tividades na forma de Estatuto e Regimento Geral devidamente aprovados.
03. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO:
0 curso de licenciatura plena em Matemática foi criado por ato do Conselho U-
niversitário da Universidade Federal Fluminense que destaca o fato de que o
curso contempla "... não apenas a habilitação de docentes para o trato do con-
teúdo matemático em nossas salas de aula do 2º. grau e do 2º. segmento do 1º.
grau, como acontece nos tradicionais cursos de graduação. Além disso, ele pre-
tende formar educadores, em nível de 3º. grau, que se ocupem das crianças das
quatro primeiras series do 1º. grau, se aí estiver a sua vocação. Assim, à luz
da legislação, o currículo se enriquece, entusiasmadamente, com as disciplinas
voltadas para a alfabetização, para a língua portuguesa e para as práticas
correspondentes, etc..."
O curso utiliza as instalações do Colégio Santo Antonio de Pádua e sua primei-
ra turma teve início no segundo semestre de 1985. O curso funciona de segunda
a sábado no período noturno e seu regime é o de matrícula por disciplina. A
instituição informa, ainda, que, havendo vagas em algumas disciplinas do curso
regular e que não exigem pré-requisitos, essas vagas são oferecidas, sem ves-
tibular, para a comunidade regional, como cursos de extensão.
Pela grade curricular apresentada, o curso tem uma carga horária de 2.520 h/a
acrescidas de 60 h/a de EPB, 60 horas de Educação Física e 300 h/a de disci-
plinas optativas, perfazendo, assim, um total de 2.940 h/a. 0 tempo mínimo de
integralização é de 06 semestres e o máximo é de 14 semestres letivos. 0 curso
cumpre as exigências legais e oferece as disciplinas necessárias para a forma-
ção de professores para as quatro primeiras séries do 1º. grau.
A Comissão Verificadora, contudo, apresenta as seguintes ponderações:
"No que se refere ãs disciplinas de matemática, observamos o que é, em nossa
opinião, ênfase excessiva em Lógica e, também, nas disciplinas de Fundamen-
tos de Matemática e na linguagem de Teoria dos Conjuntos. Esta ênfase está
associada aos aspectos mais catastróficos da chamada Matemática Moderna dos
anos 50 e 60, que hoje parece superada em quase todo o mundo. Esta Ma-
temática Moderna' foi sendo substituída por programas de maior conteúdo ma-
temático, geometria em particular, probabilidades, cálculo, etc."
Fica como sugestão ã Universidade, o promover a reconsideração sugerida.
04. CORPO DOCENTE:
0 corpo docente do curso é constituído por 15 professores que apresentam o se-
guinte perfil:
Com doutorado: ....................... 01
Com mestrado: ........................ 07
Mestrandos: .......................... 02
Com mestrado incompleto:................03
Com graduação:...........................02
TOTAL:.................. 15
0 Relator deixa de analisar a situação e capacitação do corpo docente constan-
te dos autos do processo pelo fato de não aplicar-se ãs Instituições Federais
2