4 - Pesquisa e Produção Científica
Nos currículos e nas publicações do corpo docente é evidente a vigorosa produção
cientifica, com trabalhos que têm marcado teoricamen-te o cenário da reflexão em educação no
Brasil. E, levantamento efetuado pela instituição para o período 1986/90 na Faculdade de
Educação, foram elaborados 204 relatórios de pesquisa pelos docentes da unidade, sendo a
maioria delas coordenadas pelos professores que atuam na pós-graduação. Estes trabalhos deram
origem a 84 livros publicados nesse quatriênio e mais de uma centena de artigos em periódicos
nacionais e internacionais.
No 1° semestre de 1990 foi lançada a revista quadrimestral da Faculdade de
Educação, cuja Comissão de Redação ê composta de professores do mestrado e do doutorado e
cujo conteúdo, bem como a programação dos próximos três números, reflete a contribuição da
casa para a reflexão e estudo dos problemas educacionais do País.
Foi constatada a coerência da produção científica dos docentes , cada qual com um bom
conjunto de trabalhos em áreas definidas de atuação com temáticas relevantes e dinamicamente articuladas
com a problemática educacional e social, da região de um lado, e do País de outro.
Foi observado que estes trabalhos ainda repousam mais no estilo pesquisador-
individual do que propriamente na forma de trabalhos nu-cleadores de equipes ou de produtos
de esforços organizados de forma mais coletiva. Um esforço nesta direção parece mais positivo
não só para a criação de um clima participativo e pedagógico mais favorável ao desenvol-
vimento do interesse e de habilidades de pesquisa em mestrandos e douto-randos, como
também, na criação e consolidação de grupos que consubstan-ciem uma tradição de pesquisa e
abram espaço à transdisciplinaridade.
Da análise feita dos trabalhos em andamento, observou-se como positivo, a
emergência de algumas equipes que já têm, como grupo, um pro_ grama de investigação
coletivamente organizado, no qual articulam-se tra_ balhos específicos em torno de uma temática
orientada e de um diferencial
articulado, envolvendo nas equipes de trabalhos desde professores titula-
dos a licenciados.
Quanto às dissertações produzidas há relativa adequação dos trabalhos em relação
à definição das áreas de concentração. De modo geral, o nível dos trabalhos apresentados ê
bom, contando as bancas com a participação freqüente de professores/doutores de outras unidades
e de outras instituições.
5 - Infra-estrutura Física e Financeira
O Programa foi instalado recentemente em prédio novo com equi_