Em 1986 reiniciou-se o curso com cinco alunos. Sendo bienal a
periodicidade do curso, somente no final de 1987 foram selecionados mais
seis candidatos que iniciariam o curso no ano seguinte.
A interrupção do curso custou à instituição uma negativa de
renovação de credenciamento, de acordo com o Parecer CFE n°542/86.
Analisaremos o que nos pareceu mais significativo.
Corpo Docente.
Quanto à titulação a situação do corpo docente é muito boa,
sendo todos livre-docentes, além de possuir em vários professores títu-
los de mestre e doutor. Segundo o relatório da CAPES, referente ao
biênio 85/86, 50% dos docentes têm dedicação exclusiva.
No que tange à dimensão, não obstante a opinião da ilustre Co-
missão de Consultores Científicos de que ela se acha adequadas ao núme_
ro de alunos e ao número de disciplinas do curso, chamou-me a atenção
o fato de que alguns professores consagram seu tempo a uma multiplica
dade de atividades distribuidas por muitas disciplinas simultânea ou
sucessivamente.
Para exemplificar, com o que consta do anexo II, o Prof. Bacchi
é responsável por seis disciplinas e colabora em nada menos de doze; a
Prof. Prates é responsável por quatro e colaboradora em doze discipli-
nas; o Prof. Nouer é responsável por três e colaborador em nove disci_
plinas; e assim por diante. Como são 23 disciplinas (nelas inclui da a
dissertação de mestrado, que se chama de tese), e sendo 6 os professo-
res permanentes dedicados a área de concentração e 14 professores que
se ocupam do domínio conexo, pareceu a este relator que o primeiro gru-
po de professores (os permanentes) se acha subdimensionado em relação
às disciplinas da área de concentração.
A relação orientando/orientador é satisfatória.
Estrutura curricular
De acordo com a apreciação que fez a Comissão de Consultores
da CAPES ela é adequada e coerente em relação à área específica.
Quero referir aqui, para o louvor merecido, que tratando-se
de curso de pós-graduação que se pauta pelo sentido de preparar e qua-
lificar docentes destinados à carreira universitária, vale destacar a
preocupação, nem sempre detectada em outros cursos de mestrado, de' incluir-se
entre as disciplinas do domínio conexo, a metodologia do ensino visan-
do, certamente, à preparação pedagógica do futuro professor.