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0 processo em epígrafe, de interesse da Associa-
ção de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP,trata de pedido de
autorização do curso superior de Tecnologia em Processamento
de Dados,para funcionar na Escola Superior de Ensino e Cultura
de Ribeirão Preto,novo estabelecimento de Ensino Superior iso-
lado particular a ser instalado em Ribeirão Preto-SP.
0 pedido de autorização em tela tem como objeto
o curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados.Pelo
Parecer de aprovação da carta-consulta,foram estipuladas 100
(cem) vagas totais anuais,com duas turmas de 50(cincoenta) alu-
nos. A previsão do projeto e de que o curso funcionara no tur-
no noturno.
Organização curricular
O curso programado com duração de 3 anos letivos,
terá" regime seriado anual e obedecera ã grade curricular pre-
estabelecida,onde figuram,para cada ano letivo,as disciplinas
1 - RELATÓRIO
PARECER N 998/88
Yugo Okid
a
Autorização (projeto)para funcionamento do curso de Tecno-
logia em Processamento de Dados.
Associação de Ensino Superior de Ribeir
ã
o
Preto
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que o compõem e a carga horária de cada uma delas.Encontra-se nos
autos a descrição das ementas das disciplinas.
Pelo currículo pleno considerado,a habilitação
terá uma carga horária teda ela de caráter obrigatório de 2084 h/a
acrescidas de 64 h/a de Estudo de Problemas Brasileiros e 64 h/a de
Educação Física,perfazendo assim um total de 2.212 h/a. O curso
será desenvolvido com uma carga horária semanal de 20 horas,que
serão ministradas de 2ª a 6ª feira,no período noturno.No Ante
projeto de Regimento a duração da hora/aula está estipulada em 50
minutos(Art. 26 § 2º).
A intensidade prevista para cada ano letivo in-
cluídas Educação Física e Estudo de Problemas Brasileiros é variá-
vel, havendo ano com 860 (o terceiro),com 640 h/a(o segundo) e ano
com 704 h/a(o primeiro).
O estágio supervisionado,componente obrigatório do
currículo do curso,alem do disposto no Anteprojeto de Regimento (O
estágio supervisionado,compreendendo atividades de prática pré-
profissional exercidas em situações reais de trabalho,com ou sem
vínculo empregatício-Art. 53/54).Apresenta-se caracterizado nos
autos nestes termos:
"O objetivo do estágio supervisionado é propiciar ao
aluno a experiência necessária ao exercício de sua
futura profissão.Como objetivo secundário poderá o
estágio gerar produtos úteis à comunidade
académica,nas áreas administrativas e de pesquisa. O
estágio supervisionado será coordenado pelo Chefe
do Departamento e supervisionado por um docente
especialmente designado.Será realizado,segundo
regulamento próprio,em computadores próprios Centro
da própria instituição;por meio de convênios;
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ou em computadores de terceiros,desde que previamente autorizados
pelo supervisor de estágios desta instituição". Particularmente
sobre sua carga horária obser-va-se que esta estipulada em 228
h/a.
Infra-estrutura física
As instalações gerais previstas para esse es-
tabelecimento de ensino serão formadas por um prédio de 2 andares
(cedido à Escola Superior de Ensino e Cultura de Ribeirão Preto,
através de locação,celebrado entre o proprietário e a mantenedora
da escola),totalizando uma área construída de 1.128,00m ,num terre-
2 no de 592,00m .Encontra-se nos autos a planta
baixa,onde se especificam e se localizam as diferentes
dependências:salas de aula, salas de administração,etc.
Sobre o Centro de Informática que a institui-
ção pretende instalar,encontra-se no processo a relação do equi-
pamento já existente e aquele que a IES adquirira por ocasião da
instalação do curso.
Biblioteca
Em documentação complementar anexa ao processo,
a instituição informa que "os serviços compreederao atendimento in-
dividual ao aluno,empréstimos e orientação aos estudos e a pesqui-
sa".
A classificação usada será o CDU.com cataloga-
ção baseada no código ALA,com as devidas adaptações.A biblioteca
funcionara de 2ª a 6ª feira,no período de 12:00 às 22:00 horas e
aos sábados,das 8:00 as 12:00 horas.
Em relação ao acervo bibliográfico este será
adquirido à partir das sugestões do corpo docente e dos alunos,vi-
sando uma maior integração e atualização entre disciplina/bibliogra
fia específica.
Consta da documentação complementar, a lista- gem
dos periódicos que serão adquiridos para complementação do acervo
bibliográfico.
Planejamento económico-financeiro
Tendo em vista o numero de vagas aprovado, a IES
elaborou novo planejamento econômico-financeiro,que foi anexado ao
processo como documentação complementar.
No plano econômico-financeiro trienal destacam-
se as fontes de receita,as categorias das despesas e a previsão dos
investimentos.Acatando a orientação,o plano foi trabalhado em
valores constantes.
Constatamos pela analise que as anuidades,as
taxas e contribuições de serviços educacionais,as transferências de
recursos da mantenedora e as receitas eventuais,são as fontes de
receita do curso.
Em resumo, o novo plano econômico-financeiro
apresentado é consitente,permitindo a exequibilidade do projeto.
Estabelecimento de ensino que abrigará o curso
A Escola Superior de Ensino e Cultura de Ribeirão
Preto,concebida para abrigar o curso tal como acima projetado,apre-
senta-se caracterizado no Anteprojeto de Regimento sob a forma de
"estabelecimento isolado de ensino superior",tendo estes órgãos
como formadores de sua estrutura organizacional: "a
Congregação; o Conselho Departamental; a Diretoria;e os
Departamentos ".
Como é de praxe,após o Decreto de autorização,
será examinado e Anteprojeto de Regimento.
Corpos dirigente e tecnico-administrativo
Sobre os membros que irão integrar os corpos
dirigente e tecnico-administrativo,a instituição informa que "A
direção da Escola Superior de Ensino e Cultura de Ribeirão Preto
estará a cargo de um Diretor,indicado pela entidade mantenedora" e
que"os órgãos administrativos e técnicos estarão sob a responsa-
bilidade de pessoal especializado a ser contratado pela entidade
mantenedora,de acordo com o regime da CLT".Cabe o registro de que
no Anteprojeto de Regimento esta disciplinado o processo de Sele-
ção para provimento dos cargos de direção e magistério.
Corpo docente
Para este curso foram indicados 16 professores,
dos quais,01 livre-docente;02 com doutorado;01 cursando doutorado;
2 com mestrado;l cursando mestrado e os demais com especialização
e/ou experiência profissional e de magistério,atendendo,assim, o
que dispõe a Resolução nº 20/77.
São os seguintes os professores indicados e apro-
vados para o curso:
01. Alfredo Davis Namias Lewin
Disc.: Matemática: Geometria Analítica e Álgebra Linear
Introdução ágica: Álgebra e Lógica Qualificação:
graduado em Eletrônica - Fac. de Engenharia Industrial - 1972.
Graduado em Matemática - Fac. F. C. L. de Itajubá
MG-1971. Pós-graduação em Eletrônica (3 anos) USP 1975. Pós gradua ção
em Análise de Sistema - Fac. Santo André - 1971. Pos su i v ários cursos
de especialização. Possui experiência no magistério superior.
02.
Arnon Shimon llollaender
Disc: Inglês
Oualificação: Lic. em Letras Anglo-Germênicas (Inglês-Português )
F.F.C.H. - USP. Bel em Administraç£o-USP/l968. Especialização em Língua
e Literatura Inglesa - Univ. Cambridge - 1965. Possui experiência no
magistério superior desde 1965. Doutorado em Marketing. Possui
Parecer de aprovação do CFE nº 268/72 para A d m i nistração Ge-ral e n°
1390/77 para Técnica de Comunicação e Expressão Verbal Língua
Inglesa.
03.
Arthur Schutz de Azevedo
Disc: In t r o dução ao Processamento de Dados
Estágio Supervisionado Qualificação: graduado em E ngenharia
Civil - USP - 1963. Mestrado em C i ê n cias - USP/1971. Doutor em Ciências
PUC/SP-1975. Possui vá rios livros didáticos publicados.
04.
Carlos Alberto da Costa
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
Qualificação: Lic. em Ciências Sociais e em Estudos Sociais, FFCL
Teresa Martin/1975. Dois cursos de Treinamento de Professores de Educação
Moral e Cívi ca (30 horas cada). Exerce o magistério supe rior desde
1973.
05.
Carlos Eduardo Sampaio Amaral
Disc: Noções Gerais de Direito: Legislação e Ética
Qualificação: Bel em Ciências Jurídicas, USP/1963. Lic. em Letras
Clássicas, PUC-SP/1960. Especialização em Direito de Empresa (84
horas), PUC/SP. Experiência de magistério de 2º grau o advogado
do BANDESP.
06.
ELIE BARASANI
Disc: Sistema de Computação: Sistemas Operacionais Tópicos
Avançados em Processamento de Dados Tópicos Avançados de
Programação Qualificação: graduado em Engenharia Elétrica-USP/1972.
Bel em Cncias Ciências Económicas-USP/1982. Pós-graduação em Estrutura
de Dados - IME/USP-1973; Pr o g r a mação Matemática I - USP/1973. Pos_
sui trabalhos publicados em perdicos nacionais.
07. Ferrucio de Assis Ferreira Alves
Disc: Economia e Finanças: Economia
Sistemas de Computação: Organização de Arquivos Qu al if i c a ção:
Bel. em Física pela F.F.C.L - USP/1968. Bel. em Admi-nistração - Univ.
Mackenzie - SP/1972. Possui vários cursos de cur ta duração e
experiência profissional na área.
08.
Frederic Michael Litto
Disc: Computador e Sociedade
Sistema de Computação: Recuperação de Informações Qualificação:
Bel em Artes - University of Califórnia - Los Angeles/1960. Pós graduação
em Historia do Teatro - Indiana University Blocominghton/1964 (P.H D)
Curso de Especialização em Biblioteconomia Teatral - Columbia
University - New York/1966. Possui experiên cia e magistério
superior.
09.
Israel Bunstein
Disc: Economia e Finanças: Contabilidade e Custos Industriais
Administração Oualificação : Graduado em Engenharia Mecânica-USP/1960.
livre Docente do Deptº de Engenharia da Produção-USP. Cursos de
Especialização em: P l anejamento da Prodão-USP. Administração
Salarial e Economia do Trabalho - USP. Co ntabilidade de Custos -
USP. Possui experiência no magistério superior desde 1962.
10.
José Roberto Cabrera
Disc: Economia e Finanças: Matemática Financeira Qualificação : Lic. em
Matemática, FFCL de Araraquara - SP/1970 . Conclui\Jl25 créditos de
Mestrado em Computação, Inst. Ciências Matemáticas - USP/1973. Exerce o
magistério superior desde 1976.
11.
Luiz Carlos Araújo de Morais Rego
Disc: Economia
Qualificação: Engenharia Aeronáutica, ITA/1955. Mestrado em En-
genharia, Univ. de Michigan/1957. Pós-graduação em Administração de
Empresas, FGV/1960 em Técnica de Elaboração de Projetos, USP/ 1965.
Experiência profissional nas áreas de Engenharia e de administração.
Exerce o magistério superior desde 1960.
12.
Luzia Kazuko Yoshida
Disc: Administração de CPD
Sistema de Computação: Recuperação de Informação Análise e Projeto
de Sistemas e Processamento de Dados Qualificação: Lic. em Matemática -
USP - 1970. Mestre em Matemáti-
ca Aplicada - USP - 1978. Possui vários trabalhos publicados, ex-
periência no magistério superior e como Analista de Sistemas.
13.
Mário Rosenthal
Disc: Métodos de Pesquisa Operacional
Qualificação: Engenharia Aeronáutica, ITA/196 2. Mestrado era Engenha
ria I n d u s t r ial, Purdue University, I n d i a n a - USA/1965. Possui ex-
periência profissional nas áreas de Consultoria em Engenharia, ge-
rência e organização de processamento de dados o administ r ação . Pos_ sui
experiência de magistério superior.
14. Pri s c i l a Godenberg
Disc: Linguagem e Técnica de Programação
Sistemas de Computação: Estrutura e Banco de Dados Qualificação:
Lic. e Bel em Matemática - PUC/SP - 1970. Mestrado em Matemática Aplicada-USP/1975.
Cursando Doutorado em E n g enharia de Sis-temas-USP. Possui experiência no
magistério de ensino superior na USP desde 1976.
15. Roberto José
Disc: Educaçãosica
Oualificação: Lic. em Educação física - Esc. de Ed. Física de São
Carlos - SP - 1961. P. CFE nº 799/71 e 515/72.
1G. Antônio V i c e n t e Golfeto
Disc: Economia e Finanças: Economia
Administração Qualificação: Bel em Ci ê n c i a s Jurídicas e S o ci a i s pela
Fac. do Direito Laudo de Camargo - Ribeirão Preto-SP/1966. Possui experiência no
magistério superior. Possui Pareceres de aprovação do CFE nºs 2 . 4 7 3 / 7 8
para: Direito e Legislação Tributária e Finanças Públicas; 738/84 para:
Finanças nas Empresas; 3.800/74 para: Administrão Mu-nicipal e
Autárquica e Direito Administrativo.
II-VOTO DO RELATOR
Face ao exposto,vota o Relator favoravelmente a aprovação
do projeto para funcionamento do curso de Tecno logia em Processamento de Dados,a ser
ministrado pela Escola Superior de Ensino e Cultura de Ribeirão Preto,mantida pela Asso-
ciação de Ensino Superior de Ribeirão Preto,em Ribeirão Preto-SP, com 100(cem)vagas
totais anuais,divididas em duas turmas de 50 (cincoenta) alunos.A IES, após a
homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro da Educação,devera requerer a visita da
Comissão Verificadora.
III- CONCLUSÃO DA CAMARA
A Câmara de Ensino Superior,2º Grupo,acompanha
o voto do Relator.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Camara.
Sala Barretto Filho , em 07 de 10 1988
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