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dições de funcionamento do Curso em causa.
Este Parecer se fundamenta no Relatório da Comissão de
Acompanhamento designada pelas Portarias CFE nº 05/91, 38/91t
41/92, a qual por força da Portaria CFE nº 54/87 verificou as con
da, com homologação pelo Exmo. Sr. Ministro de Estado da Educação
em 23 de julho de 1992, e publicado no D.O.U. em 24 de julhode
1992.
la via da autorização e mediante o Parecer CFE n° 295/92 também-
de nossa autoria, foi aprovado o Projeto da Universidade pretendi-
Destaque-se que conforme o Parecer CFE 88/91, de nossa
autoria, o Centro Educacional de Realengo, teve acolhida sua Car-
ta Consulta, visando a criação da Universidade Castelo Branco, pe
0 referido curso foi aprovado pela Portaria Ministeri-
al nº 397/88, nos termos do Parecer CFE 460/88, em substituição à
habilitação em Matemática do curso de Ciências, mantidas as200
(duzentas) vagas totais anuais originariamente autorizadas.
cenciatura Plena em Matemática, ministrado pelas Faculdades Inte-
gradas Castelo Branco-FICAB, instaladas na Cidade do Rio de Janei_
ro, RJ.
A Diretora Executiva do Centro Educacional de Realengo
encaminha a este conselho pedido de reconhecimento de curso de Li
I - RELAT
Ó
RIO
PROCESSO N.°
23.001.000816.92-20
A
PROVADO EM 1 7 / 0 2 / 9 3
CESu
109-93 PARECER N.°
C
Â
M A R A OU COMISSÃO
Margarida Maria R.Barros P.Leal
RELATOR: SR. CONS.
lo Centro Educacional do Realengo.
Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Matemática mi-
nistrado pelas Faculdades Integradas Castelo Branco, mantidas pe_
RJ
A
SSUNTO
CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO/
FACULDADES INTEGRADAS CASTELO BRANCO
UF
INTERESSADO/MANTENEDOR
A
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- integração a rede BITNET, que possibilitará o inter -
câmbio cientifico, via terminal de computador.
- buscas bibliográficas em bases de dados CD-ROM;
- normalização de trabalhos técnico-cientificos atenden
do a docentes e pós-graduandos;
- intercâmbio de informações bibliográficas com as uni-
versidades emergentes;
- boletim bibliográfico anual;
- serviço de alerta, atendendo a docentes e pós-graduan
dos;
- treinamento periódico de usuários;
- obtenção de cópias de artigos de periódicos através
do COMÜT;
Dentre os serviços propostos no Projeto Universidade, a
lém daqueles já realizados anualmente, destacam-se:
especiais. O espaço destinado à leitura possibilitará o assento simul
tâneo de cerca de 650 usuários, individualmente ou em grupo, o que se
adequa aos padrões existentes. A área prevista permitirá o crescimen-
to futuro.
Executa-se, no momento, projeto especifico para a BMB -
onde se detalha o diagnóstico e se estabelecem as projeções futuras ,
quanto ao pessoal, área (projeto arquitetônico), acervo e serviços.
Para a instalação do acervo e o oferecimento de condi -
ções adequadas ao público-alvo, será destinada no novo prédio, uma á-
rea para a BMB, com 3328 m 2 , dos quais: 880m2 destinados ao acervo ,
950m 2 , à leitura, 1498m 2 , às salas de trabalho, áreas comuns e salas
O acervo da área do Curso corresponde a 1.222 titulos
e 1.756 exemplares de livros, bem como 18 assinaturas de periódicos.
Consta do processo, a bibliografia fundamental recomen-
dada pelos professores, para cada disciplina.
A Biblioteca Manuel Bandeira das FICAB, possui atualmen
te cerca de 33.278 volumes, 20.902 titulos e 90 títulos de periódicos
correntes, sua área física é de 505 m2 destinados a leitura, dos quais
213m2 para acervo e 178m2 destinados à leitura apresentando espaços re
servados a estudos em grupo e espaço individual. Está aberta das 9.00
às 22.00 horas, de segunda a sexta-feiras, e aos sábados de 08.00 às
11.00. Prevê-se a expansão da Biblioteca Manuel Bandeira no periodo -
de 91/96, quando deverá atingir 35.518 titulos e 90.966 volumes. Os pe_
riódicos correntes elevar-se-ão de 90 a 239 titulos nesse periodo.
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3. A capacidade patrimonial da mantenedora é suficien
te para garantir a continuidade da oferta do Curso
de Licenciatura Plena em Matemática, em fase de re
conhecimento;
2. Houve atendimento ao que dispõe o Decreto 87.911/
92 nos aspectos relativos à qualificação da Mante-
nedora, necessidade social do curso e satisfação -
das necessidades locais do ensino de 1º e 2º graus;
reconhecimento. A instituição revela sob o aspecto econômico-financei-
de
de
da
"1. São regulares as condições juridicas e fiscais
Mantenedora;
Após análise dos documentos apresentados, sobretudoo
que se refere ao laudo técnico do especialista e observações "in loco'
das condições materiais da Instituição, a Comissão chegou as seguin -
tes conclusões:
mais compromissos dessa natureza.
ro, equil1brio e boa administração financeira,
m
antendo em dia os
nanceiros apresentados se referem às FICAB e não ao Curso, objeto
bilizado de forma global e não por curso, razão pela qual os dados fi-
0 movimento econômico-financeiro da instituição é conta
para o qüinqüênio 1992/1996.
se em balanços gerais, balanço patrimonial e previsão receita/despesa,
lhado Relatório Técnico, sobre a situação econômico-financeiro, com ba-
jeto de Universidade, Parecer de Entidade Externa, acompanhado de deta-
Quanto a Capacidade Econômico-Financeira, consta do Pro
Para o Curso, este conta especificamente com 08 salas de
aula e demais espaços comuns da Instituição, além do laboratório-ofici-
na o qual, segundo o laudo do consultor especializado, visa levar o edu
cando à busca de novas metodologias do ensino de Matemática a nivel de
1° e 2° graus, possuindo materiais e instrumentos para tal, com área fi_
sica de 65m 2 .
Esses Blocos possuem corredores amplos, excelente ilumi-
nação e fácil acesso às salas de aula e laboratórios.
A Instituição caracteriza-se por possuir mais de 5.930
m2 de área constru1da, distribu1dos em 03 grandes blocos, além de á-
reas livres cobertas, anexo e Colégio de Aplicação.
Quanto a Infra-estrutura física esta encontra-se bem de
talhada no Projeto Universidade, em seu Anexo III, caracterizando es-
paço suficiente paras as atividades acadêmicas.
Referida Comissão, composta pelos Professores Mauricio-
Lansky da Universidade de Brasília, Ronald Braga da Universidade Fede_
ral de Minas Gerais e Heloisa Moreira Lima Leite, da Universidade Fe-
deral do Maranhão, considerando que nenhum deles é especializadona
área do Curso, solicitou laudo técnico de especialista, com o objeti-
vo de fornecer subsidios necessários à verificação.
Por outro lado, também a Comissão decidiu cingir-se tão
somente aqueles pontos que se referem diretamente ao citado curso, as_
sim como ao Parecer Técnico do Consultor Especialista, uma vez que os
demais pontos já foram exaustivamente tratados no Parecer 295 do CFE
de 07 de maio de 1992, sobre o Projeto de Transformação em Universida
de.
De acordo com o que consta no Projeto de Universidade e
da constatação "in loco" das condições acadêmicas e materiais referen-
tes ao Curso sob análise, destacam-se os aspectos a seguir.
O projeto do Curso apresentado em três volumes, está de
acordo com a legislação pertinente do CFE, indicando em seus diferentes
cap1tulos: Atos de Autorização, Regimento Unificado, Curriculo Pleno ,
Bibliografia, Vagas autorizadas, Vestibular, Evolução do Corpo Discen-
te, Corpo Docente, Relatório de Pesquisa e Extensão, Relatório de Ativi_
dades, Documentos relativos à Mantenedora-CER e ao Curso e Plantadas
Instalações fisicas.
Quanto à organização do curriculo, este corresponde a
uma carga horária de 3.315horas, acrescidas de 60horas de Educação física e
60horas de E
04 anos divididos em 08 periodos semestrais, sob a forma de licenciatu- .
ra, através do regime de matricula por disciplina. Funciona com 200 va
gas anuais, com um único vestibular, com entrada em Janeiro. A Prática
de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado é desenvolvida no 6º ,
7º e 8º períodos, com carga horária total de 180horas (Anexo I ) .
0 corpo docente envolvido com o Curso é compostopor
23 docentes, assim distribu1dos: 12 mestres; 02 mestrandos e 09 especia
listas. (Anexo II) A titulação acadêmica dos docentes correspondeao
previsto na Resolução n° 20/77 do CFE e o Consultor Especialista,em"
laudo, explicita que o corpo docente satisfaz plenamente as necessida-
des exigidas pelo Curso.
licitada.
Interlocutório, a Instituição encaminhou documentação com a inclusão so
A
tendendo a citada Informação da CAE e a nosso Despacho
dade da inclusão de Prática Desportiva na grade curricular.
boratório, biblioteca e corpo docente, alertando para o fato da necessi-
de regularidade do Curso, da mantenedora, da infra-estrutura física, la
formação datada de 23.12.92 analisou o pedido, registrando as condições
O presente processo foi encaminhado à CAE/CFE que em In
Por outro lado, apresenta a Comissão seu Parecer Final,
como segue: "assim, a Comissão de Acompanhamento, transformada em Comis_
são de Verificação do curso de Licenciatura Plena em Matemática, e, ten_
do presente o laudo positivo do Consultor Especialista, é de parecer -
que o pedido de Reconhecimento do Curso de Licenciatura Plena em Materna
tica das FICAB, pode ser deferido."
10. A Instituição, como afirma o especialista, no seu
laudo técnico encontra-se bem estruturada, obede -
cendo, em todos os seus aspectos à legislaçãoem
vigor".
7. 0 curriculo pleno atende à legislação vigente, quer
em número de horas/aula, quer no tocante à raciona.
lidade de sua periodização. 0 estágio curricular -
supervisionado i explicitamente citado no laudo téc
nico do consultor especialista;
8. A Secretaria Geral faz o acompanhamento da vida es
colar do aluno de forma sistemática, regular e cor
reta;
9. 0 corpo docente atende às normas da Resolução 20/
77-CFE, tem portanto qualificação acadêmica e pro-
fissional satisfatória;
6. Sob os aspectos regimentais a Instituição vem aten
dendo às exigências legais e pedagógicas, capaci -
tando-se a formar bons profissionais na àreade
Licenciatura Plena em Matemática;
5. A biblioteca possui acervo atualizado e suficiente
para a oferta do Curso. 0 plano de expansão da bi-
blioteca deverá, nos próximos exercícios, aumentar
signiticativamente a sua qualidade;
4. A infra-estrutura física, instalações e equipamen-
tos atende às necessidade do Curso;
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora
so de Licenciatura Plena em Matemática, com 200 (duzentas) vagas anuais,
ministrado pelas Faculdades Integradas Castelo Branco-FICAB, instaladas
na Cidade do Rio de Janeiro, RJ e mantidas pelo Centro Educacional de
Realengo-CER.
Vota a Relatora favoravelmente ao reconhecimento do Cur-
PARECER E VOTO DA RELATORA
Considerando todo o exposto e a condição da Relatora, co
mo Presidente da Comissão de Acompanhamento junto as Faculdades Inte -
gradas Castelo Branco - FICAB, objetivando sua transformação em Univer
sidade, condição que leva a Relatora a ratificar os aspectos evidencia_
dos em conseqüência da verificação "in loco" da Instituição e a assu -
mir como suas as conclusões da citada Comissão.
II
Psicologia Social
Cálculo das Probabilidades
Álgebra II
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva II 04
Desenho Geométrico e Geometria Descritival 04
02
04
04
04
30
03
04
04
03
04
04
04
30
02
28
03
03
04
02
04
04
04
04
IIIntegraleDiferencial Cálculo
Total
Filosofia da Educação
Didática I
L1ngua Estrangeira I
Psicologia do Desenvolvimento
Lógica Matemática II
lgebra I
Cálculo Diferencial e Integral I
Total
Estudos dos Problemas Brasileiros II
Subtotal
Introdução à Filosofia
Cultura Brasileira
L1ngua Portuguesa II
Psicologia da Aprendizagem
Lógica Matemática I
Matemática IV
Matemática II
Geometria Anal1tica II
Total
Estudos dos Problemas Brasileiros I
Subtotal
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Sociologia Geral
Introdução à Estatística
L1ngua Portuguesa I
Psicologia Geral
Matemática III
Matemática I
Geometria Anal1tica I
DISCIPLINA
PERIODO
CURSO:
PRÉ-REQUISITO
Matemática III
Matemática I
Geometria Anal1tica
L1ngua Portuguesa I
Psicologia Geral
EPB I
Psic. da Aprendizagem
Lógica Matemática I
Intr. à Filosofia
Álgebra I
Des.Geo.e Geo.Des.I
Cál.Dif.e Integral I
Psic. do Desenvolvim30
60
60
60
60
450
45
60
60
45
60
60
60
60
450
30
420
45
45
60
30
60
60
60
60
465
30
435
45
45
60
60
45
60
60
60
H/A
31
02
29
03
03
04
04
03
04
04
04
CR
É
DITO
MATEMÁTICA (LICENCIATURA PLENA)
- ORGANIZAÇÃO CURRICULARAnexo I
Prát.Ens.Mat.II
-
Prática Desportiva I
Int.Proc.Dados I
Fund.Mat.Elem. I
Comp.Geom. I
Met.Ens.Mat. I
Prát.Ens.Matemática I
A
nálise Matemática II
Didática I
fisica Geral I
Álgebra Linear I
Álgebra III
Análise Matemática I
Cál.Dif.Integral III
04
26
02
28
04
02
04
04
04
04
28
26
02
04
04
04
02
04
04
04
28
04
04
04
04
04
04
04
26
Prática Desportiva II
Total
Subtotal
Recursos Audiovisuais
Prática de Ensino da Matemática III
História da Filosofia da Matemática
Introdução ao Processamento de Dados II
Fundamentos da Matemática Elementar II
Topologia Geral
Complementos de Geometria II
Total
Prática Desportiva I
Subtotal
Introdução ao Processamento de Dados I
Metodologia do Ensino de Matemática II
Prática de Ensino de Matemática II
Introdução ao Ensino do Excepcional
Fundamentos de Matemática Elementar I
Análise Matemática III
Complementos de Geometria I
Total
Metodologia do Ensino de Matemática I
Prática de Ensino de Matemática I
Fisica Geral II
Á
lgebra Linear II
Álgebra IV
Análise Matemática II
Cálculo Diferencial e Integral IV
Total
Técnicas de Avaliação do Rendimento Escolar: 04
Didática II
Est.Fun.Ens.22 Grau
Á
lgebra II
Cál.Dif.Integral II
02
04
04
04
04
04
Estrutura e Funcionamento do Ensino do
2º Grau
fisica Geral I
Á
lgebra Linear I
Á
lgebra III
Análise Matemática I
Cálculo Diferencial e Integral III
Total
Didática I
L1ngua Estrangeira I
30
420
60
390
60
30
60
60
60
60
420
390
30
60
60
60
30
60
60
60
420
60
60
60
60
60
60
60
390
60
30
60
60
60
60
60
420
60
30
60
28
04
02
04
Didática II
Estrutura e Funcionamento do Ensino de
12 Grau
L1ngua Estrangeira II
A
ceito.
Parecer CFE nº 296/92 (referente à disciplina).
Graduado em Estatística
Mestre em Estatística
Qual.:
Cálculo das Probabilidades
(referente às disciplinas).
(referente à disciplina).
-1984-UFRJP e r f o r m a n c e Humana da
460/88
em C i ê n c i a
CFE
à EstatísticaIntrodução Disc.:
04. GIL DUARTE
Parecer
A
ceito
Especialista
SUESAM - 1976.
Qual.: Graduado em Educação fisica - UFRJ - 1974 e Pedagogia
Disc.: Prática Desportiva
Aceito.
03. EUGÊNIO DA SILVA CORRÊA
Parecer CFE nº 460/88
Mestrando em Matemática - UFF
Especialista em Matemática - UFRRJ
e Matemática
- Fac. Fil.Qual.: Graduado em Matemática
Fundamentos de Matemática Elementar
Análise Matemática
Disc.: Matemática
FIGUEIRA PIRES
este
460/88 (referente às d i s c i p l i n a s ) .
para
CFE
1974.desde
curso.
Matérias
das
AUGUSTO CARLOS 02.
A
ceito
Parecer
Professor
FICAB - 1991.
Especialista em Educação e Administração Universitária
Qual.: Graduado em Pedagogia
Estudos de Problemas Brasileiros
Filosofia da Educação
Disc.: Introdução a Filosofia
01. CARLOS ALBERTO DA CRUZ WENCESLAU
A - PROFESSORES APROVADOS PELO CFE
nexo II - Corpo Docente
Aceito.
(referente às disciplinas). Parecer CFE nº 460/88
Mestre em Psicologia Escolar - UGF - 1972
Especialista em Psicologia Especial - UGF - 1972
Qual.: Graduada em Psicologia - UGF - 1971
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Aprendizagem
Disc.: Psicologia Geral
09. MARIA CECILIA ANI CURY
Parecer CFE nº 460/88 (referente à disciplina).
Aceito.
Mestre em Literatura Portuguesa
Especialista em Teologia
Qual.: Graduado em Letras Vernáculas
L1ngua Portuguesa
(referente à d i s c i p l i n a ) . 460/88
Disc.:
Aceito.
08. JOSÉ PIRES DA SILVA
P a r e c e r CFE
(referente à disciplina).
de Sistemas - 1979 e Pedagogia
Informática - 1985.
Especialista em Análise
Qual.: Graduado em Ciências Econômicas - 1978
Disc.: Introdução ao Processamento de Dados
Aceito
07. JORGE LUIZ MARTINS LUCAS
Parecer CFE nº 460/88 (referente às disciplinas).
Professor das Matérias desde 1974
Especialista em Matemática
Qual.: Graduado em Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática
Disc.: Álgebra
Álgebra Linear
06. ISIDORIO RODRIGUES DE QUEIROZ
A
ceita
Parecer CFE nº 460/88
Mestre em Educação - UFRJ.
Qual : Graduada era Pedagogia
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Disc.: Recursos Audiovisuais
05. IDALINA DE MEIRELLES PINTO
Professor da Matéria desde 1981
Aceito para este curso.
Especialista em Letras Vernáculas
ClássicasQual.:Graduado em Letras
Disc.:Lingua Estrangeira
14. ÁLVARO SOLLA SILVA
Mestre em Administração do Sistema Educacional - 1980
Parecer CFE nº 297/92 (referente à disciplina).
Aceita.
B - PROFESSORESINDICADOS
nistração Universitária - 1991
Especialista em Metodologia do Ensino Superior - 1974 e Admi
Qual.: Graduada em Pedagogia - 1974
Didática
Sociologia GeralDisc:
13. ZIL
É
A BAPTISTA NESPOLI
A
ceito.
Parecer CFE nº 460/88 (referente à disciplina).
Mestre em Educação Especial - 1988
Especialista em Ciência do Treinamento Desportivo - 1981
Qual.: Graduado em Educação Fisica - 1977 e Fisioterapia - 1987
Disc.: Introdução ao Ensino do Excepcional
Aceita.
12. SIDNEY DE CARVALHO ROSADAS
Parecer CFE nº 460/88 (referente à disciplina).
Especialista em Administração Universitária - 1991
Qual. : Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação
D i s c : Estrutura e Funcionamento do Ensino de 19 e 29 Graus
Aeita.
11. VERA COSTA GISSONI
Parecer CFE nº 29.6/92 (referente às disciplinas).
Mestre em Matemática
Qual.: Graduada em Matemática
Calculo Diferencial e Integral
Disc.: Geometria Anal1tica
10. MARIA LUIZA CORRÊA
Aceita.
Mestre em Pedagogia do Movimento Humano
Especialista em Didática do Ensino Superior
Graduada em Educação Fisica
Qual.:
Métodos e Técnicas de Pesquisa (Nova indicação)
2 9 7 / 9 2 ) . Referente à disciplina.
Técnicas de Avaliação do Rendimento Escolar (Parecer CFE nº
Disc:
20. NÁDIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
A
ceito para este curso.
Especialista em Matemática Plena
Qual.: Graduado em Ciências/Matemática
Desenho Geométrico e Geometria DescritivaDisc:
19. LUIZ HENRIQUE OLIVEIRA FERREIR
A
A
ceito para este curso.
Especialista em Economia
Professor da Matéria desde 1975
Qual.: Graduado em Geografia
Cultura Brasileira
Disc:
Aprovado pelo Parecer CFE N° 297/92 ( Fisica I e II ) .
Aceito.
18. KLEBER DUARTE DE VASCONCELOS
em Fisica
Mestre
Graduado em Fisica
Qual.:
D i s c : F i s i c a Geral
Aceito para este curso.-
JOSÉ CARLOS AZEVEDO DE SOUZA
17
Professora das Matérias desde 1976
Chefe do Departamento de Matemática da UERJ
Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino
Qual.: Graduada em Matemática
Historia e Filosofia da Matemática
Disc.: Prática de Ensino de Matemática
CARMEN ESPECOTTI DA SILVA
16
A
ceito para este curso.
Professor da Matéria desde 1986
Especialista em Matemática
Qual.: Graduado em Matemática
Topologia Geral Disc:
15. ANT
Ô
NIO FABIO SERAFIM
A
ceito.
Professor da Matéria desde 1988
Mestrando em Matemática - PUC/RJ
Qual.: Graduado em Matemática
1982
Complementos de Geometria
Disc:
23. WALTER TADEU NOGUEIRA DA SILVEIRA
A
ceito para este curso.
Professor da Matéria desde
Especialista em Matemática
Graduado em Matemática
Lógica Matemática
Qual.:
Disc:
22. VICENTE MELIANDE GIOVANE
A
ceita para este curso.
Professora da Mataria desde 1981
Especialista em Psicologia
Qual.: Graduada em Psicologia
Psicologia Social Disc:
21. SHEILA ORMOND CORDEIRO
de 1993.02 17 de
Sala Barreto Filho, e
m
clusão da Gamara.
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a
con-
IV - DECISÃO DO PLEN
Á
RIO
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