![](bg5.jpg)
ra o currículo mínimo, mais 60 horas de complementar obrigatória e 120
horas de complementares optativas.
Na Parte Diversificada encontram-se 210 horas para o currículo mínimo,
mais 90 horas para as complementares obrigatórias, além de 60 para o Trabalho de
Conclusão de Curso, perfazendo um total geral de 1,455 horas.
No que concerne à creditação, foi adotada a orientação contida nas
normas da Universidade Federal do Pará.
A carga horária destinada ao curso constava de 1.515, conforme a
Resolução nº 697/80-CONSEP/UFPa e o .Parecer nº 169/86-CFE, tendo si do
reduzida em 60 horas para o Trabalho de Conclusão do Curso, conforme
Resolução nº 01/86 do Colegiado de Pedagogia da UFPa, a saber:
- Disciplinas Básicas
.......................................................................
495
horas
- Disciplinas Profissionais .......
................................................... 600 horas
- Parte Diversificada
........................................................................... 300
horas
- Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
...........................
60
horas
TOTAL:
...............................................................................................
1.455 horas
O processo de avaliação da aprendizagem desenvolveu-se seguindo as
diretrizes adotadas nos cursos de graduação da Universidade Fede_ ral do Pará,
levando-se em conta os aspectos: assiduidade e aproveita mento.
Dentre os instrumentos de avaliação utilizados salientam: provas, trabalhos
práticos e teóricos, seminários e outros.
O Estágio Supervisionado obedeceu às três etapas do Planejamen to ou
sejam: atividades de classe - análise e debates sobre documentos específicos
contendo orientações sobre o Estágio; atividades extra-clas se - acompanhamento
e sistematização no desenvolvimento das atividades,
A avaliação do Estágio efetivou-se através dos seguintes proce dimentos:
a) observação direta dos aspectos qualitativo e quantitativo dos alunos
devidamente esclarecidos sobre a sistemática apli cada;
b) fichas de acompanhamento para registro dos dados pertinen -tes à
avaliação
.
Os demais planejamentos pedagógicos seguiram a sistemática de
Bloom
-
objetivos comportamentais, contendo no seu bojo o desempenho mínimo
a ser alcançado pelo aluno.