Apresentação Yuk Wah Hsia
Dois problemas chamavam atenção deles. Em primeiro lugar, o problema
das tangentes: determinar as retas tangentes a uma curva, que era problema
fundamental do Cálculo Diferencial. Em segundo lugar, o problema da quadratura:
determinar a área da região delimitada por uma curva, o problema fundamental do
Cálculo Integral. O grande mérito de Newton e Leibniz foi o fato de terem
identificado a estreita relação entre estes dois problemas. Nas mãos deles, cada
um utilizando métodos próprios, conseguiram tratar de maneira unificada esses
dois grandes problemas. (Courant, 2000)
Ao ingressarem na Universidade, tanto pública como particular, os alunos
da área de ciências exatas se defrontam com a disciplina Cálculo Diferencial e
Integral (CDI) como curso básico, pré-requisito para vários outros. Segundo
Candido, Barufi e Monteiro (2004), espera-se que essa disciplina, por meio de
vários tipos de problemas atuais e reais, propicie aos alunos uma visão mais
ampla de como o conhecimento matemático pode ser articulado.
Antes de chegar à Universidade, os alunos trabalharam alguns conceitos
matemáticos, muitas vezes de maneira isolada, e na melhor das hipóteses, um
enfoque significativo, e apesar de os professores de Cálculo esperarem haver
domínio de algumas técnicas operatórias e da linguagem lógico-formal, isso não
está satisfatoriamente estabelecido. A matemática com a qual os estudantes
trabalharam, muitas vezes permaneceu no âmbito da intuição, com algum aspecto
voltado, talvez, para o prazer da descoberta. Para a maioria dos alunos, a
matemática da Escola Média pouco ou nada tem a ver com o que lhe é
apresentado no Cálculo, e o caráter de análise com o qual passa se defrontar
parece constituir uma grande dificuldade. (Barufi, 2002)
E ainda segundo Barufi (2002), frente a essas dificuldades, muitas vezes,
os professores desenvolvem seus programas limitando-se ao “adestramento” dos
estudantes, pensando que a memorização de algoritmos seja suficiente, e que, no
futuro, eles descobrirão sozinhos os significados dos conceitos e da utilização
dessas técnicas, ao enfrentarem problemas cuja resolução os exige.
Nesse caso, alguns deles são apenas receptáculos de uma série de
resultados nos quais acreditam porque alguém, detentor do conhecimento,
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