sobre a questão.
3. Organização acadêmica
Segundo o que apurou a Comissão Verificadora, o Programa
de Linguística apresenta uma estrutura curricular adequada e
suficientemente flexível para atender aos interesses e
peculiaridades da clientela e às áreas de ponta de pesquisa em
Linguística. Formalmente, o programa de Doutoramento mantém como
uma de suas áreas de concentração a Linguística Aplicada. Havendo
já um Programa independente de mestrado nesta área, encontra-se em
curso um processo de separação também no nível de doutorado,
conforme informações obtidas pelo Relator.
A Comissão Verificadora constata que, entre o último
recredenciamento e sua visita, as áreas de concentração tiveram um
aumento de nove sub-áreas para quatorze, não havendo muita nitidez
quanto a critérios para essa fragmentação. Cita, por exemplo, o
caso da fonética, que aparece distinta da fonologia, a semântica,
distinta da pragmática e a análise do discurso separada da análise
do texto. Nesse caso, a Coordenação do Programa argumenta que, como
os próprios nomes indicam, trata-se de disciplinas efetivamente
autônomas, que podem, em instituições com poucos especialistas,
aparecer acopladas como disciplinas de uma área interdisciplinar.
Por sua vez, o aumento de áreas não deve-se constituir,
necessariamente, como um aspecto negativo de fragmentação, pois
pode apontar para o aprofundamento vertical de estudos, sem que se
perca sua articulação com disciplinas afins. A Comissão
Verificadora aponta também o fato de que duas das sub-áreas,
línguas indígenas e neurolinguística, contam apenas com um docente.
A instituição atribui o fato a aposentadorias recentes e à
dificuldade de contratação de docentes qualificados. Este Relator
foi informado de que o Programa prevê contratação de docentes para
essas áreas, a curto prazo, havendo verbas alocadas para esse fim.
Quanto ao tema da fragmentação, tema já universalizado, os
responsáveis pelo Programa devem continuar com as reflexões que
serão sempre proveitosas.
4 . Corpo docente
Segundo o relatório da Comissão Verificadora, o Programa
é constituído de 25 docentes todos doutores, cinco dos quais
estavam afastados no momento da visita. A Comissão Verificadora
estranhou, contudo, a variação muito polarizada na relação numérica
entre orientador e orientando. Nos encontros com os professores,
foi informada que o Programa não impõe restrições quanto ao número
de orientandos, principalmente em áreas de ponta de grande procura,
desde que orientador e orientando não se sintam prejudicados e
considerem compensador o trabalho de grupo com pesquisas afins e
complementares. Embora o Relatório da Comissão Verificadora não
mencione, os Relatórios de Avaliação da CAPES mostram que o
Programa tem um intercâmbio regular com centros internacionais,
através de professores visitantes e estágios de pós-doutorado dos
docentes no exterior.