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Laboratórios: a Faculdade de Educação conta com o
apoio didático-pedagógico por parte do Centro de Estu-
dos, Pesquisa e Orientação de Educação Ambiental, do
Centro de Pastoral e Ação Comunitária, do Centro de
Arte e Cultura, do Centro de Estudos Teuto-Riogranden-
se, do Centro de Apoio ao Ensino de lº e 2º Graus e
do Centro de Informática, onde se concretizam proje-
tos de pesquisa e extensão, que revigoram o diálogo do
cente-discente do Curso de Pedagogia pois, todas as
ações repercutem no Curso e na comunidade numa relação
dialógica. "
2.4. Outras Informações
A Comissão Verificadora presta, ainda, as seguintes infor-
mações sobre o estabelecimento de ensino:
Alunado (situação atual):
a) Índice de freqüência às aulas: no período de 1989 a
1992 - 94,1%
b) Índice de aproveitamento escolar no mesmo período-7,35
Atividades-fim (situação atual): A Faculdade de Educação,
respondendo a uma demanda da região, tem concretizado pro-
jetos de pesquisa e extensão que repercutem no Curso de
Pedagogia.Ressaltam-se os Cursos sobre a seguinte temá-
tica: Preparação de Professores e Especialistas na Área
de Deficiência Mental; Aprendizagem da Matemática nas
Primeiras Séries; Atualização de Professores em Educação
Pré-Escolar; Alfabetização e Linguagem nas Séries Ini-
ciais; Reconstrução Curricular; Ciências nas Séries Ini-
ciais; Produção e Interpretação de Textos; entre outros.
Convém registrar o desenvolvimento das atividades rela-
cionadas a projetos e pesquisa, destacando-se as seguin-
tes temáticas: Lixo que não é Lixo; Aditivo Químico e
Hábito Alimentar; Perfil dos Vestibulandos; entre outros.
Registra-se, também, a efetivação de Cursos de Estudos
Adicionais, com 810 horas, para habilitar docentes da
rede de ensino da região ao exercício nas 5ª e 6ª sé-
ries do 1º Grau. Em 1991 foram 260 alunos-professores;
em 1992, 141 e 1993, 63.