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Com base nas informações contidas no relatório da Comis são Verificadora e no
processo são sumariadas a seguir as infor mações sobre o funcionamento do curso.
Pela Portaria nº 81 de 16.3. 88-SESu/MEC, foi designada Comissão
Verificadora, constituída pelas professoras Maria Ignes Marins e Maria de Lourdes
Martins, da Pontífica Universidade Ca tólica do Paraná e p e l o Técnico em
Assuntos Educacionais Pasqua Uno Brience da DEMEC/SP, para verificação das
condições de fun_ cionamento do curso e apresentação de relatório conclusivo.
0 curso foi autorizado p e l o Decreto nº 92.1 83/85, nos termos do
Parecer CFE nº 64 1/85, com 80 vagas totais anuais.
0 Diretor-Presidente da Associação Educacional do Litoral Santista encaminha a
este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Secretariado-Executivo Bilingüe,
ministrado pela Fa culdade de Ciências Contábeis e Administrativas do Litoral Santista,
unidade integrante das Faculdades da Associação Educado nal do Litoral Santista.
1 - RELATÓRIO
RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento do curso de Secretariado-Executivo Bilingüe
UF
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DO LITORAL SANTISTA
SP
ASSUNTO:
INTERESSADO/MANTENEDORA
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1. Dados sobre a mantenedora
A Associação Educacional do Litoral Santista-AELIS- foi fundada em 10 de
abril de 1971, destinada a manter e desenvolver uni Idades como creche, ensino infantil
e de 1º, 2º e 3º graus. Seu Estatuto foi registrado sob o nº de ordem 46.414 - do
Protocolo A - nº 2, em 09 de junho de 1980, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas,
anexo ao registro de Títulos e Documentos da Comarca de Santos.
C Estatuto foi modificado em 10 de dezembro de 1984, tendo sido registrado no
mesmo Cartório, sob nº de ordem F 18.639, do Proto colo A - nº 3, em 18 de dezembro de
1984, estando em vigor.
A situação jurídica é regular.
A instituição foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal , através
do Decreto nº 86.431, de 02 de outubro de 1981, publicado no Diário Oficial de 05
de outubro de 1981, possuindo também o Certificado de Entidade de fins filantrópicos,
expedido pelo CNSS, a 11 de novembro de 1981.
As exigências fiscais, de acordo com os recibos apresentados, estão devidamente
atualizados.
As relações entre a Mantenedora AELIS e as Faculdades obedecem ao
disposto no Regimento Unificado da Entidade Mantida, o qual foi aprovado pelo Conselho
Federal de Educação.
A Administração Superior das Faculdades AELIS ê realizada pelo Conselho
Superior.
A Diretoria ê constituída por um Diretor e um Assistente de Diretor(Capítulo
II, Seção II, Art. 1 5 ).
há o Conselho Departamental(Capítulo II, Seção II, Subseção I, Art. 18, §
19 e 2 9 ) , órgão técnico consultivo em relação ás atividades didático-científicas das
Faculdades.
Há três Departamentos que englobam as disciplinas dos cursos mantidos pela AELIS,
sendo o Departamento de Cultura Específica o direcionador das disciplinas do Curso de Secretariado-
Executivo Bilin gue, dirigido pelo Chefe do Departamento ou Coordenador-Geral.
A AELIS mantém as Faculdades da Associação Educacional do Litoral Santista com
duas Faculdades, que ministram os seguintes cursos:
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-
Faculdade de Turismo do Litoral Santista
. Curso de Turismo(reconhecido) com 120 vagas
-
Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas do Li
toral Santista
.
Curso de Administração, com habilitações em Administração
Hospitalar(reconhecido) com 60 vagas; Opção em Banco e
Finanças(reconhecido) com 75 vagas; Opção em Comércio e
Indústria(reconhecido) com 76 vagas, totalizando 210 vagas.
. Curso de Ciências Contábeis(reconhecido) com 200 vagas
.
Curso de Ciências Atuariais(reconhecido)com SO vagas
. Curso de Secretariado-Executivo Bilingüe(autorizado)com 80 vagas. 1.1.
Situação econômico-financeira
Os indicadores da situação econômico-financeira da mantenedora
conforme demonstrativos no processo foram considerados satisfatórios pela
Assessoria deste Conselho.
No periodo analisado, observou-se um superávit médio de 28,3% da
receita total, acima dos padrões para o setor educacional.
2
.
Dados sobre a Escola/curso
2.1. Infra-estrutura fisica
O curso de Secretariado-Executivo Bilingüe ocupa um prédio
escolar com 16 salas de aula, 2 laboratórios, biblioteca, quadra de
esporte, escritório modelo e dependências administrativas e sanitá -rias
completas.
Todas as salas de aula são amplas, bem iluminadas e ventila_ das,
equipadas com carteiras individuais universitárias.
Além disso, são utilizados racionalmente os espaços comuns da
Faculdade AELIS, como biblioteca e quadra de esportes.
A Faculdade possui aparelhagem áudio-visual, desde retro-projetos
as modernos até projetores de slides, de filmes de 8 e 16 mm.,
aparelhos de som, televisão
a
cores e video-cassete, gravadores e
máquinas de escrever IBM e de somar.
A utilização dos aparelhos é sempre acompanhada por um técnico
especializado, para maior garantia dos resultados
.
2.2. Biblioteca
A biblioteca da AELIS contém 5.477 títulos, 6.640 volumes e 24 periódicos
com 617 exemplares.
Instalada no 1º andar do prédio, ocupa uma área de mais de 200m2,
distribuídos pelo acervo e sala de leitura, facilitando as consultas e as pesquisas em
geral, além de proporcionar excelente Io cal para estudos. Barbante utilizada pelos alunos,
funciona no período das 15 às 22 horas e aos sábados das 14 às 18 horas,
garantindo a consulta o e acesso a todos interessados.
2.3. Estrutura e funcionamento
O curso de Secretariado-Executivo Bilingüe foi autorizado a funcionar com 80
vagas totais anuais.
Estão regularmente matriculados em 1987,os seguintes alunos:
1986 1987
1º ano 80 80
2º ano - 80
3º ano a funcionar em 1988
O curso superior de Secretariado-Executivo Bilingüe foi autorizado a funcionar
pelo Decreto Federal nº 92.183, de 20.12.1985.
O referido curso está projetado com um total de 2.864 hs., distribuídas em 792
hs. no 1º ano, no 2º ano e 936 hs. no 3º ano,com putadas, ainda, 200 horas de
Estágio Supervisionado.
O elenco de disciplinas e estágio supervisionado, bem como sua ordenação e
sequência, atendem ao Plano de Curso aprovado pelo Conselho Federal de Educação(vide
Anexo I ) .
O regime disciplinar, constante dos artigos 114 a 121, do Regimento Unificado,
assegura, em todos os níveis, o rendimento do Curso e o bom funcionamento das
Faculdades.
2.4. Corpo Docente
O corpo docente que atua no curso é constituído por 19 pro
fessores, cuja titulação encontra-se discriminada no Anexo II deste
Parecer.
Sobre este item a Comissão Verificadora informa que:
1
Os curricula vitae examinados demonstram que os docentes
adequada ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos. que lecionam.
A maioria deles possui Curso de Especialização e/ou Aperfeiçoamento, e/ou
Atualização e 2(dois) têm Mestrado.
A política de seleção de novos docentes envolve a contratação de professores
capacitados e com experiência profissional.
2.5. Considerações finais
A Comissão Verificadora conclui seu relatório nos seguintes termos:
"Considerando as avaliações realizadas, a Comissão é de parecer que o Curso
Superior de Secretariado-Executivo Bilingüe, minis_ trado pelas Faculdades AELIS, pode ser
reconhecido".
2. CONCLUSÃO E VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, vota a Relatora favoravelmente ao reconhecimento do Curso de
Secretariado-Executivo Bilingüe ministrado DE Ia Faculdade de Ciências Contábeis e
Administrativas do Litoral Santista, mantida pela Associação Educacional do Litoral Santista, com
80(oitenta) vagas totais anuais.
3. CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior-1º Grupo acompanha o voto da Re-latora.
Sala das Sessões, 09 de junho de 1988
/mho. . .
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: SECRETARIO EXECUTIVO BILINGÜE
1º PERÍODO
- Disciplinas língua
Portuguesa Língua
Inglesa Sociologia
Noções de Direito e Legislação
Noções de Economia
Elementos de Matemática e Estatística
Noções de Contabilidade Teoria Geral
da Administração Prática Profissional
Estudo de Problemas Brasileiros
Práticas Desportivas SUB-TOTAL
2º PERIODO
Lingua Portuguesa
Língua Inglesa
Psicologia Geral e Aplicada
Teoria Geral da Comunicação
Cultura Brasileira Recursos Naturais e
Humanos Organização e Métodos
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Elementos de Finanças e Orçamentos
Prática Profissional Práticas
Desportivas SUB-TOTAL
3º PERIODO
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Elementos de Produção e Marketing
Técnica de Secretariado
Documento e Arquivo
Mecanografia e Processamento de Dados
Recursos Audiovisuais Cerimonial e
Etiqueta Prática Profissional
Estágio Supervisionado Práticas
Desportivas SUB-TOTAL
TOTAL
A N E X O II
CORPO DOCENTE
01. Ana Paula Machado Coyano Mac-Kay
Disc.: Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Titul: Graduada em Fonoaudiologia - PUC-SP; especialização em Lin
guística aplicada ao Ensino - PUC-SP; mestrado em Linguística PUC-SP,
1984; Possui experiência no magistério superior.
02. Ariadeney Valente Ferreira Pinto
Disc.: Língua Portuguesa
Língua Inglesa Titul: Licenciada em Letras - FFCL-Lins;
licenciada em Pedagogia -FFCL-Lins; especialização em Linguística e em
Estrutura de Inglês; possui experiência no magistério superior.
03. Carlos Alberto Limas
Disc. : Monografia e Processamento de Dados Titul: Bacharel em
Ciências Contábeis - AELIS; possui vários cur sos de especialização na
área de processamento; cursando mestrado em Análise de Sistemas - FAAP-
SP; possui experiência no magistério superior.
04. Celina Aríete Silva Rezende
Disc.: Técnicas de Secretariado
Prática Profissional Titul: Bacharel em Pedagogia - FF de
Santos; livre docente em Didática do Ensino Superior - Fac. Católica de
Santos; possui experiência no magistério superior.
05. Fernando Francisco Moreira da Silva
Disc: Cerimonial e Etiqueta
Prática Profissional Titul: Graduado em Comunicação Social -
UNISANTOS; especialização (200 h/a) em Organização e Promoção de
Eventos - F.C.S. e em Etiqueta Moderna - AES; possui experiência no
magistério superior. '••'.'.
06. Maria Helena de Barros Antunes
Disc.: Documentação e Arquivo
Prática Profissional
Titul: Bacharel em Biblioteconomia e Documentação - Fund. Ed. São
Carlos; especialização(100 h/a) em Arquivística e era Áudio-visual -
EBDSC; possui artigos poblicados e experiência como bibliotecária.
07. Nívio Veloso
Disc.: Teoria Geral da Administração Noções de Economia . Titul:
Graduado em Administração de Empresas - Fund. Lusíadas e em Ciências
Econômicas - UCS; especialização(360 h/a) em Economia UCS; possui
experiência no magistério superior.
08. Regina Elena Fiandra Gomes Ferreira
Disc.: Língua Portuguesa
Língua Inglesa Titul: Licenciada em Letras e em Pedagogia -
Unisantos; especialização (360h/a) em Supervisão Escolar, Língua
Inglesa, Sociolinguística; possui experiência no magistério superior.
09. Walter Borissow
Disc.: Noções de Economia Titul: Graduado em Engenharia - IP-SP; e
em Ciências Econômicas FCEC, de Santos; especialização(100 h/a) em
Engenharia Econômica ; possui experiência no magistério superior.
10. Mauro José Aita
Disc.: Organização e Métodos Titul: Bacharel em Administração de
Empresas - FCEC de Santos; especialização em Matemática Financeira -
COSIPA; em em Administração Financeira - FIESP; possui experiência no
magistério superior e tem Parecer de aprovação do CFE (616/80)
11. Ludovico dos Santos Labruna
Disc.: Elementos de Matemática e Estatística Titul: Graduado em
Administração de Empresas; especialização em Mate mática Financeira -
COSIPA; e em Administração Financeira - FIESP ; possui experiência no
magistério superior e tem Parecer de aprovação do CFE(3.113/76) para
Estatística.
12. Vilson Santoni
Disc.: Noções de Economia Titul: Graduado em Ciências Econômicas -
Univ. Mackenzie; especialização (100 h/a) em Conjuntura Econômica Atual
- Univ. Mackenzie; pos_ sui experiência no magistério superior e tem
Parecer de aprovação do CFE (3.599/75) para Economia Brasileira.
13. Gil Nuno Vaz Pereira da Silva
Disc.: Elementos de Produção e Marketing Titul: Graduado em
Economia - Fac. CC e Econômicas de Santos; Gra duado cm Comunicação -
Fac. de Comunicação de Santos; especialização (100 h/a) em Produtor de
Rádio; possui experiência no magistério su pcrior.
14. Mauro Aparecido de Godoy
Disc. : Noções de Direito e Legislação Titul: Graduado em Ciências
Jurídicas - Fac. Brás Cubas; especializa ção(100 h/a) em Filosofia -
FFCL de Santos; possui experiência no ma gistério superior.
15. João Ademilson Mendes Borges
Disc: Teoria Geral da Administração
Titul: Graduado em Administração - Fac. de Adm. de Empresas de San
tos; possui experiência no magistério superior.
16. Jason César de Souza Godinho
Disc.: Recursos Naturais e Humanos
Titul: Graduado em Administração - Fac. de Adm. de Empresas de San
tos; e em Matemática - FFCL de Santos; especialização em Linguagem
Cobol; cursando mestrado em Metodologia de Recursos Humanos -SABESP;
possui experiência no magistério superior
17. Ernesto Tilly Junior
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros Titul: Bacharel em Ciências
Jurídicas e Sociais - U. Católica de San tos; licenciado em Estudos
Sociais F.C. Humanas Laerte de Carvalho ; especialização (100 h/a) em
Estudos Brasileiros - Univ. Mackenzie ;pos_ sui experiência no
magistério superior.
18. João José do Nascimento
Disc.: Recursos Audiovisuais
Elementos de Finanças e Orçamento Titul: Graduado em
Economia - F.C.E.A de Campinas; especialização : Business Training
Course - General Eletric do Brasil; possui experiência no magistério
superior.
19. João Carlos de Almeida
Disc.: Estudo de Problemas Brasileiros Prática Profissional
Titul: não consta dos autos o Curriculum vitae do professor.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 09 de 06 de 1988.
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