2.3 Qualificação/Adequção
O corpo docente permanente é composto de 6 doutores, 1 livro docente e 3 mestres.
Os títulos mais elevados desses professores são em varias áreas: Biblioteconomia, Ciência da
Informação, Educacação, Psicologia , Letras e Ciências Sociais. Essas qualificações são adequadas
face ã dimensão do curso, área de concentração e linhas de pesquisa, mas verificou-se a
necessidade urgente de contratação de 1 professor doutor em Administração. Como professores
participantes colaboraram em 1986 2 mestres e 2 doutores, em 1987/88 2 mestres e 1 doutor.
2.4. - Regime de Trabalho/Dedicação ao Curso
Verificou-se que a maioria dos professores permanentes têm regime de trabalho apenas parcial. Os
professores com tempo integral foram apenas um em 1983, dois em 1984, quatro em 1985, três em
1986/87, e quatro professores, atualmente com esse regime de trabalho, conseguiram complementação do
tempo integral através de bolsa de pesquisa do CNPq. Deve-se destacar que a PVCCAMP, exige dos
professores em tempo integral que dediquem 50% do tempo ãs aulas e ã orientação de dissertação
de mestrado.
2.5. - Distribuição das Atividades; Ensino, Pesquisa e Orientação
Todos os professores dedicam-se normalmente ao ensino. Atualmente apenas uma
professora não leciona disciplinas, por estar ocupando o cargo de Vice Reitora Acadêmica. O
número de professores com atividades de pesquisa vem crescendo nos últimos anos: em
1982,3; em 1983,4; no período de 1984/90 seis professores.
No período de 1986/90, 22 dissertações foram orientadas por 8 professores, permanentes e seis
foram orientadas por três professores participantes. A relação de 2,55 orientandos/orientador ê adequada,
mas verificou-se que há concentração de orientandos em 4 dos orientadores.
2.6. - Dependência de Visitantes e/ou Participantes
O Curso vem contando com a colaboração de professores participante para lecionar disciplinas e
orientar dissertações, mas não se caracteriza uma dependência efetiva.
2.7. - Integração Graduação/Pós-Graduação
Um dos problemas sérios que podem ser apontados ê a total falta de integração em ensino,
pesquisa, administração dos cursos de graduação e pós-graduação em Biblioteconomia na PVCCAMP. A
separação ê inclusive física, funcionando em prédios separados em áreas distantes entre si na ci_ dade de
Campinas. Consequentemente, os 24 professores da graduação estão totalmente isolados das atividades
da pós-graduação.