peito, assim se manifestam os professores que visitaram o curso:
"como dissemos no itém acerca do Corpo Docente, a produção dos
professores é boa, se bem que nem sempre totalmente relevante aos
objetivos do curso". E, ao comentarem os principais proble-mas e
perspectivas do curso, acrescentam: "(...) alguns projetos de
pesquisa apenas tangenciam a área de concentração do curso. E
necessário um esforço continuado no sentido de não permitir que
tais atividades caminhem para direções alheias às finalidades es
pacíficas do programa". Entretanto, afirmam que "impressionou-nos
muito favoravelmente a verificação dos grupos da pesquisa em ati-
vidade no programa".
A avaliação da qualidade da produção científica é assunto
trabalhoso, complexo e, por isso mesmo, capaz de despertar contro-
versias. A aceitação de trabalhos científicos para publicação em
periódicos especializados, dentro e fora do país constituí um in-
dicador válido, mas não absoluto da qualidade do trabalho.
Quando os trabalhos são pub licados no idioma nacional, sua
divulgação é reduzida e, raramente, ultrapassa os limites do país.
Via de regra, estes trabalhos não são incluídas em publica-cões como
o "Citation Index", sendo esta uma fonte segura de ava-liacão da
importância científica do trabalho.
Quando publicados em revistas nacionais há que verificar-se
o nível de difusão dos periódicos através de sua inclusão em
"Indexes" de trânsito internacional.
0 Instituto de Psicologia da PUC/RGS, publica a revista
"PSIC0" i ncluído, . ao que podemos i n f e r ir, no "Psycho1ogical Abs-
tratcts", o que indica seu bom conceito fora do país.
Corpo Discente
Uma vez que os dados registrados no Relatório Técnico da
CAPES são escassos a este respeito, porque baseados em registros
retirados da avaliação referente aos anos de 1986 e 1987, quando o
curso se achava em i n i c i o , os elementos de que nos podemos valer são os
constantes das informações oferecidos pela instituição e pelo
relatório de visita ao curso, realizado nos d i a s 30 e 31 de mar-ço
de 1990.
Com um bom processo de seleção, os alunos, em sua quase
totalidade professores do ensino superior, constituem um corpo
equilibrado. Vantajoso é o fato de que, ao ingressar no curso, o
1 aluno, desde o primeiro semestre, já tem o orientador definido.