MEC/CFE _______________________________ PARECER NP __________________________PROC. N: ________________________
Estudantes acima, tambem, do permitido. Finalmente, em 1983 registra-se
um acréscimo de 211 alunos em relação a 1982. Tudo isso está a
merecer detalhada explicação particularmente pítia necessidade de se
levantar o efetivo alunado para a convalidação de estudos do período
de 79 a 84.
As informações sobre dicentes devem ser organizadas, ano
a ano e semestralmente, a partir de 1979, especificando, para cada
curso e respectivas habilitações, o seguinte: candidatos ao vestibu-
lar, classificados, matrículas iniciais, matrículas totais e conclu-
intes. E fundamental o detalhamento sobre o aluno para se ter uma
avaliação real do estudante de Historia, Geografia, Matemática,
Biolo-gia e Letras. No caso deste ultimo, e indispensável esclarecer
o que efetivamente aconteceu com a habilitação Português/Francês,
tendo em conta a afirmação da Comissão Verificadora às fls. 130 do
processo : ..." lamentando, entretanto, que tão prematuramente a
habilitação Por-tuguês/Francês, por força das circunstancias, tenha
sido obrigada a se extinguir ". Pergunta-se: a partir de quando ?
Houve concluintes? Nada se encontra no processo.
Finalmente,sobre os professores, não há referência sobre
salários pagos, a existência de um plano de carreira, ou a intenção
de elabora-lo, uma vez que se trata de uma instituição do Poder Pú-
blico.
Cremos suficientes as observações feitas até agora todas
elas com o objetivo de colaborar, efetivamente, com a Instituição.
Não temos duvida da seriedade da AESA e das intenções que abriga no
sentido de contribuir para a formação de professores qualificados
pa-ra o ensino fundamental e médio. Todavia, as questões assinaladas
es-tão a exigir uma reflexão por parte da entidade com vistas a
alcan-çar soluções adequadas e viáveis, na ocasião em que se decide sobre
o reconhecimento. Este é o momento ideal para, mediante legítima
pres-são,conseguir junto ao Poder Publico e comunidade, as
conquistas ne-cessarias para melhorar a qualidade do ensino. Não se
pode esquecer que estamos diante de uma Faculdade de Formação de
Professores, ou seja, de unidade responsável pelo preparo do
docente, elo principal da cadeia relacionada a uma educação
qualitativamente efetiva. De sua formação, de sua competência,
dependerão, fundamentalmente,os re-sultados do processo educacional,
sem esquecer, obviamente, a outra vertente do binomio, o estudante.
Hoje, como ontem, continua valida