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1 - Organização Acadêmica e Administrativa 1.1.
Acadêmica
A estrutura curricular do curso ê composta de 6 disciplinas obrigatórias e
11 optativas abaixo discriminadas:
Com base nos dados contidos no processo, na avaliação da CAPES e
no relatório da Comissão Verificadora, informamoso que se segue:
A Comissão Verificadora composta pelos professores Murilo Bastos da Cunha da
UnB e Jeannette Marguerite Kremer da UFMG, verificou a organização acadêmica e
administrativa, o corpo docente, o corpo discente, a pesquisa e produção científica,a infra-
estrutura física e financeira, o intercâmbio com outras instituições e cursos, apresentando on
principais problemas e perspectivas do curso e conclusão final.
0 curso de pós-graduação em Biblioteconomia, em nível de mestrado, iniciou
suas atividades em 1977.
O Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas solicita a este Conselho
credenciamento do Curso de Biblioteconomia, com área de concentração em Planejamento e
Administração de Sistemas de Informação., em nível de mestrado.
I - RELATÓRIO
Credenciamento do curso de pós-graduação em Biblioteconomia, com área de
concentração em Planejamento e Administração de Sis temas de Informação,em nível de
mestrado, ministrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP.
ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
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A) Disciplinas Obrigatórias (total de 18 créditos)
- Administração de Sistemas de Informação (3 créditos)
- Estudo de Usuários (3 créditos)
- Filosofia da Biblioteconomia (3 créditos)
- Metodologia da Pesquisa Cientifica (3 créditos)
- Processo de Leitura (3 créditos)
- Sistemas de Informação: Análise e Projeção (3 créditos)
B) Disciplinas Optativas
- Administração de Programas de Leitura
- Automação em Sistemas de Informação
- Avaliação de Coleções
- Bases Cientificas para a Organização de Bibliotecas Escolares
- Biblioteca e Sociedade
- Biblioteconomia Comparada (2 créditos)
- Literatura Infanto-Juvenil (6 créditos)
- Métodos Quantitativos em Biblioteconomia (2 créditos)
- Metodologia do Ensino Superior
- Sistemas de Recuperação da Informação
- Tópicos Especiais
A Comissão Verificadora lembra que no Relatório de Avaliação da CAPES relativo ao período
1985-86, foi sugerida a "criação de mais disciplinas com conteúdos programáticos ligados a área de
Planejamento e Administração , incluindo-se logicamente Automação pois não se supõem sistemas modernos
de informação sem o recurso à informática. Esta sugestão ainda permanece válida atualmente.
1.2. Administração
A estrutura administrativa é adequada ao funcionamento do Curso. Vale aqui ressaltar o
excelente controle executado pela Secretaria no que se refere a assuntos acadêmicos. Este controle
facilitou o trabalho da Comissão. A coordenação do curso se apresenta de maneira eficaz e
demonstrasse estar a par dos principais problemas do corpo discente.
2 - Corpo Docente
A Comissão Verificadora presta as seguintes informações:
2.1. - Dimensão
A dimensão do corpo docente permanente e participante é adequada face ao número de
novas matriculas anuais (máximo de 15) .
2.2. Composição
O curso conta atualmente com 9 professores permanentes .Desde 1989
colabora ainda com o curso uma professora com bolsa de recém doutor do CNPq. Vários
professores ligados a outras instituições vêm colaborando na qualidade de professores
participantes.
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2.3 Qualificação/Adequção
O corpo docente permanente é composto de 6 doutores, 1 livro docente e 3 mestres.
Os títulos mais elevados desses professores são em varias áreas: Biblioteconomia, Ciência da
Informação, Educacação, Psicologia , Letras e Ciências Sociais. Essas qualificações são adequadas
face ã dimensão do curso, área de concentração e linhas de pesquisa, mas verificou-se a
necessidade urgente de contratação de 1 professor doutor em Administração. Como professores
participantes colaboraram em 1986 2 mestres e 2 doutores, em 1987/88 2 mestres e 1 doutor.
2.4. - Regime de Trabalho/Dedicação ao Curso
Verificou-se que a maioria dos professores permanentes têm regime de trabalho apenas parcial. Os
professores com tempo integral foram apenas um em 1983, dois em 1984, quatro em 1985, três em
1986/87, e quatro professores, atualmente com esse regime de trabalho, conseguiram complementação do
tempo integral através de bolsa de pesquisa do CNPq. Deve-se destacar que a PVCCAMP, exige dos
professores em tempo integral que dediquem 50% do tempo ãs aulas e ã orientação de dissertação
de mestrado.
2.5. - Distribuição das Atividades; Ensino, Pesquisa e Orientação
Todos os professores dedicam-se normalmente ao ensino. Atualmente apenas uma
professora não leciona disciplinas, por estar ocupando o cargo de Vice Reitora Acadêmica. O
número de professores com atividades de pesquisa vem crescendo nos últimos anos: em
1982,3; em 1983,4; no período de 1984/90 seis professores.
No período de 1986/90, 22 dissertações foram orientadas por 8 professores, permanentes e seis
foram orientadas por três professores participantes. A relação de 2,55 orientandos/orientador ê adequada,
mas verificou-se que há concentração de orientandos em 4 dos orientadores.
2.6. - Dependência de Visitantes e/ou Participantes
O Curso vem contando com a colaboração de professores participante para lecionar disciplinas e
orientar dissertações, mas não se caracteriza uma dependência efetiva.
2.7. - Integração Graduação/Pós-Graduação
Um dos problemas sérios que podem ser apontados ê a total falta de integração em ensino,
pesquisa, administração dos cursos de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia na PVCCAMP. A
separação ê inclusive física, funcionando em prédios separados em áreas distantes entre si na ci_ dade de
Campinas. Consequentemente, os 24 professores da graduação estão totalmente isolados das atividades
da pós-graduação.
2.8. - Carreira Docente na PUCCAMP
So recentemente, a PUCCAMP instituiu a carreira docente. Os critérios para admissão
nessa carreira são a titulação e a produção científica.
3 - Corpo Discente
3.1. - Critérios de Seleção
Os candidatos são selecionados através de: curriculum-vitae; anteprojeto de pesquisa
incluindo justificativa, introdução, método, plano de análise de resultados, cronograma, referências
bibliográficas; disser tacão sobre tema relacionado ã área de bibliotecas e sistemas de informa ção;
capacidade de compreensão da língua inglesa; entrevista com 3 docentes do Curso.
Apenas a prova de inglês não é eliminatória. Os que não conseguem aprovação
são submetidos novamente ã prova no prazo de seis meses.
O número de vagas foi de 20 no período de 1977/83, e é de 14 desde 1984.
A oferta de vagas tem sido superior ã demanda. Alguns estudantes entram no Curso como
alunos especiais, geralmente com o objetivo de preparar o anteprojeto de pesquisa, e
depois se submetem à seleção.
3.2. - Perfil da Clientela do Curso
A maioria do corpo discente é composta por bibliotecários, predominando
profissionais ligados ã bibliotecas universitárias. Geralmente 50% são do Estado de São
nulo e o restante de outros Estados, sendo poucos do exterior. Dos alunos matriculados
desde o inicio do Curso, 7,14% eram docentes da PUCCAMP, 26% eram docentes de outras
IES, e 66% eram outros profissionais.
4 - Pesquisa e Produção Técnico-científica
4.1. - Docente
A lista de publicações do corpo docente no período de 1977/88, compreendeu 330
obras, incluindo aquelas produzidas dentro e fora daPUCCAMP.
De 1983 a 1988 foram concluídos 8 projetos de pesquisa nas seguintes linhas de
pesquisa:
a) Administração de Serviços de Bibliotecas, Arquivos e Informações - 3 projetos,
3 pesquisadores;
b) Desenvolvimento e Administração de Programas de Leitura - 3 projetos, 2
pesquisadores;
c) Filosofia da Biblioteconomia - 2 projetos, 2 pesquisadores.
Em 1988/89 foram concluídos ou estavam em andamento, 14 projetos nas. seguintes
linhas de pesquisa:
a) Administração de Serviços de Bibliotecas, Arquivos e Informação - 8 projetos
b) Desenvolvimento e Administração de Programas de Leitura - 3 projetos
c) Filosofia da Biblioteconomia - 3 projetos
No período de 1989/90 estavam em andamento 11 projetos de pesquisa nas seguintes
linhas de pesquisa:
a) Administração de Serviços de Bibliotecas, Arquivo e Informação-- 6 projetos
b) Desenvolvimento e Administração de Programas de Leitura - 3 projetos
c) Filosofia da Biblioteconomia - 2 projetos
A Comissão concluiu que essas 3 linhas de pesquisa estão consolida das. A produção
técnico-científica inclui ainda palestras, apresentação de trabalhos em painéis, mesas redondas,
trabalhos de assessoria, editoração do periódico Transinformação.
Hâ participação de alunos na produção docente. A produtividade é coerente com a
proposta do Curso e representa relevante contribuição para a área da Biblioteconomia.
Os professores apresentam ã PUCCAMP planos bianuais de trabalho incluindo projetos de
pesquisa, orientação de dissertações, além dos programa de disciplinas a serem lecionadas.
4.2. Discente
De 1980 a maio de 1990 foram defendidas 43 dissertações. Verificou--se que, das 11
defendidas em 1981/82, 10 foram orientadas por um mesmo professor/orientador. No período de
1983/90, 5 professores orientaram mais de 80% das dissertações defendidas. Os temas das
dissertações são coerentes com as linhas de pesquisa do Curso.
Foram selecionadas aleatoriamente 10 dissertações defendidas nos últimos anos para análise.
Todas puderam ser consideradas de boa qualidade científica, podendo-se mesmo afirmar que, nessa
amostra, 3 apresentaram qualidade excepcional.
A produtividade discente inclui ainda 29 trabalhos publicados em periódicos ou
apresentados em congressos. Os estudantes colaboraram também em projetos dos professores.
5 - Infra-Estrutura Física e Financeira 5.1. Física
O Curso conta com instalações adequadas -para seu funcionamento, incluindo
salas de aula, secretaria, sala de coordenação, sala de estudo para docentes e discentes.
Ha um microcomputador de 8 Bits à disposição de professores e alunos, que também
utilizam os recursos do Laboratório de Informática do Instituto de Informática,
Os recursos bibliográficos estão localizados na Biblioteca de Pós-Graduação em
Filosofia e Biblioeconomia e na Biblioteca Central/Biblioteca da Faculdade de
Biblioteconomia. A Comissão chama a atenção para as coleções dessas bibliotecas, uma vez
que os alunos e professores são for çados a utilizarem as bibliotecas da UNICAMP e da
USP. A Comissão observou que não são assinados pelas bibliotecas da PUCCAMP
títulos de periódicos importantes como: Library Quartely, Journal of
AcademicLibrarianship, American Libraries e Libraries Culture. A Comissão recomenda a
renovação desses títulos; Aslib Proceedings, Annual Review of Information Science and
Technology, Journal of the American Society of Information Science, Journal of Education
for Library and Information Science, Librari£ibrary Journal, Library Resources & Technical
Services, Journal of Documentation.
A 'Comissão constatou a previsão de que no final de 1990 os cursos de
pós-graduação da PUCCAMP seriam reunidos no prédio do antigo Seminário.
Consequentemente, seriam ampliadas as instalações do Curso de Pós-Graduação em
Biblioteconomia. Outro benefício seria a reunião das bibliotecas de pós-graduação.
5.2. Financeira
No que se refere ao aspecto financeiro, a Comissão observou que o curso
ainda e deficitário para a PUCCAMP. e que apesar disso, a Universidade teria interesse
em ajudar na manutenção do Mestrado.
O curso ao longo dos anos tem recebido aportes financeiros da CAPES e do
CNPq.
6 - Intercâmbio com Outras Instituições e Cursos
O intercâmbio do Curso com outras instituições i excelente. As principais
atividades merecedoras de destaque especial são as seguintes:
1. 49 Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (nov./85)
2. 19 Ciclo de Marketing e Relações Públicas em Bibliotecas Universitárias
(nov./85)
3. VIII Encontro. Nacional de Pós-Graduação em Biblioteconomia e Ciência da
Informação (nov./85)
4. Participação no Centro de Estudos Avançados em Biblioteconomia Ciência da
Informação e elaboração do seu Estatuto.
5. Participação na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em
Ciência da Informação e Biblioteconomia e elaboração de seu Estatuto.
6.Editoração do periódico Transiu formação, com a colaboração de pro fessores da
USP(em fase final o 2º número de periódico);
7. Participação em Bancas de Defesa de Dissertação em outras instituições
8. Colaboração de professores participantes e conferencistas de ou trás instituições
no Curso;
9. Intercâmbio de docentes com outras instituições para ministrar cursos: Bahia,
Paraná, Maranhão, Rondônia e Rio Grande do Norte;
10. Visitas internacionais: programa de visitas e estágios em instituições
educacionais na Escócia e Inglaterra, com apoio do Conselho
Britânico,CNPq e FAPESP, e em Cuba com apoio do PADES-] PUCCAMP;
11. Convênio com a Universidade Autónoma de Madrid para intercâmbio de
docentes e discentes.
7 - Principais Problemas e Perspectivas do Curso
A) Principais Problemas:
- Corpo docente em regime de trabalho de tempo parcial, com exceção de apenas
4 professores que obtiveram complementação de salário atravéz de bolsa de pesquisa do
CNPq;
- Concentração de orientações de dissertações em 4 professores;
-
Necessidade de contratação de 1 professor doutor em Adminis
tração para o Curso;
-
Falta de integração do Curso de Pós-Graduação com o Curso de
Graduação em Biblioteconomia;
-
Necessidade de aquisição de material bibliográfico, incluindo livros e periódicos
na área de Biblioteconomia/Ciência da Informação Atual-mente os professores e os alunos
dependem frequentemente dos recursos das bibliotecas da UNICAMP e USP;
- Acervo bibliográfico insuficiente para atender, de forma adequada, os alunos do
Mestrado. Sugere-se que a Universidade invista na ampliação quantitativa e qualitativa dos
recursos bibliográficos, especial-mente aqueles relativos aos periódicos;
- Há necessidade de melhorar o processamento técnico do sistema de
bibliotecas, pois ê grande o percentual de documentos não catalogados. Tal fato pode
prejudicar o acesso aos documentos por parte dos alunos;
- O espaço físico da biblioteca setorial de pós-graduação é insu
ficiente. Nesta biblioteca existem poucos lugares para os usuários. Além
disso, ela funciona somente até ãs 17:30 h. A Comissão sugere amplião da área
física da biblioteca setorial;
- Ê importante a existência de espaço físico apropriado para os mestrandos poderem estudar,
isto ê
t
sala específica para esse tipo de ati vidade ou área silenciosa na futura biblioteca;
B) Perspectivas do Curso:
- Instituição da carreira docente na PUCCAMP;
- Linhas de pesquisa consolidadas;
- Produtividade docente/discente
- Possibilidade de ampliação das instlações no final de 1990 e a reunião dos
cursos de pós-graduação e de suas bibliotecas;
- Criação em 1990 de 2 Cursos de Especialização em "Sistemas Automatizados de
Informação" e "Discurso Cientifico: Análise de Produção";
- Intercâmbio com outras instituições.
8 - Recomendações Finais e Parecer da Comissão Verificadora
As recomendações a serem feitas são:
a) A PUCCAMP deverá conceder o regime de trabalho em tempo integral aos professores
mais envolvidos com o Curso, ressaltando-se que suas principais atividades deverão ser pesquisa e
orientação de dissertações;
b) a PUCCAMP deverá contratar 1 professor doutor em Administração para atuar no Curso;
c) As falhas nas coleções de I livros e periódicos deverão ser preenchidas;
d) Deverá ser revista a denominação da área de concentração [atual "Planejamento e
Administração de Sistemas de Informação"), substituindo-Sé as palavras "Planejamento" e "Administração"
por outras que melhor caracterizem a área de concentração;
e) Deverão ser procurados canais de integração com o Curso de Graduação em
Biblioteconomia.
9 - Avaliação da CAPES
No seu último relatório de avaliação a CAPES manteve o conceito "B".
II - VOTO DA RELATORA
Reiterando os pontos apresentados para que haja uma melhor evolução do Curso e
considerando a apreciação final da Comissão Verificadora, vota a Relatora pelo credenciamento do
Curso de Pós-Graduação em Bibliotecomia, com área de concentração em Planejamento e
Administração de Sistemas de Informação, em nivel de mestrado, ministrado na PUCCAMP-SP,
pelo perto
do de 5 (cinco) anos, a contar do presenta data, ficando convalidados os estudos já
concluídos.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das
Sessões , em 02 julho de 1991.
IV - DECISÃO DE PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 04 de 07 de 1991.
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