PARECER
Instituição: FACS - Faculdades Salvador S/C
Objeto: Projeto do Curso de Educação Artistica:
Licenciatura Plena
Bacharelado com ênfase em Computação Gráfica
Finalidade: Parecer Técnico sobre o Projeto a ser apresentado ao
CFE.
Autor: Home : Arma Maria Villar Leite Augusto da Silva
Titulação: Professora Adjunta da UFBa. Especialista em
Conservação e Restauração de Bens Culturais
Móveis (UFBa/1980).
Instituição onde trabalha: Universidade Federal da Bahia
A Universidade no seu sentido maior de • universalidade tem uma
tríplice função que a sustenta e que é a razão de ser de sua
existência como um todo: Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas
funções são tão interligadas que uma não existe sem a outra.
A -1ª função — ensinar — diz respeito à aquisição de conhecimentos
não só intelectivos mas também de uma postura crítica do aluno.
Uma 2ª: função — pesquisar - refere—se ao levantamento de hipóteses
de novos dados que venham explicitar teorias já antigas ou
objetivar novas.
A extensão - a mais nova de suas funções, surgiu da necessidade de
melhor atender à coletividade, divulgar e trocar conhecimentos
produzidos pelo ensino - pesquisa.
O curso proposto pela FACS - Educação Artística: Licenciatura
Plena, Bacharelado com ênfase em Computação Gráfica, está
compatível com Base Legal, Lei Nº 5.540 de 28 de novembro de 1968,
combinado com os artigos 29 e 30 da Lei n° 5.692 de 11 de agosto
de 1971. Curso que lida com o "fazer" criativo do homem, está
elaborado condizente com a realidade brasileira, estruturado na
tradição histórica, cultural e artística da Bahia, que estava
exigindo um comprometimento maior da nossa sociedade como um todo.
Este curso vem firmar este compromisso.
Fazendo uma análise quanto às disciplinas observamos uma sequência
lógica e coerente. Na disciplina Fundamentos da Expressão e
Comunicação Humanas recomendamos que o seu Plano de Ensino dê
ênfase à Semiologia/Semiótica, possibilitando uma melhor leitura
através dos signos e dos símbolos.
A carga horária está condizente com a filosofia do curso. O corpo
docente, composto de sete (7) mestres, quatro (4) mestrandos e
sete (7) especialistas, oferece recursos pedagógicos de bom nível
apesar da carência de cursos de mestrados na área, em nosso país,
e a inexistência de cursos de doutorado, onde poucos professores
conseguem bolsas para fazê-los no exterior.