Os laboratórios de ensino e pesquisa cobrem quase todas as áreas da Química
Analítica. De acordo com a Comissão de Especialistas, seria desejável comple-
mentar as instalações com áreas voltadas para a análise inorgânica, em especi-
al, solos e minérios. Nota, contudo, que esta ausência não traz prejuízos para
o ensino e a pesquisa, uma vez que há cooperação com outra Instituição que
desenvolve atividades nesta área.
A Comissão conclui assinalando que a Instituição dispõe de excelentes labora-
tórios e equipamentos em permanente utilização por parte de pesquisadores,
técnicos de nível superior e alunos de pós-graduação e de graduação.
03. BIBLIOTECA:
A Biblioteca do IFQ se destaca pelo grande número de obras didáticas e de pe-
riódicos bem como por um eficiente sistema de atendimento ao usuário. 0 acervo
da área de Química pode ser considerado como de nível excepcional.
04. INFRAESTRUTURA DE APOIO:
0 apoio administrativo dado pela Universidade ao IFQ é de boa qualidade poden-
do ser considerado como acima da média de outras instituições. Qualquer infor-
mação de natureza acadêmica ou administrativa é prontamente obtida.
As oficinas - mecânica, eletrônica e de vidraria - são de boa qualidade, asse-
gurando um eficiente atendimento a todos os programas de ensino, pesquisa e
manutenção.
05. ATIVIDADES DE PESQUISA E PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA:
A área de pesquisa inicial era a da Físico-Química, cuja graduação encontra-se
consolidada, juntamente com a da Física. Posteriormente as atividades foram
redirecionadas para a área da Química—Analítica, mantendo-se, contudo, o apoio
da infraestrutura existente para a área da Físico-Química.
Coexistem, no Instituto, pesquisas de natureza acadêmica com pesquisas aplica-
das, com linhas de pesquisa integradas. A produção científica, entre disserta-
ções de mestrado, publicações em revistas especializadas e participações em
congressos, antes dirigida para a Físico-Química, está sendo reorientada para
a Química Analítica.
A produção é de bom nível científico. A Comissão julga ser recomendável aumen-
tar a ênfase na Análise Inorgânica, tendo em vista alargar o espectro da atua-
ção na Química Analítica, diante da boa perspectiva de cooperação com o CENA
de Piracicaba.
06. CORPO DOCENTE:
De acordo com o Relatório da Comissão Verificadora, o corpo docente envolvido
nas atividades do programa ora em análise, é formado por 14 professores, dos
quais 08 são permanentes e 06 são participantes. Todos possuem o doutorado e
trabalham em regime de tempo integral. Tem havido frequente participação de
professores visitantes estrangeiros.
Em seu conjunto, o corpo docente apresenta um nível científico bom e diversi-
fido. Seus membros demonstram boa iniciativa no estabelecimento de projetos de
pesquisa que são financiados por diversas agências, tais como, FAPESP, CNPq,
FINEP e PADCT. Há, igualmente, convénios com entidades empresariais que trazem
ao Departamento em geral e aos alunos em particular, a oportunidade de adqui-
rir experiência adicional de interesse da sua formação profissional.
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