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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DO TRIÂNGULO - Uberlândia MG
ASSUNTO:
Autorização para funcionamento (Projeto e Execução de Projeto)
do Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS, nas Faculdades Integradas do
Triângulo.
RELATOR: SR. CONS. YUGO OKIDA
PARECER Nº 694/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESU
APROVADO EM: 10/11/93
PROCESSO Nº 23001.003304/92-18
1 - RELATÓRIO
A Associação de Ensino do Triângulo-AET, entidade
mantenedora das Faculdades Integradas do Triângulo, com sede
em Uberlândia/MG, encaminhou a este Conselho, pedido de
autorização de funcionamento (Projeto e Execução de Projeto) do
Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
A Instituição já teve acolhida a Carta-Consulta
para criação da sua Universidade, pela via do
Reconhecimento, através do Processo CFE 23.001.003.304/92-18
e posterior Parecer CFE 506/93. Encontra-se, atualmente,
cumprindo a fase de execução do Projeto de Universidade.
Na Carta-Consulta da Universidade, a Instituição já
apresentou os dados e informações exigidos legalmente para a
criação do Curso objeto do presente Parecer, sendo o mesmo
parte integrante do seu Plano de Expansão de Cursos.' Daí, a
dispensa na apresentação da Carta-Consulta para Autorização
do Curso em questão.
A seguir estão apresentados os principais dados do
documento encaminhado pela Instituição (Projeto do Curso de
Ciências Contábeis), e do Relatório Conclusivo da Comissão
Verificadora, designada pela Portaria CFE 27/93, que se
referem a:
- Dados Entidade Mantenedora; s Faculdades
da Integradas;
- Dados
da
- Dados
d
Curso Pretendido;
dos Espaços Físicos e Recursos
s.
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1. DADOS PA ENTIDADE MANTENEDORA
1.1. INFORMAÇÕES GERAIS
Nome: Associação de Ensino do Triângulo
Sede: Rua Barão de Camargos, 695
CEP 38400-075 - UBERLÂNDIA/MG
Fone: (034) 236.4066 Fax:
(034) 236.4539
1.2. CONDIÇÕES JURÍDICAS
A Associação, com sede e foro na cidade de
Uberlândia, Estado de Minas Gerais, é uma sociedade civil de
caráter educacional, sem fins lucrativos, e tem por
finalidade criar, instalar e manter, estabelecimentos de
ensino de 1°, 2º e 3° graus, bem como os anteriores e
posteriores; criar e manter serviços educacionais e
assistenciais; cuidar de atividades ligadas ao ensino,
desenvolvendo por todos meios, intercâmbio cultural, técnico
e cientifico com entidades congêneres.
0 Estatuto inicial encontra-se registrado sob
372, no livro A-2, às folhas 45, do Cartório de Registro de
Títulos e Documentos da Comarca de Uberlândia/MG, em 23 de
outubro de 1969.
1.3. DIRIGENTES E MANTENEDORES
Os dirigentes da Associação são educadores
experientes, militando há muitos anos na área do ensino
superior, quer como professores, quer como administradores
escolares.
De acordo com o seu Estatuto, os órgãos de
administração superior da entidade são:
- Assembléia Geral;
- Diretoria.
A Diretoria atual da Instituição tem mandato até
fevereiro de 1995.
1.4. CONDIÇÕES FISCAIS
As condições fiscais e parafíscais são plenamente
regulares como demonstradas em anexo próprio do processo
analisado, referentes a registros/cadastros e também a
tributos.
-CGC/MF nº: 17.788.647/0001-22.
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1.5. SITUAÇÃO PATRIMONIAL E ECONÔMICO-FINANCEIRA
Capacidade Patrimonial:
0 patrimônio da entidade mantenedora, constituído
pelo conjunto de bens acumulados desde a sua fundação até o
presente, tem proporcionado à instituição e às suas unidades
mantidas uma infraestrutura sólida e adequada ao seu
desenvolvimento.
Tabela 1 - Capacidade Patrimonial
ESPECIFICAÇÃO AVALIAÇÃO- fev/1993
BENS IMÓVEIS
- Terrenos e prédios ....................2 2.825.977.500,00
BENS MÓVEIS
- Acervo Bibliográfico; Equipamentos
Esportivos, de Laboratórios e Musi
cais; Instalações Diversas; Móveis,
Máquinas e Utensílios; Veículos
Automotores .......................... 35.710.360.968,54
TOTAL 58.536.338.468,54
Fonte: Diretoria Administrativa
Obs: valor do patrimônio atualizado: CR$501.257.612,90 em
03/ 10 /93, equivalente a 4.813.305,29 UFIR.
Capacidade Econômico-Financeira:
A Instituição apresentou no processo, as tabelas
demonstrativas da sua capacidade econômico-financeira,
retratada nos três últimos anos - 1990/91/92, onde a análise
econômico-financeira, com seus respectivos índices de
liquidez, de solvência e imobilização, reflete uma estrutura
patrimonial e econômico-financeira estável.
2. DADOS DAS FACULDADES INTEGRADAS PO TRIÂNGULO
2.1. HISTÓRICO
A origem da Associação de Ensino do Triângulo-AET
remonta a 1924, quando foi criada a Escola Normal do
Uberabinha de 1º Grau. Em 1947 foi autorizada a oferecer o
primeiro curso de 2º Grau, com o Colégio Brasil Central. Em
1966, criou-se a Escola Técnica em Química Industrial, que
em muito contribuiu para o desenvolvimento do setor de
mineração do triângulo, exportando técnicos químicos para os
diversos estados da Federação, onde atuam em empresas como a
Petrobrás, Vale do Rio Doce, Johnson & Johnson, Nestlé, e
outras.
Em 1972 foi autorizado o primeiro curso superior da
Instituição: Serviço Social, na Faculdade de Serviço Social
de Uberlândia.
Em 1975, foi autorizada a Faculdade de Educação,
Ciências e Letras e Estudos Sociais de Uberlândia,
responsável hoje por cerca de 70% dos profissionais da
educação que atuam no 1º/2º Graus da região.
Em 1988, os mantenedores, procurando adequar-se aos
novos tempos, alteraram a razão social para a atual
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DO TRIÂNGULO.
Em 1989, foi obtida autorização para funcionamento
da Faculdade de Comunicação Social de Uberlândia e da
Faculdade de Fisioterapia de Uberlândia.
2.2. AS FACULDADES
Em 1990, foram agrupadas as 4 (quatro) Faculdades
mantidas que passaram a denominar-se FACULDADES INTEGRADAS
DO TRIÂNGULO.
Em 1991, a Associação de Ensino do Triângulo
solicitou junto ao CFE, a transferência das Faculdades
Integradas de Uberlândia (que ministravam os cursos de
Administração e Ciências Econômicas) para a sua mantença.
A experiência da Instituição na área acadêmica é,
portanto, sólida e de longos anos, e os primeiros passos,
foram traduzidos nos trabalhos de estudos e elaboração dos
Regimentos das suas Faculdades, documentos esses
representativos do pensamento dos educadores-mantenedores em
termos de estrutura organizacional, atividades educacionais,
organização didático-pedagógica e de promoção dos meios para
suporte das atividades-fim.
Ao longo dessa trajetória de 20 anos, a instituição
foi preparando sua estrutura física, com materiais e
equipamentos adequados e, sua estrutura em recursos humanos,
pela contratação de profissionais habilitados para a
docência e a pesquisa, suas metas primeiras.
Durante o processo de amadurecimento institucional,
muitas realizações foram efetivadas com êxito, na aquisição
de equipamentos, e na adequação dos recursos humanos.
2.3. ATIVIDADES-FIM
A Tabela a seguir traz os cursos de graduação, seus
atos de autorização e reconhecimento, o número de vagas e os
turnos de funcionamento.
Tabela 2 - Cursos/Atos Legais/Vagas/Turnos de Funcionamento
CURSO AUTORIZAÇÃO RECONHECIM/. VAGAS TURNO
1. Ciências/Biologia P. 207/86
*
not.
2. Ciências/Qu
mica P. 207/86
- *
not.
3. Ciências/Fí
s
ica P.
2
07/86
- *
not.
4. Ciências/Mate
m
át. P. 207/86
P
. 175/93
1
20 not.
5. Est.Soc./Geo
g
raf. P. 207/86
P
. 175/93
1
20 not.
6. Est.Soc./História P. 207/86
- *
not.
7. Letras P. 411/87**
P
. 596/81
1
20 not.
8. Administração D.99007/90
-
80 not.
9. Cienc.Econ
ô
icas D.99008/90
-
1
00 not.
10. Com.Soc./Jornal. D.97623/89
P
ar.550/93
1
00
not
.
11. Fisiotera
p
ia D.97551/89
P
. 563/93 80 not.
12. Servi
ç
o Social D.70226/72
D
.82530/78 80 not.
13. Pedagogia
P. 596/81 200 not.
TOTAL DE VAGAS
1000
Fonte: Diretoria Acadêmica
Obs: - = em fase de reconhecimento / ** = conversão de curso
A experiência em Pesquisa não tem, ainda, a mesma
dimensão do Ensino e da preparação de profissionais para o
mercado de trabalho. As principais atividades de pesquisa se
concentram e decorrem das atividades do ensino de graduação
e dos cursos de pós-graduação "lato sensu".
Os projetos desenvolvidos são geralmente de apoio ao
ensino de graduação ou de iniciação cientifica, para
elaboração das monografias dos cursos de especialização.
Além disso, a Associação tem incentivado através de
programas especiais, o desenvolvimento da Produção
Cientifica e Intelectual do seu corpo docente. A Tabela a
seguir discrimina os quantitativos dessa Produção.
Tabela 3 - Produção Cientifica Docente
NATUREZA DA PRODUÇÃO NÚMEROS
— Teses em andamento ................... ........... 01
.
.......... 08
- Disserta
ç
õ
e
s em andamento
.
...........
.
.......... 06
- Livros em publicaçã
o
........... 01
Arti
g
os Publicados ...................
.
.......... 20
Pro
j
etos e Estudos T
é
c
nicos
.
.......... 30
Mono
g
rafias ..........................
.
.......... 30
- Comunica
ç
õ
e
s em Con
g
ressos e
.
.......... 10
A
p
ostilas ...........................
.
.......... 15
Confer
n
cias
.
.......... 10
Fonte: Diretoria Acadêmica
O ensino de pós-graduação está retratado na Tabela a
seguir, com os respectivos cursos "lato sensu" oferecidos,
época de realização e numero de alunos inscritos.
Tabela 4 - Cursos de Especialização oferecidos
CURSO INÍCIO TÉRMINO INSCRITOS
- Polit.Soc.e Prát.Profis. jun/87 dez/88 24
- Política de Serviço Social
d
ez/88
d
ez/89
20
- Recursos Humanos
f
ev/91
d
ez/91
06
- Educa
ç
ão e Movimento
j
ul/92
j
an/93 11
- Educação Pré-Escolar
m
ar/93
j
an/94 1
º
- Plane
j
.e Curric. em Educ.
m
ar/93
j
an/94
16
- A Educ. e o Ens. de Hist.
m
ar/93
j
an/94
07
- Plan.Soc.e Estrat. Profis.
m
ar/93
j
an/94
40
- Educação e Movimento mar/93 jan/94
40
TOTAL DE INSCRITOS
183
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.4. O ALUNADO
0 alunado atual dos cursos de graduação, pode ser
visualizado na Tabela a seguir, que informa também o número
de concluintes no último triênio.
Tabela 5 - Alunado e Concluintes
CURSO MATRÍC/1993
CONCLUINTES
1º semestre 1990 1991 1992
-Administração 228
-Ciências (Mate
m
át) 108
1
1
1
6
04
-Cienc.Econômicas 203
- - -
-Comunic.Social 216
- - -
-Fisiotera
p
ia 300
- -
14
-Est.Sociais 22
2
8
1
6
-
-Letras 23
1
4
0
2
-
-Peda
g
o
g
ia 184
7
1
4
3 48
-Serviço Social 188
36
39
26
TOTAL 1.472 132 100 92
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.5. RECURSOS HUMANOS
Os Recursos Humanos da Instituição são constituídos
de 120 professores e 55 funcionários técnico-administrativos
que desempenham as atividades de apoio necessárias ao
andamento do ensino, da pesquisa e da extensão.
O Corpo Docente Total da Instituição, com a
respectiva titulação acadêmica, está discriminado a seguir.
Tabela 6 - Corpo Docente - titulação
TITULAÇÃO GERAL
%
1. Doutorado
2. Mestrado
3. Mestrando
4. Especialização
12 10,5
47 39,0
58 4 8,0
03 2,5
TOTAL 120 100,0
Fonte: Diretoria Acadêmica
2.6. OUTRAS INFORMAÇÕES
Os registros escolares são processados pela
Secretaria Geral da Instituição, que dispõe de pessoal
qualificado e conta com Setor de Protocolo que cuida do
fluxo de documentos diversos.
A organização e gerência das Faculdades se faz
através dos seus vários órgãos competentes: Conselho
Administrativo, Conselho Departamental e Departamentos.
3- DO CURSO OBJETO PO PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO
3.1. DADOS GERAIS
-Denominação: Ciências Contábeis
-Vagas oferecidas (total): 80 (oitenta) -
Regime de matricula: seriado anual
-Carga horária total exigida para integralização do
Curriculo pleno: 3.196 h/a
-Integralização de carga horária em anos: 05 anos -
Curriculo Pleno: apresentado no Anexo I deste Parecer.
-Turno: Noturno
3.2. CONCEPÇÃO, OBJETIVOS E PERFIL PROFISSIOGRÁFICO
Concepção e Objetivos:
Tem o presente projeto o seu embasamento legal no
Parecer-CFE 397/92, na Resolução-CFE s/nº, de 08/02/63 e,
mais recentemente, na Resolução-CFE 03/92.
Considerando os dados expressos na Carta-Consulta da
Universidade pretendida pela Instituição, conclui-se que é
vital, para a região definida como DGE/16, a atividade do
profissional contador, em função da vocação empresarial e
desenvolvimentista que marca o perfil do Triângulo Mineiro.
Em verdade, mercê das constantes e expressivas
alterações nas regras tributárias, sentimentos de profunda
insegurança invadem o empresariado que, para adotar linha de
ação que lhe propicie eficiência nos negócios e
relacionamento sem traumas com os Poderes Públicos, não pode
prescindir de profissional especializado que oriente, com
absoluta segurança, os passos das empresas.
Na região em questão, a diferença existente entre o
número de contadores em condições de exercer o papel acima
relatado e o de empresas carentes de tal exercício é enorme.
Para aferi-la, basta atentar para o fato de que a média de
diplomados em Ciências Contábeis pela UFU-Universidade
Federal de Uberlândia é de 15 por semestre, enquanto contam-
se aos milhares os estabelecimentos industriais, comerciais
e de prestação de serviços. Dúvida não há, portanto, de que
a demanda por serviços contábeis é infinitamente superior à
sua oferta.
Assim, consciente da elevada responsabilidade que
compete ao profissional contador no tocante à orientação da
gestão patrimonial das entidades públicas e privadas, sente-
se também responsável a Instituição a suprir, ainda que em
parte, a demanda detectada.
Para tanto, organiza um curso moderno, inovador e
voltado para as necessidades regionais, além de pretender
oferecer, a médio prazo, sob forma de extensão, a reciclagem
dos profissionais já em atividade e daqueles que vierem a se
graduar, de tal forma que se mantenha a retroalimentação
constante como instrumento inafastável da atualização
científica e profissional.
O curso tem por objetivo principal a preparação do
profissional contabilista para o planejamento, a
coordenação, a inventariação patrimonial e o levantamento de
balancetes, proporcionando às organizações, formas de agir
para suprir desperdícios, métodos para compatibilizar
programas de produção e vendas, além de promover estudos
assessores de viabilidades econômico-financeiras para
melhoria dos resultados.
Perfil Profissiográfico:
Como características gerais, o profissional
contabilista a ser formado pelo curso proposto, deve ter:
- habilidades para trato com os números;
- raciocínio exato e preciso;
- alta capacidade de concentração;
- comportamento ético.
Como características terminais, este profissional
pretendido, deverá ser capaz de:
- otimizar resultados e minimizar riscos;
- agir dentro dos princípios éticos e morais na
organização e fora dela, com os órgãos públicos e
fiscalizadores das atividades profissionais e, também, com a
sociedade;
- fazer uso racional das máquinas e dos equipamentos
disponíveis na organização, ou próprios, que resultem em
maior precisão e qualidade dos serviços prestados;
- Controlar as contas e lançamentos financeiros,
formando um quadro geral do patrimônio, do fluxo das
transações da produção e renda das empresas ou negócios;
- Realizar estudos, projetos, perícias, avaliações,
auditorias, consultorias, pesquisas, arbitramentos e
relatórios técnicos relativos à vida contábil das
organizações;
- Examinar o desempenho econômico-financeiro das
organizações, elaborar balancetes ou balanços demonstrativos
e realizar análises e pesquisas para resultar em melhor
desempenho funcional e da organização, com precisão dos
dados contábeis.
3.3. CORPO DOCENTE DO CURSO
O Corpo Docente para a lã série do Curso é composto
de 06 professôres, qualificados quanto à titulação acadêmica
e experiência profissional, nos termos da Resolução CFE n°
20/77.
Tabela 7 - Corpo Docente do Curso - Titulação
TITULAÇÃO QTD.
%
Especialistas
Mestres
03 50,0
03 50,0
TOTAL 06 100,0
Fonte: Diretoria Acadêmica
0 Corpo Docente para o 1º ano de funcionamento do
curso encontra-se discriminado no Anexo II.
3.4. CONDIÇÕES MATERIAIS PARA O CURSO
A Associação coloca à disposição dos alunos e
professores do Curso de Ciências Contábeis, toda a sua
infraestrutura já existente como Biblioteca, Setor de
Audiovisuais, Salas de Aula e outras dependências e
equipamentos didáticos.
Para atendimento das disciplinas Processamento de
Dados e Prática Contábil de Escrituração, a Associação
pretende equipar 2 Laboratórios específicos, quais sejam: o
de Informática e o Escritório-Modelo, dotados de 30
microcomputadores 386 e 01 microcomputador 486, acompanhados
de todos os acessórios necessários, como vídeos, teclados,
winchesters, mouses, impressoras matriciais; um acervo de
softwares, composto de: sistema contábil (gerenciamento
contábil "design informática"); 6istema folha de pagamento
(Nasajon Sistemas); sistema de livros oficiais (Nasajon
Sistemas); Editores de texto (ET, WS, WS5). No escritório-
modelo serão utilizados: 40 mesas tipo secretária, 40
cadeiras e 40 máquinas de calcular.
Além da biblografia básica existente na Biblioteca
Central, a Instituição, segundo Termo de Compromisso firmado
perante a Comissão Verificadora, fará a aquisição de 200
títulos com 400 exemplares, da bibliografia específica, em
média, a cada ano de implantação do curso ora pleiteado.
3.5. NECESSIDADE SOCIAL
Este item já foi objeto de análise pela CAPLAN/CFE
através do Parecer 618/93, de 06/10/93, aprovado pelo CFE,
de forma favorável.
A Instituição apresentou no seu Projeto de Curso,
dados sobre o ensino de 1º e 2º graus e superior, sobre
matriculados e conluintes no 1º e 2º Grau, sobre o grau de
interesse pelo curso pretendido, e sobre a caracterização da
região geo-educacional onde se insere.
Informou que o Curso de Ciências Contábeis apresenta
grande procura nas instituições de ensino superior do Estado
de Minas Gerais, numa demonstração de interesse profissional
nas áreas de atuação especifica.
Aspectos Educacionais:
Uberlândia tem 170 estabelecimentos educacionais que
oferecem o ensino médio, o fundamental e o superior.
Quanto ao ensino de 1º Grau, o município de
Uberlândia, segundo os dados estatísticos oficiais, conta
com 99.212 alunos matriculados.
No ensino de 2º Grau, o município conta com 13.842
matriculados.
0 ensino superior registra 8.697 alunos
matriculados.
Em 1992 o município registrou 2.383 concluintes no
2º grau.
As Taxas de Escolarização de 1º e 2º Graus, tanto no
Estado quanto no município, apresentam índices
satisfatórios, fornecidos pela Secretaria Estadual da
Educação e Cultura. Essas taxas, em Uberlândia, atingem em
média 89% para o 1º Grau e 35% para o 2º Grau.
Grau de Interesse pelo Curso:
Conforme dados da Instituição existem alguns cursos
de Ciências Contábeis em funcionamento no Estado, onde a
média de candidatos/vaga apresentou os seguintes
quantitativos:
- em 1991: 8,0/1; - em 1992: 7,2/1; - em 1993: 8,5/1.
Caracterização da Região Geo-Educacional:
0 município de Uberlândia integra o DGE-16
juntamente com outros 50 municípios mineiros. Destes, 28
integram a área de influência da Instituição.
0 número de habitantes da região é de 1.593.532 (hum
milhão, quinhentos e noventa e três mil, quinhentos e trinta
e dois).
Dos municípios da região, Uberlândia é o mais
populoso, contando com quase 500.000 (quinhentos mil)
habitantes e uma taxa anual de crescimento de 4,0%.
Uberlândia é o 49 colégio eleitoral de Minas Gerais,
com 224.287 eleitores.
0 município registra um perfeito equilíbrio entre as
atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de
prestação de serviços. As principais culturas regionais são
arroz, algodão, milho, soja, café, cana-de-açúcar, abacaxi,
maracujá, tomate e Citros. A bovinocultura é explorada em
cerca de 70,0% das propriedades, atingindo 190 mil cabeças.
Também é considerado como o mais importante centro
armazenador de grãos do Brasil Central.
A Indústria conta com 3.383 estabelecimentos. 0
comércio registra 8.062 estabelecimentos e as empresas de
serviços somam 6.039 estabelecimentos.
A região possui 41 hospitais, 96 centros de saúde,
883 ônibus, e 10,9 instalações de terminais telefônicos para
cada 100 habitantes.
Uberlândia conta com 71,0% dos equipamentos de
cultura e lazer da região, com cinemas, teatros, auditórios,
museus, galerias de arte, arquivos públicos, bibliotecas,
casas de cultura, conservatórios e escolas de música,
antiquários, academias de letras, clubes, vídeo-clubes, além
de outros.
0 município conta com 82,0% das instituições sociais
e assistenciais da região.
3.6. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO DO CURSO
Segundo informações da Comissão Verificadora, o
planejamento econômico-financeiro apresentado pela
Instituição é exeqüível e abrange 05 anos de funcionamento
do Curso, até a implantação de todas as disciplinas e demais
atividades didático-científicas e administrativas.
RECEITA
A receita e a despesa foram estimadas a preços
constantes, em vigor no mês de setembro de 1993, em UFIRs,
tomando-se em conta os preços do mercado regional.
A mensalidade do curso foi calculada sobre os
custos, encontrando-se o valor de março de 1994.
A receita proveniente das mensalidades
corresponderá, no 59 ano do curso, a aproximadamente 80,5%
da receita total do curso.
Os cursos de extensão previstos pela Instituição
também ajudarão a gerar a receita explicitada.
A contribuição da entidade mantenedora será
suficiente para os investimentos necessários à aquisição dos
equipamentos indicados no Projeto, bem como à ampliação do
acervo bibliográfico.
DESPESA
Aos salários-aula são acrescidos os percentuais
constantes do Plano de Carreira e os encargos sociais.
Os serviços de terceiros, material de consumo e
investimentos incluem as despesas de rotina de Secretaria,
Biblioteca, Serviços Gerais e Projetos de Extensão a serem
desenvolvidos.
4. INFRAESTRUTURA E RECURSOS MATERIAIS
São 39 Salas de Aula, 11 Laboratórios e demais áreas
destinadas à Biblioteca, Sala de Professores, Salas da
Administração Geral e Acadêmica, Sanitários, Área para
Práticas Desportivas, Cantinas, Circulação e outras,
2
distribuídos numa área de 8.733,08 m de construção.
A Tabela seguinte traz as instalações da Instituição, por
área de utilização e em metros quadrados.
Tabela 8 - Instalações Disponíveis, por área - em m2
SERVENTIA ÁREA - m2
- Salas de Aula ........................ .... 3.430,80
- Laboratórios .........................
.
... 428
,
20
- Salas da Administra
ç
ão Acad
ê
m
ica
.
......
.
... 730
,
00
- Bibliotecas/Salas de Estudo ......... .... 320,00
- Quadras de Esporte e Vestiários ..... .... 1.205,00
- Áreas de Circula
ç
ão/Conviv
ê
n
cia
.
.....
.
... 1.612
,
60
- Clinica-Escola de Fisiotera
p
ia
.
......
.
... 287
,
60
- Outras ................................
.
... 718
,
88
TOTAL 8.733,08
Fonte: Diretoria Administrativa
Os Laboratórios e Salas Especiais, em número de 11, são
os seguintes: Redação, Fotográfico, Rádio, Televisão,
Biologia, Química, Física, Ensino, Computação, Anatomia,
Clínica-escola de Fisioterapia.
A Biblioteca, tem um acervo de LIVROS com 12.072 títulos
e 18.629 exemplares, e também 372 títulos de PERIÓDICOS.
Funciona das 8:00 às 23:00 e adota o sistema de
classificação decimal universal-CDU. Possui pessoal
especializado e Regulamento próprio.
Segundo informações contidas no Projeto do Curso, a
2
Instituição adquiriu uma área de 60.000,00 m , para a
construção do seu novo Campus Universitário, distante 4 km
do centro da cidade de Uberlândia.
A Comissão informou que visitou, também, o prédio novo da
Instituição, localizado à Av. Fernando Vilela, 839, que
2
possui uma área construída de 1.800,00 m , onde serão
instaladas as turmas dos cursos de Licenciatura, para que
através desse remanejamento, fiquem disponíveis salas
maiores para abrigar este novo Curso.
II - CONCLUSÕES
A Comissão Verificadora, designada pela Portaria CFE
27/93, constituída pelos Professores Antonio Carbonari
Netto-USF/SP, Nicolau Tortamano-UNIP/SP e Ronald Braga-
UFMG/MG, verificou as condições de infraestrutura existentes
e para funcionamento do referido curso, opinando
favoravelmente à sua criação.
Conforme já detalhado no item I deste Parecer, a
Instituição foi dispensada de apresentar o documento de
Carta-Consulta para autorização do curso pretendido,
seguindo as disposições legais que acompanham a situação
específica, pois os dados daquele documento já estavam
contemplados na Carta-Consulta para criação da sua
Universidade, pela via do reconhecimento, devidamente
acolhida pelo Parecer CFE 506/93.
0 Processo para Autorização do Curso de Ciências
Contábeis, (Fase de Execução do Projeto), apresentado pela
Instituição - a Associação de Ensino do Triângulo-AET, a ser
ministrado peias Faculdades Integradas do Triângulo, com
sede em Uberlândia, Estado de Minas Gerais, traz todos os
dados e informações previstos na Resolução CFE 01/93 e
demais dispositivos legais pertinentes.
III -VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, este Relator é de Parecer favorável à
autorização de funcionamento do Curso de Ciências Contábeis,
a ser ministrado em Uberlândia/MG pelas Faculdades
Integradas do Triângulo, mantidas pela Associação de Ensino
do Triângulo-AET, no turno noturno, com 80 vagas totais anu-
ais.
IV - CÂMARA DE ENSINO SUPERIOR
A Câmara de Ensino Superior aprova o voto do Relator.
ANEXO I
GRADE CURRICULAR DO CURSO
FACULDADES INTEGRADAS DO TRIANGULO-CURRíCULO PLENO CURSO DE:
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CH TOTAL: 3.196 h/a - DURAÇÃO: 05 anos - TURNO: noturno
SÉRIE DISCIPLINAS CH TOTAL
1. Contabilidade Introdutória 136
2. Instituições de Direito Público e Privado 68
3. Matemática 136 1ª 4. Geografia
68
5. Processamento de Dados 136
6. Português/Metodologia Cientifica 136 TOTAL
680
1. Contabilidade Intermediária 136
2. Administração 136
3. Economia 136 2ª 4. Direito Comercial
136
5. Sociologia 68
6. Instituições Financeiras e Crediticias 68 TOTAL
680
7. Educação Física 34*
1. Contabilidade Comercial e Prática Contábil 136
2. Direito Tributário e Legislação Aplicada
à Contabilidade 136
3ª 3. Direito do Trabalho e Previdenciário 68
4. Estatística 68
5. Contabilidade e Análise de Custos 136
6. Microeconomia 68
TOTAL 680
1. Prática Contábil e Métodos de Escrituração 136
2. Matemática Financeira e Administração Financeira136
3. Contabilidade Rural 68
4ã 4. Análise de Balanço 136
5. Organização e Métodos 68
6. Técnica Comercial 68
7. Teoria Contábil 68 TOTAL
680
1. Contabilidades Diversas 68
2. Contabilidade Nacional 68
3. Auditoria e Perícias Contábeis136 5ª. 4. Orçamento e
Controle Geral 136
5. Ética Profissional 68
TOTAL 476
Obs: * = não computada na carga horária total do curso
ANEXO II CORPO
DOCENTE PARA O 1º ANO
CORPO DOCENTE PARA O 1º ANO DO CURSO
01 - ONIR GUEDES FARIAS
Disc.: Contabilidade Introdutória
Qual.: Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade
Federal de Uberlândia/MG, em 1985. Especialista em
Contabilidade, Análise e Gerenciamento, com 360 h/a, pela
Universidade Federal de Uberlândia, em 1988. Possui 03 anos
de experiência no magistério superior (Instituição Moura
Lacerda-Ribeirão Preto/SP, desde 1990). Possui experiência
profissional não-docente na área.
02 - HELENA MARQUES MIRANDA
Disc: Instituições de Direito Público e Privado Qual.:
Bacharela em Direito pela Universidade Federal de
Uberlândia/MG, em 1981. Especialista em Direito Processual
Civil, com 360 h/a, pela Universidade Federal de
Uberlândia/MG, em 1991. Possui experiência profissional não-
docente, desde 1983.
03 - SANDOVAL MARTINS DA SILVA
Disc: Matemática
Qual.: Licenciado em Matemática pela Universidade Federal
de Uberlândia, em 1972. Especialista em Matemática Superior
pela Universidade Federal de Uberlândia, 390 h/a, em 1982.
Possui 20 anos de experiência no magistério superior
(Univ.Uberlândia-1973).
04 - MARIA BENEDITA CAVALINI
Disc: Geografia
Qual.: Licenciada em Geografia pela Universidade
Federal de Uberlândia/MG, em 1975. Especialista em Geografia
Humana pela Universidade Católica de Minas Gerais, em 1977.
Mestra em Organização do Espaço, pela UNESP-Rio Claro/SP, em
1989. Possui 18 anos de experiência no magistério superior
(Universidade Federal de Uberlândia, desde 1976).
05 - LÚCIA MARIA MOURA SANTOS LOPES
Disc: rocessamento de Dados P
Qual.: Bacharela em Engenharia Civil pela Universidade
Federal de Uberlândia/MG, em 1976. Mestra em Engenharia
Elétrica - Processamento de Informação (Inteligência
Artificial) pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, em
1991. Possui experiência profissional não-docente na área,
desde 1977.
06 - ONÍZIA DA LUZ ANDRADE
Disc: ortuguês/Metodologia Cientifica P
Qual.: Licenciada em Letras pela OMEC-Mogi das
Cruzes/SP, em 1970. Licenciada em Pedagogia pela OMEC, em
1973. Bacharela em Direito pela Federação das Faculdades
Braz Cubas/SP, em 1984. Especialista em Gramática Estrutural
pela OMEC/SP, com 240 h/a, em 1972. Especialista em Letras-
Comunicação e Expressão, com 274, pela FFCL São Marcos/SP,
em 1976. Mestra em Letras-Literatura Portuguesa pela USP/SP,
em 1983. Possui 06 anos de experiência no magistério
superior (Fac.Braz Cubas/SP, desde 1988). Possui experiência
profissional não-docente na área. É autora de várias
publicações na área da Educação.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 10 de 11 de 1993.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 10/11/ 1993, REALIZADA AS 16 HORAS
REUNIÃO ORDINÁRIA DE / 1993.
NOME DO CONSELHEIRO
ASSINATURA
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