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INTERESSADO/MANTENEDORA
U
F
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
J
Ú
L
IO DE MESQUITA PILHO
S
P
ASSUNTO
Renovação do Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Agrono-
mia, com área de Concentração em Horticultura, em nível de mes-
trado
RELATOR: SR. CONS. Yugo Okida
PARECER 96/92
CÂMARA OU COMISSÃO
APROVADO EM 18/02/92
CESU
PROCESSO N°
23038.002146/90-42
I-RELATÓRIO
Este parecer autoriza a renovação do credenciamento
do curso de pós-graduação em Agronomia, com área de concentração
em Horticultura, em nível de mestrado, solicitada pela Universi-
dade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Pilho e ministrado pela
sua faculdade de Ciências Agronómicas - Campus de Botucatu.
Para o julgamento do mérito do pedido nos baseamos
no Relatório Analítico elaborado pela coordenação do programa,
no Relatório Técnico da CAPES e no Relatório de Visita da Comis-
são Verificadora, esta constituída pelos professores Gilmar
Arduíno Bettio Marodin, da UPRGS e Keigo Minami da USP/ESALQ.
Este curso começou a funcionar em 1980, tendo sido
credenciado pelo CPE em 7/11/84, mediante o Parecer 726/84.
No biénio 86/87, o curso desenvolveu uma estrutura
de ensino e pesquisa que proporcionou uma melhora no seu desempe
nho e lhe valeu o conceito A-. Na última avaliação feita pela
CAPES, referente ao período 88/89, o mestrado recebeu o conceitoB
Esta queda verificada no desempenho do curso deveu-se à pequena
produção discente; ao elevado tempo de titulação, que como conse
quência, diminui o fluxo de alunos. 0 item fluxo de aluno é im-
portante pois me de o dimanismo do curso. Entretanto, com mais em-
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penho do corpo docente, o curso tem boas possibilidades de evoluir, ga-
rantiu a CAPES.
Os Consultores Científicos da CAPES recomendam ao progra
ma aumentar a proporção dos docentes envolvidos com ensino e em menos
grau com a pesquisa. E ainda, diminuir a proporção de docentes envolvidos
com a administração.
Do Relatório de Visita assinado pelos especialistas da
area, destacamos, a seguir, alguns pontos considerados mais relevantes.
Os programas das disciplinas estão bem adequados ao cur_
so e o seu lecionamento tem sido feito da melhor maneira possível, de
acordo com o regime de crédito e objetivo do curso.
A estrutura administrativa tem se mostrado muito eficien
te .
No total são 26 professores com nível de doutor ou acima,
ligados diretamente ao curso, todos em tempo integral e permanentes
0 tempo médio de titulação vem caindo gradativamente. Na
última avaliação estava em torno de 44 meses e, atualmente, a média é de
35 meses.
Desde o início do curso, 33 alunos conquistaram o título
de mestre, desses, 14 estão no ensino, 12 em pesquisa e 7 na extensão ou
na iniciativa privada.
Os docentes do curso desenvolvem 8 linhas de pesquisa,
com ênfase na Fruticultura e Olericultura. A geração de pesquisa é gran_
de, segundo informações obtidas junto aos resumos de congressos e encon_
tros; anais de congresso; trabalhos publicados em periódicos, trabalhos
em andamento e dissertações.
0 total de dissertações, do início até o presente momen-
to, é de 39, de nível significativo. Os alunos são estimulados a realiza-
rem outros trabalhos, juntamente com o orientador ou com outros docentes.
Há casos em que as disciplinas exigem pesquisas simples, porém,
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muito úteis para o aluno.
0 envolvimento dos alunos da pós-graduação com os da
graduação não é grande,devido, provavelmente ao tempo, bastante exíguo
dos mestrandos. Entretanto, acreditamos que um maior envolvimento na
graduação e em cursos de extensão ser-lhes-ia de grande valia.
Todos os trabalhos, com raras exceções, estão dentro das
linhas de pesquisas propostas. Além disso, é muito exigido trabalho de
campo.
0 Campus oferece bons e bem equipados laboratórios para
as pesquisas. As três estações experimentais estão bem estruturadas e
situadas em três condições bem distintas e próximas, o que facilita
muito a geração de pesquisas de alto nível.
No momento, a situação em que se encontra a Biblioteca é
pouco eficiente. Todavia, de acordo com informações obtidas, dentro de
alguns meses, a nova Biblioteca estará em funcionamento, quando parte das
publicações e livros relacionados à Agronomia, que atualmente se en contra
em um local denominado Rubião Júnior, deverá ser transferida pa ra a nova
Biblioteca. Achamos que esta deficiência já foi sanada, pois a
observação da Comissão foi há 18 meses.
Existe atualmente uma sala de estudos à disposição dos
alunos, porém, é muito conveniente que eles sejam acomodados em salas em
número de 2 a 4 estudantes, com móveis próprios, onde pudessem guardar
parte de seus objetos, propiciando-lhes um ambiente mais adequado ao
estudo.
Há intercâmbio entre o curso e diversas instituições de
ensino e pesquisa do Estado de São Paulo.
0 nível do curso em questão é elevado, ademais, é o ún_i
no Brasil em termos de Horticultura. Em razão disso, é necessário pensar
na viabilidade de vir a ser oferecido o nível de doutorado.
Embora o nível dos docentes seja excelente, é preciso
considerar a possibilidade dos professoresqúe estão começando fazer um
curso de mestrado ou doutorado no exterior, para que num futuro próximo,
quando acontecerem as primeiras aposentadorias, os mais novos virem a ter
formação acadêmica mais profunda.
II - VOTO DO RELATOR
Voto favoravelmente à renovação do credenciamento, por um
peodo de cinco anos, do curso de pós-graduação em Agronomia, com área
de concentração em Horticultura, em nível de mestrado, ministrado pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, através
de sua Faculdade de Ciências Agronómicas - Campus de Botucatu. Os efeitos
deste novo credenciamento devem retroagir ao término do credenciamento
anterior.
III - CONCLUSÃO DA CAMARÁ
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 1$ de fevereiro de 1992
IV -
D
ECISÃO
DO
PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal do Educação aprovou, por
unanámidade a conclusão do Câmara
Sala Barretto Filho, em 18 de 02 de 1992,
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