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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
Assim, a solicitação deve agora ser consi
derada quanto aos aspectos do Projeto, em conformidade
com a Resolução CFE n
o
01/93, valendo registrar que o
mesmo foi apresentado pela Instituição no prazo fixado no
Parecer CFE 618/93.
SP. Apreciado na fase de Carta-Consulta,
pelo
Parecer CFE 618/93, o pleito teve autorizado o seu pros
seguimento, com vistas à apreciação do projeto de implan
tação, por parte da CESu.
À
P
IA
SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO
CARLOS, com sede e administração na cidade de São Paulo,
Estado de São Paulo, apresenta pedido de funcionamento do
DADE SÃO CARLOS Contábeis, a ser ministrado pela FACULDADE SAO
CARLOS, no município de São Bernardo do Campo -
I-RELATÓRIO
PROCESSO N
o
______________ 23001.001421/90-55
PARECER
N
o
APROVADO E
M
RELATOR SR. CONS.
M
argarida Maria do Rego Barros Pires Leal
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu - 2° Grupo
Autorização (Projeto)
.
Para funcionamento do Curso de
Ciências Contábeis ministrado pela Faculdade São Carlos, em
são
Bernardo do Campo, SP.
ASSUNTO
PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
SP
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1. BASES LEGAIS, FILOSÓFICAS, SÓCIO-CULTURAIS E INSTITU-
CIONAIS CONFIGURANDO A CONCEPÇÃO E OBJETIVOS DO CURSO
DE ADMINISTRAÇÃO.
A PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO
CARLOS, instituição de direito privado, de fins educacio-
nais, com sede e administração em São Paulo - Capital,
com Estatutos registrados sob n
o
51.120, do Livro A, do
ia Cartório de Títulos e Documentos do Registro Civil das
Pessoas Jurídicas, em 13 de julho de 1983, é uma insti-
tuição que atua na pré-escola e nos ensinos de primeiro e
segundo graus há mais de três décadas.
A FACULDADE SÃO CARLOS, a ser mantida pela
PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS e
responsável pela ministração do curso, terá sua sede na
Rua João Pessoa na 59, município de São Bernardo do
Campo, situado na região metropolitana da grande São
Paulo, conhecida como região do Grande ABC, que integra o
Distrito Geo-Educacional - D.G.E. - ns 024.
De acordo com o exposto na Carta-Consulta,
os índices populacionais, econômicos, sociais, culturais
e educacionais, característicos da região geo-educacional
de influência e de abrangência, demonstram a importância
do papel que tem a desempenhar, com a oferta do Curso de
C. Contábeis , no desenvolvimento sócio-econômico e cul-
tural da comunidade do ABC e da Grande São Paulo, median-
te a formação e qualificação de recursos humanos na área
proposta.
A FACULDADE SÃO CARLOS será caracterizada
como uma Instituição Isolada de Ensino Superior
particular, dotada de autonomia didático-pedagógica e
acadêmica, em observância aos limites fixados pela
legislação vigente, por seu Regimento e pelo Estatuto da
Mantenedora.
De acordo com o Processo, concebendo a e-
ducação como instrumento que oferece ao indivíduo a opor-
tunidade de ser o construtor de sua própria formação in-
telectual e profissional, o projeto pedagógico da futura
Faculdade salientará o papel do professor e do aluno, ti-
dos como peças essenciais para a consecução de seus obje-
tivos.
Nesta perspectiva, caberá ao professor o
compromisso de acompanhar a evolução das potencialidades
do aluno estimulando-o e orientando-o no processo de a-
prendizagem, que se quer ativo. Ao estudante, a cons-
cientização da importância do compromisso, que assume com
o processo de sua própria formação, como cidadão e pro-
fissional. E, à Instituição, o compromisso de adotar pro-
cedimentos que proporcionem a ambos condições para o pleno
exercício da ação educativa.
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Segundo o Projeto, a concepção e a filoso-
fia de trabalho da FACULDADE estarão voltadas para uma
ação integrada que, ao descrever um caminho que parte da
pré-escola e se dirige ao ensino superior, passando pelos
ensinos de 1
o
e 2
o
graus, impõe, a título de operaciona-
lização, o planejamento de suas atividades para a oferta
de uma educação geral mais abragente e rica; de uma habi-
litação profissional com qualidade; do incentivo maior à
preparação de pesquisadores e ao desenvolvimento de pes-
quisas; de uma organização didático pedagógica capaz de
possibilitar a superação da dicotomia ensino-pesquisa e
de condições efetivas para a vivência da educação perma-
nente e para a prática da extensão.
2. PERFIL PROFISSIOGRÁFICO (CARACTERÍSTICAS TERMINAIS DO
CURSO, EM TERMOS DE HABILIDADES, CONHECIMENTOS E
COMPORTAMENTOS.
Para a Instituição o perfil profissional
do Contador pressupõe habilidade numérica, raciocínio
abstrato, atenção concentrada, exatidão, meticulosidade,
sociabilidade e memória.
Destaca o Projeto que a Contabilidade tem,
necessariamente um campo de atuação vasto e diversifiça-
do, tanto no ABC quanto na Capital de São Paulo. O Con-
tador pode trabalhar em todos os ramos da indústria, co-
mércio, bancos e serviços, ou através de assessorias,
montando a sua própria empresa.
O curso tem os seguintes objetivos:
- levar o aluno a proceder ao registro sistemático dos
atos e fatos administrativos;
- capacitá-lo a levantar balanços, balancetes e outros
demonstrativos ;
- capacitá-lo a análise dos dados computados.
3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E METODOLOGIAS PROPOSTAS
A organização curricular consta do Anexo I
deste Parecer, contando o Curso com uma carga horária to-
tal de 3.600 horas, nestas incluídas 144 horas para Es-
tágio Profissional e acrescidas 72 horas para Educação
Física.
As disciplinas elencadas para o Currículo
Pleno do Curso, agrupar-se-ão em Departamentos, de acordo
com sua afinidade, congregando professores para objetivos
comuns de ensino, pesquisa e extensão.
3
Registra o Projeto, que o Departamento se-
rá a menor fração da estrutura da FACULDADE SÃO CARLOS,
para todos os efeitos da organização administrativa e
didático-pedagógica.
Assinala-se que a condução do ato pedagó-
gico do curso a ser ministrado pela FACULDADE SÃO CARLOS
não seguirá padrão único. Respeitada a especificidade do
curso, os métodos serão selecionados entre aqueles que
melhor promovam a adequação entre os processos de ensino
e de aprendizagem.
Como métodos de ensino serão utilizadas
aulas expositivas, ilustradas com projeção de slides,
transparências e vídeos. Também serão desenvolvidos es-
tudos dirigidos, seminários, entrevistas, dinâmica de
grupo, aulas práticas e estágios curriculares em campos
específicos profissionais.
A Instituição disporá de infra-estrutura
para facilitar o uso de metodologia diversa por parte do
professor. O setor de recursos audiovisuais administrará,
coordenará, organizará e cuidará da manutenção dos equi-
pamentos e materiais de uso didático. Além disso, tomará
providências para o pronto atendimento ao professor na
utilização desses recursos.
A Instituição, via convênio, contará tam-
bém com uma gráfica, que prestará serviço ao professor no
exercício de sua ação docente.
De acordo com os futuros planos dos Depar-
tamentos, todas as unidades terão um sistema de acompa-
nhamento das atividades de ensino, seja para assegurar o
cumprimento dos programas das disciplinas, seja para co-
nhecer a qualidade da ação desenvolvida.
4. EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO PLENO, COM
INDICAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA.
O ementário das disciplinas do Currículo
Pleno do Curso, com indicação da bibliografia básica, in-
tegra o Projeto ora analisado.
5. CORPO DOCENTE
A relação do corpo docente indicado para
o 1
o
ano de funcionamento do Curso, com base no parágrafo
2
o
do artigo 20 da Resolução CFE 01/93, consta do Anexo
II deste Parecer. Corresponde a 07 (sete) docentes dos
quais 04 (quatro) são mestres, 01 (hum) é doutor, 01
(hum) é mestrando e 01 (hum) é portador do título de pós-
graduado lato-sensu.
Consta também do Projeto, Plano de Carrei-
ra do Magistério Superior da Faculdade São Carlos, abran-
gendo um conjunto de princípios, conceitos, normas e pro-
cedimentos que, segundo a Instituição se constituirá no
instrumento essencial para a regulamentação e o desenvol-
vimento da carreira do seu pessoal docente.
Do citado Plano, distribuído em 6 Capítu-
los, 3 Seções e 23 Artigos, destacam-se:
- Funções do Magistério Superior;
- Corpo Docente: constituição, organização, categorias
funcionais, ingresso, promoção e acesso;
- Produção científica e intelectual;
- Critérios para a política salarial;
- Regime de Trabalho.
6. ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E
SETORES COMPLEMENTARES
Faz parte do Projeto, a forma de adminis-
tração da FACULDADE SÃO CARLOS, a qual contará com Dire-
toria, Conselho Departamental, Congregação e Departamen-
tos, com indicação de seus respectivos membros e com-
petências específicas, estas mais detalhadamente descri-
tas no Regimento da Instituição.
7. BIBLIOTECA (ORGANIZAÇÃO, ACERVO DE LIVROS, TÍTULOS E
VOLUMES - E PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS - ASSINATURAS
CORRENTES, ÁREA FÍSICA, PLANO DE EXPANSÃO E FORMAS
DE UTILIZAÇÃO).
O Projeto enfatiza que a Instituição,
ciente de que a Biblioteca constitui peça fundamental pa-
ra atender às exigências da nova Faculdade, procurará
viabilizar as condições materiais e humanas para melhor
atender sua comunidade acadêmica.
A equipe de trabalho será formada por pes
soal habilitado para executar tais serviços e em número
suficiente para atender com qualidade sua comunicada a-
cadêmica.
A Biblioteca será organizada para atender
os seguintes serviços aos seus usuários:
- empréstimo domiciliar;
- empréstimo entre bibliotecas;
- comutação bibliográfica;
- normalização técnica;
- levantamento bibliográfico;
- treinamento quanto ao uso da Biblioteca e elaboração
de pesquisa bibliográfica;
- hemeroteca;
- DSI - Disseminação Seletiva de Informação, através de
boletins mensais.
A Biblioteca da Faculdade manterá os se-
guintes convênios:
- APB - Associação Paulista de Bibliotecários;
- SIB - Sistema Integrado de Bibliotecas (USP);
- COMUT - Comutação Bibliográfica;
- EMBRATEL para que possa ter acesso às bases de dados,
tais como: BIREME, RENPAC, STM 400, CRBIT e BITNET.
O acervo bibliográfico será catalogado o-
bedecendo as Normas do Código Anglo-Americano e classifi-
cado pelo Sistema Decimal de Dewey - CDD.
A Biblioteca irá se utilizar de software
especificamente desenvolvido para informatização de bi-
bliotecas. Todo o acervo será digitado e estará à dispo-
sição dos alunos, para que possam efetuar suas consultas
através de terminais.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO E PROJEÇÃO ESTIMADA DO SEU CRESCIMENTO
POR TÍTULOS, VOLUMES E PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS PARA O
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANO TÍTULOS/LIVROS VOLUMES/LIVROS
PERIÓDICOS
ESPECIALIZADOS
1994 2.271 2.709 230
1995 2.952 3.522 300
1996 3.838 4.578 390
1997 4.989 5.951 507
1998 6.485 7.736 660
8. EDIFICAÇÕES E INSTALAÇÕES
DESCRIÇÃO SUMARIA DAS INSTALAÇÕES
A sede da futura FACULDADE SAO CARLOS, cons-
ta de um prédio com quatro pavimentos, sito na Rua João
Pessoa n
o
59, Centro, São Bernardo do Campo- SP, contendo:
DISCRIMINAÇÃO QUANTIDADE M2
01. TERREO A
Sala de Apoio 3 24,00 cada
Cantina 1 72,50
Pátio Coberto - 595,50
02. TÉRREO
Sala de Aula 5 50,75 cada
Sala de Aula 2 48,00 cada
Dependências Administrativas 3 13,00 cada
Dependências Administrativas 1 11,75
Dependências Administrativas 1 20,00
Dependências Administrativas 1 3 0,00
Dependências Administrativas 1 25,00
Dependências Administrativas 1 12,50
Dependências Administrativas 1 11,70
Dependências Administrativas 1 13,00
Sala dos Professores 1 28,00
Biblioteca 1 581,00 *
Laboratório 1 200,00
Sanitário Feminino 1 14,00
Sanitário Feminino 1 12,00
Sanitário Masculino 1 14,00
Sanitário Masculino 1 12,00
03. 1
o
ANDAR
Sala de Aula 6 50,75
Sala de Aula 1 72,50
Sala de Aula 2 62,50
Sala de Aula 1 45,00
Sala de Aula 3 48,00
Sanitário Feminino 1 12,00
Sanitário Masculino 1 12,00
04. 2s ANDAR
Auditório 1 254,00
Laboratório de Ciências 1 45,00
Laboratório de Música 1 4 5,00
* 431 M2 destinados a área de acervo e 15o M2 destinados a
área de atendimento.
9. LABORATÓRIOS E EQUIPAMENTOS
Segundo o que é indicado no Projeto, o La-
boratório, a ser utilizado pelos cursos da FACULDADE SÃO
CARLOS, foi concebido para o fim a que se destina e pro-
porcionará aos usuários o conforto físico necessário para
o bom desenvolvimento de suas atividades. Conta com 200
M2, portanto com capacidade para aproximadamente 150
(cento e cinqüenta) alunos, equipado conforme demonstra o
quadro a seguir, tendo em vista sua especificidade, e na
quantidade adequada às necessidades do corpo discente.
RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
DESCRIÇÃO
QUANTIDADES
Bancadas especialmente projetadas para
Laboratório contando com capacidade para
10 alunos cada ................................. 5
Micro 486 - DX2 -66 MHZ - HDD 525 MB ........... 1
(Servidor de Rede Novell para 25 usuários-
Monitor VGA Mono)
Micro 486 - DLC - 40 MHZ - 8 MB com co-
processador- Drive de 1.2 MB - Drive de
1.44 MB - Placa de Rede ME 2.000 - Monitor
SVGA - Color ................................... 1
Micro 486 - DLC - 40 MHZ - 8 MB com co-
processador - Placa de Rede ME 2.000 -
Monitor SVGA - Color .......................... 24
Impressora Emilia PC 132 colunas .............. 1
10. PESQUISA
Para a Instituição a Pesquisa é caracteri-
zada como procedimento científico rigoroso, sujeito a
normas rígidas de controle, avaliação e potencial de in-
ferências.
Na estrutura organizacional proposta pela
Faculdade, o fluxo da administração das atividades de
pesquisa é iniciado no Departamento, com o Conselho De-
partamental aprovando-as e organizando as condições físi-
cas e materiais, necessárias à sua reallização.
Isto posto, e consoante linhas de ação que
serão estabelecidas pelo Conselho Departamental, o plane-
jamento da pesquisa será definido com base em critérios
que têm em vista:
- a atenção permanente ao processo de consolidação da
pesquisa integrada das áreas básicas e profissionais,
como meio de fortalecimento da qualidade do ensino mi-
nistrado pela Faculdade;
- a promoção de maior articulação como as demais insti-
tuições de ensino superior da região, para fins de com-
plementaridade de ação, troca de experiências, apoio
recíproco e melhor utilização técnico-cientítica insta-
lada na região;
- a dinamização dos núcleos integrados de ensino e pes-
quisa, visando competência, experiência e eleição de
prioridades dentro e fora da Instituição;
- a definição de temas prioritários de pesquisa integra-
da, nas diferentes áreas de conhecimento, voltados para
o desenvolvimento da Região, do Estado e do País.
Por outro lado, é prevista a competência
do Conselho Departamental para acompanhar e avaliar as
atividades de pesquisa da Faculdade por meio de instru-
mentos próprios, onde será respeitada a especificidade de
cada uma delas.
Para viabilizar tais atividades, considera
a Instituição ser necessário, entre outros meios:
- contratar professores visitantes para atuarem nos pro-
jetos de pesquisa;
- estabelecer remuneração adicional que estimule a parti-
cipação dos docentes da Faculdade nos programas de pes-
quisa;
- destinar dotação própria da receita da Faculdade para
os programas de pesquisa;
- estimular a elaboração de projetos que possam ser fi
nanciados pelos órgãos fomentadores da pesquisa.
11. EXTENSÃO
Quanto à extensão, enfatiza o Projeto, que
serão extremamente fecundos os projetos de parceria da
Faculdade com as empresas. Serão Ações cooperativas,
fundadas em convênios escola-empresa, de apreciável pro-
dutividade. Interessam à Faculdade para aplicação do seu
ensino e de suas pesquisas; e às empresas, que poderão
aproveitar daquela o potencial humano e material.
No seu exercício pedagógico, a Faculdade
oferecerá cursore treinamentos e na prestação de serviços
comunitários, realizará pesquisas para análise e solução
de problemas sócio-econômicos mais emergentes.
Assim, as atividades extensionistas se
processarão por meio de cursos, serviços, difusão cultu-
ral, ação comunitária, divulgação de pesquisa e outros
mecanismos.
A exemplo, das atividades de pesquisa, na
estrutura organizacional da Faculdade, o fluxo da adminis-
tração das atividades de extensão será iniciado no Depar-
tamento, com o Conselho Departamental aprovando-as e or-
ganizando as condições físicas e materiais necessárias à
sua realização e posterior avaliação.
Consoante linhas de ação previamente esta-
belecidas, o planejamento da extensão será definido, ten-
do em vista:
- a continuidade da Instituição como órgão comprometido
com o desenvolvimento integral do ser humano, de sua
comunidade e de sua região de abrangência, ampliando
qualitativa e quantitativamente os programas de exten-
são;
- a caracterização da extensão como caminho de integração
entre a Instituição e a comunidade, pela troca de expe-
riências entre ambas.
12. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
Como já mencionado, a PIA SOCIEDADE DOS
MISSIONÁRIOS DE SÃO CARLOS, instituição de direito priva-
do, de fins educacionais é uma instituição que atua na
pré-escola e nos ensinos de primeiro e segundo graus, há
mais de três décadas, contando com um total geral de
1.200 (hum mil e duzentos) alunos matriculados. Assim
sendo, de acordo com o Projeto, a elaboração deste plane-
jamento teve como base parâmetros percentuais observados
contabilmente ao longo dos últimos anos e considerados
ideais para o quinquenio. Contudo, segundo a Instituição,
em função de variações conjunturais, são passíveis de re-
formulações, para que possam estar sempre adequados e em
sintonia com a realidade da época.
A seguir o Quadro 1 apresenta a previsão
de receitas para o quinquenio, discriminadas quanto à
fonte, e o Quadro 2 cuida da previsão de despesas com re-
lação ao mesmo quinquenio.
QUADRO
2
II- PARECER
O Projeto apresentado pela Instituição a-
tende plenamente o que dispõe a Resolução CFE n
o
01/93,
em seu Artigo 16 e Inciso de I a XII.
O Curso de que trata o Projeto sob análi-
se, conferirá o grau de Bacharel em Ciências Contábeis,
segundo a organização curricular constante do Anexo II
deste Parecer e atende à Resolução CFE n
o
03/92 que fixa
as mínimas de seu conteúdo e de sua duração.
A descrição da estrutura organizacional da
FACULDADE SÃO CARLOS, bem como das metodologias de ensino
a serem utilizadas, nos levam a conclusão de são são fa-
voráveis estas condições para a implantação do Curso.
Com respeito ao corpo docente indicado pa-
ra a 1
o
série do Curso, consideramos que o mesmo é quali-
ficado para a ministração das disciplinas elencadas para
o is ano do Curso, valendo registrar os índices de 57,1%
de mestres, 14,3% de doutor, 14,3% de mestrando e 14,3%
de portador do título de pós-graduação lato-sensu.
Ainda guanto ao corpo docente, julgamos
adequado o Plano de Carreira do Magistério Superior, em
se tratando de uma Faculdade isolada a ser implantada,
tendo havido a preocupação de definir princípios, concei-
tos, normas e procedimentos com respeito à admissão, pro-
moção, produção científica e intelectual, política sala-
rial e regime de trabalho.
No que se refere às instalações físicas,
concluímos, pelo que consta do Projeto, que as mesmas são
suficientes e adequadas, de modo a permitir o funciona-
mento do Curso. Destaquem-se as instalações do Laborató-
rio de Informática indispensável ao desenvolvimento das
disciplinas daquela área de conhecimento.
Quanto à Biblioteca, a respeito do acervo
de livros e periódicos, consideramos que o mesmo atende
às necessidades do Curso, de acordo com as informações
constantes deste Parecer e com o detalhamento das mesmas,
que integra o Projeto
Cumprindo o que dispõe a Resolução CFE 01/
93, a Instituição apresenta no Projeto, os seus conceitos
sôbre atividades de Pesquisa e de Extensão, ao mesmo tem-
po em que relaciona critérios e metas prioritárias, con-
sideradas imprescindíveis para a sua operacionalização,
quando do funcionamento e consolidação do Curso.
O planejamento econômico-financeiro elabo-
rado com base na experiência da Mantenedora na pré-escola
e nos ensinos de primeiro e segundo graus, afigura-se-nos
como adequado às atividades propostas, valendo ressaltar
que a capacidade patrimonial e condições econômico-
financeiras da Mantenedora já foram objeto de avaliação
por parte da CAPLAN pelo Parecer 618/93.
O presente processo foi encaminhado à SESu/
MEC nos termos da legislação vigente à época tendo retor-
nado a este Conselho.
III- VOTO DA RELATORA
Ante o exposto, a relatora vota favora-
velmente à autorização (Projeto) para funcionamento do
Curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela FACUL-
DADE SÃO CARLOS, mantida pela PIA SOCIEDADE DOS MISSIONÁ-
RIOS DE SÃO CARLOS, em São Bernardo do Campo, Estado de
São Paulo, com 80 (oitenta) vagas anuais, no turno notur-
no -
Aprovado o presente Parecer, o processo de
verá ser encaminhado a SESu / MEC para designação de Comis
, são Verificadora nos termos dos artigos 19 e 20 da Resolu-
\ção CFE ne 01/93. \
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior - 2° Grupo acom
panha o voto da Relatora.
Sala das Sessões. 15 de março de 1994.
P
residente
R
elatora
ANEXO I - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO : CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DURAÇÃO: 5 anos
(De acordo com a Res. CFE n
O
o 3/92 e Parecer n
O
267/92)
12 ANO h/a CATEGORIA
1. Matemática I ....................... 144 II
2. Economia ........................... 144 II
3. Contabilidade I .................... 144 II
4. Introdução ao Direito .............. 72 I
5. Língua Portuguesa .................. 72 I
6. Psicologia ......................... 72 I
7. gia ......................... I Sociolo 72
TOTAL .............................. 720
8. Educação Física .................... 72
(não incluídas na carga horária totaldo curso)
2
O
ANO h/a CATEGORIA
1. Matemática II ___ ................. 144 II
2. Administração Geral ............... 144 II
3. Direito Aplicado I (Legislação ....
Comercial e Societária) ........... 144 II
4. Contabilidade II .................. 144 II
5. II Estatística ....................... 144
TOTAL ............................. 720
3
O
ANO h/a CATEGORIA
1. Contabilidade III ................. 144 II
2. Direito Aplicado II (Legislação .... Trabalhista e
Previdenciária) ................... 144 II
3. Legislação Tributária ............. 144 II
4. Contabilidade de Custos ........... 72 II
5. Análise dos Demonstrativos Contábeis 144 II
6. Administração Financeira e Orçamento
Empresarial ....................... 72 II
TOTAL ............................. 720
4
O
ANO h/a CATEGORIA
1. Contabilidade Pública ............. 144 II
2. Contabilidade Tributária .......... 72 II
3. Auditoria I ....................... 72 II
4. Perícia Contábil .................. 72 II
5. Computação I ...................... 144 III
6. Ética Geral de Profissional ....... 144 I
7. II Sistemas Contábeis ................ 72
TOTAL ............................. 720
5
o
ANO h/aCATEGORIA
1. Computação II ..................... 144 III
2. Mercado de Capitais ............... 144 III
3. Relatórios Contábeis Computadorizados 72 III
4. Auditoria II ...................... 144 II
5. Contabilidade Avançada ............ 72 III
6. Es 14 III tágio Profissional .............. 4
TOTAL ............................. 720
CARGA HORÁRIA DO CURSO ............ 3.600 h/a
ANEXO II - RELAÇÃO DO CORPO DOCENTE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1
o
ANO
01. MARLI MIKAEL DA COSTA NEVES - MATEMÁICA
Doutora em Estatística - USP (1988), Mestre em Esta-
tística - USP (1977), Licenciada em Matemática- USP.
ACEITA.
02. JACQUELINE MICHALLENI - ECONOMIA
Mestre em Economia pela PUC-SP (1992) , Bacharel em
Economia pela Universidade São Judas Tadeu (1986).
ACEITA.
03. ARISTIDES SAMPAIO XAVIER NETO - CONTABILIDADE I
Pós-Graduado em Contabilidade e Auditoria, Bacharel
em Ciências Contábeis.
ACEITO PARA ESTE CURSO.
04. ESTER EVANGELISTA COSTA - INTRODUÇÃO AO DIREITO
Doutoranda em Direito Constitucional, Mestre em Di
reito das Relações Sociais, Pós-Graduada "Lato
Sensu" em Ciências Administrativas, Bacharel em
Ciências Contábeis, Bacharel em Ciências Administra
tivas.
ACEITA.
05. MERCEDES FATIMA CANHA CRESCITELLI - LÍNGUA PORTUGUESA
Doutoranda em Língua Portuguesa - USP, Mestre em Lín
gua Portuguesa - PUC-SP (1991) , Licenciada e Bacharel
em Letras (Tradutor Intérprete) Faculdade Ibero Ame
ricana (1984) .
ACEITA.
06. ESTHER CALADO M0DIA - PSICOLOGIA
Mestranda em Psicologia Social (PUC-SP), Bacharel e
Licenciada em Psicologia Farias Brito (1979) .
ACEITA.
07. EDUARDO IAMUNDO - SOCIOLOGIA
Doutorado em Filosofia, Mestre em Filosofia - PUC-SP,
Bacharel em Ciências Políticas e Sociais (ESP).
ACEITO PARA ESTE CURSO.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,per una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em de
de 1994.
ASSINATUR
A
NOME DO CONSELHEIRO
FOLHA DE: PRESENÇA REFERENTE A SESS
Ã
0
P
LEN
À
R
I
A
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