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efeitos peculiares no plano rítmico e melódico, com vistas a se aproximar de
determinadas sonoridades tidas como “genuinamente” brasileiras.
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Neste LP, percebe-se muito mais uma forma de aproximação com os
parâmetros musicais sedimentados pela Bossa Nova, do que,
necessariamente, um diálogo e incorporação de sonoridades ligadas à tradição
musical brasileira. Característica que se revela, principalmente, no plano da
interpretação. Se Caetano Veloso, por um lado, em seu livro de memórias, se
remete à ressonância dos estilos interpretativos, como o de Orlando Silva
sobre a sua formação musical, por outro não se pode desconsiderar a
influência e aproximação de Caetano Veloso a uma forma de interpretação
intimista que tinha por referência máxima a figura de João Gilberto.
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No que tange à formação instrumental, predomina outra marca bossa-
novista, a saber, a combinação voz e violão, geralmente, acompanhados por
piano e bateria. Quanto à percussão, de modo semelhante a Edu Lobo, as
composições não se apóiam em instrumentos de percussão “tipicamente”
brasileiros. Ao contrário, as canções de Caetano Veloso, neste LP, se
sintonizam, diretamente, com os parâmetros ligados à Bossa Nova,
concentrando-se nos movimentos sobre o aro da bateria, bem como, no uso da
escova ou vassourinha, que favorecia a criação de ambientações intimistas.
Contudo, os efeitos obtidos, não se aproximam, de forma alguma, dos timbres
instrumentais associados ao jazz que predominam nas composições de Edu
Lobo.
Caetano Veloso, diferentemente de Edu Lobo, mantinha certo
distanciamento em relação aos procedimentos ligados ao jazz. Posição que já
revelava na década de 60, ao demonstrar maior interesse pelos cantores de
jazz do que, necessariamente, por seus músicos e instrumentistas
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e,
atualmente, ao afirmar “[…] eu um joãogilbertiano radical, me agastava com a
vulgaridade dos efeitos jazzísticos pré-cool […]” (1998: 124). Segundo ele,
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Apesar do modalismo não ser um traço predominante nas composições de Caetano Veloso, Paz aponta
para a utilização de distintos modos ou escalas modais nas seguintes canções desse artista: “Tropicália”
(Caetano Veloso), “Sol negro” (Caetano Veloso), “No dia em que eu vim-me embora” (Caetano Veloso)
e “Onde nasci passa um rio” (Caetano Veloso).
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Aproximação que se revela, seja nas interpretações de Caetano Veloso, seja na de Gal Costa, em que
prevalece uma forma de interpretação anticontrastante.
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Conforme depoimento concedido por Caetano a Zuza Homem de Mello: “Interesso-me muito mais por
cantores de Jazz, é o que gosto realmente, tenho a impressão que não sou músico, não me interesso muito
por toda música.” (MELLO, 1976: 190)