. Biblioteca (ver discriminações a seguir) , áreas de esporte (giná-
sio coberto, cuadras poliesportivas, vestiários e sanitários).
. Instalações para os professores cue atuam nos regimes de Tempo In
tegral e Tempo Parcial.
Por ocasião da visita da Comissão de Acompanhamento, a mesma teve a
oportunidade de verificar "in loco" as instalações físicas da Institui-
ção, em especial, aquelas que são utilizadas pelas disciplinas do Curso,
objeto do Reconhecimento.
2.3 - Concepção e Objetivos
O Curso de Filosofia - Licenciatura Plena, foi autorizado pelo Pare
cer C.F.E. nº 387/89 sendo homologado pelo Decreto 97.985/89 e tem por
objetivo a formação de profissionais voltados para a área de ensino, es-
tando também capacitados a atuar em Centros de estudo e de pesquisas fi-
losóficas.
Pela estrutura curricular pode-se observar que o futuro profissio
nal acrescentará à sua formação específica uma visão mais ampla da área
de educação, bem como a capacitação para uma análise crítica no crue se
refere ao conhecimento em todas as formas (científica, empírica, etc..).
O Curso de Filosofia está sendo procurado por profissionais de
dife-rentes áreas, daí se revestir de uma dimensão diferente da mera
dimensão de preparação profissional, sendo este fato mais um elemento
cue justifi-ca o reconhecimento do curso.
2.4
Currículo Pleno
O Currículo Pleno do Curso de Filosofia foi estruturado a partir do
Currículo Mínimo estabelecido pelo Parecer nº 277/62 e pela Resolução que
o acompanha, do Conselho Federal de Educação. Sua Carga Horária total de
2.820 horas (excluídas EPB e Educação Física) se situa bem acima do mini
mo previsto pela Resolução nº 01/72 do C.F.E.
O Currículo Pleno do Curso foi elaborado de forma a possibilitar '
crue seus objetivos pudessem ser plenamente alcançados. Para tanto a Di-
reção da F.F.C.L., juntamente com os Departamentos envolvidos, tem proce
dido ã avaliação do processo a fim de detectar possíveis incongruências
entre os objetivos crue o Curso se propõe, as aspirações e necessidades de
seus alunos e a proposta curricular implementada. A avaliação foi reali
zada nas reuniões dos Departamentos, especialmente do de Filosofia, em
contatos formais e informais com alunos, no acompanhamento e análise do
mercado de trabalho, atual e futuro.