3. Corpo Discente
Segundo o depoimento dos' estudantes, o processo inicial de
seleção do corpo discente não é muito rigoroso, a seleção fazen
do-se sobretudo durante o curso. A seleção ao doutoramento é que
parece mais rigorosa, principalmente porque o curso se deseja mui
to seletivo, de um lado, para alcançar a qualidade almejada, de
outro, para compensar o corpo docente reduzido.
A distribuição dos alunos ê, pode-se dizer, regular: o
número de ingressantes é alto, sendo que cerca de 30% dos matricu
lados esta em fase de elaboração de dissertação, o que sugere ser
a seleção efetivamente concretizada ao longo do curso.
Em dezembro de 1º 83, o curso contava com 116 alunos, 109
do mestrado e 7 do doutorado.
4. Pesquisa e Produção Científica
No ano de 1º 83, integrantes do corpo docente publicaram 5
livros no país e 1 no exterior, 21 artigos em revistas nacionais e 7
internacionais, 5 trabalhos em anais de Congresso nacionais e 30
outros trabalhos de interesse para a área. Foram também publicados
16 trabalhos considerados como produção técnica.
Foram defendidas em 1983, 6 dissertações de mestrado, si
tuando-se o tempo médio de titulação em torno de 63 meses, com va
riações de 43 a 112 meses. No doutorado foram defendidas 3 teses,
situando-se o tempo o médio de titulação em torno de 76 meses com
variações de 60 a 9º meses.
Os títulos e descrição sumária podem ser encontrados no
extrato do "Cadastro Geral da Produção Científica", em anexo ao
processo.
5. Infra-estrutura Física e Financeira
Na infra-estrutura parece residir o principal problema do
curso. Embora conte com uma boa biblioteca, destacando-se a linha
de periódicos (relação em anexo) e o sistema de informação e in
tercâmbio,segundo a Comissão Verificadora, o curso carece de:
- equipamento para desenvolver seus estudos no campo da
Semiótica aplicada: laboratório para edição de filmes e vídeos, sa
la de som e sala de projeção, filmadoras Super 8 e de vídeo, fil-
mes, vídeo cassetes ou cassetes para experiências e criações cole
tivas;
- salas individualizadas para os professores, visando ao