi autorizado para o Curso de
Ciências eo está dando aulas no mesmo. Vários professoreso de
outra cidade, o que dificulta horário extra de atendimento a alunos,
atividades de extensão e de pesquisa, além de causar uma condensação
de aulas de uma mesma disciplina em um mesmo dia, o que a nosso ver,
é extremamente cansativo e improdutivo. Por outro lado é uma forma de
se conseguir bons professores que se dispõe a vir de outras cidades.
A direção custeia as despesas de viagem, hospedagem e
alimentação dos professores de fora.
Realizamos reuniões com 11 professores e de acordo com opiniões
dos mesmos :
- os alunoso frequentes em todas as disciplinas.
- o aproveitamento dos alunos, é bom.
- procuram ministrar as aulas de acordo com o programa das
disciplinas.
- alguns professores sao os responsáveis pela elaboração do programa
da própria disciplina e outros já receberam o programa pronto.
- o relacionamento professor-direção e professor-aluno é muito bom.
- nenhum faz trabalho de extensão universitária e nem de pesquisa.
- todos concordam que o problema maior da escola é o espaço físico.
- os livros da bibliotecao suficientes para o desenvolvimento das
disciplinas e muitos alunos xerocam os livros.
- o material do laboratório é adequado as aulas práticas.
- os alunos, mesmos trabalhando, realizam atividades extra-classe.
- em algumas disciplinas,o convidados professores palestrantes.
- o regimento interno da escola é conhecido.
- alguns realizam trabalho de campo aos domingos.
- a frequência nas reuniões departamentais é razoável.
Os professores se apresentam qualificados para as disciplinas
que lecionam mas em termos de disponibilidade para os alunos deixam a
desejar, pois mesmo os que residem em Curvelo tem outras atividades e
o contacto com os alunos praticamente se restringe ao momento das
aulas."
4. APRECIAÇÃO FINAL DA COMISSÃO VERIFICADORA
Considerações Gerais da Comissão Verificadora
"Apesar da Faculdade funcionar em um prédio comum também a um
grupo escolar, istoo trás maiores problemas porque a escola, como
um todo, é muito organizada. Além do mais os cursos de licenciatura
curta desta Faculdade funcionaram durante muitos anos neste mesmo
estabelecimento; como extensão da PUC.
O laboratório, apesar de ser comum as disciplinas, apresenta
boas condições de trabalho e é bem equipado.
A diretoria é eficiente e amigável, mantendo um controle total
de todas as atividades desenvolvidas.
Os funcionários sao eficientes e prestativos e os professores,
apesar de nao terem um tempo maior disponível para a escola e nem
sala apropriada, sao envolvidos com o processo educacional.
A mesalidade cobrada é bastante accessível, o que contribui para
a escola atender um maior número de alunos e sem sacrificá-los.
A época ideal da Comissão comparecer à escola para verificação
seria no 2º semestre do próximo ano, poiso está em funcionamento o
4º ano do Curso, justo o ano específico de cada habilitação. 0
estágio Supervisionado, a principal disciplina voltada realmente para
a atuação do profissional,o pode ser avaliada.
A carga horária do 4º ano está muito sobrecarregada e
acreditamos que haverá dificuldades para os alunos realizarem o
estágio supervisiondo. Sugerimos uma análise.
A título de enriquecimento, sugerimos uma reestruturação das
matérias Biologia e Matemática do núcleo comum para que a primeira
possa abordar os assuntos de ecologia e vertebrados, e a segunda, a
Probabilidade e a estatística.
Há necessidade de implantação de linhas de pesquisa e projeto de
extensão."
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes
termos:
"De acordo com o exposto neste relatório, a Comissão de
Verificação e de parecer favorável ao reconhecimento do Curso de
Ciências - Habilitações em Matemática e Bilogía, da Faculdade de
Ciências Humanas de Curvelo."
Mesmo com a conclusão acima, este Relator, através do Despacho
de Câmara nº 51/93, baixou o processo em diligência para que a
Instituição cumpra, no prazo de 60 (sessenta) dias, as recomendações
da Comissão verificadora constantes no presente Parecer.
Atendendo ao determinado, a Instituição, obedecendo ao prazo
concedido, apresenta documentação baseando atender às exigências
formuldas a saber:
1. 0 Plano de Carreira Docente está sendo elaborado, existindo um
anteprojeto sendo analisado e discutido no 2º semestre/93.
2. A Direção da Faculdade vem incentivando o funcionamento do DCE,
que funcionou até 1989. Os alunos alegam falta de tempo para auxiliar
as atividades do órgão com o trabalho e estudo. Enquantoo se
reinstalar o DCE, a representação estudantil é representado nos
órgãos colegiados pelos representantes de turnos.
3. Os cursos de extensão é desenvolvido de forma contínua. 0 trabalho
de extensão é voltado para Curvelo e cidades vizinhas. Alunos
desenvolvem trabalhos de pesquisa, promovem seminários e palestras. A
Faculdade faz parte da Câmara Setorial de Educação junto à Associação
Comercial de Curvelo, visando o desenvolvimento integrado do
município. "Os trabalhos estão em andamento e o projeto deverá ser
apresentado em outubro do corrente ano."
Quanto à pesquisa a Instituição informa que "a pesquisa
propriamente dita só poderá ser iniciada com a transferência da
faculdade para a sede própria (em construção), onde haverá espaço
físico adequado.
4. Os diários de classe e a documentação dos alunos, encontram-se em
ordem os poucos casos pendentes já foram selecionados.
5. 0 ajuste das disciplinas de acordo com as séries já estão sendo
estudadas e analisadas pelo Departamento e serão encaminhados ao
Consleho Departamental.
6. A Instituição faz os esclarecimentos necessários quanto ao Corpo
Docente a apresenta mais três docentes para apreciação deste
Conselho. 0 mesmo passa a ser constituído por 22 professores, cujo
perfil acadêmico-profissional é o seguinte: 01 mestrado; 09 com
especialização; 03 cursando especialização e 05 com parecer de
aprovação do CFE. Todos possuem experiência de magistério e parecer
favorável da DEMEC/MG.
Diante dos esclarecimentos acima considera-se cumpridas as
exigências do DC. nº 51/93
II - VOTO DO RELATOR
Atendidas que foram as exigências determinadas pelo D.C. nº
51/93, vota este relator favoravelmente ao reconhecimento das
Habilitações Plenas em Biologia e Matemática, do curso de Ciências,
ministrada pela Faculdade de Ciências sede em Curvelo, Estado de
Minas Gerais, com 80 (oitenta) vagas totais anuais pare o curso.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, de abril
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO DE CIÊNCIAS-HABILITAÇÕES PLENAS EM BIOLOGIA E MATEMÁTICA
GRADE CURRICULAR - PARTE COMUM
1ª Série
-Matemática I
-Fisica I
-Química I
-Elementos de Geologia
-Biologia I
-Fundamentos de Ciências Sociais
-Psicologia da Educação (Adolesc.Aprendizagem)
-Estudos de Problems Brasileiros
- Educação Fisica
2ª Série
-Matemática II
-Física H
- Química II
-Biologia II
-Didática
3ª Série
-Matemática III
-Física IH
-Química III
-Biologia IH
—Estrutura e Funcionamento do Ensino 1º grau
C/H
136
102
102
102
136
6B
gem) 102
34
68
204
136
136
170
63
170
170
170
136
au 63
748
850
714
714
CR.
04
03
03
03
04
02
03
01
02
06
04
04
05
02
05
05
05
04
02
DEPTO.
A
A
A
A
A
B
B
B
A
A
A
A
B
A
A
A
A
B
Habilitação Plena em Matematica
4» Série
Cálculo Diferencial e Integral
Algebra
Análise Matematica
Geometria Análitica e Descritiva
Matematica Aplicada
Estrutura e Funcionamento do Ensino 2? grau
Prática de Ensino de Ciências Matemática (es-
tágio Supervisionado)
3.196 horas-aula
3.298 horas-aula
mínimo de quatro (04); máximo de sete (07) anos letivos
170
170
170
136
170
68
05
05
05
04
05
02
A
A
A
A
A
B
136 1020 04
Tempo util:
Tempo Total:
Integralização:
Habilitação Plena em Biologia
4* Serie
B
Biologia Geral
Genetica e Evolução
Botânica
Zoologia
Ecologia
Bioquímica
Biofísica
Estrutura e Funcionamento do Ensino 2.° Grau
Pratica de Ensino de Ciências-Biologia (Esta-
gio Supervisionado)
136
102
170
170
102
68
63
63
04
03
05
05
03
02
02
02
A
A
A
A
A
A
A
B
136 1020 04
Tempo útil:
Tempo total:
Integralização:
3.196 horas-aula
3.298 horas-aula
mínimo de quatro (04) ; máximo de sete (07) anos letivos.
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. AGNALDA FERNANDES COSTA
Disc: Genética e Evolução
Prática de Ensino de Ciências - Biologia (Estágio Supervisionado)
Qual.: Licenciatura Plena de Matemática - curso concluído em 1977 -
UCMG
Licenciatura Plena de Biologia - Curso concluído em 1982 - UFV/MG
Curso de Ciências - concluído em 1975
Professora Auxiliar de Ensino de Genética e Evolução na Faculdade de
Ciências Humanas de Curvelo, aprovada pelo Parecer 658/89 - CFE
Professora de Biologia, 2º grau, aprovado pelo Concurso Público
Estadual - Curvelo - MG.
NOTA: Aprovada pelo Parecer CFE nº 658/89, para as disciplinas:
Genética e Evolução, Geometria Analítica e Descritiva.
02. ALEXANDRE MAGNO VILLELA DA MOTA
Disc.: Biologia
Ecologia
Qual.: Curso Ciências Biológicas - concluiu em 1986 - PUC/MG
Cursando Pós-graduacão em Biologia, na PUC/MG
professor de Biologia, na Sociedade Educadora Rosas Ltda.
Professor de Biologia, no Colégio Roma
Professor de Biologia, na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
Pode ser aceito de acordo com alínea "d" do 5º artigo da Res. 20/77-
CFE
03. ALFREDO MENEZES NEVES
Disc.: Química
Qual.: Curso de Ciências - concluído em 1975 - UFMG
Licenciatura Plena - Química - Curso concluído em 1986 - FESOM,
Formiga/MG
Está fazendo o Curso de Pós-Graduação em Química, na PUC/MG
Professor de Ciência, 1º grau, na Escola Estadual Joseph Hein - V.P.
professor de Química, 2º grau, na Escola Estadual da Rua Prnambuco -
Várzea de Palma - MG
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
04. DIMAS FERNANDO DE MOURA
Disc.: Biologia
Zoologia
Qual.: Curso de Ciências - Licenciatura Curta - concluído em 1987
Curso de Biologia - Licenciatura Plena - Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais - concluído em 1989
Curso de Pós-Graduação em Biologia - pUC-MG - concluído em 1991
Professor Auxiliar de Ensino de Biologia, na Faculdade de Ciências
Humanas de Curvelo
Professor de Ciências 1º grau, no Colégio Padre Curvelo
Professor de Ciências 1º grau, no Instituto Pequeno Príncepe -
Curvelo-MG
Professor de Ciências 1º grau, na Escola Estadual Bolivar de Freitas
Curvelo-MG
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
05. EDVALDO FERREIRA DA SILVA
Disc.: Algebra
Qual.: Graduado em Ciências - Universidade Católica de Minas Gerais
Início: 1971 - Término: 1975 - Matemática
Curso Licenciatura Plena em Física - Universidade Federal de Viçosa
Início: 1979 - Término: 1982
Curso de Extensão: Curso de Atualização do Projeto Melhoria do Ensino
de Física do 2º grau - Duração 320 h/aulas - Universidade Federal de
Minas Gerais
Experiência de Magistério desde 1984
Curso: 0 Projeto no Ensino de Ciências - Duração 40 h/aulas - CECIMIG
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do artigo 5º da Res.
20/77-CFE
06. FERNANDO ANTONIO OLIVEIRA DE SIQUEIRA
Disc.: Biologia
Bootânica
Qual.: Curso - Engenharia Agronômica -Escola Superior de Agricultura
da Universidade Federal de Viçosa - concluído em 1980
Curso de Pós-Graduação - Botânica, na Faculdade de Ciência Humanas de
Curvelo-MG
Diretor Presidente da RURALMINAS - Fundação Rural Mineira Colonização
e Desenvolimento Agrário - Curvelo-MG
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
07. HELVÉCIO MARQUES DA SILVA
Disc: Matemática
Qual.: Licenciatura Plena Matemática - Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras - Belo Horizonte-MG -concluído em 1985
Curso de PÓs-graduação - Análise em Sistema - Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras - Belo-Horizonte-MG - concluído em 1988
Professor Auxiliar de Ensino de Matemática, na Faculdade de Ciências
Humanas de Curvelo
Professor de Matemática e Informática Estatística - Colégio
Panamericano - COTEMIG Informática
Professor na UNA - Universidade de Negócios Administrativos no Curso
Comércio Exterior e Administração Pública
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Resolução
20/77-CFE
08. JOSÉ ANTONIO PENHOLATO GASPARINI
Disc.: Física
Qual.: Engenharia Química - início 08/03 - concluído em 1989 -
UFU/MG
Curso de Aperfeiçoamento:
Tratamento de Agua - período de 13 a 15/09/87 - AQUATEC-DREW
Controle de Processos - período 13 a 15/09/88 - Universidade Federal
de Uberlândia
Professor Auxiliar de Ensino de Química, Física, Cálculo Diferencial
e Integral na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
Experiência de magistério desde 1990
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do artigo 5º da Res.
20/77-CFE
09. JOSÉ DE OLIVEIRA NETO
Disc.: Química
Qual.: Graduado em farmácia - Habilitação - Farmacêutico Bioquímico -
UFOP 1988
Porfessor Auxiliar de Ensino na Fac. de Ciências Humanas de Curvelo -
Bioquímico do Hospital Imaculada Conceição - Curvelo-MG
Experiência no magistério desde 1990
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do artigo 5º da Res.
20/77-CFE
10. JOSÉ MAURICIO PINTO
Disc.: Física
Qual.: Licenciatura Plena em matemática - Universidade Católica de
Minas Gerais - concluído em 1973 - Extensão Curvelo
Professor Auxiliar de Ensino de Física na Faculdade de Ciências
Humanas de Curvelo-MG
Cursos Frequentados:
Projetos no Ensino de Ciências - CECIMIG - duração: 60 horas
Cursos de Atualização de Professores de química - ULTRAMIG - duração
120 h.
Professor de Física e Química no colégio Padre Curvelo
Professor de Química no Instituto Santo Antônio Santo Antônio
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do artigo 5º da Res.
20/77-CFE
11. LÚCIA MARIA DA SILVA MENDES
Disc: Geometria Analítica e Descritiva
Qual.: Licenciatura em matemática pela FAFI-BHZ/MG - 1978
Especialização em Matemática pela PUC/MG
Tem experiência na disciplina desde 1978
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
12. MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA NEVES
Disc: Didática - aprovada pelo parecer CFE nº 658/89
Estrutura e funcionamento do Ensino de 1º Grau - nova indicação
Qual.: Pedagogia - Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina -
concluído em 1979
Ciências - Universidade Católica de Minas Gerais - Extensão de
Curvelo - concluído em 1974
Curso de Atualização e especialização:
Seminário "Intensivo Sobre a Reforma de Ensino" - promoção Campanha
nacional de Escolas da Comunidade - Período de 27 a 29/04/73
Professora Auxiliar de Ensino de Didática, Prática de Ensino e
estágio Supervisionado, na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
13. MARÍLIA ROSARI MOURA MESQUITA
Disc: Elementos de Geologia
Qual.: Licenciatura Plena em Geografia - PUC-MG - concluído em 1988
Curso de Pós-Graduação em Geografia Humana - PUC-MG - concluído em
1991
Participou da Semana de Geografia no Período de 23 a 25/05/88
Curso de Recursos Minerais e Geologia do Brasil - PUC-MG
Curso de Recursos Minerais e geologia do Brasil - Vitória Régia -
UFMG - PU-BH - 1988
Aprovada em Concurso Público Municipal II - Prefeitura Municipal de
Belo Horizonte - Maio/1988
Professora Auxiliar de Ensino de Elementos de Geologia, Geografia
Físca e Geografia Biológica, na Faculdade de Ciências Humanas de
Curvelo
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.20/77-
CFE
14. MONICA SAFFRAN
Disc.: Psicologia da Educação (Adolescêcia e Aprendizagem)
Qual.: Psicologia - habilitação - Psicóloga - PUC-MG - concluído em
1987
Está fazendo curso de Pós-Graduação em Psicologia
Participou do Curso de Análise Transacional
Professora Auxiliar de Ensino de Ciências Humanas de Curvelo
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
15. PAULO AFFONSO WEITZEL
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Qual.: Filosofia e Ciências Religiosas - Seminário Maior Redentorista
- Juiz de Fora-MG - Periodo de 1949 a 1955
Curso de Filosofia - Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e
Letras - Sao João Del Rey-MG - concluído em 1975
professor Auxiliar de Ensino de Filosofia, Estudo de Problemas
Brasileiros e Língua Latina, na Faculdade de Ciências Humanas de
Curvelo
Tem experiência no magistério
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do artigo 5º da Res.
20/77-CFE
16. PAULO ROBERTO GOMES BAPTISTA
Disc.: Química
Bioquímica
Qual.: farmácia e Bioquímica - Faculdade de Farmácia e Bioquímica da
UFMG - concluído em 1974
Participou da Semana da Saúde )Levantamento Médico da Zona Rural de
Viçosa) 20 a 28/07/73
3º Simpósio de Estudos Farmacéuticos-Bioquímicos de BH - 1973
4º Simpósio de Estudos Farmacêuticos-Bioquímicos de BH - 1974
1º Semana de Estudos Farmacêuticos - 1973
Pertence ao Consleho Regional de Farmácia
Professor Auxiliar de Ensino de Química, na Faculdade de Ciências
Humanas de Curvelo
Tem experiência profissional e no magistério desde 1990
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
17. VALÉRIA MOURÃO MASCARENHAS
Disc.: Fundamentos de Ciências Sociais
Qul.: História e Filosofia - Licenciatura Plena PUC-MG concluído em
1988
Participou dos Projetos - Levantamento Etno-Histórico dos Indígenas
de Minas Gerais - Financiamento CNPq - Período agosto de 1984 a
dezembro de 1986
História Administrativa de Minas Gerais Financiamento CNPq - Período
de Janeiro a agosto de 1987
Professora Auxiliar de ensino de Organização Social e Política do
Brasil, Introdução ao Estudo da História, Fundamentos de Ciências
Sociais, na Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo
Tem experiência profissional e no magistério desde 19904
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
18. VERA LÚCIA CORRÊA DA SILVA
Disc.: Prática de Ensino de Ciências - Matemática (Est.
Supervisionado
Cálculo Diferencial e Integral / Análise Matemática
Qual.: Bacharel em matemática - Universidade de Brasília-DF -
concluído 1974
Curso de Especialização em Matemática - Universidade de Brasília-DF-
concluído em 1977
Curso de Aperfeiçoamento: Cálculo Avançado, Introdução à Topologia -
Período de 1974
Professora Auxiliar de Ensino de Matemática, na Faculdade de Ciências
Humanas de Curvelo
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
19. YOLE SIQUEIRA BORGES
Disc.: Educação Física
Qual.: Graduada em Educação Física - Escola de Educação Física de
Minas Gerais - concluído em 1954
Participação: III Jornada Internacional de Educação Física Belo
Horizonte-MG - 1959
Professora Auxiliar de Ensino de Educação Física, na Faculdade de
Ciências Humanas de Curvelo
Tem experiência no magistério
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
20. PAULO AUGUSTO CORRÊA DA SILVA
Disc: Matemática Aplicada
Qual.: Engenheiro Químico pela UFMG, 1988. Mestrado em Química pela
UnB, 1976. Vários cursos de aperfeiçoamento em nível de pós-
graduacão. Possui trabalhos publicados. Experiência profissional e de
magistério.
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
21. VALDEMIR DA SILVA
Disc: Biologia Geral
Qual.: Lic. em Ciências Biológicas pela PUC/MG, 1982. Especialização
em Biologia Geral pela PUC/MG, 1986. Possui experiência de magistério
desde 1983
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
22. GERALDO PAULINO MARQUES PEREIRA
Disc: Algebra e Geometria Analítica e Descritiva
Qual.: Bacharel em Física pela UFMG, 1981. Especialização em Pesquisa
Operacional pela UnB. Possui experiência de magistério na disciplina
desde 1983.
Pode ser aceito de acordo com a alínea "d" do 5º artigo da Res.
20/77-CFE
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade,a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 05 de maio de 1994.
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