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A Universidade Federal Fluminense, com sede na cidade de Niteroi-RJ e
com atuação em âmbito de todo o estado do Rio de Janeiro, criada pela
Lei No.3.848 de 18.12.60, instituída conforme a Lei No. 3.958/61, é li-
ma entidade federal autárquica, de regime especial, que exerce suas a-
02. DADOS SOBRE A INSTITUIÇÃO SOLICITANTE:
Com base nos dados e informações contidos no corpo do processo e, em
especial, no Relatório da Comissão Verificadora, o Relator apresenta o
presente Parecer.
Pela Portaria No. 193/90 da SENESU/MEC, foi designada Comissão Verifi-
cadora, constituída pelos Professores Chaim Samuel Honig e Elza Gomide
ambos da Universidade de São Paulo, para verificação das condições de
funcionamento e apresentação de relatório conclusivo.
0 curso foi criado por ato do Conselho Universitário da UFF através da
Resolução No. 141/84. Segundo informa a Instituição, ãs folhas 002 do
volume principal do processo, ela está "...anexando, por cópia, na in-
tegra, o processo através do qual a UFF comunicou aquele Conselho o
funcionamento do curso, processo que tomou, no CFE, o número 0053/88,
de 05 de fevereiro de 1988 e sobre o qual o CFE não se manifestou. A
reprodução e reencaminhamento, agora, do conteúdo desse extenso docu-
mento, considera as informações chegadas ao CFE dando conta do extra-
vio. Nele se registram todos os atos e se apresentam todas as razões
que levaram a UFF a criar e operacionalizar o curso, entre outras in-
formações pertinentes..."
0 Reitor da Universidade Federal Fluminense encaminha a este Conselho
pedido de reconhecimento da Licenciatura em Matemática ministrada fora
da sede da referida Universidade, no Município de Santo Antonio de
Pádua.
01. HISTÓRICO;
- RELATÓRIO
P
e. Antônio
G
eraldo Amaral Rosa
Reconhecimento da Licenciatura
P
lena em Matemática
m
inistrada fora de Sede.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
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tividades na forma de Estatuto e Regimento Geral devidamente aprovados.
03. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO:
0 curso de licenciatura plena em Matemática foi criado por ato do Conselho U-
niversitário da Universidade Federal Fluminense que destaca o fato de que o
curso contempla "... não apenas a habilitação de docentes para o trato do con-
teúdo matemático em nossas salas de aula do 2º. grau e do 2º. segmento do 1º.
grau, como acontece nos tradicionais cursos de graduação. Além disso, ele pre-
tende formar educadores, em nível de 3º. grau, que se ocupem das crianças das
quatro primeiras series do 1º. grau, se aí estiver a sua vocação. Assim, à luz
da legislação, o currículo se enriquece, entusiasmadamente, com as disciplinas
voltadas para a alfabetização, para a língua portuguesa e para as práticas
correspondentes, etc..."
O curso utiliza as instalações do Colégio Santo Antonio de Pádua e sua primei-
ra turma teve início no segundo semestre de 1985. O curso funciona de segunda
a sábado no período noturno e seu regime é o de matrícula por disciplina. A
instituição informa, ainda, que, havendo vagas em algumas disciplinas do curso
regular e que não exigem pré-requisitos, essas vagas são oferecidas, sem ves-
tibular, para a comunidade regional, como cursos de extensão.
Pela grade curricular apresentada, o curso tem uma carga horária de 2.520 h/a
acrescidas de 60 h/a de EPB, 60 horas de Educação Física e 300 h/a de disci-
plinas optativas, perfazendo, assim, um total de 2.940 h/a. 0 tempo mínimo de
integralização é de 06 semestres e o máximo é de 14 semestres letivos. 0 curso
cumpre as exigências legais e oferece as disciplinas necessárias para a forma-
ção de professores para as quatro primeiras séries do 1º. grau.
A Comissão Verificadora, contudo, apresenta as seguintes ponderações:
"No que se refere ãs disciplinas de matemática, observamos o que é, em nossa
opinião, ênfase excessiva em Lógica e, também, nas disciplinas de Fundamen-
tos de Matemática e na linguagem de Teoria dos Conjuntos. Esta ênfase está
associada aos aspectos mais catastróficos da chamada Matemática Moderna dos
anos 50 e 60, que hoje parece superada em quase todo o mundo. Esta Ma-
temática Moderna' foi sendo substituída por programas de maior conteúdo ma-
temático, geometria em particular, probabilidades, cálculo, etc."
Fica como sugestão ã Universidade, o promover a reconsideração sugerida.
04. CORPO DOCENTE:
0 corpo docente do curso é constituído por 15 professores que apresentam o se-
guinte perfil:
Com doutorado: ....................... 01
Com mestrado: ........................ 07
Mestrandos: .......................... 02
Com mestrado incompleto:................03
Com graduação:...........................02
TOTAL:.................. 15
0 Relator deixa de analisar a situação e capacitação do corpo docente constan-
te dos autos do processo pelo fato de não aplicar-se ãs Instituições Federais
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de Ensino Superior o que dispõe a Resolução-CFE No.20/77 em seu Artigo 5o.
05. INFRAESTRUTURA;
Como assinalado no item 03 do presente Parecer, o curso é ministrado nas ins-
talações do Colégio Santo Antonio de Pádua na cidade do mesmo nome. A Univer-
sidade assegura a disponibilidade dos recursos necessários para o funcionamen-
to do curso, inclusive no que diz respeito ao apoio bibliográfico.
II - PARECER DO RELATOR:
0 Relator é de parecer favorável ao reconhecimento do curso de Licenciatura
Plena ministrado pela Universidade Federal Fluminense na cidade de Santo Anto-
nio de Pádua - RJ.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA PE ENSINO SUPERIOR:
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das sessões, de agosto de 1991.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 07 de 08 de 1991.
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